Simulado de Biologia – Questões Objetivas

Biologia, ciência que estuda a vida e os organismos vivos. E também várias outras ciências especializadas como a ecologia, a bioquímica, a genética, a zoologia e a botânica. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

O fígado é considerado uma glândula mista. São funções do fígado, exceto:

Questão 2

Insetos necrófagos em todos os estágios imaturos de desenvolvimento foram coletados de um cadáver e enviados ao laboratório forense. Depois da incubação, esses insetos foram identificados como pertencentes à espécie Dermestes maculatus, que possui metamorfose completa. O estágio de desenvolvimento desses insetos mais adequado para estimativa do transcurso do tempo post mortem da vítima é o(a)

Questão 3

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, composto pelo encéfalo e pela medula espinhal, e sistema nervoso periférico, composto pelo tecido nervoso localizado fora do sistema nervoso central. A respeito da morfofisiologia do sistema nervoso, julgue os itens que se seguem.

I - O sistema nervoso, por meio dos impulsos elétricos que ocorrem entre seus neurônios, é capaz de integrar todas as partes do corpo.
II - O sistema nervoso central é o responsável pela transmissão das informações dos sentidos ao sistema nervoso periférico.
III - O sistema nervoso periférico controla a entrada e a saída de estímulos nervosos nos diversos órgãos e sistemas do organismo.
IV - No sistema nervoso periférico, estão arquivadas as memórias.

Estão certos apenas os itens

Questão 4

As células procarióticas e as eucarióticas possuem organelas citoplasmáticas importantes na manutenção do metabolismo celular. Sobre essas organelas, assinale a alternativa correta:

Questão 5

Uma proteína de 40 aminoácidos sofreu desnaturação após ter sido exposta a uma alta concentração de ureia. Em seguida, a ureia foi retirada e a proteína retornou ao estado original de conformação enovelada, permitindo que as cadeias laterais de leucina e valina se agrupassem no interior dessa proteína. A explicação para esse fato é que

Questão 6

A síndrome de Down, também chamada trissomia do cromossomo 21, geralmente é causada pela presença de um cromossomo 2 1 a mais nas células dos afetados, isto é, em vez de dois cromossomos 2 1 , a pessoa tem três. Acerca dessa síndrome, analise as afirmativas.

I - A trissomia do cromossomo 21 é originada durante as anáfases I ou II da meiose pelo processo de não disjunção meiótica.
II - Essa síndrome pode ocorrer também devido a translocações envolvendo os cromossomos 14 e 21.
III - O cariótipo de uma pessoa com a Síndrome de Down pode ser representado por: 47, XX ou XY, +21.

Está correto o que se afirma em

Questão 7

Em uma cultura de fibroblastos, células produtoras de colágeno existentes em locais como a derme, foi adicionado um aminoácido radioativo. Após intervalos regulares de tempo, a localização do aminoácido radioativo dentro da célula foi determinada por uma técnica de impregnação com prata.

Assinale a alternativa que representa o trajeto a ser percorrido pelo aminoácido no interior da célula.

Questão 8

São consideradas técnicas aplicadas na manipulação genética de plantas, EXCETO.

Questão 9

Recentemente, na região de um município não identificado, surgiram vários casos de dengue. Essa doença é transmitida por certos mosquitos, quando sugam o sangue humano. Uma das estratégias de prevenção à dengue é eliminar poças de água nas regiões urbanas, pois, nesse local, desenvolvem-se as larvas desses mosquitos. Com base no texto anterior, é possível concluir que o mosquito transmissor da dengue é:

Questão 10

O tratamento biológico de resíduos/efluentes pode ser dividido em três etapas: tratamento primário, secundário e terciário. São operações típicas do tratamento primário. Assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *