Simulado Fiscal Ambiental – Questões Teóricas

Ele atua no processo de preservação do meio ambiente, fiscalizando e efetuando vistorias em imóveis e outros locais. Formação exigida: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Engenharia Ambiental etc. Preparamos algumas questões sobre o tema que caíram em Concursos Públicos, confira.

Questão 1

A cobrança pelo uso de recurso hídrico possui como objetivo, EXCETO:

Questão 2

De acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos, NÃO é possível afirmar que:

Questão 3

A perda do nitrogênio para a atmosfera, mediante transformação para a forma de N2, é geralmente realizada por microrganismos habitantes de ambientes anaeróbicos que, na falta do O2 como receptor de elétrons, utilizam o nitrogênio na forma de NHO3 como o receptor final de elétrons de sua atividade respiratória. A esse processo, dá-se o nome de:

Questão 4

A Lei nº 10.308, de 20 de novembro de 2001, dispõe sobre a seleção de locais, a construção, o licenciamento, a operação, a fiscalização, os custos, a indenização, a responsabilidade civil e as garantias referentes aos depósitos de rejeitos radioativos, além de proibir o depósito de rejeitos de quaisquer naturezas em determinados locais. Em qual local é expressamente proibida a deposição desses rejeitos?

Questão 5

A Lei Orgânica de Congonhas explicita que depende de lei, em cada caso abaixo relacionado, EXCETO:

Questão 6

“Estágio de equilíbrio alcançado por uma série, comunidade, espécie, da fauna ou da flora em um dado ambiente.”

A afirmativa trata-se de:

Questão 7

A lei nº 9.985/2000 institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC e estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das unidades de conservação. A referida lei apresenta os seguintes termos e definições:

I - preservação: conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem a proteção a longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais.
II - uso sustentável: sistema de exploração baseado na coleta e extração, de modo sustentável, de recursos naturais renováveis.
III - uso indireto: aquele que não envolve consumo, coleta, dano ou destruição dos recursos naturais.
IV - uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais.
V - recuperação: restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original.

Conforme a lei nº 9.985/2000, estão corretas apenas as definições:

Questão 8

O aterro sanitário é, hoje, a solução mais utilizada no Brasil para a disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos. Analise as afirmativas abaixo em relação a esta tecnologia.

I - Dentro do aterro sanitário os resíduos são biodegradados em condição de anaerobiose. Tal processo gera produtos líquidos (lixiviado, conhecido popularmente como chorume) e gasosos.
II - A base do aterro deve ser impermeabilizada e deve haver sistema de drenagem de fundo e de gases.
III - O aumento da vida útil do aterro sanitário pode ser obtido com o tratamento prévio dos resíduos orgânicos por compostagem e com a reciclagem do que for possível.
IV - Aterro sanitário é a solução mais adequada para resíduos inertes de construção civil.

Estão corretas:

Questão 9

Os métodos de Avaliação de Impacto Ambiental servem de referência nos estudos ambientais para determinar de forma mais precisa e significativa um impacto ambiental. Modelos matemáticos destinados a representar o comportamento dos parâmetros ambientais ou das relações de causa e efeito de determinadas ações, refere-se ao conceito do método:

Questão 10

Os padrões de qualidade da água não são os mesmos para todos os tipos de uso, ou seja, a água destinada ao abastecimento humano (potabilidade) possui padrões diferentes da água utilizada para recreação (balneabilidade), para irrigação ou para a indústria. Assinale a alternativa que se refere à dureza da água:

Tempo de simulado: