Simulado Engenheiro Florestal

Quem deseja ser engenheiro florestal, além das aulas em sala, terá a oportunidade de participar de atividades práticas em laboratório e em campo etc.
Preparamos este simulado com questões que caíram em provas para Concursos Públicos, responda

Questão 1

De acordo com a RESOLUÇÃO CONAMA nº 465, de 5 de Dezembro de 2014, afim de realizar o licenciamento ambiental de posto e de central, o empreendedor deverá apresentar alguns documentos. Nesse sentido marque a alternativa INCORRETA:




Questão 2

Um engenheiro florestal, a fim de alcançar seus objetivos no estudo da ciclagem de nutrientes subdividiu a biomassa arbórea em subcompartimentos. Marque a alternativa que apresenta três subcompartimentos corretamente:




Questão 3

O engenheiro florestal Pedro está coordenando um projeto de restauração florestal, no qual precisa selecionar a metodologia de restauração mais adequada levando em consideração o tipo e a intensidade da degradação. Nesse sentido marque a alternativa correta:




Questão 4

Um empresário muito curioso consultou seu engenheiro florestal afim de elevar seu conhecimento sobre viveiro florestal. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma informação relacionada à viveiro florestal:




Questão 5

A ação de combate aos incêndios florestais leva em consideração as condições do fogo, terreno, material combustível, fatores meteorológicos, entre outros. Dentre os métodos utilizados marque a alternativa que indica o método indireto de combate:




Questão 6

O Sistema Nacional de Sementes e Mudas, instituído nos termos da Lei Federal nº 10.711/03, objetiva garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicação e de reprodução vegetal produzido, comercializado e utilizado em todo o território nacional. Marque a alternativa correta em relação a definição dos termos conforme a Lei:




Questão 7

Considera-se Área de Preservação Permanente, em zonas rurais ou urbanas, para os efeitos da Lei n° 12561/12, as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de:




Questão 8

A Lei Federal nº 8.171, de 17/01/1991 dispõe sobre a política agrícola brasileira e seus objetivos, assinale a alternativa que apresenta corretamente um objetivo da política agrícola:




Questão 9

Com base nas características morfológicas das unidades de dispersão das plantas, as espécies florestais podem ser classificadas como anemocórica, zoocórica, autocórica, entre outras. Marque a alternativa correta em relação a dispersão:




Questão 10

No incêndio florestal temos a combustão, a qual é uma reação química ocorrendo na presença de calor, combustível e oxigênio. Marque a alternativa que indica três tipos de incêndio florestal:




Questão 11

Em relação a Lei Estadual nº 2.843/14 do Acre, que no CAPÍTULO II, em seu artigo 3º trata do registro de operadores de agrotóxicos, marque a alternativa correta:




Questão 12

O mogno brasileiro é uma espécie que apresenta madeira de beleza e qualidade diferenciada, sendo amplamente explorada. Marque a alternativa que apresenta o nome científico do Mogno Brasileiro:




Questão 13

João, produtor rural muito curioso, resolveu pesquisar no novo Código Florestal (Lei Federal n° 12651/12) a definição de termos técnicos. Consoante a Lei Federal n° 12651/12 define-se Reserva Legal como:




Questão 14

O ciclo biogeoquímico refere-se às entradas e saídas de nutrientes em relação a determinado ecossistema. Marque a alternativa que apresenta corretamente três processos de saída de nutrientes dos ecossistemas terrestres:




Questão 15

O Código Florestal (Lei Federal n° 12651/12) apresenta princípios para alcançar seu objetivo de desenvolvimento sustentável. Em relação aos princípios marque a alternativa INCORRETA:




Questão 16

Num ecossistema com remanescentes florestais bem preservados e com pouco efeito de borda, como grandes reservas da floresta amazônica, a cicatrização de clareiras deve ocorrer por meio de mecanismos de regeneração. Em relação aos mecanismos de regeneração, assinale a alternativa INCORRETA:




Questão 17

A emissão da permissão de Trânsito de Vegetais (PTV) será fundamentada em Certificado Fitossanitário de Origem - CFO ou em Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado - CFOC para o trânsito de partidas de plantas ou de produtos vegetais em alguns casos. Marque a alternativa que apresenta corretamente um caso:




Questão 18

No manejo florestal de um povoamento são utilizadas algumas técnicas específicas. Marque a alternativa correta em relação a técnica que é a redução do número de árvores que crescem num determinado povoamento, de modo a condicionar a competição, e dar as árvores restantes, mais espaço, luz e nutrientes para o seu bom desenvolvimento:




Questão 19

O produtor rural José procurou um engenheiro florestal para sanar sua dúvida sobre quais nutrientes são classificados como macronutrientes. Marque a alternativa que apresenta somente macronutrientes:




Questão 20

Os sistemas agroflorestais são diferenciados por ter um componente arbóreo, usado numa mesma unidade de manejo de terra com cultivos e/ou animais, havendo interações ecológicas e econômicas entre os diferentes componentes. Assinale a alternativa correta em relação aos sistemas agroflorestais:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta