Simulado Engenheiro Ambiental – Conhecimentos Específicos

A principal função de Engenheiro Ambiental é desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente através do planejamento, coordenação e administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e descarte do lixo. Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Analise os itens relacionados ao Sistema de Gestão Ambiental, baseados na norma ISO 14001 e assinale a alternativa correta:

I- A política ambiental deve ser apropriada aos impactos ambientais das atividades, produtos e serviços da organização, devendo incluir o comprometimento com a melhoria contínua e a preservação da poluição.
II- A implementação da norma também exige o comprometimento com o atendimento aos requisitos legais aplicáveis, porém somente na fase inicial.
III- O estabelecimento dos objetivos e metas ambientais, devem atender aos requisitos legais aplicáveis e outros subscritos relacionados com seus aspectos ambientais.

Questão 2

Analise os itens, no tocante à Política Nacional de Resíduos Sólidos e assinale a alternativa devida.

I- Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final, ambientalmente adequada dos rejeitos.
II- Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenham sido comprovadas suas viabilidades técnicas, ambientais e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos, aprovado pelo órgão ambiental.
III- Incumbe aos Estados controlar e fiscalizar as atividades dos geradores, sujeitas a licenciamento ambiental, pelo órgão estadual do Sisnama.

Questão 3

Em um Sistema de Informações Geográficas são utilizadas duas estruturas de dados classificados como dados vetoriais e dados raster. Marque (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Dados vetoriais são aqueles que são armazenados em uma estrutura matricial.

( ) Imagens obtidas por meio de sensoriamento remoto, como imagens de satélite ou fotografias aéreas digitais, são exemplos de dados vetoriais.

( ) Dados raster são aqueles que utilizam de pontos, linhas e polígonos com coordenadas geográficas conhecidas.

( ) Dados raster são utilizados para delimitar uma área ou indicar a localização exata de um objeto ou ponto de interesse sobre a superfície terrestre.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Questão 4

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito aos riscos ambientais:

Questão 5

A sustentabilidade dos materiais de construção é um aspecto fundamental para promover a construção sustentável e reduzir os impactos ambientais associados à indústria da construção. Os critérios utilizados para avaliar a sustentabilidade de material de construção são:

I - Durabilidade e resistência térmica, pois materiais duráveis têm uma vida útil mais longa e reduzem a necessidade de substituição frequente.

II - Reciclagem e reutilização, pois materiais que podem ser reciclados ou reutilizados minimizam a quantidade de resíduos gerados e reduzem a demanda por recursos naturais.

III - Eficiência energética e emissões de CO2 , pois materiais que contribuem para a eficiência energética dos edifícios ajudam a reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa.

IV - Higiene e estética, pois materiais que contribuem para a saúde e a segurança dos ocupantes de um edifício, bem como a estética do projeto arquitetônico, ajudam a selecionar materiais de construção adequados.

Entre os itens acima, estão corretos:

Questão 6

Deslizamentos de terra no Brasil acontecem em todo o território nacional. Para evitar os possíveis deslizamentos de terra, deve-se:

I - Implementar sistemas de drenagem pluvial eficientes para o escoamento adequado das águas das chuvas.

II - Desmatar áreas de encostas para aumentar o espaço para expansão urbana e construir mais moradias nas encostas de serras e morros.

III - Realizar monitoramento constante das áreas de risco, utilizando técnicas como sensoriamento remoto e instrumentação geotécnica.

IV - Descartar lixo doméstico e dejetos nos locais apropriados.

Entre os itens acima, está(ão) correto(s):

Questão 7

A energia geotérmica é considerada uma importante fonte de produção de eletricidade para o uso doméstico e industrial da água aquecida.

Assinale a alternativa que NÃO representa uma vantagem desse tipo de energia.

Questão 8

São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, exceto:

Questão 9

A modelagem de sistemas ambientais envolve a criação de modelos matemáticos ou computacionais que descrevem as interações e os processos dentro do sistema. Esses modelos podem ser baseados em equações físicas, estatísticas, algoritmos ou abordagens de aprendizado de máquina.

As principais etapas na construção de um modelo matemático são: identificação do problema, formulação do modelo, calibração e validação do modelo, simulação e análise dos resultados. Neste caso, a calibração do modelo significa:

Questão 10

A definição do valor de um recurso ambiental é muito mais do que proteger ou conservar a natureza, é uma questão de trazer à nossa linguagem econômica a importância da sua manutenção. Considerando a legenda abaixo, pode-se afirmar que o Valor Econômico de um Recurso Ambiental (VERA) é dado por:

• Valor de uso direto (VUD).

• Valor de uso indireto (VUI).

• Valor de opção (VO).

• Valor de existência (VE).

• Valor de não-uso (VNU)

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *