>

Simulado de História – Questões Objetivas

Sobre a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e à análise de processos e eventos ocorridos no passado, a História, responda questões de que caíram em provas objetivas de Concursos.

Questão 1

Na Grécia antiga, cada cidade-estado, ou polis, tinha um regime político. Uma das principais polis era sinônimo de oligarquia. Nela, o Estado era forte, a cidadania organizada e dirigida por um conselho de anciãos. Havia ainda sérias restrições aos estrangeiros e a escravidão era institucionalizada e organizada pelo Estado. Estes dados são corretos para a(s) cidade(s)-estado de

Questão 2

O Renascimento foi um importante elo no processo de libertação da razão, que culminou, no século XVIII, na filosofia iluminista e na constituição da moderna sociedade burguesa e capitalista.

Sobre o Renascimento julgue:

I. O latim, por ser a língua adotada pela Igreja e pelos intelectuais, era considerado o idioma nobre, por isto, foi neste idioma que produziram suas obras autores como Cervantes, Rabelais e Camões.
II. Sem se afastarem da religião, os humanistas fizeram da capacidade de conhecer pela razão uma das qualidades mais elevadas do homem.
III. A pintura renascentista caracterizou-se desde o início pela preocupação em representar o espaço de maneira naturalística, em três dimensões.

Está(ão) incorreta(s):

Questão 3

Getúlio Vargas teve que enfrentar duas frentes principais de organização política durante o governo provisório. Uma delas era inspirada no fascismo italiano e no nazismo alemão, inclusive nos símbolos e rituais de cumprimento que os orientavam. Trata-se do:

Questão 4

Um dos mais graves problemas sociais e ao mesmo tempo econômico que o Brasil enfrenta é a pobreza de sua população. Sabe-se que, comumente, governos brasileiros têm utilizado políticas indutivas de crescimento econômico como medida redutora da pobreza, sem no entanto, obter resultados satisfatórios ou permanentes. Sabe-se também que, dentre as regiões que mais sofrem com a pobreza, no país, estão a Norte e Nordeste.

Estudos históricos mostram que, em razão disso, houve um conflito, no Nordeste Brasileiro, liderado por Antônio Conselheiro que ficou conhecido como Guerra de Canudos.

Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

() A situação do Nordeste brasileiro, no final do século XIX, era muito precária. Fome, seca, miséria, violência e abandono político afetavam os nordestinos, principalmente a população mais carente. Toda essa situação, em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou um grave problema social.
() Em novembro de 1896, no sertão da Bahia, foi iniciado um confito civil que fcou conhecido como Guerra de Canudos. Esta guerra durou quase um ano, até 05 de outubro de 1897, e, devido à força adquirida, o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado por fanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.
() O beato Conselheiro, homem que passou a ser conhecido logo depois da Proclamação da República, era quem liderava este movimento. Ele acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos.
() Antônio Conselheiro por acreditar que era um enviado de Deus conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam em sua liderança e, em razão disso, ele, realmente poderia, libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam.
() Devido à enorme proporção que este movimento adquiriu, o governo da Bahia não conseguiu por si só segurar a grande revolta que acontecia em seu Estado; por esta razão, pediu a interferência da República.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 5

Leia o trecho a seguir.

Após a acirrada polarização ocorrida no segundo turno das eleições presidenciais de
1989, o novo presidente anunciou um bombástico e inusitado plano econômico, no dia
seguinte à sua posse, visando a modernização da economia brasileira. As medidas
propostas provocaram, de imediato, violento impacto social [...].‖
MENDONÇA & FONTES, 1994, p. 84.

Entre as medidas adotadas pelo novo plano econômico NÃO se inclui(em)

Questão 6

Em relação à Aliança Liberal, formada em 1929, é INCORRETO afirmar que

Questão 7

Assinale a alternativa correta. A História do Brasil mostra que a ascensão do Presidente Getúlio Vargas ao poder rompeu com quatro décadas de revezamento entre paulistas e mineiros na presidência, conhecida como política do “café-com-leite”.

Para impedir que os paulistas continuassem como mandatários do país foi criada a Aliança Libertadora que articulou um golpe que impediu a candidatura de Júlio Prestes.

Questão 8

Podemos definir IDENTIDADE em todas as alternativas abaixo, EXCETO:

Questão 9

Considerando o Absolutismo do início da época moderna, é CORRETO afirmar que Jean Bodin e Jacques Bossuet defendiam a

Questão 10

Analise as sentenças abaixo e a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Em linhas gerais, a economia colonial na América portuguesa caracterizou-se pela mão de obra escrava, pelo latifúndio, pela cultura de produtos tropicais e pela exploração de metais e pedras preciosas.

II. Outras atividades também desempenharam importante papel, coexistindo com aquelas que interessavam mais diretamente à política mercantilista metropolitana.

III. Embora a agroindústria do açúcar tenha sido uma atividade estratégica importante para a economia colonial, ela foi colocada em segundo plano já que a cultura cafeeira foi priorizada por conta da farta mão de obra escrava existente à época.

IV. A implantação da agroindústria cafeeira articulou a exploração da América e África - esta fornecedora de mão de obra - e ajudou a contornar a crise do comércio oriental, num período em que o monopólio português das especiarias orientais era posto em xeque pelos holandeses e ingleses.

Estão corretas as sentenças:

Tempo de simulado: