Simulado de Química – Questões Objetivas

Considerada uma ciência exata, a Química é uma ponte entre outras ciências naturais como Física e Biologia. A mesma estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas, a sua relação com a energia e as leis que as regem, além de possuir um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico. Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Uma vez que entalpia (H) é uma função de estado, ∆H depende apenas dos estados inicial e final do sistema. A variação de entalpia de um processo é a mesma se o processo for realizado em uma etapa ou em uma série de etapas. Com base nisso, considere a transformação do carbono grafita em carbono diamante. Sabendo que a entalpia de combustão da grafita é -393,5 kJ mol-1 , e que a entalpia de combustão do diamante é -395,4 kJ mol-1 , qual é a entalpia de conversão, em kJ mol-1 , de 2 mols de grafita em diamante?




Questão 2

Em um laboratório, um técnico precisou identificar soluções 0,1 mol/L de CH3COOH, NaOH e NaCℓ contidas em três frascos cujos rótulos foram danificados. Para isso, ele numerou os frascos e adicionou fenolftaleína e metilorange, separadamente, a cada um deles, observando os seguintes resultados:

Solução do frasco I: ficou rosa em fenolftaleína e amarela no metilorange.
Solução do frasco II: permaneceu incolor em fenolftaleína e vermelha no metilorange.
Solução do frasco III: permaneceu incolor em fenolftaleína e amarela no metilorange.

Sabe-se que a fenolftaleína, em pH acima de 9 apresenta coloração vermelha, enquanto que, em pH abaixo desse valor, é incolor. Sabe-se ainda que o metilorange apresenta coloração vermelha em pH abaixo de 3,5 e amarela em pH acima deste valor.

Sendo assim, os estudantes chegaram à conclusão de que os frascos I, II e III contêm, respectivamente, solução de




Questão 3

A concentração dos vapores oriundos de uma solução ideal contendo dois ou mais componentes voláteis pode ser diferente das concentrações dos componentes em solução. Assim, as pressões parciais dos vapores acima da solução serão dadas pela Lei de Raoult, e a pressão vapor total (Ptotal) será a soma das pressões parciais de cada componente. Considere como ideal uma mistura a 20 ºC contendo 1,0 mol de benzeno (Pº = 75 torr) e 2,0 mols de tolueno (Pº = 22 torr). Qual é a pressão de vapor total, em torr, sobre essa solução? (PA = XA PºA; X = fração molar; Pº = pressão de vapor do componente puro)




Questão 4

Cargas positivas e cargas negativas têm, por definição geral, respectivamente, quanto à última camada de valência, em um mesmo elemento químico:




Questão 5

Poluição é hoje um termo incorporado à vida diária do homem. Sobre o tema, analise as proposições abaixo.

I - A queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) libera grandes volumes de óxidos de enxofre e de nitrogênio o que contribui para o processo da chuva ácida.
II - Esgotos, detergentes e fertilizantes agrícolas que atingem rios, represas e lagos podem provocar a morte de peixes e outros seres aeróbios, processo denominado de eutrofização.
III - O gás metano é muito mais potente na retenção de calor quando comparado ao CO2. Desta forma, a redução de processos que liberam metano é fundamental para o possível controle do efeito estufa.

Marque a alternativa correta.




Questão 6

Uma agência ambiental realizou uma amostragem de ar em um grande centro urbano às 15:00h de um dia ensolarado visando à medida da qualidade do ar no local. Na análise realizada, a composição química quanto à presença de gases poluentes da atmosfera deve revelar os seguintes gases




Questão 7

Qual o volume de NaOH 0,20 mol/L necessário para titular 15 mL de H2SO4 0,10 mol/L? (Massa atômica do H= 1, Na= 23, S= 32 e O= 16)




Questão 8

Mil litros de um efluente aquoso que apresenta pH 2 receberam o aporte de mesmo volume de outro efluente de pH 11. Admitindo-se apenas a reação ácido-base, a solução resultante apresenta:

(Dados: log 2 = 0,3; log 3 = 0,5; log 5 = 0,7)




Questão 9

Um solo de características ácidas, pH = 4, é impróprio para a plantação de tomates que crescem em solos com pH que variam de 6 a 7. Considere uma área cultivável de 800 m2 desse solo, onde a profundidade tratada deva ser de 10 cm. Qual a massa mínima aproximada de óxido de cálcio, em gramas, que deve ser adicionado a esse solo para que seja atingido o pH mínimo adequado ao crescimento de tomates?




Questão 10

Um técnico utilizou 51 mL de ácido clorídrico concentrado (pureza 37%) e densidade 1,19 g/cm3 para preparar 500 mL de uma solução de ácido clorídrico. Qual a concentração molar desta solução? (Massa atômica do H= 1; Cl= 35,5)




Tempo de simulado:

Comentar Simulado