Página Inicial » Disciplina » Simulado de Português – Questões Objetivas

Simulado de Português – Questões Objetivas

A língua portuguesa ou, simplesmente, português, é a quinta língua mais falada do mundo e originada no galego-português. Para você avaliar seu conhecimento nessa língua, que é adotada em nove países, preparamos esse simulado com questões objetivas de Português.

Questão 1

Marcar C para as frases com concordância nominal ou verbal Certa, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() Devem fazer horas que estou esperando o resultado do exame.
() Hajam vista as reações, o comentário do professor foi infeliz para o momento.
() Queremos que as questões da prova sejam o mais fáceis possível.
() Choveu ofertas nas lojas de eletrodomésticos.




Questão 2

As imagens a seguir são peças da campanha publicitária de um automóvel da empresa Volkswagen. Ambas fazem uso de uma figura de linguagem chamada hipérbole.

Imagem 1

Imagem 2

Tal figura de linguagem confere ao texto, escrito ou imagético, um efeito de




Questão 3

O acento grave está utilizado de acordo com a norma-padrão na seguinte frase:




Questão 4

O sexo que não quer ser mais frágil.

Ao longo dos séculos, a ideia que a sociedade faz de um corpo feminino belo, sempre ditada por homens, transformou-se a ponto de encerrar visões quase opostas. Na Europa renascentista, o ideal estético pressupunha opulência, em geral associada à gordura. O final do século XX idealizava as modelos macérrimas, que costumam se sair melhor diante das lentes dos fotógrafos de moda. A emergência da nova mulher de corpo esculpido em longas sessões de malhação na academia reflete o espírito do nosso tempo. De certo modo, pelo exagero na definição dos músculos e das formas, ela guarda parentesco com o maneirismo, a estética do período entre o Renascimento e o Barroco, que passa hoje por um processo de reabilitação entre os críticos de arte.
(Adaptado da Revista Época nº 613)




Questão 5

Forçar sorriso piora o seu humor

Sabe aquele sorriso forçado que você solta para________ um pouco do mau humor ou para disfarçar quando não gosta de uma pessoa ou situação? Colando ou não (vai depender das suas habilidades teatrais), colocá-lo no rosto piora o seu estado de espírito, e, no trabalho, pode enxugar um bocado a sua produtividade. Quem diz isso são os pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, nos EUA. Eles acompanharam um grupo de motoristas de ônibus (ótimas cobaias, já que são forçados a lidar com pessoas o tempo todo, estando ou não a fim de socializar) por duas semanas e constataram que, conforme eles sorriam sinceramente, seu humor ia melhorando cada vez mais; mas quando o sorriso vinha forçado, por algum motivo, o humor dos motoristas tendia a se deteriorar rapidinho, e eles ainda ________ a concentração no trabalho. Esconder as emoções não dá
muito prazer, e o efeito, no caso, foi ainda mais significativo entre as mulheres. Culpa das convenções sociais: elas crescem sendo encorajadas a demonstrar mais as emoções do que os homens. Disfarçá-las, então, tende a ser ainda mais sacrificante.

http://super.abril.com.br/blog/ciencia... - adaptado.

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:




Questão 6

Marque a alternativa que lista, respectivamente, os porquês que podem ser usados adequadamente nas lacunas do período "Você só quer nos ajudar, ________ tem segundas intenções. – ________ vocês afirmam isso? Agora quero realmente saber o ________ dessa calúnia!":




Questão 7

A concordância está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:




Questão 8

A palavra ou a expressão destacada aparece corretamente grafada, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, em:




Questão 9

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

Ave símbolo da Argentina, os ______________ são aqueles pássaros que conseguem manipular barro, construindo ninhos nos troncos das árvores.




Questão 10

Analise a frase a seguir: Bastantes postos aumentaram o valor do combustível. Assinale a alterativa CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado