Simulado de Geografia – Questões Objetivas

Responda algumas questões sobre Geografia, a ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem, suas causas e relações. Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

São microfósseis utilizados em análises bioestratigráficas de estratos mesozoicos e cenozoicos:




Questão 2

Os mapas temáticos representam os fenômenos sociais e naturais, de forma visual e numérica, possibilitando uma percepção mais aguçada das suas relações o a melhor compreensão da organização espacial. É verdadeiro afirmar que são métodos de representação da cartografia temática:




Questão 3

Analise as proposições que seguem, pertinentes ao cenário atual da agropecuária brasileira:

I - Na propriedade em que são desenvolvidas atividades com o emprego de técnicas rudimentares, com baixos índices de produtividade e sem dispor de capitais de investimento, diz-se que há agropecuária extensiva.
II - Nos chamados "Cinturões Verdes" praticamente inexiste a utilização de mão de obra familiar.
III - Com a modernização das técnicas, o domínio das grandes propriedades e a intensificação do êxodo rural, as unidades familiares deixaram de ser elementos fundamentais no espaço geoeconõmico rural.

Está correto o que se afirma em:




Questão 4

É o conjunto de atividades econômicas responsável por extrair ou produzir as matériasprimas sobre o meio natural. No Brasil, é uma das atividades que menos oferecem empregos, mas uma das que possuem os maiores rendimentos. Isso significa uma área:




Questão 5

O relevo da Região Centro-Oeste do Brasil apresenta uma enorme diversidade. Segundo Jurandyr Ross, há muitas unidades de relevo nessa região que guardam uma característica comum: a altitude média baixa. Os pontos mais elevados encontram-se em Goiás, nas proximidades do Distrito Federal, mais precisamente ao norte dele, na Chapada dos Veadeiros, que chega a atingir 1960 metros. Do lado do Mato Grosso, na fronteira com Rondônia, encontramos outra unidade famosa: a Chapada dos Parecis. Sua importância está no fato de:

 




Questão 6

Assinale a alternativa correta. A chamada Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX. Compreende a implantação de mudanças nas técnicas agrícolas e na estrutura fundiária, com vistas a aumentar a produção. Vários países do mundo implementaram suas medidas, incluindo o Brasil. Sobre a Revolução Verde e o seu contexto, assinale a alternativa correta:




Questão 7

No Pará, o ecoturismo, o artesanato e as fazendas de criação de búfalos são atrativos da Ilha




Questão 8

Em um trabalho topográfico, o instrumento que deve ser utilizado para a marcação adequada dos extremos do alinhamento denomina-se




Questão 9

Sobre os fatores que contribuíram para São Paulo ser o estado de maior concentração industrial, analise os itens abaixo.

I. A mão de obra assalariada imigrante.
II. Ferrovias que ligavam o interior ao Porto de Santos.
III. O mercado consumidor que se formou na capital paulista e em seus arredores.
IV. A indústria localizou-se, principalmente, nas áreas onde já havia forte concentração de capitais, como no Nordeste.

Somente está(ão) CORRETA(S)




Questão 10

O índice de cor (proporção entre minerais escuros e claros) é um dos atributos para a classificação das rochas ígneas. Nesse sentido, rochas ígneas constituídas por amplo domínio de minerais félsicos (índice de cor < 10) são referidas como




Tempo de simulado:

Comentar Simulado