Simulado Fiscal Ambiental – Questões Teóricas

Ele atua no processo de preservação do meio ambiente, fiscalizando e efetuando vistorias em imóveis e outros locais. Formação exigida: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Engenharia Ambiental etc.
Preparamos algumas questões sobre o tema que caíram em Concursos Públicos, confira.

Questão 1

O silicato natural hidratado de cálcio e magnésio (tanto crisotilo ou anfibólio) de contextura fibrosa, refratário ao calor, de difícil fusão e amplamente empregado na confecção de produtos incombustíveis é denominado amianto. Esta fibra mineral barata, leve e resistente ao fogo e à corrosão é bastante utilizada na fabricação de diversos produtos como telhas, caixas d’água, pisos, revestimentos, roupas isolantes, entre outros.
Apesar das suas vantagens, seus fragmentos microscópicos são potencialmente perigosos e podem causar sérias doenças. Geralmente, o primeiro órgão do corpo humano afetado pelo amianto é(são) o(s)

Questão 2

Os investimentos em saneamento aumentam a qualidade e expectativa de vida, ao mesmo tempo que diminuem os valores gastos com medicamentos, internações e tratamentos de saúde. A exemplo disso, observa-se que a ampliação do acesso à coleta de esgoto reduz a ocorrência de doenças de veiculação hídrica, como:

Questão 3

Relacione as colunas a seguir:

1. Sapropel.
2. Água lêntica.
3. Limnologia.
4. Água lótica.
5. Água mole.

( ) Ciência voltada ao estudo das condições físicas, químicas, biológicas e meteorológicas dos corpos de água doce, principalmente os lagos e lagoas.
( ) Lama fétida proveniente da acumulação de restos orgânicos no fundo de bacias hidrográficas, lagoas, lagos, estuários e até mesmo nas bordas dos oceanos.
( ) Denominação genérica para indicar toda água parada, como a dos lagos.
( ) Denominação utilizada para as águas correntes, como a dos rios.
( ) Água doce que apresenta baixas concentrações de sais alcalinos-terrosos (Ca, Mg), isto é, poucas dezenas de miligramas por litro − mg/l.

A sequência está correta em:

Questão 4

A Lei nº 11.284, de 2006, acrescentou o artigo nº 50-A à Lei de Crimes Ambientais, qualificando que ao desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente, o autor fica sujeito a pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa. Destaca-se que não é crime a conduta praticada quando necessária à subsistência imediata pessoal do agente ou de sua família. Nesse mesmo contexto, se a área explorada for superior a 1.000 ha (mil hectares), a pena será aumentada em

Questão 5

A lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece no inciso XVI do Artigo 3º o que são considerados resíduos sólidos. Assinale a alternativa cujo resíduo a lei citada NÃO se aplica.

Questão 6

Em se tratando de crimes ambientais, as penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdades em duas situações, quando tratar-se de crime culposo ou for aplicada a pena privativa de liberdade inferior a quatro anos, ou quando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstâncias do crime, indicarem que a substituição seja suficiente para efeitos de reprovação e prevenção do crime.
Considerando as especificidades da Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no tocante à imposição e gradação da penalidade, qual situação não é prevista obrigatoriamente para ser observada pela autoridade competente?

Questão 7

“Agregado presente em sedimentos, diferindo da natureza destes e formado de matéria inorgânica com formas diversas (nodular, discoidal, rizoide, cilíndrica etc), distinguindo-se dos seixos por não ser transportado.”

A afirmativa trata-se de:

Questão 8

A cidade e o ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida como “Cúpula da Terra” por ter mediado acordos entre os Chefes de Estado presentes, são]

Questão 9

Analise as afirmativas:

I. Classicamente, a Topografia é dividida em Topometria e Topologia.
II. A Topologia tem por objetivo o estudo das formas exteriores do terreno e das leis que regem o seu modelado.
III. A Topometria estuda os processos clássicos de medição de distâncias, ângulos e desníveis, cujo objetivo é a determinação de posições relativas de pontos.
IV. A Topografia pode ser dividida em planimetria e altimetria.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Questão 10

A elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União destinados a serviços de limpeza urbana e do manejo destes resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por entidades federais de crédito para tal finalidade. O acesso do Município a estes recursos da União será priorizado aos

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *