Engenheiro Mecanico

1. A Portaria n°3.523/1998 – MS determina, em seu Art. 7°, que
2. É correto afirmar que
3. Segundo a norma ABNT NBR NM 313, os requisitos de segurança e/ou medidas de proteção para entradas e portas são os seguintes:
1 – Acesso livre com as portas totalmente abertas;
2 –Acesso seguro e livre de obstáculos nos pisos de pavimentos, nas áreas em frente à porta do elevador;
3 - Para permitir aos usuários entrar no elevador e dele sair sem empecilhos, o tempo de porta aberta deve ser inicialmente ajustado para 10s.
4 – O dispositivo e proteção especificado deve atuar sem a necessidade de contato físico com a(s) folha(s) de porta(s).
Estão corretos os itens
4. De acordo com a norma ABNT NBR NM 207, caixa é o espaço onde o carro e o contrapeso viajam.
Este espaço é limitado pelo fundo do poço, as paredes e o teto. Com a relação ao fechamento da caixa, as únicas aberturas permitidas são as seguintes:
1 – Aberturas das portas dos pavimentos;
2 – Aberturas para portas de inspeção e emergência da caixa e portinholas de inspeção;
3 – Aberturas para saída de gases e fumaça em caso de incêndio;
4 – Aberturas de ventilação;
5 – Aberturas permanentes entre a caixa e as casas de máquinas e de polias.
Estão corretos os itens
5. É correto afirmar que
6. Segundo a norma NBR NM 207:1999 – Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação –, o coeficiente de segurança é a relação entre a carga de ruptura mínima (N) de um cabo e a maior força (N) neste cabo, quando a cabina com sua carga nominal encontra-se parada no pavimento mais baixo. Considerando tal orientação, o coeficiente de segurança mínimo para os cabos de tração de elevadores é
7. A norma NBR-5665, Cálculo de Tráfego nos Elevadores, da ABNT, estabelece as condições mínimas a serem observadas no tráfego das instalações de elevadores de passageiros. Para edifícios de médio e grande porte recomenda-se uma análise detalhada do projeto e orientações do fabricante que permitam alcançar a melhor performance de tráfego para o edifício. Para que se possa efetuar o cálculo de tráfego, as seguintes variáveis deverão ser conhecidas:
8. Quanto aos fluidos utilizados para remoção da carga térmica e arranjos dos equipamentos os sistemas de condicionamento podem ser classificados em
9. A caixa de elevadores é o recinto formado por paredes verticais, fundo do poço e teto, onde se movimentam o carro e o contrapeso. As principais exigências da Norma NBR NM 207 são as seguintes:
1 - As paredes devem ser constituídas de material incombustível formando uma superfície lisa. Se existirem saliências na direção do movimento do elevador, estas devem ser chanfradas a 60° ou mais com a horizontal.
2 - Quando houver distância superior a 11m entre paradas consecutivas, devem existir portas de emergência na caixa.
3 - Não pode existir na caixa qualquer equipamento além do necessário para o funcionamento do elevador.
4 - Na parte superior da caixa deve existir abertura de ventilação, com área igual a 1% da área da seção horizontal da caixa, no mínimo.
5 - Abaixo da soleira de cada pavimento deve existir uma aba com altura de 30 cm, no mínimo, sendo que a sua parte inferior deve continuar com uma inclinação de 60° com a horizontal.
Estão corretos os itens
10. Um sistema de condicionamento de ar é considerado de pequeno porte sempre que apresentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *