Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Professor Pedagogo – Questões Teóricas

Simulado Professor Pedagogo – Questões Teóricas

É o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Não é função do ensino:




Questão 2

O psicólogo russo Lev Vygotsky, em sua teoria sociointeracionista, apontou que há um espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor. Esse espaço é denominado de




Questão 3

Um adulto pode ser analfabeto porque marginalizado social e economicamente, mas, se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se se interessa em ̧ ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros leem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva, se pede a alguém que leia para ele avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é , de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita e envolve‐se em praticas sociais de leitura e de ́ escrita.”

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o que dispõem as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa que apresenta as funções da educação de jovens e adultos.




Questão 4

Identifique as hipóteses pelas quais a criança passa no processo de alfabetização segundo os estudos da psicogênese da lectoescrita.

I - Pré-silábica;
II - Alfabética;
III - Silábica;
IV - Silábico-alfabético;
V - Pré-operacional;
VI - Sensório-motor.

Assinale a alternativa que indica todas as hipóteses CORRETAS:




Questão 5

O sociólogo suíço Philippe Perrenoud (2000) afirma que o principal desafio do professor da atualidade é repensar sua própria prática, redimensionando‐a para atuar frente às rápidas e profundas transformações pelas quais passam a sociedade. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta à competência mais necessária ao enfrentamento desse desafio.




Questão 6

Para que o trabalho pedagógico aconteça de modo fluido e integrado, envolvendo a todos os que dele participam, algumas providências são necessárias. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma dessas providências.




Questão 7

Uma professora do 3.º ano percebeu que a maioria de seus alunos recorriam à contagem de objetos para realizar operações matemáticas simples. Dessa forma, planejou uma aula em que seus alunos seriam desafiados a realizar operações de adição por meio de um jogo, em duplas, sem o recurso de outros objetos.
Com base nesse caso hipotético e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, assinale a alternativa correta.




Questão 8

A gratuidade do ensino fundamental em estabelecimentos oficiais de ensino é garantida constitucionalmente a alunos de:




Questão 9

Os objetivos determinam de antemão os resultados esperados do processo entre o professor e o aluno e também a gama de habilidades e hábitos a serem construídos.

J.C. Libâneo. Didática. Cortez, 1994 (com adaptações).

Considerando o texto acima e os elementos constitutivos do planejamento de ensino, assinale a alternativa que apresenta os níveis de abrangência dos objetivos gerais.




Questão 10

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da matemática, assinale a alternativa correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado