Simulado Nutricionista – Questões Teóricas

O profissional elabora o diagnóstico nutricional, com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos. E também elaborar a prescrição dietética, com base nas diretrizes do diagnóstico nutricional entre outras funções.
Preparamos este simulado com questões específicas que caíram em provas objetivas de Concursos. Responda e avalie seu nível de conhecimento na área.

Questão 1

Sobre o código de ética e conduta do nutricionista, assinale a alternativa incorreta:

Questão 2

Para que um cereal seja fonte de glúten ele deve conter

Questão 3

Sobre o regimento do serviço de Alimentação e Nutrição podemos afirmar que

Questão 4

A _________________ capacidade de adaptação dos cereais a diversas condições de clima e solo, conhecidas como _____________________________________________, contribui para sua ________________________________em diversas partes do globo e são motivos adicionais para justificar seu _______________________ consumo.

Questão 5

Marque a alternativa que completa o texto corretamente.
A sacarose ___________ a glicemia do que outros carboidratos, quando ingerida em quantidades equivalentes. Dessa forma, seu consumo ___________________ no contexto de uma dieta saudável com 10% do requerimento _______________.

Questão 6

A qualidade nutricional das proteínas alimentares ainda depende de outros atributos, especialmente a sua digestibilidade. Com base nesta afirmativa, marque a alternativa correta.

( ) As proteínas de origem animal apresentam vantagem, dada a ausência de celulose e lignina em suas células.
( ) As proteínas de origem vegetal tem melhor digestbilidade, dada a ausência de fibras musculares.
( ) A formulação de refeições prevê a combinação de partes iguais de proteínas de origem animal e vegetal.

Questão 7

A punção central para Nutrição Parenteral pode ser percutânea, por inserção de cateteres totalmente implantáveis/semi-implantáveis ou por dissecção de veias dos membros superiores. A punção percutânea é a forma empregada com maior frequência, porém, sua durabilidade não é longa, em decorrência do tipo de material do cateter e da forma de inserção. A ordem preferencial de escolha é

Questão 8

A Lei do SUS determina a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios que exerçam, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:

(__) acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais;
(__) elaboração e atualização não regular do plano de saúde;
(__) elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde;
(__) elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador;

Sobre as afirmações acima, assinale (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas e em seguida assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de cima para baixo:

Questão 9

A deficiência da vitamina ___ causa pelagra, uma doença caracterizada por dermatite, problemas gastrointestinais e mentais. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

Questão 10

O aleitamento materno é nutricionalmente adequado às condições digestivas e metabólicas da criança, oferece proteção contra microrganismos patogênicos, estabelece uma forte relação mãe e filho e reduz a probabilidade de alergias. O nutricionista deve orientar a mãe e a família sobre as técnicas corretas de amamentação.

Assinale a alternativa correta sobre complicações e dificuldades:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *