Simulado Professor Pedagogo – Questões Teóricas

É o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras V e as falsas F:

( ) A alfabetização pode ser entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita;
( ) O letramento pode ser concebido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais;
( ) Os conceitos de alfabetização e letramento distinguem-se tanto em relação aos objetos de conhecimento, quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem e, portanto, também de ensino desses diferentes objetos;
( ) O letramento pode ser entendido como a aquisição do sistema convencional de escrita.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo.




Questão 2

Um adulto pode ser analfabeto porque marginalizado social e economicamente, mas, se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se se interessa em ̧ ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros leem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva, se pede a alguém que leia para ele avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é , de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita e envolve‐se em praticas sociais de leitura e de ́ escrita.”

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o que dispõem as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa que apresenta as funções da educação de jovens e adultos.




Questão 3

Segundo Silva (2007), uma definição não revela o que é, essencialmente, o currículo: uma definição revela o que uma determinada teoria pensa que o currículo é. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta os aspectos que mais bem caracterizam a teoria pós‐crítica do currículo.




Questão 4

As Diretrizes Nacionais Curriculares para o Ensino Fundamental definem, em sua quarta diretriz, o paradigma curricular que deverá ser articulado, por cada unidade escolar, ao projeto de sociedade que se pretende construir e transformar. Com relação a esse paradigma, assinale a alternativa correta.




Questão 5

Quando o professor planeja uma situação em que os estudantes mais experientes precisam auxiliar os estudantes menos experientes na resolução da situação, pode-se dizer que o professor organizou uma atividade de ensino pautada na teoria de:




Questão 6

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da matemática, assinale a alternativa correta.




Questão 7

Não é função do ensino:




Questão 8

Assinale a alternativa que apresenta um dos objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de história no primeiro e no segundo ciclo.




Questão 9

Assinale a alternativa que apresenta os elementos constitutivos da organização do trabalho pedagógico escolar no segundo ciclo.




Questão 10

Assinale a alternativa que indica uma ação do Governo Federal, implantada em 2007, voltada para a qualidade da Educação Pública.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta