Simulado Diretor de Escola

O diretor escolar desempenha um papel fundamental no cuidado das atividades administrativas da instituição educacional.

Oferecemos um simulado com questões selecionadas a partir de provas aplicadas em Concursos Públicos. Fique à vontade para respondê-las.

Questão 1

O Plano Nacional de Educação (PNE) compreende uma série de diretrizes e estratégias voltadas para a melhoria dos indicadores de qualidade nas diferentes etapas do ensino. Uma das metas estabelecidas pelo PNE é fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir médias nacionais predefinidas para qual indicador?

Questão 2

Dentre as políticas educacionais nacionais, salientam-se os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Dentre os objetivos do PCNs, destacam-se, exceto:

Questão 3

Falar em ambiente da escola como fator decisivo para vivenciar o prazer de ensinar e aprender possui várias dimensões. Estruturalmente, poderíamos pensar no espaço físico e no que ele transmite implícita e explicitamente. Para conduzir essa dinâmica de pensamento, relembre as reflexões propostas no livro: O que revela o espaço escolar? De acordo com o livro, qual é um dos espaços considerados mais democráticos da escola por permitir a consecução dos mais variados propósitos?

Questão 4

Pautado na perspectiva de Alves e Sass (2004), ao analisar o Projeto Político-Pedagógico, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem e o papel do professor, assinale a alternativa que vai de encontro à perspectiva dos autores.

Questão 5

A mensuração do trabalho realizado pela escola é feita de múltiplas formas, a partir da análise de variáveis que permitem mapear a realidade educacional dentro de parâmetros predefinidos. Sobre as variáveis, descritas no PDDE Interativo, referentes a uma análise pautada nos dados da trajetória dos educandos, é possível destacar, exceto:

Questão 6

O Brasil é um país que tem suas raízes na diversidade. Nesse sentido, a Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - ratifica a importância do ensino da História do Brasil abranger as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia. Dentro dessa proposta, posteriormente, foi sancionada uma Lei que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática: “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”, qual é essa Lei?

Questão 7

É inquestionável o valor do Projeto Político Pedagógico (PPP) para a consecução dos objetivos estabelecidos pela organização da escola. Sobre o PPP, são verdadeiras as afirmativas, afora:

Questão 8

A mediação e a gestão de conflitos entre adultos e crianças dependem de uma sistemática de ações, envolvendo diferentes áreas do saber. De forma específica, é importante compreender o comportamento e o funcionamento mental humano. Qual dos planos, a seguir, permite ao professor uma melhor compreensão sobre a realidade de cada aluno, auxiliando a mediação e gestão de conflitos?

Questão 9

Dentro do contexto escolar, a efetividade dos resultados obtidos depende sistematicamente das formas como é elaborado o planejamento escolar. Bacich e Moran (2018) instigam a reflexão acerca de metodologias ativas voltadas para a construção de uma educação inovadora. Sobre a análise apresentada pelos autores, são verdadeiras as seguintes afirmativas, exceto:

Questão 10

Há uma relação próxima entre ambiente escolar e prazer de ensinar e aprender. Dentro dessa dinâmica, é importante que o gestor educacional encontre as ferramentas mais assertivas e condizentes com o perfil de seus educandos. Hoje, fala-se muito acerca da importância da autonomia do aluno durante as aulas, sendo essa metodologia considerada uma aliada para o aflorar o prazer tanto de ensinar quanto de aprender. Sobre esse tema, são verdadeiras as afirmativas subsequentes, com exceção da alternativa:

Tempo de simulado: