Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social. Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

De acordo com Silva (2006), são vários os fatores motivadores da existência de pessoas em situação de rua assim como são múltiplas as realidades dessa parcela da população. Em relação a essa situação, é correto afirmar:

Questão 2

Um dos princípios éticos para a oferta da proteção socioassistencial no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é constituído por:

Questão 3

Como é conhecida a unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 1.000 famílias/ano e que executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social?

Questão 4

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente , NÃO é correto afirmar que o poder familiar:

Questão 5

A Lei Nº 10.741, de 01 de outubro 2003, é destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Dessa forma, podemos afirmar que a lei supracitada também é conhecida como:

Questão 6

A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos exige um trabalho diferente por parte do Educador Social. No planejamento de atividades a serem realizadas com adolescentes, um grupo de professores e educadores sociais debatem sobre questões que devem ser levadas em conta nesse tipo de aprendizagem. Dentre essas questões, destacaram as reproduzidas a seguir.

Q1- Elaborar “pergunta condutora” que apresenta o tema/problema de forma instigante.
Q2- Planejar os momentos de acompanhamento das atividades.
Q3- Apresentar exercícios como forma de construção do conhecimento
Q4- Promover a adaptação das pessoas como forma de se atingirem os objetivos expressos como condutas ou comportamentos no modelo da aprendizagem behaviorista.

Das questões levantadas pelo grupo, as coerentes com a Aprendizagem Baseada em Projetos são

Questão 7

“Organizar, facilitar oficinas e desenvolver atividades coletivas nas unidades e/ou na comunidade” constitui atribuição de qual profissional?

Questão 8

Analise a afirmativa a seguir considerando a articulação dos serviços socioassistenciais do território com o PAIF, na garantia do desenvolvimento do trabalho social com as famílias dos usuários desses serviços.

“O referenciamento dos serviços socioassistenciais da __________ ao CRAS possibilita a organização e __________ da rede socioassistencial no território, cumprindo a diretriz de __________ da política de assistência social.”

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas anteriores.

Questão 9

A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:

Questão 10

Para sustentar teoricamente sua atividade profissional com usuários de álcool e outras drogas, dois educadores sociais recém-formados, ao discutirem o conceito de “redução de danos”, sistematizaram as seguintes ideias:

I- A redução de danos reconhece que os usuários de drogas fazem parte de um grupo homogêneo e tem como objetivo incentivar a abstinência.
II- A redução de danos se dirige exclusivamente para dependentes de álcool ou de drogas.
III- A redução de danos pode ser considerada a aplicação de métodos projetados para diminuir o risco do dano associado a certas práticas de risco.
IV- O preconceito e o estigma associados a usuários de drogas e as ações de redução de danos são dificuldades para institucionalizar esse tipo de práticas.

Das ideias apresentadas, estão corretas as presentes nos itens

Tempo de simulado: