Simulado Diretor de Escola

O diretor escolar desempenha um papel fundamental no cuidado das atividades administrativas da instituição educacional.

Oferecemos um simulado com questões selecionadas a partir de provas aplicadas em Concursos Públicos. Fique à vontade para respondê-las.

Questão 1

A unidade educacional como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento profissional voltado para a qualificação da ação docente é um tema abordado na obra: Formação de Professores e Campos do Conhecimento de Cecília Pescatore Alves e Odair Sass. Dentro da perspectiva apresentada pelos autores, depreende-se:

Questão 2

Sobre a metodologia de planejamento denominada PDDE Interativo, são verdadeiras as seguintes afirmativas, salvo:

Questão 3

Ao analisar as políticas educacionais em relação à municipalização do Estado de São Paulo, tomando por base a obra: “A Educação básica no estado de São Paulo: avanços e desafios”, é pertinente afirmar:

Questão 4

Para Bacich e Moran (2018), há vários modelos de implementação da metodologia de projetos, que variam de projetos de curta duração (uma ou duas semanas) - restritos ao âmbito da sala de aula e baseados em um assunto específico - até projetos de soluções mais complexas, que envolvem temas transversais e demandam a colaboração interdisciplinar, com uma duração mais longa (semestral ou anual). Os principais modelos explicitados pelos autores foram destacados a seguir, exceto:

Questão 5

Há uma relação próxima entre ambiente escolar e prazer de ensinar e aprender. Dentro dessa dinâmica, é importante que o gestor educacional encontre as ferramentas mais assertivas e condizentes com o perfil de seus educandos. Hoje, fala-se muito acerca da importância da autonomia do aluno durante as aulas, sendo essa metodologia considerada uma aliada para o aflorar o prazer tanto de ensinar quanto de aprender. Sobre esse tema, são verdadeiras as afirmativas subsequentes, com exceção da alternativa:

Questão 6

Amorim (2003), por meio de um estudo investigativo, analisa as diferentes respostas de três grupos de alunos, acerca de uma realidade hipotética (maconha encontrada na sala de aula). Cada grupo é conduzido de uma maneira pela professora: despertando emoções positivas, neutras e negativas. Como conclusão, a autora apresentou algumas das constatações decorrentes desse experimento, sendo pertinente afirmar, afora:

Questão 7

Pautado na perspectiva de Alves e Sass (2004), ao analisar o Projeto Político-Pedagógico, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem e o papel do professor, assinale a alternativa que vai de encontro à perspectiva dos autores.

Questão 8

O Poder Público reconhece a necessidade de trabalhar a diversidade dentro do contexto escolar, nas suas mais variadas formas. Nesse sentido, são promulgadas Leis e Decretos que abordam o tema e dispõem sobre a educação especial. Dentre eles, o Decreto n. 7.611, de 17 de novembro de 2011, dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providência. Em seu artigo 3º são descritos os objetivos do atendimento educacional especializado, elencados a seguir, exceto:

Questão 9

É inquestionável o valor do Projeto Político Pedagógico (PPP) para a consecução dos objetivos estabelecidos pela organização da escola. Sobre o PPP, são verdadeiras as afirmativas, afora:

Questão 10

Dentre as reflexões apresentadas na obra intitulada: “A Educação Básica no Estado de São Paulo: avanços e desafios”, há um ponto que merece atenção em relação aos compromissos assumidos no Brasil a favor de valores voltados para a democracia política e social. Dentro da perspectiva apresentada na obra, depreende-se:

Tempo de simulado:

4 comentários

  1. Maria Elena Santos
    Maravilhoso seus simulados,ajuda muito a gente aprender, parabéns!
  2. Parabéns pelos simulados. Deus abençoe;.
  3. Claudineide Silva Vieira
    Parabéns! Através desses simulados estou absorvendo melhor os conhecimentos necessários para alcançar meu objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *