Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei nº 9.394/1996, estabelece as bases legais para a educação no Brasil. De acordo com essa lei,




Questão 2

De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, art. 23, a participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos _____________________ nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.




Questão 3

Educação, sistemas, políticas e processos educativos têm -se tornado questões centrais nas sociedades contemporâneas. A discussão sobre essas questões pode ser realizada sob diferentes perspectivas teóricas, dentre elas a sociológica. Considere as informações, presentes no quadro a seguir, referentes às ideias de educação de um teórico da Sociologia.

É uma perspectiva estruturalista-funcionalista-sistêmica que considera a educação como uma ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maduras para a vida social. A educação é um processo de socialização constante do indivíduo que tem por finalidade fazer dele um ser verdadeiramente humano. Entre sociedade e indivíduo, não existe propriamente conflito; a sociedade e o indivíduo são ideias interdependentes.

As ideias expostas nesse quadro são de




Questão 4

O usuário de drogas pode apresentar vários indícios que, em seu conjunto, podem indicar que a pessoa está sob o efeito de drogas, os quais devem alertar os educadores. Em relação a esses indícios, considere as afirmações a seguir.

I- A irritabilidade, a insônia e a depressão podem ser indícios do uso de alguma droga.
II- Dedos queimados, descaso com a higiene pessoal e dificuldades de aceitação podem ser indícios do uso de alguma droga.
III- Olhos avermelhados e dedos queimados são indícios suficientes do uso de alguma droga.
IV- Troca da noite pelo dia e comportamento egocêntrico são indícios suficientes do uso de alguma droga.

Das afirmações, estão corretas




Questão 5

Analise a afirmativa a seguir considerando a articulação dos serviços socioassistenciais do território com o PAIF, na garantia do desenvolvimento do trabalho social com as famílias dos usuários desses serviços.

“O referenciamento dos serviços socioassistenciais da __________ ao CRAS possibilita a organização e __________ da rede socioassistencial no território, cumprindo a diretriz de __________ da política de assistência social.”

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas anteriores.




Questão 6

A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos exige um trabalho diferente por parte do Educador Social. No planejamento de atividades a serem realizadas com adolescentes, um grupo de professores e educadores sociais debatem sobre questões que devem ser levadas em conta nesse tipo de aprendizagem. Dentre essas questões, destacaram as reproduzidas a seguir.

Q1- Elaborar “pergunta condutora” que apresenta o tema/problema de forma instigante.
Q2- Planejar os momentos de acompanhamento das atividades.
Q3- Apresentar exercícios como forma de construção do conhecimento
Q4- Promover a adaptação das pessoas como forma de se atingirem os objetivos expressos como condutas ou comportamentos no modelo da aprendizagem behaviorista.

Das questões levantadas pelo grupo, as coerentes com a Aprendizagem Baseada em Projetos são




Questão 7

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90, art. 69, o adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observados os seguintes aspectos:

I. Respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
II. Capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.
III. Remuneração do adolescente em relação ao trabalho prestado.




Questão 8

De acordo com as Regras das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade, o sistema de justiça de menores deve respeitar os direitos e a segurança dos menores e promover o seu bem-estar físico e mental e a prisão deverá constituir:




Questão 9

As atividades variadas (culturais, expressão e arte, ritmo, dança, esporte e lazer, dentre outras) são objeto do trabalho do Educador Social. No caso das crianças e dos adolescentes, essas atividades




Questão 10

De acordo com o artigo nº 52 da Lei nº 12.594 que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, o cumprimento das medidas socioeducativas dependerá do:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta