Página Inicial » Disciplina » Simulado de Biologia – Questões Objetivas

Simulado de Biologia – Questões Objetivas

Biologia, ciência que estuda a vida e os organismos vivos. E também várias outras ciências especializadas como a ecologia, a bioquímica, a genética, a zoologia e a botânica. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Insetos necrófagos em todos os estágios imaturos de desenvolvimento foram coletados de um cadáver e enviados ao laboratório forense. Depois da incubação, esses insetos foram identificados como pertencentes à espécie Dermestes maculatus, que possui metamorfose completa. O estágio de desenvolvimento desses insetos mais adequado para estimativa do transcurso do tempo post mortem da vítima é o(a)




Questão 2

A respeito do desenvolvimento embrionário, assinale a assertiva correta.




Questão 3

O fígado é considerado uma glândula mista. São funções do fígado, exceto:




Questão 4

É comum crianças com idade entre 6 meses e 5 anos terem a forma mais frequente de anemia – a anemia ferropriva – causada pela redução da quantidade de hemoglobina no sangue em decorrência da deficiência de ferro.

É INCORRETO afirmar que a deficiência de ferro afeta




Questão 5

O câncer de próstata é o mais frequente nos homens e o segundo maior causador de mortes no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que 400 mil pessoas acima de 45 anos, ou seja, um em cada seis homens pode ter a doença.

São fatores que contribuem para esse grande número de casos de câncer de próstata, EXCETO




Questão 6

Os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentar diversos tipos de células imersas em material extracelular sintetizado por elas. Com relação aos tecidos conjuntivos, assinale a alternativa correta:




Questão 7

Recentemente, na região de um município não identificado, surgiram vários casos de dengue. Essa doença é transmitida por certos mosquitos, quando sugam o sangue humano. Uma das estratégias de prevenção à dengue é eliminar poças de água nas regiões urbanas, pois, nesse local, desenvolvem-se as larvas desses mosquitos. Com base no texto anterior, é possível concluir que o mosquito transmissor da dengue é:




Questão 8

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e pela medula espinhal, e sistema nervoso periférico, composto pelo tecido nervoso localizado fora do sistema nervoso central. A respeito da morfofisiologia do sistema nervoso, julgue os itens que se seguem.

I - O sistema nervoso, por meio dos impulsos elétricos que ocorrem entre seus neurônios, é capaz de integrar todas as partes do corpo.
II - O sistema nervoso central é o responsável pela transmissão das informações dos sentidos ao sistema nervoso periférico.
III - O sistema nervoso periférico controla a entrada e a saída de estímulos nervosos nos diversos órgãos e sistemas do organismo.
IV - No sistema nervoso periférico, estão arquivadas as memórias.

Estão certos apenas os itens




Questão 9

As propriedades genéticas da população dependem da frequência gênica e são modificadas por qualquer alteração que ocorra no processo de transmissão dos genes de uma geração para outra. Vários são os agentes capazes de alterar as propriedades genéticas de uma população, dentre os quais pode-se citar:

I. Deriva ou oscilação genética
II. Migração
III. Mutação
IV. Seleção
V. Sistema de acasalamento

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 10

A “doença dos pontos brancos” ou ictiofitiríase é causada pelo protozoário Ichthyophthirius multifiliis, um ectoparasita encontrado no mundo inteiro, responsável pelos maiores prejuízos nas pisciculturas de água doce. Sobre essa doença pode-se afirmar que:

I. Ocorre principalmente em pisciculturas onde há oscilações térmicas bruscas ou que possuem qualidade de água inadequada, favorecendo o aparecimento da doença devido ao estresse dos peixes.
II. Os sinais característicos da presença deste protozoário são a descamação dos peixes, corrosão das nadadeiras e presença de pontos brancos na pele e nas brânquias.
III. É uma enfermidade difícil de ser tratada. O uso de banhos terapêuticos com cloreto de sódio ou formalina comercial pode ser recomendado para tratamento.
IV. A retirada dos peixes infestados por estes parasitas dos tanques impede a proliferação da doença.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado