Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

As atividades variadas (culturais, expressão e arte, ritmo, dança, esporte e lazer, dentre outras) são objeto do trabalho do Educador Social. No caso das crianças e dos adolescentes, essas atividades




Questão 2

O ideário de Paulo Freire tem uma influência significativa na Pedagogia Social, com implicações para os processos educativos de crianças e adolescentes em situação de rua.
Uma de suas ideias que influencia a Pedagogia Social é:




Questão 3

De acordo com Silva (2006), são vários os fatores motivadores da existência de pessoas em situação de rua assim como são múltiplas as realidades dessa parcela da população. Em relação a essa situação, é correto afirmar:




Questão 4

A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos exige um trabalho diferente por parte do Educador Social. No planejamento de atividades a serem realizadas com adolescentes, um grupo de professores e educadores sociais debatem sobre questões que devem ser levadas em conta nesse tipo de aprendizagem. Dentre essas questões, destacaram as reproduzidas a seguir.

Q1- Elaborar “pergunta condutora” que apresenta o tema/problema de forma instigante.
Q2- Planejar os momentos de acompanhamento das atividades.
Q3- Apresentar exercícios como forma de construção do conhecimento
Q4- Promover a adaptação das pessoas como forma de se atingirem os objetivos expressos como condutas ou comportamentos no modelo da aprendizagem behaviorista.

Das questões levantadas pelo grupo, as coerentes com a Aprendizagem Baseada em Projetos são




Questão 5

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei n.º 8.742/93), art. 2o, a assistência social tem por objetivos, exceto:




Questão 6

A pesquisa-ação é um recurso de investigação do Educador Social. Em relação a esse tipo de pesquisa, considere as afirmações a seguir.

I- O ciclo da pesquisa-ação é semelhante a um programa de pesquisa para testar hipóteses.
II- Nesse tipo de pesquisa, documentam-se o percurso e as experiências educativas e se modificam a prática à medida que a reflexão ilumina a ação.
III- A pesquisa-ação é essencialmente espontânea, consequentemente não exige planejamento.
IV- Na pesquisa-ação, o mesmo grupo de educadores se reúne com periodicidade para avaliar e refletir sob sua prática cotidiana.

Das afirmações, estão corretas




Questão 7

De acordo com as regras mínimas das Nações Unidas para a proteção dos Jovens Privados de Liberdade, é INCORRETO afirmar que:




Questão 8

A comunicação é uma das principais atividades do processo educativo quando vivenciada com crianças e adolescentes “de rua”. Há diversas formas de comunicação concretizadas por diferentes linguagens. A esse respeito, considere as informações explicitadas nos itens a seguir.

I- As formas como crianças e adolescentes se vestem (roupas, joias, pinturas, etc) não podem ser consideradas como comunicação não verbal.
II- Na comunicação oral, é importante o Educador Social considerar que, para a sua eficácia, é necessário pensar previamente o que dizer e como dizer.
III- A linguagem utilizada pelo adolescente, durante o processo de comunicação, constitui, no geral, um indicador que permite avaliar o nível de implicação pessoal e social face à tarefa que realiza.
IV- Tanto a comunicação verbal quanto a não verbal não podem ser consideradas estratégias de resistência das crianças e dos adolescentes para sobreviver nas ruas.

Das afirmações, estão corretas




Questão 9

A análise dos conceitos “risco social” e “vulnerabilidade social” permite estabelecer algumas semelhanças e diferenças entre eles. Nesse sentido, considere as afirmações a seguir.

I- Risco social se refere à situação de grupos, e vulnerabilidade social deve ser usada para situação fragilizada de indivíduos.
II- Tanto risco social como vulnerabilidade social remetem às noções de carência e de exclusão.
III- O risco social, diferentemente de vulnerabilidade social, tem sua principal causa na baixa renda dos grupos familiares não articulados.
IV- A vulnerabilidade social, diferentemente de risco social, torna os indivíduos socialmente incapazes.

Das afirmações, estão corretas




Questão 10

Os jogos educacionais são estratégias para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes em espaços formais e não formais. Numa discussão sobre as possibilidades e as limitações desse tipo de atividade, um Educador Social faz algumas afirmações, presentes nos itens a seguir.

I- Os jogos educacionais despertam o interesse e permitem atividades que devem ser realizadas em grupo, fazendo com que o estudante libere as emoções, aprenda conceitos, dentre outros aspectos.
II- Os jogos podem explorar diversos aspectos, como a ludicidade nos jogos de exercício, os simbólicos e os de construção.
III- As interferências constantes dos professores durante os jogos educacionais sempre estimula os estudantes para uma maior independência.
IV- Os jogos educacionais podem favorecer os processos de socialização dos estudantes.

Das afirmações feitas pelo Educador Social, estão corretas




Tempo de simulado:

Comentar Simulado