Simulado Secretário Escolar – Conhecimentos Específicos

É o profissional responsável por atuar na gestão de registros e documentos escolares auxiliando toda a gestão. Um Secretário Escolar operacionaliza processos de matrícula e transferência de estudantes, de organização de turmas e de registros do histórico escolar dos estudantes, etc. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Leia com atenção:

(__) O registro das atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pela unidade escolar com todas as suas implicações, é um aspecto irrelevante da documentação;
(__) Uma unidade escolar passa por constantes modificações, e as etapas dessas transformações devem ser retratadas em benefício de seu próprio crescimento e desenvolvimento;
(__) A reflexão ordenada sobre o passado é dispensável para o replanejamento que visa ao aperfeiçoamento;
(__) Destaca-se a importância expressiva da função do Secretário ou Secretária Escolar em todo o processo escolar.

Levando-se em consideração que as proposições acima devem ser marcadas com (V) para Verdadeira e (F) para Falsa a sequência CORRETA corresponde a:

Questão 2

Segundo o parágrafo único do artigo 18-Aº, o castigo físico é ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em:

Questão 3

Conforme o artigo 28º do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa incorreta com relação a colocação em família substituta:

Questão 4

Considere o fragmento textual a seguir:

É o setor da escola responsável pelos serviços de secretaria que realiza todas as funções destinadas a _________ os registros, os arquivos de documentação dos alunos e dos funcionários, além de comunicados e _________ para apoiar o desenvolvimento do processo escolar, dando valor legal a toda a documentação expedida com aval do Secretário responsável e da Direção da Escola. Dentro de suas características, a Secretaria _________ a admissão e a saída dos alunos e compõe os arquivos, os livros e os prontuários necessários para o devido funcionamento da escola.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras:

Questão 5

Conforme o artigo 19º do Estatuto da Criança e do Adolescente é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta ________________.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente:

Questão 6

"O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que permite ao Governo Federal monitorar a qualidade da educação oferecida no país e formular políticas públicas em prol da melhoria do ensino." - Ministério da Educação (MEC)

Qual é o objetivo do Censo Escolar?

Questão 7

A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Assim sendo, é CORRETO afirmar que, utilizando os princípios ergonômicos, ajuda-se o trabalhador a desenvolver suas tarefas sem:

Questão 8

"A educação é a base da sociedade, e cabe ao Estado garantir a todos o acesso à educação de qualidade." - Paulo Freire, educador brasileiro.

De acordo com a Constituição Federal, qual é o objetivo da educação no Brasil?

Questão 9

Analise as informações a seguir:

I. É dever fundamental do servidor público ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum.

II. É dever fundamental do servidor público respeitar a hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 10

O Secretário Escolar é um profissional essencial para o estabelecimento de ensino. No cumprimento de suas atribuições, deve:

Tempo de simulado:

16 comentários

  1. Adorei esse simulado...otímo.
  2. MUITO BOM, VOU ESTUDAR!
  3. Ótimo este simulado ajuda muito.
  4. roseli NERIS DOS SANTOS
    adorando o simulado
  5. ótimo simulado, muito boas as questões
  6. Gostei muito desse simulado
  7. Gerilene Apolinario
    Muito bom!
  8. CELISVANIA RAMALHO DA PAIXAO
    amei o simulado
  9. FERNANDO DIVINO MARTINS
    #QT-6789 OTIMO ESTE SIMULADO
  10. Estou amando esse Simulado, muito bom para estudar
  11. Nadja Rodrigues de Paula
    Estou ansiosa para prestar o concurso público,com certeza irei voltar aqui pra dizer se o conteúdo ajudou ou não ,bom ,eu espero que ajude ,eu gostei do simulado ,pra quem não entende da área ,a maioria acertei 70 % ,então ,até que não estou tão mal ,tem coisas que dá pra assimilar .
  12. #QT-9714 se quem procura o histórico escolar é o aluno ou o responsável, como q a escola de origem deve entregar o historico diretamente a escola de destino, se a escola de origem muitas das vezes nem sabe pra onde o aluno vai, (no caso de entregar o historico no ato da transferencia)
  13. kelryn vaz de proenca rodrigues de almeida
    me ajudou muito em duvidas que tinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *