Simulado Professor de História – Questões Objetivas

O Professor de História ministra e prepara o material didático das aulas de História conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Considere o trecho abaixo, retirado de um artigo escrito pela autora Luciana Maria de Aragão Ballestrini:

"No Brasil, país fundamental para entender essa transformação ideológica agressiva e materializada no impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e no feminicídio político da vereadora Marielle Franco, o índice de violência contra as mulheres aumentou de uma forma geral. Eleitas por partidos políticos de esquerda, a violência política de gênero sofrida por essas duas mulheres é muito representativa do afastamento e da morte da própria democracia brasileira. Não por acaso, a questão de gênero está no epicentro da crise contemporânea das democracias liberais, sendo a expressão 'ideologia de gênero' utilizada por setores neoconservadores em uma espécie de ofensiva global e atualizada da 'caça às bruxas'".

(Flávia BIROLI, 2018; Silvia FEDERICI, 2017).

(Fonte: BALLESTRIN, Luciana. 2020. Feminismo De(s)colonial como Feminismo Subalterno Latino-Americano. Revista Estudos Feministas, Florianópolis , v. 28, n. 3, 2020)

(Com base no texto, é correto afirmar que:

Questão 2

"O caráter despótico da dominação era bastante claro nas seguintes palavras que o inca Atahualpa dirigiu ao conquistador Pizarro: ’No meu reino, nenhum pássaro voa nem folha alguma se move, se esta não for minha vontade?".

Pomer, Leon. "Os Incas". In História da América Hispano-Indígena. São Paulo. Adaptado.

- Sobre os elementos da hierarquia social e política dos Incas, é correto afirmar, EXCETO:

Questão 3

A Ditadura Militar no Brasil se refere a um período de regime autoritário que durou de 1964 a 1985. Durante esse período, o Brasil foi governado por uma série de presidentes militares que assumiram o poder após um golpe militar em 1964. Sobre esse tema, marque V para os itens verdadeiros e F para os itens falsos:

( ) Artur da Costa e Silva (1967-1969): seu governo foi caracterizado pela radicalização do regime e pela promulgação do AI-5.

( ) Castelo Branco (1964-1967): seu governo foi marcado por medidas de censura à imprensa, suspensão de direitos políticos, intervenções em sindicatos e pela promulgação da Constituição de 1988.

( ) Emílio Garrastazu Médici (1969-1974): seu governo se destacou por um período de crescimento econômico, mas também pela repressão severa à oposição política.

( ) Ernesto Geisel (1974-1979): seu governo continuou com a abertura política, culminando na redemocratização do país em 1985 e na promulgação de uma nova Constituição em 1988.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Questão 4

"Finda a sessão no Centro das Classes Operárias, a massa popular que saiu daquele Centro juntou-se à que estacionava nas suas imediações e assim formando um numeroso grupo de cerca de 2 mil pessoas, marchou pela Praça da República, Rua do Theatro, Largo de S. Francisco e Rua do Ouvidor. Pelo caminho levantavam gritos contra a vacina e os seus defensores e a polícia. Em frente às redações dos jornais davam palmas e aclamações a uns e vaias a outros (...). Correram com insistência boatos de manifestações de desagrado aos jornais. O Dr. Chefe de Polícia mandou que imediatamente partisse para a Rua do Ouvidor uma força de 60 praças de cavalaria, a garantir os jornais, dos quais dois aceitaram essa medida de prevenção, os nossos colegas do Jornal do Commercio e O Paiz. Alguns grupos, de fato, passaram em vozeria pela Rua do Ouvidor, mas nenhum desacato grave foi praticado."

Gazeta de Notícias, em 13 de novembro de 1904 (Adaptado).

- Considerando as temáticas de saneamento, saúde e doença no início da República temos a Revolta da Vacina. A vacinação obrigatória defendida por Oswaldo Cruz teve como base as ideias:

Questão 5

"Com a criação dos sindicatos profissionais moldados em regras uniformes e precisas, dá-se às aspirações dos trabalhadores e às necessidades dos patrões expressão legal e autorizada. O arbítrio, tanto de uns como de outros, gera desconfiança, é causa de descontentamento, produz atritos que estalam em graves e lock-outs. Os sindicatos e associações de classe serão os para-choques dessas tendências antagônicas. (Lindolfo Collor, Ministro do Trabalho entre 1930 a 1932)".

Ítalo Tronca. Revolução de 30: a dominação oculta. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Adaptado).

- Considerando o período ressaltado no texto, marque a opção correta para característica do movimento sindical no Brasil da chamada Era Vargas.

Questão 6

Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu uma experiência democrática, ainda que dentro de determinados limites e sujeita a diversas crises políticas. Entre as crises pelas quais passou o País nesse período, uma chama a atenção por seu desfecho dramático, que foi o(a)

Questão 7

Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob um regime de exceção, comandado por generais. Em dezembro de 1968, o regime militar tomou uma decisão que, no dizer de um historiador e jornalista, tornava a ditadura “escancarada”. Era o(a)

Questão 8

A denominação "História do Tempo Presente" começou de fato a se tornar comum para os historiadores franceses a partir da criação, em 1978, do Instituto de História do Tempo Presente (IHTP). O IHTP sucede ao Comitê Francês de História da Segunda Guerra Mundial, criado em 1951. Esta filiação institucional é, sem dúvida, um dos elementos explicativos do lugar eminente ocupado pela Segunda Guerra Mundial nos temas e campos de pesquisa privilegiados pelo IHTP na França.

Considerando esse tema, marque V para os itens verdadeiros e F para os falsos sobre a História do Tempo Presente.

( ) No atual regime histórico (presentista) há um amplo arco de presenças, mas as fronteiras temporais são rigorosamente delimitadas.

( ) Na História do Tempo Presente, o presente é a condição de compreensão das permanências.

( ) A História do Tempo Presente não possui uma identidade com contornos definidos.

( ) No regime historicista moderno, o presente é estreito. Já no regime historicista presentista, o presente é amplo.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Questão 9

"O Tio Sam está querendo
Conhecer a nossa batucada.
Anda dizendo que o molho da baiana
melhorou o seu prato ...
Eu quero ver, eu quero ver
eu quero ver o Tio Sam tocar
pandeiro para o mundo sambar ..."

(Assis Valente) Moura, Gerson. Tio Sam chega ao Brasil - a penetração cultural americana. São Paulo: Brasiliense, 1986 (Adaptado)

- Em 1945 é eleito Presidente do Brasil o General Eurico Gaspar Dutra, apoiado pelo PSD-PDT, partidos ligados à Getúlio Vargas. Num mundo da chamada Guerra Fria, foram características e ações do governo Dutra:

Questão 10

"(...) Salve, tu, Nilo! Que te manifestas nesta terra e vens dar vida ao Egito! Misteriosa é a tua saída das trevas; Neste dia em que é celebrada! Ao irrigar os prados criados por Rá, Tu fazes viver todo o gado, Tu - inesgotável - que dás de beber à Terra! Senhor dos peixes, durante a inundação, Nenhum pássaro pousa nas colheitas. Tu crias o trigo, fazes nascer o grão, Garantindo a prosperidade aos templos. Se paras a tua tarefa e o teu trabalho, Tudo o que existe cai em inquietação."

(Adaptado de: Livros sagrados e literatura primitiva oriental, Tomo II. In: Coletânea de Documentos Históricos. São Paulo, CENP/Sec. de Est. da Educação,1978, p. 55. Domínio Público).

Considerando as relações estabelecidas entre a sociedade e a cultura no Egito Antigo e o Rio Nilo, é correto afirmar:

Tempo de simulado:

11 comentários

  1. É isso memo!!!
  2. Rafael dos Santos Pereira
    Ótimo
  3. Eliel Cordeiro Peixoto
    #QT-5467 UM SIMULADO MUITO BOM, CONTINUE AJUDANDO AOS ALUNOS DE HISTORIA CRESCEREM.
  4. Gostei muito.
  5. Walkiria Maria Vasconcelos
    Acertei 90%
  6. 60%, não ta ruim, mas tenho que melhorar, afinal, tenho que passar no concurso.
  7. Material muito bom.
  8. ELIZANGELA NERES DA CUNHA
    estou muito feliz com esse simulado
  9. ELIZANGELA NERES DA CUNHA
    estou maravilhada
  10. Itamaragiba Chaves Xavier
    Muito bom o simulado, pois tem conteúdo diversificado

Deixe um comentário para lililson Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *