Simulado Fiscal Ambiental – Questões Teóricas

Ele atua no processo de preservação do meio ambiente, fiscalizando e efetuando vistorias em imóveis e outros locais. Formação exigida: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Engenharia Ambiental etc.
Preparamos algumas questões sobre o tema que caíram em Concursos Públicos, confira.

Questão 1

Em se tratando de crimes ambientais, as penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdades em duas situações, quando tratar-se de crime culposo ou for aplicada a pena privativa de liberdade inferior a quatro anos, ou quando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstâncias do crime, indicarem que a substituição seja suficiente para efeitos de reprovação e prevenção do crime.
Considerando as especificidades da Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no tocante à imposição e gradação da penalidade, qual situação não é prevista obrigatoriamente para ser observada pela autoridade competente?

Questão 2

A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, tem por objetivo a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, as condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. No tocante ao princípio da recuperação de áreas degradadas relacionadas aos empreendimentos que se destinam à exploração de recursos minerais.

Qual plano deverá, quando da apresentação do Estudo de Impacto Ambiental - EIA e do Relatório do Impacto Ambiental - RIMA, ser submetido à aprovação do órgão ambiental competente?

Questão 3

A cobrança pelo uso de recurso hídrico possui como objetivo, EXCETO:

Questão 4

Nas estações de tratamento de água (ETA), normalmente, usa-se o processo convencional de tratamento de água em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade. As partículas de sujeira ficam eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agregar, na seguinte etapa:

Questão 5

A Associação Brasileira de Normas Técnicas através da NBR ISO 14000 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela. A série 14000 refere-se a normas de padrões ambientais com objetivo de abordar temas ambientais como: sistemas de gestão, rotulagem, auditorias, análise do ciclo de vida, comunicação, desempenho, entre outros. O tempo de implementação depende do tamanho da empresa e do grau de envolvimento tanto da direção quanto dos seus recursos humanos disponíveis para o trabalho. Geralmente, o tempo médio de implementação da ISSO 14001 é

Questão 6

“Agregado presente em sedimentos, diferindo da natureza destes e formado de matéria inorgânica com formas diversas (nodular, discoidal, rizoide, cilíndrica etc), distinguindo-se dos seixos por não ser transportado.”

A afirmativa trata-se de:

Questão 7

Os investimentos em saneamento aumentam a qualidade e expectativa de vida, ao mesmo tempo que diminuem os valores gastos com medicamentos, internações e tratamentos de saúde. A exemplo disso, observa-se que a ampliação do acesso à coleta de esgoto reduz a ocorrência de doenças de veiculação hídrica, como:

Questão 8

O aterro sanitário é, hoje, a solução mais utilizada no Brasil para a disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos. Analise as afirmativas abaixo em relação a esta tecnologia.

I - Dentro do aterro sanitário os resíduos são biodegradados em condição de anaerobiose. Tal processo gera produtos líquidos (lixiviado, conhecido popularmente como chorume) e gasosos.
II - A base do aterro deve ser impermeabilizada e deve haver sistema de drenagem de fundo e de gases.
III - O aumento da vida útil do aterro sanitário pode ser obtido com o tratamento prévio dos resíduos orgânicos por compostagem e com a reciclagem do que for possível.
IV - Aterro sanitário é a solução mais adequada para resíduos inertes de construção civil.

Estão corretas:

Questão 9

Relacione as colunas a seguir:

1. Sapropel.
2. Água lêntica.
3. Limnologia.
4. Água lótica.
5. Água mole.

( ) Ciência voltada ao estudo das condições físicas, químicas, biológicas e meteorológicas dos corpos de água doce, principalmente os lagos e lagoas.
( ) Lama fétida proveniente da acumulação de restos orgânicos no fundo de bacias hidrográficas, lagoas, lagos, estuários e até mesmo nas bordas dos oceanos.
( ) Denominação genérica para indicar toda água parada, como a dos lagos.
( ) Denominação utilizada para as águas correntes, como a dos rios.
( ) Água doce que apresenta baixas concentrações de sais alcalinos-terrosos (Ca, Mg), isto é, poucas dezenas de miligramas por litro − mg/l.

A sequência está correta em:

Questão 10

.Criado pela Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Uma das inovações desta Lei foi a instituição da Área Rural Consolidada que é a área do imóvel rural com ocupação antrópica preexistente, com edificações, benfeitorias ou atividades agrossilvipastoris, admitida, neste último caso, a adoção do regime de pousio.
Sabendo disso, assinale a seguir a alternativa que indica a data máxima passível de enquadramento enquanto Área Rural Consolidada.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *