Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Para a reabilitação das disfonias, podem ser usados exercícios de vibração de lábios e de língua, sons fricativos, /b/ prolongado, humming, firmeza glótica, constrição labial e fonação em tubos. Essas técnicas têm em comum o fato de




Questão 2

R.R., fonoaudiólogo de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), após o levantamento epidemiológico local, priorizou em suas atividades a saúde da criança e a saúde do idoso. A(s) atribuição(ões) desse fonoaudiólogo em seu ambiente de trabalho é(são)




Questão 3

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Sobre o NASF, considere as afirmativas abaixo.

I- O Nasf deve ser constituído por profissionais que estão no rol de ocupações descritas na Portaria Nº 2488/2011, não sendo permitido incluir nenhum outro profissional, pois a presença de outra ocupação além das descritas em portaria não é considerada no cálculo da carga horária mínima estabelecida para cada modalidade de NASF e não tem efeitos para repasse de recursos.
II- O NASF deve formar suas equipes através do contrato de profissionais advindos de concurso público municipal, pois esta é a única forma de garantir v ínculo com o território estabelecido para atuação. Qualquer outra forma de trabalho no NASF que não seja através de concurso público municipal constitui infração passível de fiscalização e punição.
III- O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiar os profissionais das Equipes de Saúde da Família e das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e os saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade dessas equipes.
IV- O NASF trabalha na lógica do apoio matricial. Isso significa, em síntese, uma estratégia de organização da clínica e do cuidado em saúde a partir da integração e da cooperação entre as equipes responsáveis pelo cuidado de determinado território. Assim, os profissionais do NASF podem compartilhar o seu saber específico com a Estratégia de Saúde da Família.

Considerando o exposto, estão corretas as afirmativas




Questão 4

A iniciativa Hospital Amigo da Criança visa à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno por meio da mobilização de diversos profissionais nos cuidados de mães e bebês. Essa iniciativa propõe mudanças em rotinas e condutas visando prevenir o desmame precoce.
No Hospital Amigo da Criança, o fonoaudiólogo deve:




Questão 5

Um paciente adulto foi encaminhado para realização de avaliação audiológica. A partir da audiometria tonal limiar, foram identificados limiares auditivos de via aérea nas frequências de 250 a 2000Hz em 60dBNA, e de 3000 a 8000Hz em 50dBNA, bilateralmente. Por sua vez, na audiometria tonal por via óssea, foram identificados limiares de 40dBNA nas frequências de 500 a 2000Hz e limiares de 30dBNA nas frequências de 3000 e 4000Hz, em ambas as orelhas. A partir dos dados obtidos conclui-se que esse paciente apresenta




Questão 6

A triagem auditiva neonatal é um procedimento a ser realizado no primeiro mês de vida do bebê. O protocolo é composto pelo teste e pelo reteste, e pode ser realizado por meio das emissões otoacústicas e do potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático. Considerando a recomendação do Ministério da Saúde sobre a triagem auditiva neonatal em bebês sem indicadores de risco, analise as afirmativas abaixo.

I- A indicação é testar com o potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático, e, no caso de falha, o paciente deve ser encaminhado para o diagnóstico audiológico logo após alta hospitalar.
II- A indicação é testar com as emissões otoacústicas, no caso de falha, retestar com as emissões otoacústicas, e, se persistir a falha, retestar com o potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático antes da alta.
III- O resteste deve ocorrer num período de 30 dias, e a avaliação deve ser realizada por meio do potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático, na intensidade de 35dBnNA.
IV- No teste e no reteste, as crianças que apresentarem falhas nas emissões otoacústicas e passem no exame de potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático devem ter alta sem necessidade de monitoramento.

Estão corretas as afirmativas




Questão 7

Assinale a alternativa CORRETA em relação aos objetivos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais:




Questão 8

Um paciente foi encaminhado para avaliação audiológica após quadro de paralisia facial periférica do lado esquerdo. Na avaliação audiológica por meio da audiometria tonal limiar foram obtidos limiares auditivos normais bilateralmente e respostas de logoaudiometria normais e compatíveis com a audiometria tonal. Na realização da imitanciometria, foram encontradas curvas timpanométricas do tipo “A” bilateralmente. Com base no caso descrito, é correto afirmar que, quanto ao resultado dos reflexo acústico do músculo estapédio,




Questão 9

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) foi instituído pela Portaria MS N° 2.527 de outubro de 2011. O SAD tem por objetivo




Questão 10

O CID-10 esclarece que a etiologia dos Transtornos de Aprendizagem não é conhecida, mas que há "uma suposição de primazia de fatores biológicos, os quais interagem com fatores não-biológicos". De acordo com essa informação assinale a alternativa INCORRETA




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta