Simulado Professor Pedagogo – Questões Teóricas

É o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

A respeito da abordagem interdisciplinar, assinale a alternativa correta.

Questão 2

Quanto à organização didático‐pedagógica na escola, assinale a alternativa correta.

Questão 3

Uma professora do 3.º ano percebeu que a maioria de seus alunos recorriam à contagem de objetos para realizar operações matemáticas simples. Dessa forma, planejou uma aula em que seus alunos seriam desafiados a realizar operações de adição por meio de um jogo, em duplas, sem o recurso de outros objetos.
Com base nesse caso hipotético e na teoria sociointeracionista de Vygotsky, assinale a alternativa correta.

Questão 4

Um adulto pode ser analfabeto porque marginalizado social e economicamente, mas, se vive em um meio em que a leitura e a escrita têm presença forte, se se interessa em ̧ ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros leem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva, se pede a alguém que leia para ele avisos ou indicações afixados em algum lugar, esse analfabeto é , de certa forma, letrado, porque faz uso da escrita e envolve‐se em praticas sociais de leitura e de ́ escrita.”

Magda Soares. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 1998 (com adaptações).

Considerando o texto acima e o que dispõem as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, assinale a alternativa que apresenta as funções da educação de jovens e adultos.

Questão 5

Assinale a alternativa que apresenta os princípios da andragogia.

Questão 6

Quanto ao trabalho com a língua portuguesa em sala de aula, assinale a alternativa correta.

Questão 7

Os objetivos determinam de antemão os resultados esperados do processo entre o professor e o aluno e também a gama de habilidades e hábitos a serem construídos.

J.C. Libâneo. Didática. Cortez, 1994 (com adaptações).

Considerando o texto acima e os elementos constitutivos do planejamento de ensino, assinale a alternativa que apresenta os níveis de abrangência dos objetivos gerais.

Questão 8

Segundo Silva (2007), uma definição não revela o que é, essencialmente, o currículo: uma definição revela o que uma determinada teoria pensa que o currículo é. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta os aspectos que mais bem caracterizam a teoria pós‐crítica do currículo.

Questão 9

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras V e as falsas F:

( ) A alfabetização pode ser entendida como a aquisição do sistema convencional de escrita;
( ) O letramento pode ser concebido como o desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais;
( ) Os conceitos de alfabetização e letramento distinguem-se tanto em relação aos objetos de conhecimento, quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem e, portanto, também de ensino desses diferentes objetos;
( ) O letramento pode ser entendido como a aquisição do sistema convencional de escrita.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Questão 10

A escola inclusiva é uma demanda da sociedade atual, dada a grande diversidade social que apresenta, resultado da universalização do acesso à escola. No que se refere ao modelo educacional inclusivo, assinale a alternativa correta.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *