Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos exige um trabalho diferente por parte do Educador Social. No planejamento de atividades a serem realizadas com adolescentes, um grupo de professores e educadores sociais debatem sobre questões que devem ser levadas em conta nesse tipo de aprendizagem. Dentre essas questões, destacaram as reproduzidas a seguir.

Q1- Elaborar “pergunta condutora” que apresenta o tema/problema de forma instigante.
Q2- Planejar os momentos de acompanhamento das atividades.
Q3- Apresentar exercícios como forma de construção do conhecimento
Q4- Promover a adaptação das pessoas como forma de se atingirem os objetivos expressos como condutas ou comportamentos no modelo da aprendizagem behaviorista.

Das questões levantadas pelo grupo, as coerentes com a Aprendizagem Baseada em Projetos são




Questão 2

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de __________ , ____________ e _______ à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.




Questão 3

Analise as afirmativas a seguir concernentes aos aspectos da Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Gradualmente, busca-se que o SUAS seja capaz de ofertar, com qualidade, um volume de serviços incompatível com as necessidades da população brasileira e, em especial, das famílias que atualmente já são beneficiadas pelas ações de transferência de renda.
( ) É no âmbito dos serviços que se pode trabalhar efetivamente os aspectos objetivos e subjetivos relacionados aos direitos de convivência familiar e comunitária e à segurança de acolhida, conforme determina a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
( ) As condicionalidades do PBF e do PETI visam atenuar o direito de acesso às políticas de saúde, educação e assistência social e impossibilitam por um lado, promover a melhoria das condições de vida da família beneficiária e, por outro, reforçar a responsabilização do poder público na garantia de oferta desses serviços.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 4

Analise as afirmativas abaixo em relação a Lei nº 12.594 que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

I. O SINASE é uma política pública para implementação do atendimento das medidas socioeducativas
II. O SINASE propõe aumentar a tendência crescente de internação dos adolescentes.
III. O SINASE prioriza as medidas em meio aberto em detrimento das restritivas de liberdade.
IV. O SINASE estabelece a prevalência da ação socioeducativa sobre os aspectos meramente sancionatórios.

Está CORRETO o que se afirma em:




Questão 5

Embora o conceito de “Educação Não-Formal” seja polissêmico, existem algumas características que lhe são próprias. Em relação a essas características, considere as afirmações a seguir.

I- A Educação Não-Formal é toda atividade educacional organizada, assistemática, executada fora do sistema formal para oferecer tipos selecionados de aprendizagem cognitiva a determinados subgrupos da população.
II- A Educação Não-Formal apresenta estruturas hierárquicas e burocráticas bem definidas no que diz respeito a tempo e a espaço.
III- A Educação Não-Formal está ligada fortemente à aprendizagem política, constituindo-se em um processo de formação para a cidadania.
IV- A Educação Não-Formal é aquela que se desenvolve no mundo da vida, por meio de processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas, estando articulada ao campo da educação cidadã e sendo um processo sociopolítico, cultural e pedagógico.

Das afirmações, estão corretas




Questão 6

Os jogos educacionais são estratégias para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes em espaços formais e não formais. Numa discussão sobre as possibilidades e as limitações desse tipo de atividade, um Educador Social faz algumas afirmações, presentes nos itens a seguir.

I- Os jogos educacionais despertam o interesse e permitem atividades que devem ser realizadas em grupo, fazendo com que o estudante libere as emoções, aprenda conceitos, dentre outros aspectos.
II- Os jogos podem explorar diversos aspectos, como a ludicidade nos jogos de exercício, os simbólicos e os de construção.
III- As interferências constantes dos professores durante os jogos educacionais sempre estimula os estudantes para uma maior independência.
IV- Os jogos educacionais podem favorecer os processos de socialização dos estudantes.

Das afirmações feitas pelo Educador Social, estão corretas




Questão 7

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa que apresenta uma situação que deve ser encaminhada ao Conselho Tutelar.




Questão 8

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei n.º 8.742/93), art. 6o -C, § 1o , o ________ é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima:




Questão 9

(Lei Orgânica) De acordo com o art. 99, a prestação de serviços públicos, pelo Município, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, será regulada em lei complementar que assegurará:

I. A exigência de licitação, em alguns os casos.
II. Definição do caráter especial dos contratos de concessão ou permissão, casos de prorrogação, condição de caducidade, forma de fiscalização e rescisão.
III. Os direitos dos usuários.
IV. A política tarifária.
V. A obrigação de manter o serviço adequado.




Questão 10

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o trabalho NÃO pode ser realizado pelo aprendiz quando:




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