Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social. Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

A comunicação de natureza pedagógica é fundamental na atividade profissional do Educador Social. Considere as afirmações a seguir relativas a esse tipo de comunicação.

I- As condições materiais são determinantes e constituem a barreira principal para a adequada comunicação nos processos educacionais.
II- A função mais importante da comunicação pedagógica é a informativa baseada na transmissão e recepção das mensagens.
III- A comunicação é um fazer comum a dois ou mais indivíduos, um conteúdo semântico qualquer veiculado por meio de diversos recursos técnicos (linguagem oral, imagens gráficas e visuais, dentre outros).
IV- A comunicação, no contexto da atividade humana, permite o desenvolvimento individual do sujeito mediante a apropriação da experiência sócio-histórica na qual está inserido.

Das afirmações, estão corretas

Questão 2

Um dos princípios éticos para a oferta da proteção socioassistencial no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é constituído por:

Questão 3

O usuário de drogas pode apresentar vários indícios que, em seu conjunto, podem indicar que a pessoa está sob o efeito de drogas, os quais devem alertar os educadores. Em relação a esses indícios, considere as afirmações a seguir.

I- A irritabilidade, a insônia e a depressão podem ser indícios do uso de alguma droga.
II- Dedos queimados, descaso com a higiene pessoal e dificuldades de aceitação podem ser indícios do uso de alguma droga.
III- Olhos avermelhados e dedos queimados são indícios suficientes do uso de alguma droga.
IV- Troca da noite pelo dia e comportamento egocêntrico são indícios suficientes do uso de alguma droga.

Das afirmações, estão corretas

Questão 4

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/90, art. 60, é proibido qualquer trabalho a menores:

Questão 5

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei n.º 8.742/93), art. 2o, a assistência social tem por objetivos, exceto:

Questão 6

De acordo com as regras mínimas das Nações Unidas para a proteção dos Jovens Privados de Liberdade, é INCORRETO afirmar que:

Questão 7

A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos exige um trabalho diferente por parte do Educador Social. No planejamento de atividades a serem realizadas com adolescentes, um grupo de professores e educadores sociais debatem sobre questões que devem ser levadas em conta nesse tipo de aprendizagem. Dentre essas questões, destacaram as reproduzidas a seguir.

Q1- Elaborar “pergunta condutora” que apresenta o tema/problema de forma instigante.
Q2- Planejar os momentos de acompanhamento das atividades.
Q3- Apresentar exercícios como forma de construção do conhecimento
Q4- Promover a adaptação das pessoas como forma de se atingirem os objetivos expressos como condutas ou comportamentos no modelo da aprendizagem behaviorista.

Das questões levantadas pelo grupo, as coerentes com a Aprendizagem Baseada em Projetos são

Questão 8

As ações estratégicas são formas para se concretizarem os princípios e as diretrizes estabelecidos na Política Nacional para a Inclusão Social da População em Situação de Rua. No relatório das ações realizadas em um município, no contexto dessa política, estão explicitadas as seguintes ações:

A1 Inclusão de pessoas em situação de rua no Cadastro Único do Governo Federal para subsidiar a elaboração e a implementação de políticas públicas sociais.
A2 Promoção de ações de conscientização que alterem a forma de conceber as pessoas em situação de rua, desconstruindo estigmas e promovendo ressignificação positiva.
A3 Inclusão do tema “População em situação de rua, suas causas e consequências”, como parte dos debates sobre essa realidade nas redes de ensino do município.
A4 Promoção de políticas de inclusão digital para pessoas em situação de rua.

Duas ações estratégicas que dizem respeito à Educação no documento da Política Nacional para a Inclusão Social da População em Situação de Rua estão em

Questão 9

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90, art. 69, o adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observados os seguintes aspectos:

I. Respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
II. Capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.
III. Remuneração do adolescente em relação ao trabalho prestado.

Questão 10

Embora o conceito de “Educação Não-Formal” seja polissêmico, existem algumas características que lhe são próprias. Em relação a essas características, considere as afirmações a seguir.

I- A Educação Não-Formal é toda atividade educacional organizada, assistemática, executada fora do sistema formal para oferecer tipos selecionados de aprendizagem cognitiva a determinados subgrupos da população.
II- A Educação Não-Formal apresenta estruturas hierárquicas e burocráticas bem definidas no que diz respeito a tempo e a espaço.
III- A Educação Não-Formal está ligada fortemente à aprendizagem política, constituindo-se em um processo de formação para a cidadania.
IV- A Educação Não-Formal é aquela que se desenvolve no mundo da vida, por meio de processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas, estando articulada ao campo da educação cidadã e sendo um processo sociopolítico, cultural e pedagógico.

Das afirmações, estão corretas

Tempo de simulado: