Simulado Fiscal Ambiental – Questões Teóricas

Ele atua no processo de preservação do meio ambiente, fiscalizando e efetuando vistorias em imóveis e outros locais. Formação exigida: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Engenharia Ambiental etc.
Preparamos algumas questões sobre o tema que caíram em Concursos Públicos, confira.

Questão 1

A Contabilidade Pública encontra-se embasada na Lei nº. 4320/64 e tem como funções:

I. Registrar a previsão da receita e a fixação da despesa relativas ao orçamento aprovado para o exercício.
II. Escriturar a execução orçamentária da receita e da despesa.
III. Confrontar a previsão das receitas com a realização das despesas.
IV. Aprovar as operações de crédito, a dívida ativa, os créditos e as obrigações.
V. Revelar as variações patrimoniais e mostrar o valor do patrimônio.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):




Questão 2

Módulo Fiscal é uma unidade de medida, em hectares, cujo valor é fixado pelo INCRA para cada município. Para sua obtenção, são levados em conta o tipo de exploração rural predominante no município; a renda obtida neste tipo de exploração predominante; demais explorações expressivas existentes no município, em função da renda ou da área utilizada, e o conceito de "propriedade familiar". A dimensão de um módulo fiscal varia de acordo com o município onde está localizada a propriedade. No Brasil, qual é o tamanho mínimo do Módulo Fiscal?




Questão 3

O Princípio Orçamentário que estabelece que o orçamento deverá manter o equilíbrio, do ponto de vista financeiro, entre os valores de receita e despesa, é:




Questão 4

“Ciência que estuda o globo terrestre desde o momento em que as rochas se formaram até o presente.”

A afirmativa trata-se de:




Questão 5

“Unidade natural que compreende o conjunto das interações estabelecidas entre os seres vivos de uma comunidade, entre si e com o ambiente em que vivem.”

A afirmativa trata-se de:




Questão 6

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) A NBR 9935 (ABNT, 1987) define agregado como o material granular pétreo, sem forma ou volume definido, a maioria das vezes quimicamente inerte, obtido por fragmentação natural ou artificial, com dimensões e propriedades adequadas a serem empregadas em obras de engenharia.
( ) Os agregados são produzidos a partir de britagem de maciços rochosos (pedra britada, pó de pedra) ou da exploração de ocorrências de material particulado natural (areia, seixo rolado ou pedregulho).
( ) A principal aplicação dos agregados é na fabricação de concretos e argamassas onde, em conjunto com um aglomerante (pasta de cimento portland / água), constituem uma rocha artificial, com diversas utilidades em engenharia de construção, cuja principal aplicação é compor os diversos elementos estruturais de concreto armado (lajes, vigas, pilares, sapatas etc).
( ) A principal aplicação dos agregados, seja a areia ou a pedra, na fabricação do concreto é de natureza econômica, tendo em vista tratar-se de materiais de baixo custo unitário, inferior ao do cimento.

A sequência está correta em:




Questão 7

De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente, Lei nº 6.938, de 31 de Agosto de 1981, o prazo mínimo da servidão ambiental temporária é de




Questão 8

Os investimentos em saneamento aumentam a qualidade e expectativa de vida, ao mesmo tempo que diminuem os valores gastos com medicamentos, internações e tratamentos de saúde. A exemplo disso, observa-se que a ampliação do acesso à coleta de esgoto reduz a ocorrência de doenças de veiculação hídrica, como:




Questão 9

A irrigação é uma técnica que objetiva suprir as necessidades hídricas de uma área plantada em decorrência à baixa disponibilidade hídrica ou a má distribuição das chuvas. Os principais tipos de irrigação utilizados atualmente são: irrigação localizada, aspersão, fertirrigação, micro aspersão, pivot central e irrigação de superfície.
A fertirrigação é uma técnica que aplica fertilizantes na água. Para o bom uso dos fertilizantes, além das características do produto, devem ser consideradas as necessidades da planta. Destaca-se que estes fertilizantes devem apresentar alta solubilidade e devem ser aplicados de tal modo que não causem o entupimento tanto nos emissores quanto nos gotejadores. Geralmente qual é o nutriente mais aplicado em fertirrigação?




Questão 10

O Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, estabelece o processo administrativo federal para apuração das infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, considerando infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção e recuperação do meio ambiente. Em relação à infração ambiental administrativa, qual sanção não é passível de ser aplicada?




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta