Simulado de Física – Questões Objetivas

Responda questões objetivas sobre Física, que é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Onde também analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Buscando a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno.

Questão 1

Quando uma lâmpada brilha mais do que outra, quer dizer que deve estar passando uma maior corrente elétrica pelo seu filamento. Para essa situação ocorrer, é necessário que ela possua uma resistência elétrica:

Questão 2

A presença de harmônicas na tensão da rede elétrica provoca uma variação no fator de potência da carga, pois

Questão 3

Um corpo cai em queda livre da altura de 80 m, a partir do repouso. Considere para a aceleração da gravidade o valor 10 m/s2.
Durante o último segundo da queda o corpo cai, em m,

Questão 4

Considere as unidades físicas apresentadas abaixo.

I. joule.
II. newton × metro.
III. caloria.
IV. watt × segundo.
V. volt × ampère.

A única que NÃO deve ser utilizada para expressar a energia dissipada por atrito é a

Questão 5

Numa pista de prova um automóvel de massa 1,50 . 103 kg é acelerado uniformemente, a partir do repouso, e adquire a velocidade de 144 km/h, em 10 s.

Considerando 1 hp ≅ 750 W, a potência média desenvolvida pelo automóvel nesse percurso, em hp, foi, aproximadamente, de

Questão 6

Em um laboratório didático de Física, os estudantes têm a incumbência de determinar, experimentalmente, a resistência de um resistor ôhmico de 300 kΩ, por eles desconhecida. Para tanto, eles dispõem de cabos de ligação, bateria de 12 V e amperímetro (DC) de vários fundos de escala. Para conseguir o resultado mais preciso, o fundo de escala mais adequado, dentre os disponíveis a seguir, terá que ser de

Questão 7

Uma vela cilíndrica de 21 cm de comprimento é fixada a um cilindro maciço de ferro, de mesmo diâmetro que a vela e de altura 0,5 cm. A vela é colocada em um tanque com água e fica flutuando na posição vertical.

A densidade do ferro é 7,8 g/cm3 e a do material da vela é 0,80 g/cm3.

Acende-se a vela que, a cada hora, queima 2 cm e admite-se que o material da vela queima sem escorrer. Nestas condições, a vela irá se apagar em aproximadamente

Questão 8

O aumento ou diminuição na temperatura de um corpo qualquer provoca nele alterações nas suas dimensões originais, porém diferenciadas devido seu calor específico e capacidade térmica. Com base nessas informações, responda corretamente: num incêndio, geralmente as pessoas se utilizam de água em vez de areia para apagar o fogo, se não houver extintor.

Isso ocorre porque:

Questão 9

A respeito das proteções contra sobrecarga e contra curto circuito, julgue os itens abaixo.

I Todos os circuitos devem ser dotados de proteção contra sobrecarga, sem-exceção.
II A proteção contra sobrecarga de condutores em paralelo somente é permitida se tiverem seções diferentes.
III Em algumas situações específicas, a proteção contra curto-circuito pode ser omitida.
IV Todo dispositivo que provê proteção contra curto-circuito deve ter capacidade de interrupção no mínimo igual à corrente de curto-circuito presumida no ponto onde for instalado. Entretanto, há situação em que se admite um dispositivo com capacidade inferior.

Estão certos apenas os itens

Questão 10

Na incidência de uma onda plana, de cima para baixo, com um ângulo de 30° entre dois meios isotrópicos e elásticos, com o meio superior tendo uma velocidade de 2.000 m/s, e o meio inferior, uma velocidade de 2000 2 m/s, os ângulos de reflexão e refração são, respectivamente,

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *