Simulado de Geografia – Questões Objetivas

Responda algumas questões sobre Geografia, a ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem, suas causas e relações. Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

São microfósseis utilizados em análises bioestratigráficas de estratos mesozoicos e cenozoicos:

Questão 2

O século XX, no Brasil, foi marcado pelo crescimento das cidades, tanto em número como em área e população. No início do século XXI, o processo de urbanização começou a diminuir, mas a desigualdade e a pobreza são um fato nas cidades brasileiras. A respeito do processo de urbanização no Brasil, assinale a opção correta.

Questão 3

A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão o aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas. Considerando o tipo de relação entro ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando:

Questão 4

O relevo da Região Centro-Oeste do Brasil apresenta uma enorme diversidade. Segundo Jurandyr Ross, há muitas unidades de relevo nessa região que guardam uma característica comum: a altitude média baixa. Os pontos mais elevados encontram-se em Goiás, nas proximidades do Distrito Federal, mais precisamente ao norte dele, na Chapada dos Veadeiros, que chega a atingir 1960 metros. Do lado do Mato Grosso, na fronteira com Rondônia, encontramos outra unidade famosa: a Chapada dos Parecis. Sua importância está no fato de:

 

Questão 5

A expansão do assoalho oceânico, evidência física que consolida a Teoria da Tectônica de Placas, foi confirmada por

Questão 6

Sobre os fatores que contribuíram para São Paulo ser o estado de maior concentração industrial, analise os itens abaixo.

I. A mão de obra assalariada imigrante.
II. Ferrovias que ligavam o interior ao Porto de Santos.
III. O mercado consumidor que se formou na capital paulista e em seus arredores.
IV. A indústria localizou-se, principalmente, nas áreas onde já havia forte concentração de capitais, como no Nordeste.

Somente está(ão) CORRETA(S)

Questão 7

É o conjunto de atividades econômicas responsável por extrair ou produzir as matériasprimas sobre o meio natural. No Brasil, é uma das atividades que menos oferecem empregos, mas uma das que possuem os maiores rendimentos. Isso significa uma área:

Questão 8

Assinale a alternativa correta.

“que preto, que branco, que índio o quê?
que branco, que índio, que preto o quê?
que índio, que preto, que branco o quê?
(...)
aqui somos mulatos
cafuzos pardos mamelucos sararás
crilouros guaranisseis e judárabes
orientupis orientupis
(…)
somos o que somos
inclassificáveis”
(adaptado) Inclassificáveis – Arnaldo Antunes

A ciência considera que a espécie humana é una e que não existem raças. O fragmento da canção, que expressa a base cultural da população brasileira, indica um processo. Assinale a alternativa que corretamente corresponde a esse processo:

Questão 9

Analise as proposições que seguem, pertinentes ao cenário atual da agropecuária brasileira:

I - Na propriedade em que são desenvolvidas atividades com o emprego de técnicas rudimentares, com baixos índices de produtividade e sem dispor de capitais de investimento, diz-se que há agropecuária extensiva.
II - Nos chamados "Cinturões Verdes" praticamente inexiste a utilização de mão de obra familiar.
III - Com a modernização das técnicas, o domínio das grandes propriedades e a intensificação do êxodo rural, as unidades familiares deixaram de ser elementos fundamentais no espaço geoeconõmico rural.

Está correto o que se afirma em:

Questão 10

O ataque contra o Iraque começou na noite do dia 16 para o dia 17 de janeiro de 1991. Foi um grande espetáculo televisivo. Os mísseis disparados pelos mais modernos aviões encheram de luz mortífera o céu de Bagdá, a capital iraquiana. O ataque, que durou quarenta dias, foi incessante. Calcula-se que, só na primeira semana, os Estados Unidos despejaram sobre Bagdá uma quantidade de bombas equivalente a sete vezes a potência da bomba que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima. (...) Na época, criou-se a versão de que as armas americanas eram ‘inteligentes’: elas não erravam nunca o alvo. Sob essa versão, as bombas e mísseis dos Estados Unidos atingiam objetos militares com precisão cirúrgica, evitando o sofrimento humano. (...) Hoje é do conhecimento de todos que pelo menos cento e setenta mil iraquianos morreram na Guerra do Golfo, a maioria composta de civis, velhos, mulheres e crianças”. (ARBEX JR., José. Guerra Fria: terror de Estado, política e cultura. São Paulo: Moderna, 1997. p.195-196).

O texto acima evidencia que:

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *