Simulado Nutricionista – Questões Teóricas

O profissional elabora o diagnóstico nutricional, com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos. E também elaborar a prescrição dietética, com base nas diretrizes do diagnóstico nutricional entre outras funções.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE assinale a alternativa correta:

Questão 2

Avaliação nutricional é composta por métodos diretos e indiretos, os métodos diretos são subdivididos em os objetivos e subjetivos a aplicação destes métodos tem como objetivo identificar as alterações nutricionais. A utilização de um método de forma isolada não consegue diagnosticar o estado nutricional de um indivíduo sendo necessário a associação de vários métodos, uma vez que o diagnóstico se torna mais completo possibilitando uma intervenção dietoterápica de forma a auxiliar a recuperação ou manutenção do estado nutricional.

Sobre os métodos utilizados para compor a avaliação nutricional assinale a alternativa correta:

Questão 3

Marque verdadeiro ou falso nas afirmativas abaixo e depois marque a alternativa correta:

( ) Ao aplicar água gelada a alimentos por 2 a 10 minutos, o branqueamento promove estabilização enzimática.
( ) O uso do calor contribui para o controle da contaminação microbiana e facilita os processos de remoção de cascas.
( ) Alimentos vegetais conservados por congelamento devem ser branqueados para apresentarem melhor aparência e textura.

Questão 4

Os cereais são responsáveis por grande parte da energia e da proteína que ingerimos, depois de cozidos, podem apresentar redução de cerca de 1/3 em sua concentração de glicídios. Marque a alternativa que cita o processo responsável por esta redução.

Questão 5

Segundo as atuais classificações diagnósticas, os Transtornos alimentares que não preenchem todos os critérios diagnósticos e que apresentam manifestações clínicas mais leves subclínicas) ou incompletas são classificados como

Questão 6

Segundo Vitolo (2008), a diabetes gestacional é definida como uma situação em que ocorre intolerância ao açúcar durante o período gestacional.
São fatores de risco para desenvolvimento de diabetes gestacional, exceto:

Questão 7

De acordo com a I Diretriz de Prevenção Cardiovascular,

Questão 8

As aflatoxinas são toxinas derivadas da difuranocumarina e produzidas por Asperfillus flavus e outras espécies e crescem em:

Questão 9

A ocorrência de cólica infantil tem como uma das causas a ingestão de certos tipos de alimentos. No período de lactação, com objetivo de reduzir ou prevenir a incidência dessas cólicas, a mãe deve evitar o consumo de:

Questão 10

É muito importante que o Nutricionista avalie e controle o consumo de insumos. Quando existe consumo menor do que o previsto e a antecipação no prazo de entrega de insumos, deve-se alertar porque o nível de estoque é

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *