Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Em casos de apraxia de fala na infância, entre os componentes essenciais que devem ser incorporados, qual deles é considerado o principal ponto da intervenção?

Questão 2

A fluência da fala é o “aspecto da produção de fala que se refere à continuidade, suavidade, velocidade e esforço com os quais as unidades fonológicas, lexicais, morfológicas e/ou sintáticas da linguagem são expressas.” (ASHA, 1994). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:

I. Na avaliação fonoaudiológica da fluência são consideradas 3 dimensões: continuidade (conexões suaves inter e intra palavras), velocidade (palavras e sílabas produzidas por minuto) e estratégias de correção (esforço com o qual a fala é produzida).
II. Questionários acerca da fluência preenchidos por pais e/ou próprios pacientes não devem ser totalmente considerados, por fornecerem detalhes muitas vezes não observados pelo profissional na avaliação.
III. A velocidade da fala nos fornece dados da taxa de elocução, entretanto as rupturas normais (outras disfluências) não interferem nessa taxa, visto que não comprometem a velocidade.
IV. O esforço produzido pode ser mental ou físico, e este é referente à tensão muscular durante as disfluências.
V. Quanto maior o número de rupturas na fala, menor a sua continuidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

Uma criança de 4 meses foi encaminhada para avaliação audiológica pelo pediatra. Segundo a mãe, a criança não reage claramente aos sons da fala. Esta relata que a gestação foi sem intercorrências e que a criança passou na triagem auditiva por meio das emissões otoacústicas por estímulo transiente. Na avaliação audiológica, foram obtidos resultados de: ausência de respostas no potencial evocado auditivo do tronco encefálico com estímulo clique bilateralmente; presença de emissões otoacústicas por estímulo transiente bilateralmente; timpanometria do tipo “A" em ambas as orelhas e respostas comportamentais inconsistentes. Os resultados obtidos sugerem um quadro clínico audiológico compatível com

Questão 4

Eduardo levou seu filho de 5 anos ao posto de saúde devido às dificuldades na fala. De acordo com ele, a criança troca “faca por daca,” “suco por tsuco”, “ônibus por obinus”. Analisando esta amostra de fala, pode-se afirmar que a criança apresenta desvio

Questão 5

Mãe compareceu no ambulatório de Fonoaudiologia com o filho de dois anos relatando que, desde que seu filho nasceu, foi informada de que ele tinha uma síndrome, mas não se lembra de qual síndrome se trata.
Durante avaliação fonoaudiológica, foram observados hipoplasia mandibular; malformação de orelha direita; palato alto; língua geográfica; hipoplasia dos ossos zigomático e maxilar. Considerando essa descrição, conclui-se que a criança é portadora da

Questão 6

R.R., fonoaudiólogo de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), após o levantamento epidemiológico local, priorizou em suas atividades a saúde da criança e a saúde do idoso. A(s) atribuição(ões) desse fonoaudiólogo em seu ambiente de trabalho é(são)

Questão 7

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Baseada nesta lei assinale a alternativa CORRETA quanto aos princípios e fins da Educação Nacional:

Questão 8

Assinale a alternativa INCORRETA quanto às ações desenvolvidas pelo Fonoaudiólogo Educacional:

Questão 9

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Sobre o NASF, considere as afirmativas abaixo.

I- O Nasf deve ser constituído por profissionais que estão no rol de ocupações descritas na Portaria Nº 2488/2011, não sendo permitido incluir nenhum outro profissional, pois a presença de outra ocupação além das descritas em portaria não é considerada no cálculo da carga horária mínima estabelecida para cada modalidade de NASF e não tem efeitos para repasse de recursos.
II- O NASF deve formar suas equipes através do contrato de profissionais advindos de concurso público municipal, pois esta é a única forma de garantir v ínculo com o território estabelecido para atuação. Qualquer outra forma de trabalho no NASF que não seja através de concurso público municipal constitui infração passível de fiscalização e punição.
III- O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiar os profissionais das Equipes de Saúde da Família e das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e os saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade dessas equipes.
IV- O NASF trabalha na lógica do apoio matricial. Isso significa, em síntese, uma estratégia de organização da clínica e do cuidado em saúde a partir da integração e da cooperação entre as equipes responsáveis pelo cuidado de determinado território. Assim, os profissionais do NASF podem compartilhar o seu saber específico com a Estratégia de Saúde da Família.

Considerando o exposto, estão corretas as afirmativas

Questão 10

Em relação à avaliação e ao tratamento de recém-nascidos e lactentes com distúrbios de alimentação e deglutição, é CORRETO afirmar que

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *