Simulado de Biologia – Questões Objetivas

Biologia, ciência que estuda a vida e os organismos vivos. E também várias outras ciências especializadas como a ecologia, a bioquímica, a genética, a zoologia e a botânica. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

O microscópio eletrônico de varredura não pode fornecer informações sobre

Questão 2

As células procarióticas e as eucarióticas possuem organelas citoplasmáticas importantes na manutenção do metabolismo celular. Sobre essas organelas, assinale a alternativa correta:

Questão 3

As plantas C4 desenvolveram mecanismos de concentração de CO2 os quais contribuem para reduzir a fotorrespiração, o que pode representar vantagens ou desvantagens para esse tipo de planta. Sobre as vantagens do mecanismo de concentração de CO2 das plantas C4, é INCORRETO afirmar que:

Questão 4

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e é, também, conhecido pelos nomes folato e vitamina B9. Essa vitamina atua na transformação e síntese de proteínas. Além disso, auxilia a divisão celular e, consequentemente, o crescimento dos tecidos. Sobre o ácido fólico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

() Impede malformações do tubo neural do bebê, durante a gestação: anencefalia e espinha bífida (exposição da medula espinhal) e lábio leporino.
() O ácido fólico tem importante papel na oncologia, principalmente a partir da sua ação como cofator na metilação do DNA e na síntese de purinas e pirimidinas.
() O ácido fólico é biossintetizado pelas plantas: a porção de pteridina é produzida no citosol, a de PABA (ácido para-aminobenzoico) é formada em plastídios, e as duas são acopladas e glutamiladas nas mitocôndrias das células vegetais.

Assinale a sequência correta.

Questão 5

Quando um único óvulo é fecundado por um espermatozoide, NÃO é possível que ocorra a formação de

Questão 6

Em uma cultura de fibroblastos, células produtoras de colágeno existentes em locais como a derme, foi adicionado um aminoácido radioativo. Após intervalos regulares de tempo, a localização do aminoácido radioativo dentro da célula foi determinada por uma técnica de impregnação com prata.

Assinale a alternativa que representa o trajeto a ser percorrido pelo aminoácido no interior da célula.

Questão 7

As bactérias são seres aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária. São essenciais para a manutenção da vida em nosso planeta, a começar pelo próprio fato de terem sido os primeiros organismos a aparecer na superfície terrestre, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Acredita-se que se transformaram em mitocôndrias e cloroplastos por endossimbiose nos organismos eucarionte, ou seja: sem as bactérias, não existiriam células eucariontes e, tampouco, células vegetais.

Assinale o Reino a que pertencem e forma de organização nuclear das bactérias:

Questão 8

O código genético é formado por códons (conjunto de trincas de bases nitrogenadas). A sequência de códons do RNA mensageiro pode determinar a sequência de aminoácidos de uma proteína. Sobre a tabela do código genético, é correto afirmar:

Questão 9

De acordo com a Primeira e a Segunda Leis de Mendel:

Questão 10

A “doença dos pontos brancos” ou ictiofitiríase é causada pelo protozoário Ichthyophthirius multifiliis, um ectoparasita encontrado no mundo inteiro, responsável pelos maiores prejuízos nas pisciculturas de água doce. Sobre essa doença pode-se afirmar que:

I. Ocorre principalmente em pisciculturas onde há oscilações térmicas bruscas ou que possuem qualidade de água inadequada, favorecendo o aparecimento da doença devido ao estresse dos peixes.
II. Os sinais característicos da presença deste protozoário são a descamação dos peixes, corrosão das nadadeiras e presença de pontos brancos na pele e nas brânquias.
III. É uma enfermidade difícil de ser tratada. O uso de banhos terapêuticos com cloreto de sódio ou formalina comercial pode ser recomendado para tratamento.
IV. A retirada dos peixes infestados por estes parasitas dos tanques impede a proliferação da doença.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *