Página Inicial » Disciplina » Simulado de Português – Questões Objetivas

Simulado de Português – Questões Objetivas

A língua portuguesa ou, simplesmente, português, é a quinta língua mais falada do mundo e originada no galego-português. Para você avaliar seu conhecimento nessa língua, que é adotada em nove países, preparamos esse simulado com questões objetivas de Português.

Questão 1

Em “... no ser humano, o DNA principal, que fica no núcleo celular, é uma mistura...”, o pronome relativo pode ser substituído, sem alteração de sentido ou incorreção gramatical, por:




Questão 2

A CURIOSIDADE BOA

Sim, somos curiosos. Se considerarmos que ser curioso é querer saber, conhecer, desbravar, ir além, somos definitivamente uma espécie dotada de grande curiosidade, e talvez essa seja uma vantagem competitiva que estimula nossa evolução.
Não dá para se habitar um espaço que não se conhece. Qualquer animal ao chegar a um novo lugar trata imediatamente de explorá-lo até entender como pode viver nele, onde estão as melhores fontes de alimento, quais os possíveis perigos, como encontrar abrigo se for necessário. Essa busca de entendimento do ambiente, bem como a necessidade de conhecer novos espaços, pode ser definida como curiosidade, uma qualidade natural e inata, que provoca a exploração, a inspeção e leva à descoberta e à ampliação do conhecimento.
A curiosidade, então, é uma propriedade dos seres vivos, especialmente dos mamíferos, dotados de um córtex mais desenvolvido, portanto mais apto à busca da adaptação ao ambiente. Pois esse instinto animal também existe no homem, e nele ganha outra proporção, bem aplicada. Nos humanos, a curiosidade vai além da necessidade de sobrevivência, passa pela busca do aprimoramento da qualidade de viver e chega à fantástica capacidade de criar novas possibilidades. Sem a curiosidade e a transgressão não seríamos criativos, não teríamos inventado nem uma roda, quanto mais um smartphone ou um robô espacial.
É claro que há diferentes, digamos assim, tipos de curiosidade. Uma coisa é querer entender a essência da matéria e descobrir o átomo, outra é não sossegar até descobrir com quem a colega de escritório está saindo às escondidas e espalhar uma fofoca braba por toda a empresa. Apesar disso, a essência é a mesma: a necessidade humana de transformar o desconhecido em conhecido, deslindando os mistérios, esclarecendo as incógnitas, desnudando as verdades.

Eugenio Mussak – Revista Vida Simples – Edição 123 – outubro 2012.

Assinale a alternativa que contém palavras retiradas do texto que não seguem a mesma regra de acentuação.




Questão 3

O texto abaixo é um recorte de uma música. Observe:

Eu já paguei o Peg-Pag, meu pecado,
Mais a conta do rosário que eu comprei pra mim rezar
Ave Maria.

Conforme a norma-padrão, o uso do pronome pessoal oblíquo na construção do enunciado em questão está




Questão 4

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Ave símbolo da Argentina, os ______________ são aqueles pássaros que conseguem manipular barro, construindo ninhos nos troncos das árvores.




Questão 5

Leia o trecho a seguir.

pessoas que sentem antipatia pelos chefes, e quem tenha aversão às pessoas loiras ou altas, jovens ou que sempre sorriem. A lista é infinita”

O verbo “haver”, com esse significado, é chamado de impessoal, por ser conjugado apenas na 3ª pessoa do singular. Assinale a alternativa que apresenta outro verbo que, com um significado específico, também é impessoal.




Questão 6

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

I. Mesmo tendo ________________ a conta, o cliente teve a sua assinatura cancelada.
II. Até ontem à noite, as mercadorias não tinham________________.
III. Eu deveria ter ____________ o pen drive.




Questão 7

“O povo não gosta de música clássica"

Estudante de Letras, mal chegado à faculdade, comecei a dar aulas de Português numa escola pública da periferia da cidade. Estava feliz porque gostei do trabalho de professor, nessa escola estadual frequentada sobretudo por comerciários, office boys, aprendizes de ofício, feirantes etc. Éramos quase todos da mesma idade, havia camaradagem entre nós.
Um dia convidei um grupinho dos mais chegados pra ir à minha casa ouvir música. “Música clássica", adverti. Preparei um programinha meio didático, dentro da sequência histórica, com peças mais ou menos breves que iam do canto gregoriano a Villa-Lobos. Comentava as diferenças de estilo, de sentimento, de complexidade. A sessão toda durou quase duas horas, incluindo minhas tagarelices. Gostaram muito.
Dois ou três dias depois, um deles (pobre, como os outros) apareceu na aula com um embrulho na mão. “Professor, comprei hoje isso pra mim. O senhor acha que essa música é boa?" Era um LP de Tchaikovsky, talvez com sinfonias ou aberturas, não me lembro. Disse que sim, e ele saiu todo sorridente. Imaginei a cena do dia: ele entrando numa casa de disco do centro da cidade e pedindo um “disco de música clássica". Venderam-lhe uma gravação barata, nacional.
Ao final do ano letivo despediu-se de mim (sairia da escola, concluído o primeiro grau) e me deixou na mão um bilhetinho. Não decorei as palavras, que eram poucas, mais ou menos estas: “Professor, muito obrigado por me fazer gostar de música clássica". Desmoronei um pouco, pensando em como este país poderia ser diferente. Não lhe disse, na hora, que a gente pode gostar naturalmente de qualquer música: é preciso que não obstruam nosso acesso a todos os gêneros musicais. E embora seja quase impossível que estas palavras cheguem ao meu antigo aluno, pergunto-lhe agora, com mais de quatro décadas de atraso: “Então, seu Carlos, gostou do Tchaikovsky?"

(Teotônio Ramires, inédito)

Da pressuposição de que ...... passa-se à inferência de que ......

Em relação ao texto, a frase acima expressará um pensamento coerente preenchendo-se as lacunas, na ordem dada, com os segmentos:




Questão 8

“São as ideias dançantes na cabeça que fazem as tintas dançarem sobre a tela.” A preposição sobre indica a mesma relação de sentido que a verificada na alternativa:




Questão 9

Analise as afirmativas a seguir:

I - Sem motivo algum, ele para o carro no meio da rua.
II – Eles têm uma grande amizade, desde a infância.
III – A estudante foi visitar sua mãe na cidade de Bocaiúva.
IV – Viajar lhe causa enjôo.
V – Eles lêem jornal diariamente.

Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 10

“Os alunos preparam-se para cantar o hino nacional”. O termo que substitui adequadamente a palavra “alunos” no enunciado acima é




Tempo de simulado:

Comentar Simulado