Simulado Técnico em Segurança do Trabalho – Conhecimentos Específicos

Participam na elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho. Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O nível de ação é o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. De acordo com a NR 9, deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos níveis de ação. Sobre esse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O nível de ação para agentes químicos, que possuem limites de tolerância estabelecidos, é considerado aquele em que os limites de exposição ocupacional ultrapassam a metade dos valores previstos na NR 15.
( ) O nível de ação para o ruído é considerado como aquele em que o limite de exposição ocupacional ultrapassa a dose de 0,75 (ou 75%), conforme critério estabelecido na NR 15.
( ) O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração em mãos e braços corresponde a um valor de aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 2,5 m/s2.
( ) O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde a um valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 0,5m/s2, ou ao valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 9,1m/s1,75.

Assinale a sequência correta.

Questão 2

A Norma Regulamentadora n.º 14 (NR 14) estabelece parâmetros numéricos para a utilização de formos industriais. Suponha que, durante inspeção rotineira em unidade hospitalar, o técnico de segurança do trabalho identificou a presença de um forno industrial que utiliza combustível líquido. Considerando o que prediz a NR 14, em seu item 14.3, sobre fornos, esses equipamentos devem ter sistemas de proteção para

Questão 3

Para ser considerado capacitado a desenvolver trabalho em altura, segundo a Norma Regulamentadora nº 35 (NR 35) – Trabalho em Altura, um trabalhador deverá ser submetido e aprovado em treinamento, teórico e prático, com carga horária mínima de

Questão 4

Do ponto de vista teórico, o Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes do Trabalho – MAPA, pode ser descrito como guia prático de condução de análise com o apoio em conceitos da ergonomia da atividade, da engenharia de segurança, da psicologia cognitiva, e da análise de acidentes em sociologia e antropologia, entre outras disciplinas.
Nesta condução, faz-se necessária a descrição do acidente em 3 etapas distintas: a descrição sucinta do acidente, a análise de mudanças e a

Questão 5

A tabela I do Anexo IV – Mapa de Riscos, da portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994, apresenta a classificação dos principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com a sua natureza, e a padronização das cores correspondentes.
Nesse contexto, o risco “umidade” pertence ao grupo

Questão 6

O Anexo nº 2 da Norma Regulamentadora Nº 15 (NR 15) trata sobre os limites de tolerância para ruído de impacto. Esse anexo estipula diferentes limites de tolerância (LTs) para o ruído de impacto dependendo dos circuitos de resposta e de compensação utilizados duran te a medição.
Os LTs atribuídos ao ruído de impacto pelo Anexo n.º 2 da NR 15 são

Questão 7

No âmbito da Norma Regulamentadora nº 02 (NR 02) – Inspeção Prévia, “Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTb”. O objetivo é adquirir o Certificado de Aprovação das Instalações – CAI, emitido pelo referido órgão após a realização de inspeção prévia. Considere a seguinte situação: Construção de Unidade de Saúde, destinada ao atendimento pediátrico. Na ocasião, a gestão de saúde e segurança do trabalho da empresa solicitou inspeção prévia ao órgão regional do MTb e encaminhou apenas uma declaração sobre as instalações do estabelecimento novo.
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 02 (NR 02), em seu item 2.5,

Questão 8

De acordo com a Portaria nº 3.275, de 21 de setembro de 1989, NÃO é atribuição do profissional Técnico de Segurança do Trabalho:

Questão 9

Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 30 até 300 empregados, embora não seja exigido refeitório, deverão ser asseguradas aos trabalhadores condições suficientes de conforto para a ocasião das refeições. Sobre os requisitos mínimos especificados na NR 24, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 10

Sobre as Doenças Ocupacionais e Doenças do Trabalho, analise as afirmativas.

I - Doença Ocupacional é a entidade mórbida desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.
II - Doença do Trabalho é aquela derivada das condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.
III - Doença Ocupacional é aquela que não produz incapacidade laborativa.
IV - Doença Ocupacional ou do Trabalho é a doença endêmica adquirida por habitante de região em que ela se desenvolva.

Estão corretas as afirmativas

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *