Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

O usuário de drogas pode apresentar vários indícios que, em seu conjunto, podem indicar que a pessoa está sob o efeito de drogas, os quais devem alertar os educadores. Em relação a esses indícios, considere as afirmações a seguir.

I- A irritabilidade, a insônia e a depressão podem ser indícios do uso de alguma droga.
II- Dedos queimados, descaso com a higiene pessoal e dificuldades de aceitação podem ser indícios do uso de alguma droga.
III- Olhos avermelhados e dedos queimados são indícios suficientes do uso de alguma droga.
IV- Troca da noite pelo dia e comportamento egocêntrico são indícios suficientes do uso de alguma droga.

Das afirmações, estão corretas




Questão 2

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/90, art. 60, é proibido qualquer trabalho a menores:




Questão 3

Um conhecimento importante para a atividade profissional do Educador Social é compreender o significado das categorias criança e de adolescente. Em relação a esse conhecimento,




Questão 4

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90, art. 18-B, os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá- los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso:

I. Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família.
II. Obrigação de tratamento psicológico ou psiquiátrico.
III. Encaminhamento a cursos ou programas de orientação.
IV. Obrigação de encaminhar os responsáveis a tratamento especializado.
V. Advertência para a criança.




Questão 5

(Lei Orgânica) De acordo com o art. 82, leis deiniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

I. O plano plurianual.
II. As diretrizes orçamentárias.
III. Os orçamentos anuais.




Questão 6

A educação como direito social é um dos meios para a materialização dos objetivos da República bem como para a redução das desigualdades sociais e a erradicação da pobreza e da marginalização. Em relação à importância da educação, considere as afirmativas a seguir.

I- A educação é um dos meios necessários à efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana.
II- Por intermédio da educação, o indivíduo se considera pertencente ao grupo, aumentando suas chances de reinserção no mercado de trabalho e luta pelos benefícios aos quais faz jus.

Em relação a essas afirmativas,




Questão 7

As interações diversas que se estabelecem entre os sujeitos, em diferentes contextos, são essenciais para a aprendizagem e a socialização. Considere as ideias contidas no quadro a seguir sobre essas interações.

O ser toma consciência de si, reflete sobre si mesmo na relação com o mundo, por meio das relações sociais e não de forma isolada. A comunicação e o diálogo são fundamentais no processo de aprendizagem e de transformação social.

Essas ideias estão presentes na obra de




Questão 8

Um grupo de educadores sociais deve realizar uma pesquisa para caracterizar o contexto ou “território” de moradores em situação de rua de um município, o qual se faz necessário para elaboração e implementação de ações estratégias das políticas educacionais do município. Durante uma reunião para planejar a pesquisa, um dos educadores apresenta quatro ideias, explicitadas a seguir, que devem ser levadas em conta para realizar essa caracterização.

I1 Priorizar o questionário de perguntas abertas, considerando a quantidade de pessoas, para evitar a subjetividade nas respostas.
I2 Realizar entrevistas e observações.
I3 Analisar os dados sob uma única perspectiva teórica com a finalidade de garantir a sua validez.
I4 Estruturar a problemática da pesquisa considerando o conjunto de saberes (factuais, conceituais, teóricos) e dos valores que influenciam o modo de abordar o problema de pesquisa.

Considerando o objetivo e a natureza da pesquisa a ser realizada, o grupo d e educadores deve concordar com




Questão 9

Para o Educador Social, torna-se essencial o conhecimento dos padrões que caracterizam o consumo de droga. A seguir, está descrito um desses padrões.

Usa a droga com frequência regular, porém sem apresentar compulsão e sem interferir no seu dia a dia.

O padrão de consumo descrito se refere a uso




Questão 10

São estratégias da busca ativa no território do CRAS, EXCETO:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado