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Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa que apresenta uma situação que deve ser encaminhada ao Conselho Tutelar.




Questão 2

As interações diversas que se estabelecem entre os sujeitos, em diferentes contextos, são essenciais para a aprendizagem e a socialização. Considere as ideias contidas no quadro a seguir sobre essas interações.

O ser toma consciência de si, reflete sobre si mesmo na relação com o mundo, por meio das relações sociais e não de forma isolada. A comunicação e o diálogo são fundamentais no processo de aprendizagem e de transformação social.

Essas ideias estão presentes na obra de




Questão 3

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

O SINASE é um sistema integrado que reúnem princípios, regras e critérios para a execução de medidas socioeducativas e programas de atendimento aos adolescentes de __________ anos, e excepcionalmente jovens até ____ anos de idade.




Questão 4

Os jogos educacionais são estratégias para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes em espaços formais e não formais. Numa discussão sobre as possibilidades e as limitações desse tipo de atividade, um Educador Social faz algumas afirmações, presentes nos itens a seguir.

I- Os jogos educacionais despertam o interesse e permitem atividades que devem ser realizadas em grupo, fazendo com que o estudante libere as emoções, aprenda conceitos, dentre outros aspectos.
II- Os jogos podem explorar diversos aspectos, como a ludicidade nos jogos de exercício, os simbólicos e os de construção.
III- As interferências constantes dos professores durante os jogos educacionais sempre estimula os estudantes para uma maior independência.
IV- Os jogos educacionais podem favorecer os processos de socialização dos estudantes.

Das afirmações feitas pelo Educador Social, estão corretas




Questão 5

As atividades variadas (culturais, expressão e arte, ritmo, dança, esporte e lazer, dentre outras) são objeto do trabalho do Educador Social. No caso das crianças e dos adolescentes, essas atividades




Questão 6

O ideário de Paulo Freire tem uma influência significativa na Pedagogia Social, com implicações para os processos educativos de crianças e adolescentes em situação de rua.
Uma de suas ideias que influencia a Pedagogia Social é:




Questão 7

Analise as afirmativas a seguir concernentes aos aspectos da Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Gradualmente, busca-se que o SUAS seja capaz de ofertar, com qualidade, um volume de serviços incompatível com as necessidades da população brasileira e, em especial, das famílias que atualmente já são beneficiadas pelas ações de transferência de renda.
( ) É no âmbito dos serviços que se pode trabalhar efetivamente os aspectos objetivos e subjetivos relacionados aos direitos de convivência familiar e comunitária e à segurança de acolhida, conforme determina a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
( ) As condicionalidades do PBF e do PETI visam atenuar o direito de acesso às políticas de saúde, educação e assistência social e impossibilitam por um lado, promover a melhoria das condições de vida da família beneficiária e, por outro, reforçar a responsabilização do poder público na garantia de oferta desses serviços.

Assinale a sequência CORRETA.




Questão 8

De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, art. 28, o Poder Público criará e estimulará programas de:

I. Profissionalização especializada para os idosos, aproveitando seus potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas.
II. Preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 5 (cinco) anos, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania.
III. Estímulo às empresas públicas para admissão de idosos ao trabalho.




Questão 9

De acordo com as Regras das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade, a privação da liberdade deve ser efetuada em condições e circunstâncias que assegurem o respeito pelos direitos humanos dos menores. Os menores detidos devem:




Questão 10

Embora o conceito de “Educação Não-Formal” seja polissêmico, existem algumas características que lhe são próprias. Em relação a essas características, considere as afirmações a seguir.

I- A Educação Não-Formal é toda atividade educacional organizada, assistemática, executada fora do sistema formal para oferecer tipos selecionados de aprendizagem cognitiva a determinados subgrupos da população.
II- A Educação Não-Formal apresenta estruturas hierárquicas e burocráticas bem definidas no que diz respeito a tempo e a espaço.
III- A Educação Não-Formal está ligada fortemente à aprendizagem política, constituindo-se em um processo de formação para a cidadania.
IV- A Educação Não-Formal é aquela que se desenvolve no mundo da vida, por meio de processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas, estando articulada ao campo da educação cidadã e sendo um processo sociopolítico, cultural e pedagógico.

Das afirmações, estão corretas




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