Simulado de Biologia – Questões Objetivas

Biologia, ciência que estuda a vida e os organismos vivos. E também várias outras ciências especializadas como a ecologia, a bioquímica, a genética, a zoologia e a botânica. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

De acordo com a sequencia correta da teoria evolutiva, as plantas terrestres podem ser classificadas em:




Questão 2

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e é, também, conhecido pelos nomes folato e vitamina B9. Essa vitamina atua na transformação e síntese de proteínas. Além disso, auxilia a divisão celular e, consequentemente, o crescimento dos tecidos. Sobre o ácido fólico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

() Impede malformações do tubo neural do bebê, durante a gestação: anencefalia e espinha bífida (exposição da medula espinhal) e lábio leporino.
() O ácido fólico tem importante papel na oncologia, principalmente a partir da sua ação como cofator na metilação do DNA e na síntese de purinas e pirimidinas.
() O ácido fólico é biossintetizado pelas plantas: a porção de pteridina é produzida no citosol, a de PABA (ácido para-aminobenzoico) é formada em plastídios, e as duas são acopladas e glutamiladas nas mitocôndrias das células vegetais.

Assinale a sequência correta.




Questão 3

As propriedades genéticas da população dependem da frequência gênica e são modificadas por qualquer alteração que ocorra no processo de transmissão dos genes de uma geração para outra. Vários são os agentes capazes de alterar as propriedades genéticas de uma população, dentre os quais pode-se citar:

I. Deriva ou oscilação genética
II. Migração
III. Mutação
IV. Seleção
V. Sistema de acasalamento

Assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

Uma proteína de 40 aminoácidos sofreu desnaturação após ter sido exposta a uma alta concentração de ureia. Em seguida, a ureia foi retirada e a proteína retornou ao estado original de conformação enovelada, permitindo que as cadeias laterais de leucina e valina se agrupassem no interior dessa proteína. A explicação para esse fato é que




Questão 5

A imagem formada a partir do sinal captado na varredura eletrônica de uma superfície pode apresentar diferentes características, uma vez que a imagem resulta da amplificação de um sinal obtido de uma interação entre o feixe eletrônico e o material da amostra. Diferentes sinais podem ser emitidos pela amostra. Os tipos de sinais (elétrons) utilizados na formação de imagens por microscopia eletrônica de varredura são




Questão 6

A determinação da idade de unidades litológicas e a reconstrução de ambientes pretéritos podem ser realizadas por meio de estudos paleontológicos. Embora a maioria dos fósseis correspondam a estruturas ósseas, insetos e outros invertebrados podem também ser encontrados, principalmente em âmbar. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.




Questão 7

A produção primária líquida varia entre os diferentes ecossistemas terrestres. Em termos globais, classifique os seguintes ecossistemas terrestres em ordem decrescente quanto a sua produção primária líquida e marque a alternativa CORRETA.




Questão 8

Insetos necrófagos em todos os estágios imaturos de desenvolvimento foram coletados de um cadáver e enviados ao laboratório forense. Depois da incubação, esses insetos foram identificados como pertencentes à espécie Dermestes maculatus, que possui metamorfose completa. O estágio de desenvolvimento desses insetos mais adequado para estimativa do transcurso do tempo post mortem da vítima é o(a)




Questão 9

Na comparação da linfa e do sangue, é correto afirmar que:




Questão 10
No microscópio eletrônico de varredura, devido à necessidade de interação do feixe eletrônico com a amostra, alguns elétrons são absorvidos pela amostra. Esses elétrons devem ser conduzidos para o fio terra do microscópio. Por isso, recomenda-se



Tempo de simulado:

Comentar Simulado