Página Inicial » Simulado de Concurso » Simulado para concurso IDAM – Ensino Superior

Simulado para concurso IDAM – Ensino Superior

O IDAM – Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas está realizando o Concurso Público Nº 01/2018, destinado ao preenchimento de 227 vagas. As provas estão previstas para o dia 24 de fevereiro de 2019.

Preparamos esse simulado baseado no conteúdo programático para os cargos de nível superior, com questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática que caíram em provas anteriores da banca organizadora do concurso, o IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.

Questão 1LÍNGUA PORTUGUESA - Leia o fragmento do texto:

“Acredita-se que o ebola se propague em longas distâncias ao ser levado por morcegos, que podem hospedar o vírus sem morrer. Assim, ele infecta outros animais com os quais os mamíferos voadores compartilham árvores, como os macacos. Frequentemente se propaga para os humanos através de carne infectada. A geografia remota e extensa do Congo lhe dá uma vantagem com relação a outras zonas, já que os surtos costumam ser localizados e são relativamente fáceis de isolar.”

A partir do texto, leia as afirmativas interpretadas gramaticalmente a seguir:
I. É afirmada a indeterminação do sujeito, ao se apresentar o verbo acreditar em terceira pessoa, acompanhado do pronome SE.
II. Há a participação do sujeito composto ao lermos no texto, uma geografia remota e extensa do Congo.
III. O advérbio de modo está presente quando é classificado o modo que se propaga a doença para os seres humanos.
IV. Ao dizer ’’frequentemente”, se faz a classificação do tempo necessário para que a enfermidade acometa os seres humanos por intermédio da carne infectada.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 2Observe a tirinha:
imagem Analisando a tirinha é possível afirmar que:
I. O objetivo da linguagem utilizada não é expor verbalmente a realidade, não há a necessidade de vocábulos.
II. Nos mostra que os pais da nova geração não conseguem ser exemplos ideais para os filhos.
III. A importância da linguagem televisiva para os padrões atuais.
IV. A relação decadente entre mídia e educação nos dias atuais.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 3Leia o fragmento textual:

“Os conhecimentos produzidos na área de políticas públicas vêm sendo largamente utilizado por pesquisadores,políticos e administradores que lidam com problemas públicos em diversos setores de intervenção e nas mais diferentes áreas: ciência política, sociologia, economia,administração pública, direito etc.[i] Vêm sendo utilizado tanto no que diz respeito à implementação e a avaliação das políticas públicas, quanto no que diz respeito a abordagens que destacam o papel das ideias e do conhecimento neste processo[ii].”

As palavras destacadas estão morfologicamente classificadas, respectivamente e conforme os preceitos
da norma culta. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Questão 4Analise as afirmativas a seguir atribuindo-lhes valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Renderam-se às tropas aliadas as forças germânicas de terra, mar e ar. (O núcleo do sujeito é, “forças
germânicas”).

( ) Pode haver grandes shows na virada cultural. (O verbo haver tem valor existencial).

( ) Precisa-se de pedreiro. (A partícula SE atua como determinante do sujeito).

( ) Foram incentivados a comemorar a queda do governo. (O infinitivo não é flexionado, principalmente, em
locuções verbais e verbos preposicionados).

Assinale a alternativa que, respectivamente, apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 5Na frase “quando você proíbe, acham um jeito de fazer de uma forma clandestina”, o pronome “você”, presente na primeira oração, aponta, semanticamente, para um referente:

Questão 6Em “Pode, no futuro, pedir guarda, pensão. São muitas consequências.”, o termo em destaque encontra-se entre vírgulas uma vez que é um:

Questão 7RACIOCÍNIO LÓGICO - Numa pesquisa de mercado sobre a preferência entre três produtos participaram 300 pessoas que opinaram uma única vez. O resultado foi: 23% escolheram o produto A, 24% escolheram o produto B, 15% escolheram o produto C, 11% escolheram os produtos A e B, 9% escolheram os produtos B e C, 7% escolheram os produtos A e C, 5% escolheram os três. Nessas condições, é correto afirmar que:

Questão 8A soma dos dois próximos termos da sequência lógica 3,4,7,10,11,16,15,22,..., indica a idade de Ana hoje. Desse modo, a idade de Ana daqui 3 anos será igual a:

Questão 9De acordo com a equivalência lógica proposicional, a negação da frase “João fez exercícios ou Paula não pratica esportes”, é:

Questão 10As expressões E1 : (p ^ r) v (~p ^ r) e E2 : (q v s) ^(~q v s) são compostas pelas quatro proposições lógicas p, q, r e s. Os valores lógicos assumidos pela expressão E1 ^ E2 são os mesmos valores lógicos da expressão:

Questão 11Se p: o laudo foi elaborado e q: o parecer jurídico foi concluído, são duas proposições lógicas simples, então a proposição lógica: “Se o parecer jurídico não foi concluído, então o laudo foi elaborado” é falsa se, e somente se, a proposição:

Questão 12Os imóveis de Paula, Sheila e Carla são, não necessariamente nessa ordem, um apartamento, uma casa térrea e um sobrado. Um dos imóveis fica em São Paulo, outro em Minas e o outro em Pernambuco. O imóvel de Paula é em São Paulo, o imóvel de Carla é um sobrado, o imóvel de Sheila não é em Minas e não é um apartamento. As cidades onde ficam o apartamento, a casa térrea e o sobrado, são respectivamente:

Questão 13NOÇÕES DE INFORMÁTICA - Relacione as duas colunas quanto aos tipos de componentes existentes em um microcomputador:

(A) ROM     (1) Software
(B) BIOS     (2) Hardware
(C) RAM

Questão 14Quanto a Internet, Intranet e Extranet e seus principais protocolos, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta (de cima para baixo):

( ) a Extranet é tipicamente utilizada por fornecedores, parceiros e clientes.
( ) tanto a Internet como a Intranet e a Extranet utilizam o protocolo TCP/IP.

Questão 15Se teclarmos simultaneamente a tecla CTRL e a tecla + em um navegador de Internet, teremos como resultado:

Questão 16Observando a planilha do Microsoft Excel 2010 e considerando a fórmula da célula D3, assinale a alternativa que contenha o percentual que será utilizado para calcular o Imposto das Canetas:

imagem

Questão 17Ao acionar em conjunto as teclas "Ctrl + X" ocorrerá a função:

Questão 18É uma barra localizada na parte superior da janela do Excel, usada para digitar ou editar valores ou fórmulas em células ou gráficos.

Comentar Simulado