Página Inicial » Disciplina » Simulado de Geografia – Questões Objetivas

Simulado de Geografia – Questões Objetivas

Responda algumas questões sobre Geografia, a ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem, suas causas e relações. Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A seguir estão descritas paisagens brasileiras cuja a caracterização é feita pela correlação de clima, vegetação e aproveitamento econômico. Uma não está corretamente caracterizada, identifique-a:




Questão 2

Sobre os mecanismos de formação de bacias sedimentares e a localização dessas com relação às placas tectônicas, tem-se que as bacias




Questão 3

O índice de cor (proporção entre minerais escuros e claros) é um dos atributos para a classificação das rochas ígneas. Nesse sentido, rochas ígneas constituídas por amplo domínio de minerais félsicos (índice de cor < 10) são referidas como




Questão 4

Com relação à sedimentação em ambientes fluviais, considere as afirmativas abaixo.

I - Depósitos fluviais apresentam sucessões fining up.
II - Depósitos de planície de inundação são compostos por camadas lamosas, principalmente, com intercalações de delgadas camadas arenosas.
III - Depósitos fluviais meandrantes são caracterizados por camadas arenosas com superfícies de acreção lateral e alta razão pelito/arenito.

Está correto o que se afirma em




Questão 5

Assinale a alternativa correta. A chamada Revolução Verde teve início na segunda metade do século XX. Compreende a implantação de mudanças nas técnicas agrícolas e na estrutura fundiária, com vistas a aumentar a produção. Vários países do mundo implementaram suas medidas, incluindo o Brasil. Sobre a Revolução Verde e o seu contexto, assinale a alternativa correta:




Questão 6

Constituem aspectos característicos de bacias intracratônicas do tipo sag, EXCETO




Questão 7

A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão o aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. Considerando o tipo de relação entro ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:




Questão 8

Assinale a alternativa correta.

“que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?
(...)
aqui somos mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes
orientupis orientupis
(…)
somos o que somos
inclassificáveis”
(adaptado) Inclassificáveis – Arnaldo Antunes

A ciência considera que a espécie humana é una e que não existem raças. O fragmento da canção, que expressa a base cultural da população brasileira, indica um processo. Assinale a alternativa que corretamente corresponde a esse processo:




Questão 9

No Pará, o ecoturismo, o artesanato e as fazendas de criação de búfalos são atrativos da Ilha




Questão 10

Os materiais respondem diferentemente ao tipo de intemperismo de acordo com os fatores atuantes.
Dessa forma, o intemperismo químico é mais intenso em




Tempo de simulado:

Comentar Simulado