Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, art. 28, o Poder Público criará e estimulará programas de:

I. Profissionalização especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas.
II. Preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 5 (cinco) anos, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania.
III. Estímulo às empresas públicas para admissão de idosos ao trabalho.

Questão 2

A comunicação é uma das principais atividades do processo educativo quando vivenciada com crianças e adolescentes “de rua”. Há diversas formas de comunicação concretizadas por diferentes linguagens. A esse respeito, considere as informações explicitadas nos itens a seguir.

I- As formas como crianças e adolescentes se vestem (roupas, joias, pinturas, etc) não podem ser consideradas como comunicação não verbal.
II- Na comunicação oral, é importante o Educador Social considerar que, para a sua eficácia, é necessário pensar previamente o que dizer e como dizer.
III- A linguagem utilizada pelo adolescente, durante o processo de comunicação, constitui, no geral, um indicador que permite avaliar o nível de implicação pessoal e social face à tarefa que realiza.
IV- Tanto a comunicação verbal quanto a não verbal não podem ser consideradas estratégias de resistência das crianças e dos adolescentes para sobreviver nas ruas.

Das afirmações, estão corretas

Questão 3

Um grupo de educadores sociais deve realizar uma pesquisa para caracterizar o contexto ou “território” de moradores em situação de rua de um município, o qual se faz necessário para elaboração e implementação de ações estratégias das políticas educacionais do município. Durante uma reunião para planejar a pesquisa, um dos educadores apresenta quatro ideias, explicitadas a seguir, que devem ser levadas em conta para realizar essa caracterização.

I1 Priorizar o questionário de perguntas abertas, considerando a quantidade de pessoas, para evitar a subjetividade nas respostas.
I2 Realizar entrevistas e observações.
I3 Analisar os dados sob uma única perspectiva teórica com a finalidade de garantir a sua validez.
I4 Estruturar a problemática da pesquisa considerando o conjunto de saberes (factuais, conceituais, teóricos) e dos valores que influenciam o modo de abordar o problema de pesquisa.

Considerando o objetivo e a natureza da pesquisa a ser realizada, o grupo d e educadores deve concordar com

Questão 4

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de __________ , ____________ e _______ à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Questão 5

O usuário de drogas pode apresentar vários indícios que, em seu conjunto, podem indicar que a pessoa está sob o efeito de drogas, os quais devem alertar os educadores. Em relação a esses indícios, considere as afirmações a seguir.

I- A irritabilidade, a insônia e a depressão podem ser indícios do uso de alguma droga.
II- Dedos queimados, descaso com a higiene pessoal e dificuldades de aceitação podem ser indícios do uso de alguma droga.
III- Olhos avermelhados e dedos queimados são indícios suficientes do uso de alguma droga.
IV- Troca da noite pelo dia e comportamento egocêntrico são indícios suficientes do uso de alguma droga.

Das afirmações, estão corretas

Questão 6

De acordo com as Regras das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade, o sistema de justiça de menores deve respeitar os direitos e a segurança dos menores e promover o seu bem-estar físico e mental e a prisão deverá constituir:

Questão 7

A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos exige um trabalho diferente por parte do Educador Social. No planejamento de atividades a serem realizadas com adolescentes, um grupo de professores e educadores sociais debatem sobre questões que devem ser levadas em conta nesse tipo de aprendizagem. Dentre essas questões, destacaram as reproduzidas a seguir.

Q1- Elaborar “pergunta condutora” que apresenta o tema/problema de forma instigante.
Q2- Planejar os momentos de acompanhamento das atividades.
Q3- Apresentar exercícios como forma de construção do conhecimento
Q4- Promover a adaptação das pessoas como forma de se atingirem os objetivos expressos como condutas ou comportamentos no modelo da aprendizagem behaviorista.

Das questões levantadas pelo grupo, as coerentes com a Aprendizagem Baseada em Projetos são

Questão 8

A aprendizagem colaborativa, muito utilizada como estratégia nos contextos escolares e não escolares, está intrinsicamente baseada em uma dada concepção sobre o que é ensino, aprendizagem, natureza do conhecimento e, consequentemente, estratégias didáticas para organizar o ensino. Fundamentado na aprendizagem colaborativa, um Educador Social pretende organizar um grupo nesse tipo de aprendizagem. Nesse sentido, esse educador deve considerar que

Questão 9

Embora não seja conveniente uma definição fechada de pessoa em situação de rua, conhecer algumas das características desse grupo é essencial para o desenvolvimento da atividade profissional do Educador Social. Considere as características de determinados indivíduos:

C1 Pertencem a um grupo populacional homogêneo.
C2 Apresentam pobreza extrema.
C3 Apresentam vínculos familiares sólidos.
C4 Não têm moradia convencional regular.
C5 Utilizam os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento.

De acordo com o Decreto nº 7.059/2009, características de pessoas em situação de rua estão presentes em

Questão 10

Analise as afirmativas abaixo em relação a Lei nº 12.594 que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

I. O SINASE é uma política pública para implementação do atendimento das medidas socioeducativas
II. O SINASE propõe aumentar a tendência crescente de internação dos adolescentes.
III. O SINASE prioriza as medidas em meio aberto em detrimento das restritivas de liberdade.
IV. O SINASE estabelece a prevalência da ação socioeducativa sobre os aspectos meramente sancionatórios.

Está CORRETO o que se afirma em:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *