Simulado Técnico em Segurança do Trabalho – Conhecimentos Específicos

Participam na elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho. Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

De acordo com a Portaria nº 3.275, de 21 de setembro de 1989, NÃO é atribuição do profissional Técnico de Segurança do Trabalho:




Questão 2

A temperatura de globo úmido é um índice de calor contido no Anexo nº 6 da Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15).
O instrumento que deve ser utilizado para a quantificação da temperatura de globo úmido é




Questão 3

Conforme a Norma Regulamentadora nº 17 (NR 17) – Ergonomia, nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, é recomendado, dentre outras condições de conforto, que a umidade relativa do ar não seja




Questão 4

Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 30 até 300 empregados, embora não seja exigido refeitório, deverão ser asseguradas aos trabalhadores condições suficientes de conforto para a ocasião das refeições. Sobre os requisitos mínimos especificados na NR 24, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 5

Para ser considerado capacitado a desenvolver trabalho em altura, segundo a Norma Regulamentadora nº 35 (NR 35) – Trabalho em Altura, um trabalhador deverá ser submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de




Questão 6

Sobre as Doenças Ocupacionais e Doenças do Trabalho, analise as afirmativas.

I - Doença Ocupacional é a entidade mórbida desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.
II - Doença do Trabalho é aquela derivada das condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.
III - Doença Ocupacional é aquela que não produz incapacidade laborativa.
IV - Doença Ocupacional ou do Trabalho é a doença endêmica adquirida por habitante de região em que ela se desenvolva.

Estão corretas as afirmativas




Questão 7

De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 9 (NR 09), que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), a correta hierarquia a ser seguida para a implantação do controle dos riscos ambientais é:




Questão 8

Durante os 09 (nove) primeiros meses de funcionamento de uma comissão interna de prevenção de acidentes CIPA, um membro titular, eleito, deixou de comparecer às reuniões de número 2, 5, 6, e 8, sem justificativas. O fato foi registrado nas atas das respectivas reuniões ordinárias. Na nona reunião ordinária da comissão, os membros participantes decidiram substituir, por um suplente, o membro faltoso.
Nesse caso, conforme a Norma Regulamentadora nº 05 (NR 05),




Questão 9

A máscara de solda é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para proteção dos olhos e face. NÃO é função desse EPI proteger contra




Questão 10

Conforme o Anexo I da Norma Regulamentadora n.º 9 (NR 09), os procedimentos de avaliação quantitativa são aqueles estabelecidos nas Normas de Higiene Ocupacional (NHOs) publicadas pela Fundacentro.
Portanto, para atender o Anexo I, as NHOs que deverão ser utilizadas nas avaliações de VCI e de VMB são, respectivamente,




Tempo de simulado:

Comentar Simulado