Simulado Nutricionista – Questões Teóricas

O profissional elabora o diagnóstico nutricional, com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos. E também elaborar a prescrição dietética, com base nas diretrizes do diagnóstico nutricional entre outras funções. Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

O suporte nutricional (enteral e parenteral) é um pilar fundamental para a recuperação do estado nutricional de pacientes adultos críticos.

A esse respeito e, segundo a atualização das diretrizes da Sociedade Americana de Nutrição Parenteral e Enteral (ASPEN) publicada em 2022, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Mesmo sem evidência de impacto em desfechos, a recomendação da ASPEN sugere uma oferta menor de calorias nos primeiros 7 a 10 dias de UTI (12 a 25kcal/kg/dia).

( ) Sugere-se uma dose aumentada de proteína de 1,8 a 2,5g/kg/dia, considerando aportes proteicos mais baixos em queimados, obesos e na Terapia de Substituição Renal (TSR).

( ) Segundo a atualização, há inúmeras evidências científicas confirmando que uma emulsão composta exclusivamente por óleo de soja apresenta melhores desfechos quando comparada à uma emulsão lipídica mista.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Questão 2

Distúrbio comum do pós-operatório que ocorre após cirurgias abdominais como resposta “fisiológica” à intervenção, variando somente a intensidade e afetando todo o aparelho digestório ou parte dele. Marque a alternativa que cita o nome correto deste distúrbio.

Questão 3

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 604/2022 dispõe sobre a obrigatoriedade do enriquecimento do sal com iodo e das farinhas de trigo e de milho com ferro e ácido fólico. No entanto, o enriquecimento do sal com iodo NÃO é obrigatório quando:

I. O sal for utilizado como ingrediente em produtos alimentícios onde comprovadamente o iodo causa interferências indesejáveis nas características sensoriais dos produtos alimentícios.

II. O sal for utilizado como complemento para o consumo humano.

III. O iodo comprometer a digestibilidade do produto.

IV. O sal enriquecido for utilizado como tempero ou condimento.

Quais estão corretas?

Questão 4

Um indivíduo chegou em sua unidade de saúde para aferir a pressão arterial. Após aferir, você observou que o aparelho registrou uma pressão arterial sistólica (PAS) de 126 mm/Hg e pressão arterial diastólica (PAD) de 86 mm/Hg. Com base nesses resultados, podemos dizer que a pressão arterial desse indivíduo pode ser classificada como:

Questão 5

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à cocção dos alimentos:

Questão 6

Existem diversas abordagens relacionadas ao tratamento da imagem corporal em pacientes com transtornos alimentares (TAs). Sobre essas abordagens, assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 7

Marque a opção que cita a operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microorganismos a um nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento.

Questão 8

A ocorrência de cólica infantil tem como uma das causas a ingestão de certos tipos de alimentos. No período de lactação, com objetivo de reduzir ou prevenir a incidência dessas cólicas, a mãe deve evitar o consumo de:

Questão 9

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as operações preliminares em técnica dietética aos seus respectivos exemplos.

Coluna 1

1. Limpeza.

2. Divisão.

3. Mistura.

Coluna 2

( ) Desinfectar.

( ) Picar.

( ) Cortar.

( ) Misturar.

( ) Limpar.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Questão 10

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) representam um problema de Saúde Pública, devendo ser evitadas e prevenidas com procedimentos higiênico-sanitários previstos por lei e implementados pelos profissionais de saúde, sobretudo os Nutricionistas.

Sobre as DTAs, analise as afirmativas a seguir.

I. A salmonelose é uma DTA veiculada por alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos contaminados.

Assim, a Salmonella é uma bactéria Gram-negativa, aeróbia, que forma endósporos e tem forma de coco, que é capaz de tolerar o pH ácido do estômago.

II. E. coli enterotoxigênica (ETEC), conhecida como causadora da diarreia dos viajantes é uma bactéria Gram-negativa, que se fixa à mucosa do intestino delgado, gerando sintomas sem invadi-la, isto é, por meio de suas toxinas.

III. A Listeria monocytogenes é uma bactéria Gram-positiva que não forma endósporos e é capaz de se multiplicar vagarosamente sob temperaturas de refrigeração.

Está correto o que se afirma em:

Tempo de simulado: