Simulado de Biologia – Questões Objetivas

Biologia, ciência que estuda a vida e os organismos vivos. E também várias outras ciências especializadas como a ecologia, a bioquímica, a genética, a zoologia e a botânica. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

De acordo com a sequencia correta da teoria evolutiva, as plantas terrestres podem ser classificadas em:

Questão 2

As bactérias são seres aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária. São essenciais para a manutenção da vida em nosso planeta, a começar pelo próprio fato de terem sido os primeiros organismos a aparecer na superfície terrestre, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Acredita-se que se transformaram em mitocôndrias e cloroplastos por endossimbiose nos organismos eucarionte, ou seja: sem as bactérias, não existiriam células eucariontes e, tampouco, células vegetais.

Assinale o Reino a que pertencem e forma de organização nuclear das bactérias:

Questão 3

As células procarióticas e as eucarióticas possuem organelas citoplasmáticas importantes na manutenção do metabolismo celular. Sobre essas organelas, assinale a alternativa correta:

Questão 4

Insetos necrófagos em todos os estágios imaturos de desenvolvimento foram coletados de um cadáver e enviados ao laboratório forense. Depois da incubação, esses insetos foram identificados como pertencentes à espécie Dermestes maculatus, que possui metamorfose completa. O estágio de desenvolvimento desses insetos mais adequado para estimativa do transcurso do tempo post mortem da vítima é o(a)

Questão 5

São consideradas técnicas aplicadas na manipulação genética de plantas, EXCETO.

Questão 6

Das doenças sexualmente transmissíveis (DST), MARQUE a que é causada por um protozoário:

Questão 7

É comum crianças com idade entre 6 meses e 5 anos terem a forma mais frequente de anemia – a anemia ferropriva – causada pela redução da quantidade de hemoglobina no sangue em decorrência da deficiência de ferro.

É INCORRETO afirmar que a deficiência de ferro afeta

Questão 8

A imagem formada a partir do sinal captado na varredura eletrônica de uma superfície pode apresentar diferentes características, uma vez que a imagem resulta da amplificação de um sinal obtido de uma interação entre o feixe eletrônico e o material da amostra. Diferentes sinais podem ser emitidos pela amostra. Os tipos de sinais (elétrons) utilizados na formação de imagens por microscopia eletrônica de varredura são

Questão 9

Os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentar diversos tipos de células imersas em material extracelular sintetizado por elas. Com relação aos tecidos conjuntivos, assinale a alternativa correta:

Questão 10

A “doença dos pontos brancos” ou ictiofitiríase é causada pelo protozoário Ichthyophthirius multifiliis, um ectoparasita encontrado no mundo inteiro, responsável pelos maiores prejuízos nas pisciculturas de água doce. Sobre essa doença pode-se afirmar que:

I. Ocorre principalmente em pisciculturas onde há oscilações térmicas bruscas ou que possuem qualidade de água inadequada, favorecendo o aparecimento da doença devido ao estresse dos peixes.
II. Os sinais característicos da presença deste protozoário são a descamação dos peixes, corrosão das nadadeiras e presença de pontos brancos na pele e nas brânquias.
III. É uma enfermidade difícil de ser tratada. O uso de banhos terapêuticos com cloreto de sódio ou formalina comercial pode ser recomendado para tratamento.
IV. A retirada dos peixes infestados por estes parasitas dos tanques impede a proliferação da doença.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *