Simulado Técnico em Segurança do Trabalho – Conhecimentos Específicos

Participam na elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho. Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Ruppenthal (2013) afirma que, em Engenharia de Segurança, denomina-se Causa do Acidente ao fato “de caráter humano ou material, relacionado com o evento catastrófico ou acidente, pela materialização de um perigo, resultando em danos. É aquilo que provocou o acidente, sendo responsável por sua ocorrência, permitindo que o risco se transformasse em dano. Antes do acidente existe o risco. Após o acidente existe a causa”.

(RUPPENTHAL, J. E. Gerenciamento de riscos. Santa Maria: UFSM, Colégio Técnico
Industrial de Santa Maria, Rede e-Tec Brasil, 2003.)

Sobre as causas dos acidentes, é correto afirmar:




Questão 2

Do ponto de vista teórico, o Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes do Trabalho – MAPA, pode ser descrito como guia prático de condução de análise com o apoio em conceitos da ergonomia da atividade, da engenharia de segurança, da psicologia cognitiva, e da análise de acidentes em sociologia e antropologia, entre outras disciplinas.
Nesta condução, faz-se necessária a descrição do acidente em 3 etapas distintas: a descrição sucinta do acidente, a análise de mudanças e a




Questão 3

A temperatura de globo úmido é um índice de calor contido no Anexo nº 6 da Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15).
O instrumento que deve ser utilizado para a quantificação da temperatura de globo úmido é




Questão 4

Para ser considerado capacitado a desenvolver trabalho em altura, segundo a Norma Regulamentadora nº 35 (NR 35) – Trabalho em Altura, um trabalhador deverá ser submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de




Questão 5

O Anexo nº 2 da Norma Regulamentadora Nº 15 (NR 15) trata sobre os limites de tolerância para ruído de impacto. Esse anexo estipula diferentes limites de tolerância (LTs) para o ruído de impacto dependendo dos circuitos de resposta e de compensação utilizados duran te a medição.
Os LTs atribuídos ao ruído de impacto pelo Anexo n.º 2 da NR 15 são




Questão 6

De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01) da Fundacentro, as medições ocupacionais de ruído devem ser representativas da exposição de toda a jornada de trabalho. Para tanto, é importante que o período de amostragem seja adequadamente escolhido. Havendo dúvidas quanto à representatividade da amostragem, a NHO 01 exige que




Questão 7

No âmbito da Norma Regulamentadora nº 01 (NR 01) – Disposições Gerais, as Normas Regulamentadoras – NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
De acordo com essa norma, as dúvidas suscitadas e os casos omissos verificados na execução das normas regulamentadoras – NR, serão decididos pela




Questão 8

Conforme o Anexo I da Norma Regulamentadora n.º 9 (NR 09), os procedimentos de avaliação quantitativa são aqueles estabelecidos nas Normas de Higiene Ocupacional (NHOs) publicadas pela Fundacentro.
Portanto, para atender o Anexo I, as NHOs que deverão ser utilizadas nas avaliações de VCI e de VMB são, respectivamente,




Questão 9

Qual variável ambiental NÃO é utilizada para avaliar as condições de conforto em locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes?




Questão 10

Sobre os sintomas e primeiros socorros às vítimas de calor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No caso de insolação, recomenda-se baixar a temperatura corporal, lenta e gradativamente.
( ) No caso de exaustão pelo calor, recomenda-se remover o acidentado para um local fresco e ventilado, longe da fonte de calor.
( ) As vítimas de cãibras apresentam contrações musculares involuntárias, fortes e muito dolorosas; ocorrem nos músculos do abdômen e nas extremidades.
( ) Os efeitos da síncope por calor são eridemas e dor na pele que se iniciam logo após a exposição, devendo a vítima ser tratada com compressas frias na região afetada ou aplicação de creme hidratante.

Assinale a sequência correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado