Página Inicial » Disciplina » Simulado de Português – Questões Objetivas

Simulado de Português – Questões Objetivas

A língua portuguesa ou, simplesmente, português, é a quinta língua mais falada do mundo e originada no galego-português. Para você avaliar seu conhecimento nessa língua, que é adotada em nove países, preparamos esse simulado com questões objetivas de Português.

Questão 1

Abaixo aparecem indicados tipos diversos de textos; entre eles, o tipo que apresenta um modelo adequado é:




Questão 2

A frase em que a palavra destacada está flexionada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa é:




Questão 3

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

I. Mesmo tendo ________________ a conta, o cliente teve a sua assinatura cancelada.
II. Até ontem à noite, as mercadorias não tinham________________.
III. Eu deveria ter ____________ o pen drive.




Questão 4

Uma frase redigida com clareza e em conformidade com a norma-padrão da língua é:




Questão 5

De acordo com a norma padrão da língua, em qual alternativa a frase NÃO apresenta erro ?




Questão 6

Em relação a alguns casos de emprego dos porquês, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

Usa-se “___________” nas interrogativas diretas e indiretas. Nesse caso, é um advérbio interrogativo.

“___________” é um substantivo. Equivale a “causa”, “motivo”, “razão”. Nesse caso, o artigo o precede.
“__________” introduz uma explicação. Equivale a “pois”.

Nesse caso, é uma conjunção coordenativa explicativa.




Questão 7

Clara dos Anjos
Lima Barreto

O carteiro Joaquim dos Anjos não era homem de serestas e serenatas, mas gostava de violão e de modinhas. Ele mesmo tocava flauta, instrumento que já foi muito estimado, não o sendo tanto atualmente como outrora. Acreditava-se até músico, pois compunha valsas, tangos e acompanhamentos para modinhas. Aprendera a “artinha” musical na terra de seu nascimento, nos arredores de Diamantina, e a sabia de cor e salteado; mas não saíra daí. Pouco ambicioso em música, ele o era também nas demais manifestações de sua vida. Empregado de um advogado famoso, sempre quisera obter um modesto emprego público que lhe desse direito à aposentadoria e ao montepio, para a mulher e a filha. Conseguira aquele de carteiro, havia quinze para vinte anos, com o qual estava muito contente, apesar de ser trabalhoso e o ordenado ser exíguo. Logo que foi nomeado, tratou de vender as terras que tinha no local de seu nascimento e adquirir aquela casita de subúrbio, por preço módico, mas, mesmo assim, o dinheiro não chegara e o resto pagou ele em prestações. Agora, e mesmo há vários anos, estava de plena posse dela. Era simples a casa. Tinha dois quartos, um que dava para a sala de visitas e outro, para a de jantar. Correspondendo a um terço da largura total da casa, havia, nos fundos, um puxadito que era a cozinha. Fora do corpo da casa, um barracão para banheiro, tanque, etc; e o quintal era de superfície razoável, onde cresciam goiabeiras maltratadas e um grande tamarindeiro copado. A rua desenvolvia-se no plano, e, quando chovia, encharcava que nem um pântano; entretanto, era povoada e dela se descortinava um lindo panorama de montanhas que pareciam cercá-la de todos os lados, embora a grande distância. Tinha boas casas a rua. Havia até uma grande chácara de outros tempos com aquela casa característica de velhas chácaras de longa fachada, de teto acaçapado, forrada de azulejos até a metade do pé-direito, um tanto feia, é fato, sem garridice¹, mas casando-se perfeitamente com as anosas² mangueiras, com as robustas jaqueiras e com todas aquelas grandes e velhas árvores que, talvez, os que as plantaram não tivessem visto frutificar.

1- Brilho, elegância.
2- Velhas.

( COUTINHO, Afrânio., 4ª ed. vol. I RJ: EDLE, 1970, págs. 248/249.) Clara dos Anjos. In Antologia Brasileira de Literatura.

Após a leitura do texto, depreendemos que:




Questão 8

Primeira parcela do 13° de aposentados soma R$ 11 bi

SANDRA MANFRINI - Agência Estado

BRASÍLIA - A antecipação do pagamento de metade do valor do 13o salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai representar uma injeção extra na economia de R$ 11,220 bilhões nos meses de agosto e setembro. Os dados são do Ministério da Previdência Social, que informou ainda que serão contemplados com a antecipação 25.617.695 benefícios em todo o Brasil.

O decreto autorizando o pagamento antecipado desse benefício foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e a parcela virá com a folha de pagamento de agosto, que será paga entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. Nessa primeira parcela do 13o não haverá desconto do Imposto de Renda, o que, pela legislação, só é cobrado em dezembro, quando é feito o pagamento da segunda parcela da gratificação.

Essa é a sexta vez que a Previdência antecipa o pagamento da parcela do 13o. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre governo e entidades representativas de aposentados e pensionistas, que estabelecia que a antecipação seria feita até 2010. No entanto, o governo atendeu a uma reivindicação dos aposentados e manteve o pagamento antecipado neste ano, colaborando, segundo a Previdência, para "o aquecimento da economia".

O Ministério da Previdência explicou que, por lei, não têm direito ao 13o salário e, portanto, não receberão a antecipação, os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário- família.

(Disponível em www.estadao.com.br)

Sobre a palavra "antecipação", que aparece em destaque no texto, analise as afirmações.

I.É um substantivo.
II. Possui um equivalente masculino. ,
III.Possui flexão de número.
IV. Está no aumentativo.

É correto o que se afirma em:




Questão 9

“Os alunos preparam-se para cantar o hino nacional”. O termo que substitui adequadamente a palavra “alunos” no enunciado acima é




Questão 10

Considerando-se as normas de acentuação, assinalar a alternativa CORRETA:




Tempo de simulado:

um comentário

  1. Eliane
    #QT-57 A minha resposta foi a letra D.

Comentar Simulado