Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Disartria observada em pacientes que apresentam o quadro neurológico denominado paralisia bulbar, com lesões no neurônio motor inferior ou periférico, podendo afetar os pares cranianos V, VII, IX, X, XII. Na produção da fala é comum ser observada a hipernasalidade. Suas principais características são: qualidade vocal soprosa, rouca, crepitante, loudness reduzida, pitch grave, ataque vocal aspirado ou isocrônico, quebras de sonoridade e redução da movimentação vertical da laringe por falta de força. Trata-se da:

Questão 2

Apesar de não haver um teste padrão-ouro para identificação do Distúrbio do Processamento Auditivo Central (PAC), devem ser avaliadas as diferentes categorias que compõem o processamento auditivo. São categorias a serem avaliadas, EXCETO:

Questão 3

Um paciente adulto foi encaminhado para realização de avaliação audiológica. A partir da audiometria tonal limiar, foram identificados limiares auditivos de via aérea nas frequências de 250 a 2000Hz em 60dBNA, e de 3000 a 8000Hz em 50dBNA, bilateralmente. Por sua vez, na audiometria tonal por via óssea, foram identificados limiares de 40dBNA nas frequências de 500 a 2000Hz e limiares de 30dBNA nas frequências de 3000 e 4000Hz, em ambas as orelhas. A partir dos dados obtidos conclui-se que esse paciente apresenta

Questão 4

A Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008, criou os Núcleos de Saúde da Família (NASF). Considere as seguintes afirmativas sobre as atribuições do fonoaudiólogo do NASF:

I. Os fonoaudiólogos podem realizar atenção aos usuários que requeiram cuidados, como orientações e atendimentos individuais na unidade de saúde, devendo referenciar os usuários para as redes de atenção secundária.
II. Com base no diagnóstico territorial, os fonoaudiólogos devem apoiar as equipes de Saúde da Família para que desenvolvam ações de promoção e de proteção à saúde.
III. Os fonoaudiólogos podem desenvolver ações como reuniões de equipe, atendimentos individuais e compartilhados, visitas domiciliares e atendimentos em grupo.
IV. Os fonoaudiólogos devem elaborar e divulgar material educativo e informativo sobre a fonoaudiologia e sua prática no NASF.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 5

São considerados critérios de certeza para o diagnóstico de uma hipoacusia:

Questão 6

Os transtornos de aprendizagem não devem ser confundidos com dificuldades de aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA quanto às diferenças entre os mesmo:

Questão 7

Abaixo estão descritos alguns procedimentos fonoaudiológicos:

I. Análise do prontuário hospitalar e realização de anamnese para identificar risco de perda auditiva.
II. Orientação familiar acerca da estimulação auditiva e de linguagem.
III. Monitoramento da audição e da linguagem de recém-nascidos de risco até 3 anos.
IV. Classificação do recém-nascido quanto a: baixo risco, alto risco, natureza do risco e seleção de protocolo de triagem.

Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA referente à veracidade dos procedimentos relacionados à Triagem Auditiva Neonatal.

Questão 8

Quando o fonoaudiólogo recebe um paciente com queixas respiratórias, deve se preocupar em observar e analisar alguns itens de grande importância, tais como a postura corporal, a face e algumas funções. Ao examinar a face, deve fazê-lo

Questão 9

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é a principal estratégia da Atenção básica. A partir de uma análise situacional do território, o fonoaudiólogo inserido na ESF pode

Questão 10

A fluência da fala é o “aspecto da produção de fala que se refere à continuidade, suavidade, velocidade e esforço com os quais as unidades fonológicas, lexicais, morfológicas e/ou sintáticas da linguagem são expressas.” (ASHA, 1994). A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:

I. Na avaliação fonoaudiológica da fluência são consideradas 3 dimensões: continuidade (conexões suaves inter e intra palavras), velocidade (palavras e sílabas produzidas por minuto) e estratégias de correção (esforço com o qual a fala é produzida).
II. Questionários acerca da fluência preenchidos por pais e/ou próprios pacientes não devem ser totalmente considerados, por fornecerem detalhes muitas vezes não observados pelo profissional na avaliação.
III. A velocidade da fala nos fornece dados da taxa de elocução, entretanto as rupturas normais (outras disfluências) não interferem nessa taxa, visto que não comprometem a velocidade.
IV. O esforço produzido pode ser mental ou físico, e este é referente à tensão muscular durante as disfluências.
V. Quanto maior o número de rupturas na fala, menor a sua continuidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

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