Simulado de Biologia – Questões Objetivas

Biologia, ciência que estuda a vida e os organismos vivos. E também várias outras ciências especializadas como a ecologia, a bioquímica, a genética, a zoologia e a botânica. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Na estrutura de uma raiz são encontrados diferentes tipos de tecidos. Um deles é o meristema, que tem a função de:




Questão 2

Todos os seres vivos têm suas informações genéticas codificadas pelas sequências de bases nitrogenadas dos ácidos nucleicos. Assinale a alternativa correta, considerando as informações abaixo:

Fita 1 → AAAGATCCCGAATCGGTCGGCGATTTATCG
Fita 2 → TTTCTAGGGCTTAGCCAGCCGCTAAATAGC




Questão 3
No microscópio eletrônico de varredura, devido à necessidade de interação do feixe eletrônico com a amostra, alguns elétrons são absorvidos pela amostra. Esses elétrons devem ser conduzidos para o fio terra do microscópio. Por isso, recomenda-se



Questão 4

Recentemente, na região de um município não identificado, surgiram vários casos de dengue. Essa doença é transmitida por certos mosquitos, quando sugam o sangue humano. Uma das estratégias de prevenção à dengue é eliminar poças de água nas regiões urbanas, pois, nesse local, desenvolvem-se as larvas desses mosquitos. Com base no texto anterior, é possível concluir que o mosquito transmissor da dengue é:




Questão 5

A respeito do tecido epitelial, podemos afirmar:

I – Reveste internamente as cavidades.
II – O epitélio da epiderme é classificado como estratificado pavimentoso queratinizado.
III – Faz contato direto com o tecido conjuntivo subjacente que serve apenas para a sustentação.

É correto afirmar que apenas:




Questão 6

Das doenças sexualmente transmissíveis (DST), MARQUE a que é causada por um protozoário:




Questão 7

Há um critério básico na filogenia para a definição de um táxon. Para que um grupo de organismos seja considerado um táxon ele deve ser:




Questão 8

O câncer de próstata é o mais frequente nos homens e o segundo maior causador de mortes no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que 400 mil pessoas acima de 45 anos, ou seja, um em cada seis homens pode ter a doença.

São fatores que contribuem para esse grande número de casos de câncer de próstata, EXCETO




Questão 9

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e pela medula espinhal, e sistema nervoso periférico, composto pelo tecido nervoso localizado fora do sistema nervoso central. A respeito da morfofisiologia do sistema nervoso, julgue os itens que se seguem.

I - O sistema nervoso, por meio dos impulsos elétricos que ocorrem entre seus neurônios, é capaz de integrar todas as partes do corpo.
II - O sistema nervoso central é o responsável pela transmissão das informações dos sentidos ao sistema nervoso periférico.
III - O sistema nervoso periférico controla a entrada e a saída de estímulos nervosos nos diversos órgãos e sistemas do organismo.
IV - No sistema nervoso periférico, estão arquivadas as memórias.

Estão certos apenas os itens




Questão 10

De acordo com a Primeira e a Segunda Leis de Mendel:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado