Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

Na obra Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, quando discute, a concepção bancária de educação como instrumento da opressão, pretende-se mostrar as formas mais comuns de se conduzir e manter inertes uma sociedade. A educação bancária é, EXCETO:




Questão 2

De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, art. 28, o Poder Público criará e estimulará programas de:

I. Profissionalização especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas.
II. Preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 5 (cinco) anos, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania.
III. Estímulo às empresas públicas para admissão de idosos ao trabalho.




Questão 3

Constituem características das seguintes abordagens metodológicas de trabalho social com famílias no âmbito do PAIF: pedagogia problematizadora e pesquisa ação, EXCETO:




Questão 4

(Lei Orgânica) De acordo com o art. 99, a prestação de serviços públicos, pelo Município, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, será regulada em lei complementar que assegurará:

I. A exigência de licitação, em alguns os casos.
II. Definição do caráter especial dos contratos de concessão ou permissão, casos de prorrogação, condição de caducidade, forma de fiscalização e rescisão.
III. Os direitos dos usuários.
IV. A política tarifária.
V. A obrigação de manter o serviço adequado.




Questão 5

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei n.º 8.742/93), art. 2o, a assistência social tem por objetivos, exceto:




Questão 6

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

O SINASE é um sistema integrado que reúnem princípios, regras e critérios para a execução de medidas socioeducativas e programas de atendimento aos adolescentes de __________ anos, e excepcionalmente jovens até ____ anos de idade.




Questão 7

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente assinale a alternativa CORRETA em relação ao Conselho Tutelar.




Questão 8

Analise as afirmativas abaixo em relação a Lei nº 12.594 que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

I. O SINASE é uma política pública para implementação do atendimento das medidas socioeducativas
II. O SINASE propõe aumentar a tendência crescente de internação dos adolescentes.
III. O SINASE prioriza as medidas em meio aberto em detrimento das restritivas de liberdade.
IV. O SINASE estabelece a prevalência da ação socioeducativa sobre os aspectos meramente sancionatórios.

Está CORRETO o que se afirma em:




Questão 9

De acordo com as regras mínimas das Nações Unidas para a proteção dos Jovens Privados de Liberdade, é INCORRETO afirmar que:




Questão 10

De acordo com as Regras das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade, o sistema de justiça de menores deve respeitar os direitos e a segurança dos menores e promover o seu bem-estar físico e mental e a prisão deverá constituir:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado