Simulado de História – Questões Objetivas

Sobre a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e à análise de processos e eventos ocorridos no passado, a História, responda questões de que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Getúlio Vargas teve que enfrentar duas frentes principais de organização política durante o governo provisório. Uma delas era inspirada no fascismo italiano e no nazismo alemão, inclusive nos símbolos e rituais de cumprimento que os orientavam. Trata-se do:

Questão 2

O mais famoso e duradouro quilombo do período colonial foi o de:

Questão 3

O Renascimento foi um importante elo no processo de libertação da razão, que culminou, no século XVIII, na filosofia iluminista e na constituição da moderna sociedade burguesa e capitalista.

Sobre o Renascimento julgue:

I. O latim, por ser a língua adotada pela Igreja e pelos intelectuais, era considerado o idioma nobre, por isto, foi neste idioma que produziram suas obras autores como Cervantes, Rabelais e Camões.
II. Sem se afastarem da religião, os humanistas fizeram da capacidade de conhecer pela razão uma das qualidades mais elevadas do homem.
III. A pintura renascentista caracterizou-se desde o início pela preocupação em representar o espaço de maneira naturalística, em três dimensões.

Está(ão) incorreta(s):

Questão 4

Considere o trecho:

A beleza, o mistério e a pompa dos terreiros de umbanda e candomblé pelo Brasil afora, em particular na Bahia, vêm de longe, no tempo e no espaço. Nasceram da cultura e da religiosidade dos negros que deixaram tantas outras marcas profundas em nossa sociedade, desde que foram retirados à força de suas comunidades e aqui desembarcaram em fnais do século XVI, trazendo crenças e ritos cuja prática muitas vezes lhes custou caro.

CALAINHO, Daniela Bueno. Nossa história. São Paulo/Rio de Janeiro: Vera Cruz; Biblioteca Nacional. Ano 2, n. 18, abr. 2005, p.67.

Com base no exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 5

“Acabar com a escravidão não basta; é preciso destruir a obra da escravidão”.

Trecho de um pronunciamento de um líder abolicionista pernambucano que escreveu “Um estadista no império”. Esse abolicionista é:

Questão 6

Em relação à globalização, é INCORRETO afirmar que esse fenômeno

Questão 7

Podemos definir IDENTIDADE em todas as alternativas abaixo, EXCETO:

Questão 8

Considerando o Absolutismo do início da época moderna, é CORRETO afirmar que Jean Bodin e Jacques Bossuet defendiam a

Questão 9

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. Dentro do universo colonial, é importante destacar o cotidiano das relações escravistas. Embora muitos proprietários vissem os cativos como simples “coisas” e usassem a força e outros recursos para conservá-los nessa categoria, _____________________________.

Questão 10

Considerando a região das Minas Gerais no século XVIII, é INCORRETO afirmar que

Tempo de simulado:

2 comentários

  1. #QT-2522 a palavra sinistro usadas nas questoes da prova do curso de veiculo de emergencia o que siginifica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *