Página Inicial » Disciplina » Simulado de Geografia – Questões Objetivas

Simulado de Geografia – Questões Objetivas

Responda algumas questões sobre Geografia, a ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem, suas causas e relações. Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A atividade industrial no Brasil iniciou-se no final do século XIX. No que se refere aos fatores que tiveram fundamental importância à atividade industrial no Brasil, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I - A acumulação de capitais, proporcionada pela exportação de café, era a principal atividade econômica do país neste período.
II - Houve a substituição gradativa do trabalho escravo pelo trabalho assalariado, devido à imigração de estrangeiros para o país.
III - O mercado consumidor interno fortaleceu-se em consequência do crescimento do número de assalariados.
IV - Nesse período, iniciou-se o processo de industrialização do Brasil, com a produção de bens de consumo duráveis.

A sequência correta é:




Questão 2

No que se refere aos limites das placas tectônicas, tem-se que a(o)




Questão 3

As capitais dos Estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins são, respectivamente:




Questão 4

A seguir estão descritas paisagens brasileiras cuja a caracterização é feita pela correlação de clima, vegetação e aproveitamento econômico. Uma não está corretamente caracterizada, identifique-a:




Questão 5

Os principais países importadores dos produtos produzidos no Estado de Mato Grosso integram o bloco econômico denominado de:




Questão 6

As rochas podem ser classificadas de acordo com a sua formação. Aquelas que são formadas após a expulsão da lava vulcânica através da erupção, com o rápido resfriamento desta na superfície terrestre, são denominadas:




Questão 7

A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão o aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. Considerando o tipo de relação entro ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:




Questão 8

O estudo da evolução histórica da indústria no Brasil permite compreender o desenvolvimento do setor, seus agentes e os interesses em disputa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura.

II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais.

III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”.

Estão corretas as afirmativas:




Questão 9

A ordem mundial no século XXI caracteriza-se como




Questão 10

Os materiais respondem diferentemente ao tipo de intemperismo de acordo com os fatores atuantes.
Dessa forma, o intemperismo químico é mais intenso em




Tempo de simulado:

Comentar Simulado