Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) foi instituído pela Portaria MS N° 2.527 de outubro de 2011. O SAD tem por objetivo

Questão 2

A literatura sobre a aquisição da leitura e da escrita, em português, demonstra que há forte relação entre a sensibilidade aos segmentos silábicos e fonêmicos e pouca sensibilidade à rima ou à aliteração.
Isso pode estar relacionado

Questão 3

Está previsto na Constituição de 1988 o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, para o que antes era definido como Educação Especial e todas as suas formas de intervenção. Em seu Artigo 208, a Constituição determina que esse atendimento ocorra:

Questão 4

Para quem já sabe ler, parece muito fácil e natural. Entretanto, para chegar a esse ponto, é preciso adquirir certos conhecimentos. Descreva a alternativa INCORRETA quanto a estes conhecimentos:

Questão 5

O Teste da Linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela “língua presa”, que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.
O Teste da Linguinha é um exame que

Questão 6

O Sistema Único de Saúde é dirigido, no âmbito da União:

Questão 7

Uma criança de 4 meses foi encaminhada para avaliação audiológica pelo pediatra. Segundo a mãe, a criança não reage claramente aos sons da fala. Esta relata que a gestação foi sem intercorrências e que a criança passou na triagem auditiva por meio das emissões otoacústicas por estímulo transiente. Na avaliação audiológica, foram obtidos resultados de: ausência de respostas no potencial evocado auditivo do tronco encefálico com estímulo clique bilateralmente; presença de emissões otoacústicas por estímulo transiente bilateralmente; timpanometria do tipo “A" em ambas as orelhas e respostas comportamentais inconsistentes. Os resultados obtidos sugerem um quadro clínico audiológico compatível com

Questão 8

O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL):

Questão 9

Mãe compareceu no ambulatório de Fonoaudiologia com o filho de dois anos relatando que, desde que seu filho nasceu, foi informada de que ele tinha uma síndrome, mas não se lembra de qual síndrome se trata.
Durante avaliação fonoaudiológica, foram observados hipoplasia mandibular; malformação de orelha direita; palato alto; língua geográfica; hipoplasia dos ossos zigomático e maxilar. Considerando essa descrição, conclui-se que a criança é portadora da

Questão 10

A gagueira é um distúrbio multifatorial resultante de vários fatores de risco. O fato de ter início, na maioria das vezes, na idade pré-escolar sugere que fatores múltiplos relevantes são causados no processo desenvolvimental. Pode-se afirmar que entre estes fatores estão

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *