Simulado de História – Questões Objetivas

Sobre a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e à análise de processos e eventos ocorridos no passado, a História, responda questões de que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Um dos mais graves problemas sociais e ao mesmo tempo econômico que o Brasil enfrenta é a pobreza de sua população. Sabe-se que, comumente, governos brasileiros têm utilizado políticas indutivas de crescimento econômico como medida redutora da pobreza, sem no entanto, obter resultados satisfatórios ou permanentes. Sabe-se também que, dentre as regiões que mais sofrem com a pobreza, no país, estão a Norte e Nordeste.

Estudos históricos mostram que, em razão disso, houve um conflito, no Nordeste Brasileiro, liderado por Antônio Conselheiro que ficou conhecido como Guerra de Canudos.

Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

() A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social.
() Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado um confito civil que fcou conhecido como Guerra de Canudos. Esta guerra durou quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.
() O beato Conselheiro, homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República, era quem liderava este movimento. Ele acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos.
() Antônio Conselheiro por acreditar que era um enviado de Deus conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam em sua liderança e, em razão disso, ele, realmente poderia, libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam.
() Devido à enorme proporção que este movimento adquiriu, o governo da Bahia não conseguiu por si só segurar a grande revolta que acontecia em seu Estado; por esta razão, pediu a interferência da República.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 2

Assinale a alternativa correta. A História do Brasil mostra que a ascensão do Presidente Getúlio Vargas ao poder rompeu com quatro décadas de revezamento entre paulistas e mineiros na presidência, conhecida como política do “café-com-leite”.

Para impedir que os paulistas continuassem como mandatários do país foi criada a Aliança Libertadora que articulou um golpe que impediu a candidatura de Júlio Prestes.

Questão 3

Getúlio Vargas teve que enfrentar duas frentes principais de organização política durante o governo provisório. Uma delas era inspirada no fascismo italiano e no nazismo alemão, inclusive nos símbolos e rituais de cumprimento que os orientavam. Trata-se do:

Questão 4

A respeito do Primeiro Reinado (1822-31), governado por D. Pedro I, é correto afirmar, exceto:

Questão 5

Em 1966, no governo do marechal Castelo Branco, foi definida uma nova região de planejamento para os estados do Norte entre eles Rondônia, além dos Estados do Maranhão e Mato Grosso. Este projeto denominou a região como “Amazônia Legal” e foi criado pelo órgão chamado:

Questão 6

“Acabar com a escravidão não basta; é preciso destruir a obra da escravidão”.

Trecho de um pronunciamento de um líder abolicionista pernambucano que escreveu “Um estadista no império”. Esse abolicionista é:

Questão 7

Após duas décadas de governos militares e de intensa campanha popular pelas diretas em 1984, as eleições presidenciais de 1985 foram:

Questão 8

Considerando a região das Minas Gerais no século XVIII, é INCORRETO afirmar que

Questão 9

Leia o trecho a seguir.

Após a acirrada polarização ocorrida no segundo turno das eleições presidenciais de
1989, o novo presidente anunciou um bombástico e inusitado plano econômico, no dia
seguinte à sua posse, visando a modernização da economia brasileira. As medidas
propostas provocaram, de imediato, violento impacto social [...].‖
MENDONÇA & FONTES, 1994, p. 84.

Entre as medidas adotadas pelo novo plano econômico NÃO se inclui(em)

Questão 10

Em relação à globalização, é INCORRETO afirmar que esse fenômeno

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *