Simulado Auxiliar de Veterinário

Ele é o responsável por cuidar dos animais sob a supervisão do veterinário. O profissional pode prestar serviços para o mercado pet. 

Preparamos este simulado com questões que caíram em provas para Concursos Públicos, responda

Questão 1

A definição clássica de zoonoses é a de doenças que são transmitidas de animais para humanos, ou de humanos para os animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define as zoonoses como doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e seres humanos. São doenças com potencial zoonótico:

I. Raiva.
II. Cinomose.
III. Brucelose.
IV. Leptospirose.

Quais estão corretas?

Questão 2

O equipamento denominado autoclave é utilizado para a esterilização de materiais, como vidrarias e instrumental cirúrgico, por exemplo. A eliminação de todas as formas de microrganismos ocorre após 15 a 20 minutos sob temperatura de 121ºC. Nesse equipamento, o fator letal para destruir os microrganismos ocorre pela conjugação de:

Questão 3

A eutanásia em animais, quando não executada pelo Médico Veterinário, deve ser realizada sob a supervisão deste profissional e por um indivíduo treinado e habilitado para o procedimento. Assim, o auxiliar de veterinário treinado está capacitado para realizar esse procedimento. O executor da eutanásia deve ser capaz de identificar o momento da morte do animal através de indicadores que a caracterizam. Em relação à confirmação da morte do animal, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Ausência de movimentos torácicos e sinais de respiração. Essa confirmação per se não é suficiente, pois a parada respiratória sempre antecede a cardíaca e pode ser reversível.
( ) Ausência de batimentos cardíacos e pulso, que podem ser constatados com a utilização de estetoscópio, palpação torácica e compressão digital de artéria superficial.
( ) Perda do reflexo corneal, que é avaliado por compressão digital da córnea com retração reflexa do globo ocular.
( ) Perda da coloração das membranas mucosas que ocorre por ausência de fluxo sanguíneo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 4

Um cão será submetido à cistocentese, contando com o auxílio do aparelho de ultrassom. O auxiliar do veterinário deverá posicionar o animal de modo que esse procedimento seja realizado com as medidas técnicas preconizadas. O procedimento citado (cistocentese) é realizado com o objetivo de:

Questão 5

Os medicamentos aplicados nos animais pelas vias intravenosa (IV, dentro da veia), intramuscular (IM, dentro do músculo), subcutânea (SC, embaixo da pele) e intraperitoneal (IP, dentro da cavidade peritoneal), caracterizam-se por serem fundamentalmente:

Questão 6

Uma doença dos animais que pode ser transmitida ao homem é a toxoplasmose. A gravidade da doença é mais acentuada em pessoas imunodeprimidas e em mulheres grávidas. Assinale a alternativa onde está citado o nome do animal associado ao risco da transmissão da doença para as pessoas por ser o hospedeiro definitivo do Toxoplasma gondii.

Questão 7

Para a colheita de sangue de um bovino, optou-se pela punção com sistema a vácuo na veia jugular externa. Esse vaso sanguíneo é acessado na região:

Questão 8

Durante uma consulta veterinária, no exame clínico foi constatada a presença de icterícia na mucosa ocular. O termo icterícia significa:

Questão 9

Um animal suspeito de estar com leptospirose está sendo atendido pelo médico veterinário e seu auxiliar. Após o exame clínico inicial, o animal fica internado no hospital para observação da evolução do quadro clínico em função da medicação instituída. Durante o período de internação, o animal é manipulado várias vezes ao dia. Sabendo que a leptospirose é uma zoonose bacteriana, os cuidados para reduzir as possibilidades de transmissão da doença para as pessoas é uma medida de grande importância. A mais frequente via de transmissão da doença ocorre pelo contato com qual dos seguintes materiais contaminados?

Questão 10

Os desinfetantes têm largo espectro de atividade antimicrobiana, podendo ser utilizados em vários locais, incluindo a criação de animais, salas de ordenha, canis, gatis e na atividade médico-hospitalar. Seu uso tem grande importância devido às suas propriedades bactericidas, viricidas e fungicidas que causam a inativação de microrganismos na forma vegetativa (não esporulada) em superfícies inanimadas. O Hipoclorito de Sódio é um desinfetante amplamente utilizado e facilmente disponível no comércio. O nome popular desse produto é:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *