Simulado de Geografia – Questões Objetivas

Responda algumas questões sobre Geografia, a ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem, suas causas e relações. Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

Sobre os mecanismos de formação de bacias sedimentares e a localização dessas com relação às placas tectônicas, tem-se que as bacias




Questão 2

As bacias de retroarco são formadas em limites de placas




Questão 3

No que se refere aos limites das placas tectônicas, tem-se que a(o)




Questão 4

Situado entre a Europa, a Ásia e a África, teve e tem grande importância econômica, política e cultural.

Assinale a alternativa que indica este mar.




Questão 5

A classificação do relevo brasileiro elaborada por Jurandir Ross em 1989 se realizou compondo os estudos de Azis Ab’Saber e a análise das imagens de radar do projeto Radambrasil. Ela considera a existência de três grandes unidades de relevo, a saber: planícies, planaltos e depressões. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que relaciona corretamente as unidades de relevo:

I. formações marcadas por processos erosivos com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares.
II. formações geradas por deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial.
III. formações circundadas por extensas áreas de depressões e que colocam em evidência os relevos mais altos que ofereceram maior dificuldade ao desgaste erosivo.

Assinale a alternativa correta.




Questão 6

A seguir estão descritas paisagens brasileiras cuja a caracterização é feita pela correlação de clima, vegetação e aproveitamento econômico. Uma não está corretamente caracterizada, identifique-a:




Questão 7

O ataque contra o Iraque começou na noite do dia 16 para o dia 17 de janeiro de 1991. Foi um grande espetáculo televisivo. Os mísseis disparados pelos mais modernos aviões encheram de luz mortífera o céu de Bagdá, a capital iraquiana. O ataque, que durou quarenta dias, foi incessante. Calcula-se que, só na primeira semana, os Estados Unidos despejaram sobre Bagdá uma quantidade de bombas equivalente a sete vezes a potência da bomba que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima. (...) Na época, criou-se a versão de que as armas americanas eram ‘inteligentes’: elas não erravam nunca o alvo. Sob essa versão, as bombas e mísseis dos Estados Unidos atingiam objetos militares com precisão cirúrgica, evitando o sofrimento humano. (...) Hoje é do conhecimento de todos que pelo menos cento e setenta mil iraquianos morreram na Guerra do Golfo, a maioria composta de civis, velhos, mulheres e crianças”. (ARBEX JR., José. Guerra Fria: terror de Estado, política e cultura. São Paulo: Moderna, 1997. p.195-196).

O texto acima evidencia que:




Questão 8

Os principais países importadores dos produtos produzidos no Estado de Mato Grosso integram o bloco econômico denominado de:




Questão 9

Constituem aspectos característicos de bacias intracratônicas do tipo sag, EXCETO




Questão 10

Assinale a alternativa que indica a área territorial do Brasil, segundo o IBGE.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado