Página Inicial » Disciplina » Simulado de Biologia – Questões Objetivas

Simulado de Biologia – Questões Objetivas

Biologia, ciência que estuda a vida e os organismos vivos. E também várias outras ciências especializadas como a ecologia, a bioquímica, a genética, a zoologia e a botânica. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

O tratamento biológico de resíduos/efluentes pode ser dividido em três etapas: tratamento primário, secundário e terciário. São operações típicas do tratamento primário. Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 2

As Leguminosas são plantas que possuem hábitos sumamente variáveis, havendo ervas anuais ou perenes, subarbustos, arbustos, lianas e árvores, que vivem nos mais variáveis ambientes, latitudes e altitudes. Sendo que a maioria das Leguminosas estabelece simbiose com bactérias, contribuindo, desta forma, para a fixação do nitrogênio atmosférico e sua incorporação na biomassa vegetal. Conforme a afirmação acima, qual o gênero da bactéria simbionte.




Questão 3

São consideradas técnicas aplicadas na manipulação genética de plantas, EXCETO.




Questão 4

A produção primária líquida varia entre os diferentes ecossistemas terrestres. Em termos globais, classifique os seguintes ecossistemas terrestres em ordem decrescente quanto a sua produção primária líquida e marque a alternativa CORRETA.




Questão 5

De acordo com a Primeira e a Segunda Leis de Mendel:




Questão 6

Na comparação da linfa e do sangue, é correto afirmar que:




Questão 7

As propriedades genéticas da população dependem da frequência gênica e são modificadas por qualquer alteração que ocorra no processo de transmissão dos genes de uma geração para outra. Vários são os agentes capazes de alterar as propriedades genéticas de uma população, dentre os quais pode-se citar:

I. Deriva ou oscilação genética
II. Migração
III. Mutação
IV. Seleção
V. Sistema de acasalamento

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

Helena era casada com Pedro, um primo dela em primeiro grau, cinco anos mais velho. Ambos eram naturais do mesmo município de 3000 habitantes, onde é um costume subir ao altar com um parente. Eles tinham na família "deficientes", tios, tias, primos e primas confinados a cadeiras de rodas devido a uma misteriosa doença que, paulatinamente, enrijece e enfraquece primeiro as pernas e depois os braços, além de afetar a postura em geral e, em menor intensidade, a visão e a fala. (Revista Pesquisa Fapesp, maio/ 2005).

Com base nas informações do texto, é INCORRETO afirmar que




Questão 9

Recentemente, na região de um município não identificado, surgiram vários casos de dengue. Essa doença é transmitida por certos mosquitos, quando sugam o sangue humano. Uma das estratégias de prevenção à dengue é eliminar poças de água nas regiões urbanas, pois, nesse local, desenvolvem-se as larvas desses mosquitos. Com base no texto anterior, é possível concluir que o mosquito transmissor da dengue é:




Questão 10

Em uma cultura de fibroblastos, células produtoras de colágeno existentes em locais como a derme, foi adicionado um aminoácido radioativo. Após intervalos regulares de tempo, a localização do aminoácido radioativo dentro da célula foi determinada por uma técnica de impregnação com prata.

Assinale a alternativa que representa o trajeto a ser percorrido pelo aminoácido no interior da célula.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado