Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei n.º 8.742/93), art. 2o, a assistência social tem por objetivos, exceto:

Questão 2

A pesquisa-ação é um recurso de investigação do Educador Social. Em relação a esse tipo de pesquisa, considere as afirmações a seguir.

I- O ciclo da pesquisa-ação é semelhante a um programa de pesquisa para testar hipóteses.
II- Nesse tipo de pesquisa, documentam-se o percurso e as experiências educativas e se modificam a prática à medida que a reflexão ilumina a ação.
III- A pesquisa-ação é essencialmente espontânea, consequentemente não exige planejamento.
IV- Na pesquisa-ação, o mesmo grupo de educadores se reúne com periodicidade para avaliar e refletir sob sua prática cotidiana.

Das afirmações, estão corretas

Questão 3

De acordo com as Regras das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade, a privação da liberdade deve ser efetuada em condições e circunstâncias que assegurem o respeito pelos direitos humanos dos menores. Os menores detidos devem:

Questão 4

Analise a afirmativa a seguir considerando a articulação dos serviços socioassistenciais do território com o PAIF, na garantia do desenvolvimento do trabalho social com as famílias dos usuários desses serviços.

“O referenciamento dos serviços socioassistenciais da __________ ao CRAS possibilita a organização e __________ da rede socioassistencial no território, cumprindo a diretriz de __________ da política de assistência social.”

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas anteriores.

Questão 5

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

O SINASE é um sistema integrado que reúnem princípios, regras e critérios para a execução de medidas socioeducativas e programas de atendimento aos adolescentes de __________ anos, e excepcionalmente jovens até ____ anos de idade.

Questão 6

Educação, sistemas, políticas e processos educativos têm -se tornado questões centrais nas sociedades contemporâneas. A discussão sobre essas questões pode ser realizada sob diferentes perspectivas teóricas, dentre elas a sociológica. Considere as informações, presentes no quadro a seguir, referentes às ideias de educação de um teórico da Sociologia.

É uma perspectiva estruturalista-funcionalista-sistêmica que considera a educação como uma ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maduras para a vida social. A educação é um processo de socialização constante do indivíduo que tem por finalidade fazer dele um ser verdadeiramente humano. Entre sociedade e indivíduo, não existe propriamente conflito; a sociedade e o indivíduo são ideias interdependentes.

As ideias expostas nesse quadro são de

Questão 7

Embora não seja conveniente uma definição fechada de pessoa em situação de rua, conhecer algumas das características desse grupo é essencial para o desenvolvimento da atividade profissional do Educador Social. Considere as características de determinados indivíduos:

C1 Pertencem a um grupo populacional homogêneo.
C2 Apresentam pobreza extrema.
C3 Apresentam vínculos familiares sólidos.
C4 Não têm moradia convencional regular.
C5 Utilizam os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento.

De acordo com o Decreto nº 7.059/2009, características de pessoas em situação de rua estão presentes em

Questão 8

(Lei Orgânica) De acordo com o art. 99, a prestação de serviços públicos, pelo Município, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, será regulada em lei complementar que assegurará:

I. A exigência de licitação, em alguns os casos.
II. Definição do caráter especial dos contratos de concessão ou permissão, casos de prorrogação, condição de caducidade, forma de fiscalização e rescisão.
III. Os direitos dos usuários.
IV. A política tarifária.
V. A obrigação de manter o serviço adequado.

Questão 9

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente assinale a alternativa CORRETA em relação ao Conselho Tutelar.

Questão 10

As interações diversas que se estabelecem entre os sujeitos, em diferentes contextos, são essenciais para a aprendizagem e a socialização. Considere as ideias contidas no quadro a seguir sobre essas interações.

O ser toma consciência de si, reflete sobre si mesmo na relação com o mundo, por meio das relações sociais e não de forma isolada. A comunicação e o diálogo são fundamentais no processo de aprendizagem e de transformação social.

Essas ideias estão presentes na obra de

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