Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A Aprendizagem da leitura e da escrita está condicionada a diversos fatores, que podem contribuir tanto para um bom, quanto para um ruim desempenho da aprendizagem leitora e para o desenvolvimento eficaz da linguagem escrita. A escrita em qualquer língua apresenta aspectos da fala, enquanto a leitura:




Questão 2

Um paciente adulto foi encaminhado para realização de avaliação audiológica. A partir da audiometria tonal limiar, foram identificados limiares auditivos de via aérea nas frequências de 250 a 2000Hz em 60dBNA, e de 3000 a 8000Hz em 50dBNA, bilateralmente. Por sua vez, na audiometria tonal por via óssea, foram identificados limiares de 40dBNA nas frequências de 500 a 2000Hz e limiares de 30dBNA nas frequências de 3000 e 4000Hz, em ambas as orelhas. A partir dos dados obtidos conclui-se que esse paciente apresenta




Questão 3

As políticas educacionais são propostas, estudadas e criadas a partir de leis que são votadas pelo membros Poder Legislativo (deputados federais e estaduais, senadores e vereadores) em cada uma das esferas de governo: federal, estadual e municipal. O membros do Poder Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos) também podem propor medidas que possam fazer melhorias na área da educação. Assinale a alternativa CORRETA sobre o papel da população na criação destas políticas:




Questão 4

Uma das condutas terapêuticas para o atendimento em pacientes disfônicos é a terapia de grupos. O trabalho em grupo facilita a atuação fonoaudiológica dentro da perspectiva social da voz, visto que permite ao paciente perceber sua voz na interação com outras pessoas.
O fonoaudiólogo, num trabalho de grupo com pacientes disfônicos, deve




Questão 5

O desenvolvimento das habilidades auditivas em uma criança pode ser observado do nascimento até por volta dos 18 meses de idade. Durante esse período, há um aprimoramento das respostas comportamentais a estímulos sonoros, sendo observada mudança no tipo e na qualidade das respostas. Em relação ao desenvolvimento das habilidades auditivas, considere as afirmativas abaixo.

I- Espera-se que uma criança de 7 meses seja capaz de apresentar mínimas respostas auditivas a sons de intensidade entre 40 e 60dBNA e localize a fonte sonora em plano lateral e em localização indireta para baixo.
II- Espera-se que uma criança de 12 meses seja capaz de apresentar mínimas respostas auditivas a sons de intensidade entre 20 e 60dBNA e localize a fonte sonora em todas as direções.
III- Espera-se que uma criança de 5 meses seja capaz de apresentar mínimas respostas auditivas a sons de intensidade entre 30 e 70dBNA e localize a fonte sonora em plano lateral e indiretamente para cima.
IV- Espera-se que uma criança de 10 meses seja capaz de apresentar mínimas respostas auditivas a sons de intensidade entre 20 e 40dBNA e localize a fonte sonora em plano lateral, indiretamente para cima e diretamente para baixo.

Estão corretas as afirmativas




Questão 6

Crianças com fissura palatina podem apresentar distúrbios articulatórios devido a causas diversas, tais como má-oclusão e fistula palatal, entre outras, não limitadas à disfunção velofaríngea. Os distúrbios articulatórios compensatórios são




Questão 7

A partir da avaliação audiológica básica, é possível observar dados que direcionam a conduta quanto a encaminhamento para exames complementares à avaliação audiológica. Nesse contexto o fonoaudiólogo deve encaminhar para realização de avaliação complementar




Questão 8

A iniciativa Hospital Amigo da Criança visa à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno por meio da mobilização de diversos profissionais nos cuidados de mães e bebês. Essa iniciativa propõe mudanças em rotinas e condutas visando prevenir o desmame precoce.
No Hospital Amigo da Criança, o fonoaudiólogo deve:




Questão 9

Aprender a ler e escrever não é um processo simples, porém para que alguém seja alfabetizado precisa enfrentar e vencer dificuldades que aparecem durante o processo de alfabetização. Essas dificuldades relacionam-se a algumas deficiências de aprendizagem da língua escrita que não se reduz apenas ao conhecimento das letras, já que as crianças não entram vazias na escola e constroem seu próprio conhecimento, no que se refere à alfabetização. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao papel do professor neste caso:




Questão 10

Paciente passou por avaliação audiológica básica por meio da qual foi identificada uma perda auditivado tipo sensorioneural bilateral, de grau moderado na orelha direita, e, de grau leve, na orelha esquerda. Com base no laudo audiológico, os limiares de reconhecimento de fala (LRF) obtidos foram:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado