Simulado Técnico em Segurança do Trabalho – Conhecimentos Específicos

Participam na elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho. Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

A Portaria Interministerial nº 482, de 16 de abril de 1999, dentre outras especificações, considera que o gás óxido de etileno é altamente tóxico, facilmente inflamável e explosivo, além de ser carcinogênico, mutagênico, teratogênico e neurotóxico. Em seu capítulo VI – Condições Mínimas de Saúde e Segurança Ocupacional, a portaria estabelece que “... as empresas devem contemplar questões específicas relacionadas ao óxido de etileno ...”, ao implantar o




Questão 2

Sobre os sintomas e primeiros socorros às vítimas de calor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No caso de insolação, recomenda-se baixar a temperatura corporal, lenta e gradativamente.
( ) No caso de exaustão pelo calor, recomenda-se remover o acidentado para um local fresco e ventilado, longe da fonte de calor.
( ) As vítimas de cãibras apresentam contrações musculares involuntárias, fortes e muito dolorosas; ocorrem nos músculos do abdômen e nas extremidades.
( ) Os efeitos da síncope por calor são eridemas e dor na pele que se iniciam logo após a exposição, devendo a vítima ser tratada com compressas frias na região afetada ou aplicação de creme hidratante.

Assinale a sequência correta.




Questão 3

A temperatura de globo úmido é um índice de calor contido no Anexo nº 6 da Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15).
O instrumento que deve ser utilizado para a quantificação da temperatura de globo úmido é




Questão 4

De acordo com a Portaria nº 3.275, de 21 de setembro de 1989, NÃO é atribuição do profissional Técnico de Segurança do Trabalho:




Questão 5

De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01) da Fundacentro, as medições ocupacionais de ruído devem ser representativas da exposição de toda a jornada de trabalho. Para tanto, é importante que o período de amostragem seja adequadamente escolhido. Havendo dúvidas quanto à representatividade da amostragem, a NHO 01 exige que




Questão 6

A Norma Regulamentadora nº 13 (NR 13) trata de Caldeiras e Vasos sob Pressão, que são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa. Os vasos sob pressão são classificados em grupos de potencial de risco, em função do produto P.V., onde “P” é a pressão máxima de operação em Mpa, em módulo, e “V”, o seu volume em m³. Considere um vaso com pressão máxima de operação de 5Mpa (em módulo) e volume de 15m³. De acordo com Norma Regulamentadora nº 13 (NR 13) – Caldeiras e Vasos sob Pressão, esse vaso pertence ao




Questão 7

O nível de ação é o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. De acordo com a NR 9, deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos níveis de ação. Sobre esse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O nível de ação para agentes químicos, que possuem limites de tolerância estabelecidos, é considerado aquele em que os limites de exposição ocupacional ultrapassam a metade dos valores previstos na NR 15.
( ) O nível de ação para o ruído é considerado como aquele em que o limite de exposição ocupacional ultrapassa a dose de 0,75 (ou 75%), conforme critério estabelecido na NR 15.
( ) O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração em mãos e braços corresponde a um valor de aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 2,5 m/s2.
( ) O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde a um valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 0,5m/s2, ou ao valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 9,1m/s1,75.

Assinale a sequência correta.




Questão 8

O Anexo nº 2 da Norma Regulamentadora Nº 15 (NR 15) trata sobre os limites de tolerância para ruído de impacto. Esse anexo estipula diferentes limites de tolerância (LTs) para o ruído de impacto dependendo dos circuitos de resposta e de compensação utilizados duran te a medição.
Os LTs atribuídos ao ruído de impacto pelo Anexo n.º 2 da NR 15 são




Questão 9

A tabela I do Anexo IV – Mapa de Riscos, da portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994, apresenta a classificação dos principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com a sua natureza, e a padronização das cores correspondentes.
Nesse contexto, o risco “umidade” pertence ao grupo




Questão 10

São Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC):




Tempo de simulado:

Comentar Simulado