Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social. Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

Uma concepção de pedagogia muito compartilhada atualmente no Brasil é a Pedagogia Social Crítica, que parte de teorias fundamentadas em práticas voltadas para grupos de pessoas vulneráveis e excluídas, em situação de risco e de exclusão. Essa pedagogia

Questão 2

A educação como direito social é um dos meios para a materialização dos objetivos da República bem como para a redução das desigualdades sociais e a erradicação da pobreza e da marginalização. Em relação à importância da educação, considere as afirmativas a seguir.

I- A educação é um dos meios necessários à efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana.
II- Por intermédio da educação, o indivíduo se considera pertencente ao grupo, aumentando suas chances de reinserção no mercado de trabalho e luta pelos benefícios aos quais faz jus.

Em relação a essas afirmativas,

Questão 3

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei n.º 8.742/93), art. 2o, a assistência social tem por objetivos, exceto:

Questão 4

A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de:

Questão 5

Embora o conceito de “Educação Não-Formal” seja polissêmico, existem algumas características que lhe são próprias. Em relação a essas características, considere as afirmações a seguir.

I- A Educação Não-Formal é toda atividade educacional organizada, assistemática, executada fora do sistema formal para oferecer tipos selecionados de aprendizagem cognitiva a determinados subgrupos da população.
II- A Educação Não-Formal apresenta estruturas hierárquicas e burocráticas bem definidas no que diz respeito a tempo e a espaço.
III- A Educação Não-Formal está ligada fortemente à aprendizagem política, constituindo-se em um processo de formação para a cidadania.
IV- A Educação Não-Formal é aquela que se desenvolve no mundo da vida, por meio de processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas, estando articulada ao campo da educação cidadã e sendo um processo sociopolítico, cultural e pedagógico.

Das afirmações, estão corretas

Questão 6

Educação, sistemas, políticas e processos educativos têm -se tornado questões centrais nas sociedades contemporâneas. A discussão sobre essas questões pode ser realizada sob diferentes perspectivas teóricas, dentre elas a sociológica. Considere as informações, presentes no quadro a seguir, referentes às ideias de educação de um teórico da Sociologia.

É uma perspectiva estruturalista-funcionalista-sistêmica que considera a educação como uma ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão maduras para a vida social. A educação é um processo de socialização constante do indivíduo que tem por finalidade fazer dele um ser verdadeiramente humano. Entre sociedade e indivíduo, não existe propriamente conflito; a sociedade e o indivíduo são ideias interdependentes.

As ideias expostas nesse quadro são de

Questão 7

Um dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social é:

Questão 8

Para o Educador Social, torna-se essencial o conhecimento dos padrões que caracterizam o consumo de droga. A seguir, está descrito um desses padrões.

Usa a droga com frequência regular, porém sem apresentar compulsão e sem interferir no seu dia a dia.

O padrão de consumo descrito se refere a uso

Questão 9

Qual nome é dado a família que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade?

Questão 10

A Política Nacional para a Inclusão Social da População em Situação de Rua orienta a elaboração e a execução de políticas públicas voltadas para esse segmento da sociedade historicamente excluída das prioridades dos poderes públicos. Nessa política, estão estabelecidos princípios, diretrizes e ações estratégicas para que ela seja implementada. Um princípio e uma diretriz dessa política são, respectivamente,

Tempo de simulado: