Simulado Agente Operacional – Questões Teóricas

O Agente Operacional. Executa serviços de operação de sistemas e manutenção nos equipamentos, partes componentes dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e nas instalações prediais, bem como desenvolver atividades comerciais de campo. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Sobre a válvula globo tipo sede dupla, analise as afirmativas abaixo.

I. Uma vantagem da válvula sede dupla é o fato dela ser estaticamente quase estável, sem necessitar, portanto, de uma força de atuação tão grande quanto a válvula sede simples.
II. É fabricada normalmente em diâmetros de 3/4” a 14”, e com conexões das extremidades rosqueadas (até 2 cm), flangeadas ou soldadas, nas classes 150, 300, 600, 900 e 10.500 lbs.

Está correto o que se afirma em:

Questão 2

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, tendo, como base a construção e o controle do poço sumidouro.

Quanto menor for o teor de sólidos em suspensão no efluente, mais lenta será a __________ do terreno nas valas de infiltração e, consequentemente, mais longo o período de funcionamento desses sistemas.

Questão 3

Para exercer qualquer atividade ou trabalho o ser humano deve seguir regras de convivência em grupo, a fim de facilitar a relação social. Desta forma assinale a alternativa correta quanto aos valores de comportamento profissional para o trato diário com o público em geral e colegas de trabalho:

Questão 4

O agente operacional, como servidor público deve:

Questão 5

Uma determinada tubulação apresenta um diâmetro externo de 2 polegadas e diâmetro interno 12% menor. Sabe-se que a conexão que irá nessa tubulação terá que ter um diâmetro 5% maior que o diâmetro interno da tubulação. Assinale a alternativa que apresente o perímetro aproximado dessa conexão.

Questão 6

Analise os objetivos a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Remover o material sólido.
II. Reduzir a demanda bioquímica de hidrogênio.
III. Exterminar micro-organismos patogênicos.
IV. Reduzir as substâncias químicas indesejáveis.

São objetivos do tratamento dos esgotos domésticos:

Questão 7

O servidor público deve ter conhecimento de seu material de trabalho e utilizá-los corretamente. Assim, a ferramenta correta para carpir é:

Questão 8

Assinale a alternativa que apresenta o nome do impacto sobre todo o sistema hidráulico causado pelo retomo da água existente na tubulação de recalque, quando da parada da bomba, que, quando não amortecido por válvula(s) de retenção, danifica tubos, conexões e os componentes da bomba.

Questão 9

Avalie a definição a seguir e associe-a ao componente ligado ao projeto de instalações de água fria (tenha como uma das fontes a NBR / ABNT correspondente). Definição: Canalização horizontal derivada do reservatório e destinada a alimentar as colunas de distribuição.

Questão 10

Considerando os cuidados no tratamento da água, assinale a alternativa que apresenta os produtos químicos utilizados no processo de coagulação.

Tempo de simulado:

um comentário

  1. Millena Moura Ramos
    Excelentes perguntas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *