Simulado de História – Questões Objetivas

Sobre a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e à análise de processos e eventos ocorridos no passado, a História, responda questões de que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Na Grécia antiga, cada cidade-estado, ou polis, tinha um regime político. Uma das principais polis era sinônimo de oligarquia. Nela, o Estado era forte, a cidadania organizada e dirigida por um conselho de anciãos. Havia ainda sérias restrições aos estrangeiros e a escravidão era institucionalizada e organizada pelo Estado. Estes dados são corretos para a(s) cidade(s)-estado de

Questão 2

A colonização do norte do Brasil aconteceu de maneira diferenciada de outras regiões do país. Acerca desse processo, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I - A cidade de Belém foi fundada para evitar que outros países europeus ocupassem a região Norte.
II - A colonização da Amazônia se deu a partir do objetivo de se exportar cana-de-açúcar para a Europa.
III - Belém foi fundada por franceses, tendo sido conquistada por portugueses em 1616.
IV - A fundação de Belém, em 1616, foi a base inicial para o avanço português ao longo do rio Amazonas.

A sequência correta é:

Questão 3

Após duas décadas de governos militares e de intensa campanha popular pelas diretas em 1984, as eleições presidenciais de 1985 foram:

Questão 4

Em 1966, no governo do marechal Castelo Branco, foi definida uma nova região de planejamento para os estados do Norte entre eles Rondônia, além dos Estados do Maranhão e Mato Grosso. Este projeto denominou a região como “Amazônia Legal” e foi criado pelo órgão chamado:

Questão 5

“Acabar com a escravidão não basta; é preciso destruir a obra da escravidão”.

Trecho de um pronunciamento de um líder abolicionista pernambucano que escreveu “Um estadista no império”. Esse abolicionista é:

Questão 6

Assinale a alternativa correta. A História do Brasil mostra que a ascensão do Presidente Getúlio Vargas ao poder rompeu com quatro décadas de revezamento entre paulistas e mineiros na presidência, conhecida como política do “café-com-leite”.

Para impedir que os paulistas continuassem como mandatários do país foi criada a Aliança Libertadora que articulou um golpe que impediu a candidatura de Júlio Prestes.

Questão 7

A volta democrática de Getúlio Vargas ao poder, após ser eleito no ano de 1950, ficou caracterizada pelo presidente:

Questão 8

A respeito do Primeiro Reinado (1822-31), governado por D. Pedro I, é correto afirmar, exceto:

Questão 9

Podemos definir IDENTIDADE em todas as alternativas abaixo, EXCETO:

Questão 10

Getúlio Vargas teve que enfrentar duas frentes principais de organização política durante o governo provisório. Uma delas era inspirada no fascismo italiano e no nazismo alemão, inclusive nos símbolos e rituais de cumprimento que os orientavam. Trata-se do:

Tempo de simulado:

um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *