Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Fiscal Ambiental – Questões Teóricas

Simulado Fiscal Ambiental – Questões Teóricas

Ele atua no processo de preservação do meio ambiente, fiscalizando e efetuando vistorias em imóveis e outros locais. Formação exigida: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Engenharia Ambiental etc.
Preparamos algumas questões sobre o tema que caíram em Concursos Públicos, confira.

Questão 1

A lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece no inciso XVI do Artigo 3º o que são considerados resíduos sólidos. Assinale a alternativa cujo resíduo a lei citada NÃO se aplica.




Questão 2

Conforme dispõe a Lei Orgânica de Congonhas, a atividade de administração pública do Poder Público do município, obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, motivação e razoabilidade. A moralidade e a razoabilidade serão apuradas com a seguinte finalidade:




Questão 3

A cidade e o ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida como “Cúpula da Terra” por ter mediado acordos entre os Chefes de Estado presentes, são]




Questão 4

Os investimentos em saneamento aumentam a qualidade e expectativa de vida, ao mesmo tempo que diminuem os valores gastos com medicamentos, internações e tratamentos de saúde. A exemplo disso, observa-se que a ampliação do acesso à coleta de esgoto reduz a ocorrência de doenças de veiculação hídrica, como:




Questão 5

“Qualquer massa individualizada, de substância mineral ou fóssil, de valor econômico, que aflora ou existe no interior da terra.”

A afirmativa trata-se de:




Questão 6

A construção de reservatórios torna o potencial hidroelétrico dos rios aproveitável e possibilita a utilização racional da água através da regularização de vazões, assegurando, deste modo, o uso da água de forma contínua para fins de abastecimento humano, industrial e para irrigação. Assinale a alternativa que NÃO representa um impacto ambiental relacionado à construção de reservatórios.




Questão 7

De acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos, Lei n° 9.433, de 08 de janeiro de 1997, são princípios básicos para o funcionamento do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos

I. descentralização da obtenção e produção de dados e informações;
II. coordenação unificada do sistema;
III. acesso aos dados e informações garantido à toda a sociedade.

São verdadeiros os itens




Questão 8

“Estágio de equilíbrio alcançado por uma série, comunidade, espécie, da fauna ou da flora em um dado ambiente.”

A afirmativa trata-se de:




Questão 9

A Lei Orgânica de Congonhas explicita que depende de lei, em cada caso abaixo relacionado, EXCETO:




Questão 10

Para a atividade de um fiscal de meio ambiente, é correto afirmar:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado