Simulado Fiscal Ambiental – Questões Teóricas

Ele atua no processo de preservação do meio ambiente, fiscalizando e efetuando vistorias em imóveis e outros locais. Formação exigida: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Engenharia Ambiental etc.
Preparamos algumas questões sobre o tema que caíram em Concursos Públicos, confira.

Questão 1

A elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União destinados a serviços de limpeza urbana e do manejo destes resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por entidades federais de crédito para tal finalidade. O acesso do Município a estes recursos da União será priorizado aos

Questão 2

A Lei nº 11.284, de 2006, acrescentou o artigo nº 50-A à Lei de Crimes Ambientais, qualificando que ao desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente, o autor fica sujeito a pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa. Destaca-se que não é crime a conduta praticada quando necessária à subsistência imediata pessoal do agente ou de sua família. Nesse mesmo contexto, se a área explorada for superior a 1.000 ha (mil hectares), a pena será aumentada em

Questão 3

“Estado de higidez que vive a população urbana e rural, tanto no que se refere à sua capacidade de inibir, prevenir ou impedir a ocorrência de endemias ou epidemias veiculadas pelo meio ambiente quanto no tocante ao seu potencial de promover o aperfeiçoamento de condições mesológicas favoráveis ao pleno gozo de saúde e bem-estar.”

A afirmativa se refere a:

Questão 4

Para a atividade de um fiscal de meio ambiente, é correto afirmar:

Questão 5

“Estágio de equilíbrio alcançado por uma série, comunidade, espécie, da fauna ou da flora em um dado ambiente.”

A afirmativa trata-se de:

Questão 6

O aterro sanitário é, hoje, a solução mais utilizada no Brasil para a disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos. Analise as afirmativas abaixo em relação a esta tecnologia.

I - Dentro do aterro sanitário os resíduos são biodegradados em condição de anaerobiose. Tal processo gera produtos líquidos (lixiviado, conhecido popularmente como chorume) e gasosos.
II - A base do aterro deve ser impermeabilizada e deve haver sistema de drenagem de fundo e de gases.
III - O aumento da vida útil do aterro sanitário pode ser obtido com o tratamento prévio dos resíduos orgânicos por compostagem e com a reciclagem do que for possível.
IV - Aterro sanitário é a solução mais adequada para resíduos inertes de construção civil.

Estão corretas:

Questão 7

Analise as afirmativas:

I. Lixo é, basicamente todo e qualquer resíduo sólido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas como folhas, galhos de árvores, terra e areia espalhados pelo vento etc.
II. A origem é o principal elemento para a caracterização dos resíduos sólidos.
III. A composição gravimétrica traduz o percentual de cada componente em relação ao peso parcial do lixo.
IV. A compressividade, também conhecida como grau de compactação, indica a redução de volume que uma massa de lixo pode sofrer, quando submetida a uma pressão determinada.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Questão 8

O silicato natural hidratado de cálcio e magnésio (tanto crisotilo ou anfibólio) de contextura fibrosa, refratário ao calor, de difícil fusão e amplamente empregado na confecção de produtos incombustíveis é denominado amianto. Esta fibra mineral barata, leve e resistente ao fogo e à corrosão é bastante utilizada na fabricação de diversos produtos como telhas, caixas d’água, pisos, revestimentos, roupas isolantes, entre outros.
Apesar das suas vantagens, seus fragmentos microscópicos são potencialmente perigosos e podem causar sérias doenças. Geralmente, o primeiro órgão do corpo humano afetado pelo amianto é(são) o(s)

Questão 9

“Ciência que estuda o globo terrestre desde o momento em que as rochas se formaram até o presente.”

A afirmativa trata-se de:

Questão 10

.Criado pela Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Uma das inovações desta Lei foi a instituição da Área Rural Consolidada que é a área do imóvel rural com ocupação antrópica preexistente, com edificações, benfeitorias ou atividades agrossilvipastoris, admitida, neste último caso, a adoção do regime de pousio.
Sabendo disso, assinale a seguir a alternativa que indica a data máxima passível de enquadramento enquanto Área Rural Consolidada.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *