Simulado Fiscal Ambiental – Questões Teóricas

Ele atua no processo de preservação do meio ambiente, fiscalizando e efetuando vistorias em imóveis e outros locais. Formação exigida: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Engenharia Ambiental etc.
Preparamos algumas questões sobre o tema que caíram em Concursos Públicos, confira.

Questão 1

Conforme dispõe a Lei Orgânica de Congonhas, a atividade de administração pública do Poder Público do município, obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, motivação e razoabilidade. A moralidade e a razoabilidade serão apuradas com a seguinte finalidade:




Questão 2

O Princípio Orçamentário que estabelece que o orçamento deverá manter o equilíbrio, do ponto de vista financeiro, entre os valores de receita e despesa, é:




Questão 3

Considere as seguintes atividades modificadoras do meio ambiente:

I. portos;
II. ferrovias;
III. aeroportos;
IV. estradas de rodagem com duas faixas de rolamento.

Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão ambiental competente, o licenciamento das atividades




Questão 4

“Estágio de equilíbrio alcançado por uma série, comunidade, espécie, da fauna ou da flora em um dado ambiente.”

A afirmativa trata-se de:




Questão 5

Os resultados de um estudo mostraram que, quando os níveis de DDT no solo eram de 10 ppm, a concentração do pesticida atingia 11 ppm nas minhocas e 444 ppm nos cérebros de tordos (HUNT, 1965). O fenômeno observado denomina-se




Questão 6

Analise as afirmativas com base na Lei de Crimes Ambientais:

I. no caso de multa, a situação econômica do infrator não deverá ser observada pela autoridade competente;
II. o baixo grau de escolaridade do infrator constitui circunstância que atenua a pena;
III. a reincidência nos crimes de natureza ambiental é circunstância que agrava a pena;
IV. o funcionário público sonegar dados técnico-científicos em procedimentos de licenciamento ambiental não constitui crime.

São verdadeiras as afirmativas




Questão 7

“Estado de higidez que vive a população urbana e rural, tanto no que se refere à sua capacidade de inibir, prevenir ou impedir a ocorrência de endemias ou epidemias veiculadas pelo meio ambiente quanto no tocante ao seu potencial de promover o aperfeiçoamento de condições mesológicas favoráveis ao pleno gozo de saúde e bem-estar.”

A afirmativa se refere a:




Questão 8

“Coletor que recebe o esgoto de uma rede coletora e o encaminha para um ponto final de despejo ou de tratamento.”

A afirmativa trata-se de:




Questão 9

Analise as afirmativas:

I. O Licenciamento Ambiental é a base estrutural do tratamento das questões ambientais pela empresa. A licença possui uma lista de restrições ambientais que devem ser seguidas pela empresa.
II. Com a Lei Federal nº. 6938/81, o Licenciamento Ambiental tornou-se obrigatório em todo o território nacional e as atividades efetiva ou potencialmente poluidoras não podem funcionar sem o devido licenciamento.
III. O mercado cada vez mais exige empresas licenciadas e que cumpram a legislação ambiental. Além disso, os órgãos de financiamento e de incentivos governamentais, como o BNDS, condicionam a aprovação dos projetos à apresentação da Licença Ambiental.
IV. Empresas que funcionam sem a Licença Ambiental estão sujeitas às sanções previstas em lei, incluindo as punições relacionadas no Código Florestal, instituído em 1998: advertências, multas, embargos, paralisação temporária ou definitiva das atividades.

Estão corretas apenas as afirmativas:




Questão 10

A que se deve a escolha da bacia hidrográfica como unidade territorial para o estudo e a aplicação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado