Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

O SINASE é um sistema integrado que reúnem princípios, regras e critérios para a execução de medidas socioeducativas e programas de atendimento aos adolescentes de __________ anos, e excepcionalmente jovens até ____ anos de idade.




Questão 2

A Educação Não-Formal começa a aparecer relacionada ao campo pedagógico em decorrência de uma série de fatores, em um momento histórico em que diferentes setores da sociedade viam a escola e a família como impossibilitadas de responder a todas as demandas sociais que lhes eram impostas, delegadas e desejadas.
É um dos fatores responsáveis pelo surgimento da Educação Não-Formal:




Questão 3

O SINASE reafirma a diretriz do Estatuto da Criança e do Adolescente sobre a natureza pedagógica da medida socioeducativa. É medida restritiva de liberdade:




Questão 4

As práticas pedagógicas que consideram o aspecto social da vulnerabilidade social devem




Questão 5

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/90, art. 60, é proibido qualquer trabalho a menores:




Questão 6

Um grupo de educadores sociais deve realizar uma pesquisa para caracterizar o contexto ou “território” de moradores em situação de rua de um município, o qual se faz necessário para elaboração e implementação de ações estratégias das políticas educacionais do município. Durante uma reunião para planejar a pesquisa, um dos educadores apresenta quatro ideias, explicitadas a seguir, que devem ser levadas em conta para realizar essa caracterização.

I1 Priorizar o questionário de perguntas abertas, considerando a quantidade de pessoas, para evitar a subjetividade nas respostas.
I2 Realizar entrevistas e observações.
I3 Analisar os dados sob uma única perspectiva teórica com a finalidade de garantir a sua validez.
I4 Estruturar a problemática da pesquisa considerando o conjunto de saberes (factuais, conceituais, teóricos) e dos valores que influenciam o modo de abordar o problema de pesquisa.

Considerando o objetivo e a natureza da pesquisa a ser realizada, o grupo d e educadores deve concordar com




Questão 7

(Lei Orgânica) De acordo com o art. 99, a prestação de serviços públicos, pelo Município, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, será regulada em lei complementar que assegurará:

I. A exigência de licitação, em alguns os casos.
II. Definição do caráter especial dos contratos de concessão ou permissão, casos de prorrogação, condição de caducidade, forma de fiscalização e rescisão.
III. Os direitos dos usuários.
IV. A política tarifária.
V. A obrigação de manter o serviço adequado.




Questão 8

Para sustentar teoricamente sua atividade profissional com usuários de álcool e outras drogas, dois educadores sociais recém-formados, ao discutirem o conceito de “redução de danos”, sistematizaram as seguintes ideias:

I- A redução de danos reconhece que os usuários de drogas fazem parte de um grupo homogêneo e tem como objetivo incentivar a abstinência.
II- A redução de danos se dirige exclusivamente para dependentes de álcool ou de drogas.
III- A redução de danos pode ser considerada a aplicação de métodos projetados para diminuir o risco do dano associado a certas práticas de risco.
IV- O preconceito e o estigma associados a usuários de drogas e as ações de redução de danos são dificuldades para institucionalizar esse tipo de práticas.

Das ideias apresentadas, estão corretas as presentes nos itens




Questão 9

(Lei Orgânica) De acordo com o art. 82, leis deiniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

I. O plano plurianual.
II. As diretrizes orçamentárias.
III. Os orçamentos anuais.




Questão 10

De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, art. 28, o Poder Público criará e estimulará programas de:

I. Profissionalização especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas.
II. Preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 5 (cinco) anos, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania.
III. Estímulo às empresas públicas para admissão de idosos ao trabalho.




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