Unesp

Leia com atenção os dois textos a seguir para responder às questões de 1 a 3.

[Texto 1]

Trecho do artigo Trabalho e Existência produzido pelo Sesc São Paulo.

As atividades humanas designadas como trabalho, para além de seu caráter utilitário, também são responsáveis por construir identidades. Uma vez que organizam o tempo, determinam as relações entre os indivíduos e configuram sua autorrepresentação, torna-se compreensível que nos entendamos em função das atividades laborais que exercemos.

Catálogo impresso Publicação Sesc SP - Nós, criação, trabalho e
cidadania. Novembro de 2019.

[Texto 2]

sads

1. LÍNGUA PORTUGUESA: Sobre a interpretação dos textos, analise as afirmativas abaixo.

I. Os dois textos pactuam do mesmo ponto de vista sobre o trabalho.
II. Os dois textos lidos em sequência geram uma relação de descontinuidade na compreensão de trabalho.
III. Os dois textos lidos em sequência geram uma relação de contiguidade na compreensão de trabalho.


Assinale a alternativa correta.
2. Sobre a interpretação dos textos, assinale a alternativa correta.
3. Quanto à principal distinção de ponto de vista dos dois textos, assinale a alternativa correta.
4. De acordo com as regras de concordância verbal e nominal, assinale a alternativa correta
5. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
6. Assinale a alternativa em que o acento grave, indicador de crase, foi usado corretamente.
7. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas abaixo.

“Na _____ de vendas da empresa, houve o crime de _____. A polícia participou da _____ das 15:00, com os funcionários, e _____ a delação dos criminosos.”
8. De acordo com as regras de Regência Verbal, assinale a alternativa correta.
9. Assinale a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.
10. Analise as afirmativas abaixo e dê valores (V) Verdadeiro ou (F) Falso.
( ) A Tipologia Textual considera a estrutura, o conteúdo e a forma de como um texto se apresenta.
( ) Considera-se texto injuntivo aquele que apresenta, em sua estrutura, características que indicam uma exposição de um assunto ou tema.
( ) A dissertação é a tipologia textual em que o escritor disserta sobre algo, ou seja, explica ou apresenta o resultado comprovado de um estudo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
11. RACIOCÍNIO LÓGICO: Se A e B simbolizam, respectivamente, as proposições "João recebe uma promoção no emprego" e "João compra um carro novo´, considere a proposição composta A → B para analisar as afirmações.
I. A proposição composta A → B é falsa se A é falsa e B é falsa.
II. A proposição composta A → B é verdadeira se B é verdadeira e A é verdadeira.
III. A proposição composta A → B é verdadeira se A é falsa e B é verdadeira.

Assinale a alternativa correta.
12. Dada a sentença
"Ou Camila é médica ou Ana é dentista."

Assinale a alternativa que apresenta a negação das proposições anteriores.
13. Considerando o conjunto de números inteiros de três algarismos, analise as afirmativas abaixo.
I. Existem 56 números menores que 800, terminados em 0 e cujo algarismo da dezena é menor ou igual a 7.
II. Existem 90 números pares, maiores que 350 cujo algarismo da dezena é igual a 2, 5 ou 9.
III. Existem 500 números cujo algarismo da centena é ímpar ou algarismo da dezena é ímpar.

Assinale a alternativa correta.
14. Considere as duas sentenças abaixo.
A: Jorge Amado é baiano (X) Guimarães Rosa é mineiro.
B: Jorge Amado não é baiano ou Guimarães Rosa não é mineiro.

Assinale a alternativa que contenha o conectivo lógico faltante (X) na sentença A, de modo que sua negação esteja corretamente expressa pela sentença B.
15. Considere o seguinte quadro de referência de símbolos.
Dada a frase p^q abaixo, selecione a alternativa que expresse corretamente a sentença: ~p v~q
“O dia se renova todo dia e eu envelheço cada dia, cada mês”.
16. Leia a proposição composta abaixo.
“Se há disseminação de informações falsas durante as campanhas eleitorais então há influência no resultado apurado”.

Assinale a alternativa que contém a correta negação dessa proposição.
17. O excerto abaixo é uma célebre anedota sobre dois dos grandes filósofos do século XX ligados à lógica, Ludwig Wittgenstein e seu orientador Bertrand Russell.
“Ele, Wittgenstein, considera que nada empírico é conhecível”. Russell se incomodou que o austríaco se recusava a admitir, por exemplo, que não havia rinocerontes na sala de aula, mesmo depois que Russell tinha checado debaixo de todas as mesas e cadeiras.
(Fonte: The independent) 

A crítica de Wittgenstein a respeito da verificação da existência de rinocerontes na sala de aula pode ser interpretada com o argumento:
“Se não vejo rinocerontes, então eles não estão aqui. Eu havia olhado sob aquela e não vi rinocerontes. Eu olhei sob essa mesa e não vi rinocerontes. Portanto, não há rinocerontes sob as mesas”.

Sobre a classificação lógica deste argumento, assinale a alternativa correta.
18. Leia com atenção o trecho “O Brasil envelhece demograficamente e nós poderíamos ser chamados de vanguarda do novo processo” e, de acordo com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do excerto abaixo.
De acordo com a sintaxe a palavra “demograficamente” é classificada como _____, esse termo modifica o verbo “envelhece” que é um verbo _____.
19. Considere a proposição composta abaixo.
“João vai ao trabalho de ônibus ou João vai de trem.”

Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que contém a correta negação dessa proposição.
20. Analise a proposição composta abaixo, adaptada do poema Permanência, de Carlos Drummond de Andrade.
Se dia virá que nenhum será lembrado, então no mesmo esquecimento se fundirão.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que contém a correta equivalência dessa proposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *