Simulado Técnico em Segurança do Trabalho – Conhecimentos Específicos

Participam na elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho. Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

No âmbito da Norma Regulamentadora nº 02 (NR 02) – Inspeção Prévia, “Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão regional do MTb”. O objetivo é adquirir o Certificado de Aprovação das Instalações – CAI, emitido pelo referido órgão após a realização de inspeção prévia. Considere a seguinte situação: Construção de Unidade de Saúde, destinada ao atendimento pediátrico. Na ocasião, a gestão de saúde e segurança do trabalho da empresa solicitou inspeção prévia ao órgão regional do MTb e encaminhou apenas uma declaração sobre as instalações do estabelecimento novo.
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 02 (NR 02), em seu item 2.5,




Questão 2

A Norma de Higiene Ocupacional (NHO 06), Procedimento Técnico, Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor, da Fundacentro, permite a determinação do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG), tanto com a utilização de equipamento convencional quanto com a utilização de equipamento eletrônico.
Para os dois tipos de equipamentos, a NHO 06 exige que o Termômetro de Globo possua uma esfera com diâmetro de




Questão 3

Ruppenthal (2013) afirma que, em Engenharia de Segurança, denomina-se Causa do Acidente ao fato “de caráter humano ou material, relacionado com o evento catastrófico ou acidente, pela materialização de um perigo, resultando em danos. É aquilo que provocou o acidente, sendo responsável por sua ocorrência, permitindo que o risco se transformasse em dano. Antes do acidente existe o risco. Após o acidente existe a causa”.

(RUPPENTHAL, J. E. Gerenciamento de riscos. Santa Maria: UFSM, Colégio Técnico
Industrial de Santa Maria, Rede e-Tec Brasil, 2003.)

Sobre as causas dos acidentes, é correto afirmar:




Questão 4

Durante os 09 (nove) primeiros meses de funcionamento de uma comissão interna de prevenção de acidentes CIPA, um membro titular, eleito, deixou de comparecer às reuniões de número 2, 5, 6, e 8, sem justificativas. O fato foi registrado nas atas das respectivas reuniões ordinárias. Na nona reunião ordinária da comissão, os membros participantes decidiram substituir, por um suplente, o membro faltoso.
Nesse caso, conforme a Norma Regulamentadora nº 05 (NR 05),




Questão 5

No âmbito da Norma Regulamentadora nº 01 (NR 01) – Disposições Gerais, as Normas Regulamentadoras – NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.
De acordo com essa norma, as dúvidas suscitadas e os casos omissos verificados na execução das normas regulamentadoras – NR, serão decididos pela




Questão 6

Conforme o Anexo I da Norma Regulamentadora n.º 9 (NR 09), os procedimentos de avaliação quantitativa são aqueles estabelecidos nas Normas de Higiene Ocupacional (NHOs) publicadas pela Fundacentro.
Portanto, para atender o Anexo I, as NHOs que deverão ser utilizadas nas avaliações de VCI e de VMB são, respectivamente,




Questão 7

O nível de ação é o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. De acordo com a NR 9, deverão ser objeto de controle sistemático as situações que apresentem exposição ocupacional acima dos níveis de ação. Sobre esse tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O nível de ação para agentes químicos, que possuem limites de tolerância estabelecidos, é considerado aquele em que os limites de exposição ocupacional ultrapassam a metade dos valores previstos na NR 15.
( ) O nível de ação para o ruído é considerado como aquele em que o limite de exposição ocupacional ultrapassa a dose de 0,75 (ou 75%), conforme critério estabelecido na NR 15.
( ) O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração em mãos e braços corresponde a um valor de aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 2,5 m/s2.
( ) O nível de ação para a avaliação da exposição ocupacional diária à vibração de corpo inteiro corresponde a um valor da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) de 0,5m/s2, ou ao valor da dose de vibração resultante (VDVR) de 9,1m/s1,75.

Assinale a sequência correta.




Questão 8

NÃO é considerada atividade perigosa de acordo com a NR 16:




Questão 9

Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 30 até 300 empregados, embora não seja exigido refeitório, deverão ser asseguradas aos trabalhadores condições suficientes de conforto para a ocasião das refeições. Sobre os requisitos mínimos especificados na NR 24, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 10

A Norma Regulamentadora n.º 14 (NR 14) estabelece parâmetros numéricos para a utilização de formos industriais. Suponha que, durante inspeção rotineira em unidade hospitalar, o técnico de segurança do trabalho identificou a presença de um forno industrial que utiliza combustível líquido. Considerando o que prediz a NR 14, em seu item 14.3, sobre fornos, esses equipamentos devem ter sistemas de proteção para




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta