Simulado Nutricionista – Questões Teóricas

O profissional elabora o diagnóstico nutricional, com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos. E também elaborar a prescrição dietética, com base nas diretrizes do diagnóstico nutricional entre outras funções. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Para que um cereal seja fonte de glúten ele deve conter

Questão 2

Quando a terapia nutricional enteral (TNE) é indicada?

Questão 3

De acordo com a Diretriz de Prevenção Cardiovasular, a quantidade considerada máxima saudável para a ingestão alimentar diária de cloreto de sódio (sal de cozinha) é de

Questão 4

A escolha do acesso enteral é baseada na condição clínica do paciente, na previsão do tempo de uso da terapia e nos riscos de complicações. As sondas naso e oroenterais são recomendadas por curto período de tempo. As gastrostomias são recomendadas quando não há risco de aspiração e a indicação de TNE excede

Questão 5

Existem diversas abordagens relacionadas ao tratamento da imagem corporal em pacientes com transtornos alimentares (TAs). Sobre essas abordagens, assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 6

A Doença Celíaca é uma doença do intestino delgado, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, seu tratamento, portanto consiste em sua eliminação da alimentação do portador por toda a vida. Dessa forma, no tratamento dietoterápico, assinale a alternativa que apresenta somente alimentos que podem ser consumidos por um paciente com Doença Celíaca:

Questão 7

De acordo com a I Diretriz de Prevenção Cardiovascular,

Questão 8

As aflatoxinas são toxinas derivadas da difuranocumarina e produzidas por Asperfillus flavus e outras espécies e crescem em:

Questão 9

Marque a alternativa que completa corretamente o texto
Doença _____________ é um termo genérico usado para determinar um grupo de alterações genéticas caracterizadas pelo predomínio da hemoglobina S (Hb S). Portadores desta enfermidade estão particularmente sujeitos à superposição de anemia megaloblástica, principalmente quando a dieta é pobre em ________________, durante a gestação ou em períodos de crescimento rápido. Esses pacientes são particularmente susceptíveis à ____________________.

Questão 10

A introdução alimentar precoce (antes dos seis meses de idade) pode trazer prejuízos à saúde da criança, uma vez que está associada a algumas desvantagens. Segundo o Caderno de Atenção Básica nº 23, são prejuízos ocasionados pela introdução alimentar precoce, EXCETO:

Tempo de simulado:

um comentário

  1. Patricia siqueira
    gostaria que tivesse simulados baseados em semestres, tipo estou cursando o primeiro e meu curso e flex, fica um pouco dificil os estudos baseados em apostilas no primeiro semestre, e acho que seria interessante se houvesse simulados por semestres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *