Simulado Auditor de Controle Interno

A Auditoria Interna tem como objetivo principal examinar a conformidade e avaliar a eficiência da gestão administrativa, bem como os resultados obtidos. Além disso, busca fornecer informações relevantes para aprimorar os procedimentos administrativos, em consonância com os objetivos e metas estabelecidos pela Administração.

Apresentamos um simulado composto por questões previamente aplicadas em Concursos Públicos. Sinta-se convidado(a) a respondê-las.

Questão 1

Sobre o Plano Plurianual, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma, com base na legislação vigente, e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.
( ) A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
( ) Em âmbito federal, o projeto de lei relativo ao Plano Plurianual deve ser enviado para apreciação do Congresso no primeiro ano de mandato do Chefe do Poder Executivo até oito meses antes do encerramento do exercício.

Questão 2

Os montantes inscritos em restos a pagar processados e não-processados no exercício de 2022, importam, respectivamente, em:

Questão 3

Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, são competências do Sistema de Controle Interno Federal, EXCETO:

Questão 4

Estágio da despesa orçamentária que se considera como momento do consumo do crédito orçamentário, constituindo-se em garantia da administração para com o credor de que haverá recursos para adimplir a obrigação com ele assumida:

Questão 5

A Lei Orçamentária Anual de cada ente federado deverá evidenciar, a cada exercício financeiro, todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público. Trata-se do enunciado básico do princípio da:

Questão 6

A Lei de Diretrizes Orçamentárias deverá conter anexo destinado a evidenciar, entre outras informações, a evolução do patrimônio líquido, nos últimos três exercícios, destacando a origem e a aplicação dos recursos obtidos com a alienação de ativos, bem como a avaliação da situação financeira e atuarial do regime próprio de previdência social dos servidores públicos. Trata-se do:

Questão 7

Acerca do tipo de Orçamento Público no Brasil, e levando em consideração a normatização vigente, é correto afirmar que:

Questão 8

Com base no regramento vigente, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma sobre a Receita Pública e assinale a alternativa que evidencie a sequência correta.

( ) A Lei de Orçamentos compreenderá todas as receitas, exceto as de operações de crédito, haja vista constituírem-se em fato contábil meramente permutativo.
( ) Os depósitos em caução e as fianças são exemplos de receitas orçamentárias efetivas.
( ) Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

Questão 9

Para fins de apuração do resultado orçamentário do exercício financeiro, a receita considerar-seá realizada no estágio:

Questão 10

O modelo de administração pública ____________ surgiu no Brasil na década de 1990, como resposta aos problemas de ineficiência e ineficácia da administração pública burocrática. Algumas de suas características são a adoção de práticas de gestão empresarial, com ênfase na definição de metas, no monitoramento de resultados e na avaliação de desempenho. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna anterior.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *