Simulado de Química – Questões Objetivas

Considerada uma ciência exata, a Química é uma ponte entre outras ciências naturais como Física e Biologia. A mesma estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas, a sua relação com a energia e as leis que as regem, além de possuir um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico. Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Poluição é hoje um termo incorporado à vida diária do homem. Sobre o tema, analise as proposições abaixo.

I - A queima de combustíveis fósseis (carvão e petróleo) libera grandes volumes de óxidos de enxofre e de nitrogênio o que contribui para o processo da chuva ácida.
II - Esgotos, detergentes e fertilizantes agrícolas que atingem rios, represas e lagos podem provocar a morte de peixes e outros seres aeróbios, processo denominado de eutrofização.
III - O gás metano é muito mais potente na retenção de calor quando comparado ao CO2. Desta forma, a redução de processos que liberam metano é fundamental para o possível controle do efeito estufa.

Marque a alternativa correta.

Questão 2

Uma agência ambiental realizou uma amostragem de ar em um grande centro urbano às 15:00h de um dia ensolarado visando à medida da qualidade do ar no local. Na análise realizada, a composição química quanto à presença de gases poluentes da atmosfera deve revelar os seguintes gases

Questão 3

Mil litros de um efluente aquoso que apresenta pH 2 receberam o aporte de mesmo volume de outro efluente de pH 11. Admitindo-se apenas a reação ácido-base, a solução resultante apresenta:

(Dados: log 2 = 0,3; log 3 = 0,5; log 5 = 0,7)

Questão 4

Um técnico utilizou 51 mL de ácido clorídrico concentrado (pureza 37%) e densidade 1,19 g/cm3 para preparar 500 mL de uma solução de ácido clorídrico. Qual a concentração molar desta solução? (Massa atômica do H= 1; Cl= 35,5)

Questão 5

Em um laboratório, um técnico precisou identificar soluções 0,1 mol/L de CH3COOH, NaOH e NaCℓ contidas em três frascos cujos rótulos foram danificados. Para isso, ele numerou os frascos e adicionou fenolftaleína e metilorange, separadamente, a cada um deles, observando os seguintes resultados:

Solução do frasco I: ficou rosa em fenolftaleína e amarela no metilorange.
Solução do frasco II: permaneceu incolor em fenolftaleína e vermelha no metilorange.
Solução do frasco III: permaneceu incolor em fenolftaleína e amarela no metilorange.

Sabe-se que a fenolftaleína, em pH acima de 9 apresenta coloração vermelha, enquanto que, em pH abaixo desse valor, é incolor. Sabe-se ainda que o metilorange apresenta coloração vermelha em pH abaixo de 3,5 e amarela em pH acima deste valor.

Sendo assim, os estudantes chegaram à conclusão de que os frascos I, II e III contêm, respectivamente, solução de

Questão 6

Um solo de características ácidas, pH = 4, é impróprio para a plantação de tomates que crescem em solos com pH que variam de 6 a 7. Considere uma área cultivável de 800 m2 desse solo, onde a profundidade tratada deva ser de 10 cm. Qual a massa mínima aproximada de óxido de cálcio, em gramas, que deve ser adicionado a esse solo para que seja atingido o pH mínimo adequado ao crescimento de tomates?

Questão 7

Analisando as conformações, verifica‐se que a posição equatorial do grupo OH na estrutura do ciclohexanol é preferencial no solvente isopropanol (CH3CHOHCH3) diferentemente da posição axial. Pode‐se afirmar, dentre as opções, que o fenômeno de estabilidade da posição equatorial do grupo hidroxila é atribuído

Questão 8

Uma vez que entalpia (H) é uma função de estado, ∆H depende apenas dos estados inicial e final do sistema. A variação de entalpia de um processo é a mesma se o processo for realizado em uma etapa ou em uma série de etapas. Com base nisso, considere a transformação do carbono grafita em carbono diamante. Sabendo que a entalpia de combustão da grafita é -393,5 kJ mol-1 , e que a entalpia de combustão do diamante é -395,4 kJ mol-1 , qual é a entalpia de conversão, em kJ mol-1 , de 2 mols de grafita em diamante?

Questão 9

Cargas positivas e cargas negativas têm, por definição geral, respectivamente, quanto à última camada de valência, em um mesmo elemento químico:

Questão 10

O tratamento de água de piscina envolve várias etapas. Uma delas é feita adicionando hipoclorito de sódio que, ao entrar em contato com a água, sofre hidrólise e gera o equilíbrio:

NaCℓO (aq) + H2O (l) HCℓO (aq) + Na+ (aq) + OH (aq)

Nesse equilíbrio, o ácido hipocloroso consegue atravessar as paredes celulares de bactérias e reagir com outras moléculas proteicas existentes dentro desses microorganismos. Desse modo, esse ácido atua como desinfetante, germicida e bactericida.

Analisando a equação do equilíbrio e a ação do ácido hipocloroso, é CORRETO afirmar que

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *