Simulado Educador Social – Conhecimentos Específicos

O Educador Social é um profissional que atua como agente provocador de mudanças sociais. O objetivo do educador social é ajudar a compreender a realidade social e humana, a promover melhorias na qualidade de vida através dos compromissos de transformação social.
Confira e responda o questionário que criamos para tal cargo.

Questão 1

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90, art. 69, o adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observados os seguintes aspectos:

I. Respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
II. Capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.
III. Remuneração do adolescente em relação ao trabalho prestado.

Questão 2

Um conhecimento importante para a atividade profissional do Educador Social é compreender o significado das categorias criança e de adolescente. Em relação a esse conhecimento,

Questão 3

De acordo com o artigo nº 52 da Lei nº 12.594 que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, o cumprimento das medidas socioeducativas dependerá do:

Questão 4

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente , NÃO é correto afirmar que o poder familiar:

Questão 5

Um grupo de educadores sociais deve realizar uma pesquisa para caracterizar o contexto ou “território” de moradores em situação de rua de um município, o qual se faz necessário para elaboração e implementação de ações estratégias das políticas educacionais do município. Durante uma reunião para planejar a pesquisa, um dos educadores apresenta quatro ideias, explicitadas a seguir, que devem ser levadas em conta para realizar essa caracterização.

I1 Priorizar o questionário de perguntas abertas, considerando a quantidade de pessoas, para evitar a subjetividade nas respostas.
I2 Realizar entrevistas e observações.
I3 Analisar os dados sob uma única perspectiva teórica com a finalidade de garantir a sua validez.
I4 Estruturar a problemática da pesquisa considerando o conjunto de saberes (factuais, conceituais, teóricos) e dos valores que influenciam o modo de abordar o problema de pesquisa.

Considerando o objetivo e a natureza da pesquisa a ser realizada, o grupo d e educadores deve concordar com

Questão 6

O SINASE reafirma a diretriz do Estatuto da Criança e do Adolescente sobre a natureza pedagógica da medida socioeducativa. É medida restritiva de liberdade:

Questão 7

Analise as afirmativas a seguir concernentes aos aspectos da Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Gradualmente, busca-se que o SUAS seja capaz de ofertar, com qualidade, um volume de serviços incompatível com as necessidades da população brasileira e, em especial, das famílias que atualmente já são beneficiadas pelas ações de transferência de renda.
( ) É no âmbito dos serviços que se pode trabalhar efetivamente os aspectos objetivos e subjetivos relacionados aos direitos de convivência familiar e comunitária e à segurança de acolhida, conforme determina a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
( ) As condicionalidades do PBF e do PETI visam atenuar o direito de acesso às políticas de saúde, educação e assistência social e impossibilitam por um lado, promover a melhoria das condições de vida da família beneficiária e, por outro, reforçar a responsabilização do poder público na garantia de oferta desses serviços.

Assinale a sequência CORRETA.

Questão 8

Para o Educador Social, torna-se essencial o conhecimento dos padrões que caracterizam o consumo de droga. A seguir, está descrito um desses padrões.

Usa a droga com frequência regular, porém sem apresentar compulsão e sem interferir no seu dia a dia.

O padrão de consumo descrito se refere a uso

Questão 9

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa que apresenta uma situação que deve ser encaminhada ao Conselho Tutelar.

Questão 10

De acordo com Silva (2006), são vários os fatores motivadores da existência de pessoas em situação de rua assim como são múltiplas as realidades dessa parcela da população. Em relação a essa situação, é correto afirmar:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *