Página Inicial » Disciplina » Simulado de Geografia – Questões Objetivas

Simulado de Geografia – Questões Objetivas

Responda algumas questões sobre Geografia, a ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem, suas causas e relações. Questões selecionas de provas objetivas que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

O estudo da evolução histórica da indústria no Brasil permite compreender o desenvolvimento do setor, seus agentes e os interesses em disputa. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. O período de 1930 a 1956 é caracterizado pela estratégia governamental de implantação de indústrias estatais nos setores de bens de produção e infraestrutura.

II. O Plano de Metas, promovido por Juscelino Kubitschek, privilegiou o transporte rodoviário e acentuou a concentração do parque industrial na região Sudeste, agravando os contrastes regionais.

III. A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) foi criada durante o regime militar em 1970, período conhecido por “milagre econômico”.

Estão corretas as afirmativas:




Questão 2

A camada da Terra formada por materiais relativamente leves, ricos em elementos como silício, alumínio, sódio e potássio, denomina-se




Questão 3

A ordem mundial no século XXI caracteriza-se como




Questão 4

Leia e analise as informações a seguir:

• Constituído por vegetação caducifólia;
• As duas das espécies mais conhecidas são o pequizeiro e o buriti;
• Na região Nordeste do Brasil ele se apresenta como enclave.

A forma vegetal brasileira que reúne as características apresentadas acima é o (a):




Questão 5

Assinale a alternativa que indica a área territorial do Brasil, segundo o IBGE.




Questão 6

As perturbações das rochas podem originar estruturas falhadas ou dobradas. Tendo em vista as partes que constituem as falhas e as dobras, relacione as duas colunas.

Estruturas
I – Falhas
II – Dobras

Partes
P – Fossa ou Gráben
Q – Flanco direito ou esquerdo
R – Eixo ou Charneira
S – Horst ou Muralha

A relação correta entre estruturas e partes é:




Questão 7

A expansão do assoalho oceânico, evidência física que consolida a Teoria da Tectônica de Placas, foi confirmada por




Questão 8

O século XX, no Brasil, foi marcado pelo crescimento das cidades, tanto em número como em área e população. No início do século XXI, o processo de urbanização começou a diminuir, mas a desigualdade e a pobreza são um fato nas cidades brasileiras. A respeito do processo de urbanização no Brasil, assinale a opção correta.




Questão 9

O relevo da Região Centro-Oeste do Brasil apresenta uma enorme diversidade. Segundo Jurandyr Ross, há muitas unidades de relevo nessa região que guardam uma característica comum: a altitude média baixa. Os pontos mais elevados encontram-se em Goiás, nas proximidades do Distrito Federal, mais precisamente ao norte dele, na Chapada dos Veadeiros, que chega a atingir 1960 metros. Do lado do Mato Grosso, na fronteira com Rondônia, encontramos outra unidade famosa: a Chapada dos Parecis. Sua importância está no fato de:

 




Questão 10

As bacias de retroarco são formadas em limites de placas




Tempo de simulado:

Comentar Simulado