Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social. Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

De acordo com o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003, art. 23, a participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos _____________________ nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.

Questão 2

A saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais. Dessa forma, podemos afirmar que o princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) descrito é congruente à:

Questão 3

Para o Educador Social, torna-se essencial o conhecimento dos padrões que caracterizam o consumo de droga. A seguir, está descrito um desses padrões.

Usa a droga com frequência regular, porém sem apresentar compulsão e sem interferir no seu dia a dia.

O padrão de consumo descrito se refere a uso

Questão 4

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa que apresenta uma situação que deve ser encaminhada ao Conselho Tutelar.

Questão 5

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao protagonismo juvenil.

Questão 6

A quem cabe a competência de avaliar a situação da assistência social, definir diretrizes para a política, verificar os avanços ocorridos em um espaço de tempo determinado?

Questão 7

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente assinale a alternativa CORRETA em relação ao Conselho Tutelar.

Questão 8

Os jogos educacionais são estratégias para promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes em espaços formais e não formais. Numa discussão sobre as possibilidades e as limitações desse tipo de atividade, um Educador Social faz algumas afirmações, presentes nos itens a seguir.

I- Os jogos educacionais despertam o interesse e permitem atividades que devem ser realizadas em grupo, fazendo com que o estudante libere as emoções, aprenda conceitos, dentre outros aspectos.
II- Os jogos podem explorar diversos aspectos, como a ludicidade nos jogos de exercício, os simbólicos e os de construção.
III- As interferências constantes dos professores durante os jogos educacionais sempre estimula os estudantes para uma maior independência.
IV- Os jogos educacionais podem favorecer os processos de socialização dos estudantes.

Das afirmações feitas pelo Educador Social, estão corretas

Questão 9

(Lei Orgânica) De acordo com o art. 82, leis deiniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

I. O plano plurianual.
II. As diretrizes orçamentárias.
III. Os orçamentos anuais.

Questão 10

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o trabalho NÃO pode ser realizado pelo aprendiz quando:

Tempo de simulado:

5 comentários

  1. EDISON DIAS DE SOUSA
    OTIMO SITE
  2. LOURDES MARLEI ESPINDOLA BARBOSA
    Excelente site. Obrigada!
  3. Guilherme Rosa Rocha
    Ótimo
  4. Muito top esse site, ajudou muito é de grande valia!!
  5. ednilda pereira de oliveira
    amei o simulado, poderia ter mais, parabéns aos organizadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *