Simulado de Geografia – Questões Objetivas

Responda algumas questões sobre Geografia, a ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem, suas causas e relações. Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

O estudo da evolução histórica da indústria no Brasil permite compreender o desenvolvimento do setor, seus agentes e os interesses em disputa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura.

II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais.

III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”.

Estão corretas as afirmativas:




Questão 2

No Pará, o ecoturismo, o artesanato e as fazendas de criação de búfalos são atrativos da Ilha




Questão 3

Com relação à sedimentação em ambientes fluviais, considere as afirmativas abaixo.

I - Depósitos fluviais apresentam sucessões fining up.
II - Depósitos de planície de inundação são compostos por camadas lamosas, principalmente, com intercalações de delgadas camadas arenosas.
III - Depósitos fluviais meandrantes são caracterizados por camadas arenosas com superfícies de acreção lateral e alta razão pelito/arenito.

Está correto o que se afirma em




Questão 4

O ataque contra o Iraque começou na noite do dia 16 para o dia 17 de janeiro de 1991. Foi um grande espetáculo televisivo. Os mísseis disparados pelos mais modernos aviões encheram de luz mortífera o céu de Bagdá, a capital iraquiana. O ataque, que durou quarenta dias, foi incessante. Calcula-se que, só na primeira semana, os Estados Unidos despejaram sobre Bagdá uma quantidade de bombas equivalente a sete vezes a potência da bomba que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima. (...) Na época, criou-se a versão de que as armas americanas eram ‘inteligentes’: elas não erravam nunca o alvo. Sob essa versão, as bombas e mísseis dos Estados Unidos atingiam objetos militares com precisão cirúrgica, evitando o sofrimento humano. (...) Hoje é do conhecimento de todos que pelo menos cento e setenta mil iraquianos morreram na Guerra do Golfo, a maioria composta de civis, velhos, mulheres e crianças”. (ARBEX JR., José. Guerra Fria: terror de Estado, política e cultura. São Paulo: Moderna, 1997. p.195-196).

O texto acima evidencia que:




Questão 5

A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão o aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. Considerando o tipo de relação entro ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:




Questão 6

A camada da Terra formada por materiais relativamente leves, ricos em elementos como silício, alumínio, sódio e potássio, denomina-se




Questão 7

As bacias de retroarco são formadas em limites de placas




Questão 8

Em um trabalho topográfico, o instrumento que deve ser utilizado para a marcação adequada dos extremos do alinhamento denomina-se




Questão 9

Leia com atenção o texto abaixo e em seguida responda a questão proposta, baseando-se exclusivamente nas informações que o texto lhe dá: “As percepções e memória dos indivíduos e dos grupos sociais aos quais as crianças pertencem são, elementos importantes na constituição do saber geográfico”.
Segundo o texto acima, o ensino do saber geográfico nas séries iniciais do ensino fundamental deve:




Questão 10

Constituem aspectos característicos de bacias intracratônicas do tipo sag, EXCETO




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta