Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico em Segurança do Trabalho – Conhecimentos Específicos

Simulado Técnico em Segurança do Trabalho – Conhecimentos Específicos

Participam na elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho. Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

A Norma de Higiene Ocupacional (NHO 06), Procedimento Técnico, Avaliação da Exposição Ocupacional ao Calor, da Fundacentro, permite a determinação do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG), tanto com a utilização de equipamento convencional quanto com a utilização de equipamento eletrônico.
Para os dois tipos de equipamentos, a NHO 06 exige que o Termômetro de Globo possua uma esfera com diâmetro de




Questão 2

No cronograma do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) do Hospital Geral (HG), é chegado o momento da realização das avaliações quantitativas de ruído ocupacional. O HG possui 2.531 empregados desempenhando atividades diversas, e, durante a abordagem dos locais e condições de trabalho, houve dúvidas na definição dos grupos homogêneos. Em situações como essa, a Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01), Procedimento Técnico, Avaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), exige que




Questão 3

NÃO é considerada atividade perigosa de acordo com a NR 16:




Questão 4

Conforme o Anexo I da Norma Regulamentadora n.º 9 (NR 09), os procedimentos de avaliação quantitativa são aqueles estabelecidos nas Normas de Higiene Ocupacional (NHOs) publicadas pela Fundacentro.
Portanto, para atender o Anexo I, as NHOs que deverão ser utilizadas nas avaliações de VCI e de VMB são, respectivamente,




Questão 5

De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01) da Fundacentro, as medições ocupacionais de ruído devem ser representativas da exposição de toda a jornada de trabalho. Para tanto, é importante que o período de amostragem seja adequadamente escolhido. Havendo dúvidas quanto à representatividade da amostragem, a NHO 01 exige que




Questão 6

Durante os 09 (nove) primeiros meses de funcionamento de uma comissão interna de prevenção de acidentes CIPA, um membro titular, eleito, deixou de comparecer às reuniões de número 2, 5, 6, e 8, sem justificativas. O fato foi registrado nas atas das respectivas reuniões ordinárias. Na nona reunião ordinária da comissão, os membros participantes decidiram substituir, por um suplente, o membro faltoso.
Nesse caso, conforme a Norma Regulamentadora nº 05 (NR 05),




Questão 7

Sobre as Doenças Ocupacionais e Doenças do Trabalho, analise as afirmativas.

I - Doença Ocupacional é a entidade mórbida desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.
II - Doença do Trabalho é aquela derivada das condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.
III - Doença Ocupacional é aquela que não produz incapacidade laborativa.
IV - Doença Ocupacional ou do Trabalho é a doença endêmica adquirida por habitante de região em que ela se desenvolva.

Estão corretas as afirmativas




Questão 8

De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 9 (NR 09), que trata do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), a correta hierarquia a ser seguida para a implantação do controle dos riscos ambientais é:




Questão 9

A tabela I do Anexo IV – Mapa de Riscos, da portaria nº 25, de 29 de dezembro de 1994, apresenta a classificação dos principais riscos ocupacionais em grupos, de acordo com a sua natureza, e a padronização das cores correspondentes.
Nesse contexto, o risco “umidade” pertence ao grupo




Questão 10

Por questões ergonômicas, os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar critérios estabelecidos na NR 17. Acerca desses critérios, analise as afirmativas.

I - A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-teclado e olho-documento sejam duas vezes a distância olho-tela.
II - O teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas.
III - As condições de mobilidade devem ser suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos e para proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador.
IV - Os equipamentos devem ser posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.

Estão corretas as afirmativas




Tempo de simulado:

Comentar Simulado