>

Simulado Diretor de Escola

O diretor escolar desempenha um papel fundamental no cuidado das atividades administrativas da instituição educacional.

Oferecemos um simulado com questões selecionadas a partir de provas aplicadas em Concursos Públicos. Fique à vontade para respondê-las.

Questão 1

O Plano Nacional de Educação (PNE) compreende uma série de diretrizes e estratégias voltadas para a melhoria dos indicadores de qualidade nas diferentes etapas do ensino. Uma das metas estabelecidas pelo PNE é fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir médias nacionais predefinidas para qual indicador?

Questão 2

Um dos principais desafios para o professor é a promoção da aprendizagem do aluno. Segundo Bacich, Tanzi Neto e Trevisan (2015), uma possível solução para esse impasse seria uma ação centrada em três aspectos: planejamento, foco na pesquisa e no desenvolvimento de projetos e uso das tecnologias.

Sobre a promoção da aprendizagem do aluno, de acordo com a perspectiva, dos autores supracitados, apresentada no livro: “Ensino Híbrido”, são verdadeiras as seguintes asserções, exceto:

Questão 3

Dentro do contexto escolar, a efetividade dos resultados obtidos depende sistematicamente das formas como é elaborado o planejamento escolar. Bacich e Moran (2018) instigam a reflexão acerca de metodologias ativas voltadas para a construção de uma educação inovadora. Sobre a análise apresentada pelos autores, são verdadeiras as seguintes afirmativas, exceto:

Questão 4

A mediação e a gestão de conflitos entre adultos e crianças dependem de uma sistemática de ações, envolvendo diferentes áreas do saber. De forma específica, é importante compreender o comportamento e o funcionamento mental humano. Qual dos planos, a seguir, permite ao professor uma melhor compreensão sobre a realidade de cada aluno, auxiliando a mediação e gestão de conflitos?

Questão 5

A mensuração do trabalho realizado pela escola é feita de múltiplas formas, a partir da análise de variáveis que permitem mapear a realidade educacional dentro de parâmetros predefinidos. Sobre as variáveis, descritas no PDDE Interativo, referentes a uma análise pautada nos dados da trajetória dos educandos, é possível destacar, exceto:

Questão 6

Sobre a metodologia de planejamento denominada PDDE Interativo, são verdadeiras as seguintes afirmativas, salvo:

Questão 7

Dos Princípios e Fins da Educação Nacional que constam no 3º artigo da Lei das Diretrizes e Bases da Educação, observa-se a preocupação com a educação inclusiva. Dos princípios destacados a seguir qual o que ratifica melhor essa preocupação? Observação: eles estão descritos na ordem que aparecem na referida Lei, porém o IV não foi mencionado na relação abaixo.

Questão 8

Há uma relação próxima entre ambiente escolar e prazer de ensinar e aprender. Dentro dessa dinâmica, é importante que o gestor educacional encontre as ferramentas mais assertivas e condizentes com o perfil de seus educandos. Hoje, fala-se muito acerca da importância da autonomia do aluno durante as aulas, sendo essa metodologia considerada uma aliada para o aflorar o prazer tanto de ensinar quanto de aprender. Sobre esse tema, são verdadeiras as afirmativas subsequentes, com exceção da alternativa:

Questão 9

Falar em ambiente da escola como fator decisivo para vivenciar o prazer de ensinar e aprender possui várias dimensões. Estruturalmente, poderíamos pensar no espaço físico e no que ele transmite implícita e explicitamente. Para conduzir essa dinâmica de pensamento, relembre as reflexões propostas no livro: O que revela o espaço escolar? De acordo com o livro, qual é um dos espaços considerados mais democráticos da escola por permitir a consecução dos mais variados propósitos?

Questão 10

A unidade educacional como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento profissional voltado para a qualificação da ação docente é um tema abordado na obra: Formação de Professores e Campos do Conhecimento de Cecília Pescatore Alves e Odair Sass. Dentro da perspectiva apresentada pelos autores, depreende-se:

Tempo de simulado: