Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico em Segurança do Trabalho – Conhecimentos Específicos

Simulado Técnico em Segurança do Trabalho – Conhecimentos Específicos

Participam na elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho. Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

A Norma de Higiene Ocupacional (NHO 06), Procedimento Técnico, Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor, da Fundacentro, permite a determinação do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG), tanto com a utilização de equipamento convencional quanto com a utilização de equipamento eletrônico.
Para os dois tipos de equipamentos, a NHO 06 exige que o Termômetro de Globo possua uma esfera com diâmetro de




Questão 2

A Norma Regulamentadora nº 13 (NR 13) trata de Caldeiras e Vasos sob Pressão, que são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa. Os vasos sob pressão são classificados em grupos de potencial de risco, em função do produto P.V., onde “P” é a pressão máxima de operação em Mpa, em módulo, e “V”, o seu volume em m³. Considere um vaso com pressão máxima de operação de 5Mpa (em módulo) e volume de 15m³. De acordo com Norma Regulamentadora nº 13 (NR 13) – Caldeiras e Vasos sob Pressão, esse vaso pertence ao




Questão 3

Sobre as competências e atribuições dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, de acordo com a NR 4, assinale a afirmativa INCORRETA.




Questão 4

Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 30 até 300 empregados, embora não seja exigido refeitório, deverão ser asseguradas aos trabalhadores condições suficientes de conforto para a ocasião das refeições. Sobre os requisitos mínimos especificados na NR 24, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 5

O Anexo nº 2 da Norma Regulamentadora Nº 15 (NR 15) trata sobre os limites de tolerância para ruído de impacto. Esse anexo estipula diferentes limites de tolerância (LTs) para o ruído de impacto dependendo dos circuitos de resposta e de compensação utilizados duran te a medição.
Os LTs atribuídos ao ruído de impacto pelo Anexo n.º 2 da NR 15 são




Questão 6

Embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador, segundo a Norma Regulamentadora nº 03 (NR 03). Dessa forma,




Questão 7

De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01) da Fundacentro, as medições ocupacionais de ruído devem ser representativas da exposição de toda a jornada de trabalho. Para tanto, é importante que o período de amostragem seja adequadamente escolhido. Havendo dúvidas quanto à representatividade da amostragem, a NHO 01 exige que




Questão 8

Segundo a Norma Regulamentadora nº 10 (NR 10) – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, as medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.
Assim, conforme essa norma, é considerada tensão de segurança




Questão 9

Para a Norma Regulamentadora N.º 32 (NR 32), as medidas de proteção devem ser adotadas a partir do resultado obtido na fase de avaliação, prevista no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Porém, em caso de exposição acidental ou incidental, as medidas de proteção devem ser adotadas imediatamente




Questão 10

Qual variável ambiental NÃO é utilizada para avaliar as condições de conforto em locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado