Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social. Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, art. 23, a participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos _____________________ nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.

Questão 2

De acordo com Silva (2006), são vários os fatores motivadores da existência de pessoas em situação de rua assim como são múltiplas as realidades dessa parcela da população. Em relação a essa situação, é correto afirmar:

Questão 3

A comunicação é uma das principais atividades do processo educativo quando vivenciada com crianças e adolescentes “de rua”. Há diversas formas de comunicação concretizadas por diferentes linguagens. A esse respeito, considere as informações explicitadas nos itens a seguir.

I- As formas como crianças e adolescentes se vestem (roupas, joias, pinturas, etc) não podem ser consideradas como comunicação não verbal.
II- Na comunicação oral, é importante o Educador Social considerar que, para a sua eficácia, é necessário pensar previamente o que dizer e como dizer.
III- A linguagem utilizada pelo adolescente, durante o processo de comunicação, constitui, no geral, um indicador que permite avaliar o nível de implicação pessoal e social face à tarefa que realiza.
IV- Tanto a comunicação verbal quanto a não verbal não podem ser consideradas estratégias de resistência das crianças e dos adolescentes para sobreviver nas ruas.

Das afirmações, estão corretas

Questão 4

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/90, art. 60, é proibido qualquer trabalho a menores:

Questão 5

As atividades variadas (culturais, expressão e arte, ritmo, dança, esporte e lazer, dentre outras) são objeto do trabalho do Educador Social. No caso das crianças e dos adolescentes, essas atividades

Questão 6

Analise as afirmativas a seguir concernentes aos aspectos da Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Gradualmente, busca-se que o SUAS seja capaz de ofertar, com qualidade, um volume de serviços incompatível com as necessidades da população brasileira e, em especial, das famílias que atualmente já são beneficiadas pelas ações de transferência de renda.
( ) É no âmbito dos serviços que se pode trabalhar efetivamente os aspectos objetivos e subjetivos relacionados aos direitos de convivência familiar e comunitária e à segurança de acolhida, conforme determina a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
( ) As condicionalidades do PBF e do PETI visam atenuar o direito de acesso às políticas de saúde, educação e assistência social e impossibilitam por um lado, promover a melhoria das condições de vida da família beneficiária e, por outro, reforçar a responsabilização do poder público na garantia de oferta desses serviços.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 7

Segundo a Lei Nº 11.340, de 07 de agosto de 2006, qual nome é dado a violência entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria?

Questão 8

A análise dos conceitos “risco social” e “vulnerabilidade social” permite estabelecer algumas semelhanças e diferenças entre eles. Nesse sentido, considere as afirmações a seguir.

I- Risco social se refere à situação de grupos, e vulnerabilidade social deve ser usada para situação fragilizada de indivíduos.
II- Tanto risco social como vulnerabilidade social remetem às noções de carência e de exclusão.
III- O risco social, diferentemente de vulnerabilidade social, tem sua principal causa na baixa renda dos grupos familiares não articulados.
IV- A vulnerabilidade social, diferentemente de risco social, torna os indivíduos socialmente incapazes.

Das afirmações, estão corretas

Questão 9

Qual nome é dado a família que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade?

Questão 10

De acordo com as Regras das Nações Unidas para a Proteção dos Jovens Privados de Liberdade, a privação da liberdade deve ser efetuada em condições e circunstâncias que assegurem o respeito pelos direitos humanos dos menores. Os menores detidos devem:

Tempo de simulado: