Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função:




Questão 2

Os transtornos de aprendizagem não devem ser confundidos com dificuldades de aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA quanto às diferenças entre os mesmo:




Questão 3

As ações denominadas de intersetoriais dentro da Fonoaudiologia Educacional são quando envolvem a articulação de estratégias entre diferentes setores sociais ou de diferentes políticas públicas, que são necessárias para o enfrentamento de problemas que afetam a sociedade. Assinale a alternativa INCORRETA quanto a estas ações:




Questão 4

A literatura sobre a aquisição da leitura e da escrita, em português, demonstra que há forte relação entre a sensibilidade aos segmentos silábicos e fonêmicos e pouca sensibilidade à rima ou à aliteração.
Isso pode estar relacionado




Questão 5

Uma deficiência de aprendizagem específica que afeta as habilidades de leitura e processamento de linguagem relacionadas. A gravidade pode diferir em cada indivíduo, mas pode afetar a fluidez da leitura, a decodificação, a compreensão de leitura ,a soletração, a escrita, a ortografia e, às vezes, a fala e pode existir junto com outros distúrbios relacionados. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao transtorno descrito:




Questão 6

O CID-10 esclarece que a etiologia dos Transtornos de Aprendizagem não é conhecida, mas que há "uma suposição de primazia de fatores biológicos, os quais interagem com fatores não-biológicos". De acordo com essa informação assinale a alternativa INCORRETA




Questão 7

M.M., 16 anos, sexo masculino, com a queixa de sensação de plenitude auricular e zumbido em orelhas direita e esquerda após resfriado. Foi encaminhado para uma clínica fonoaudiológica para realizar avaliação audiológica básica. No encaminhamento do otorrinolaringologista, constava que, na otoscopia, as membranas timpânicas encontravam-se opacas bilateralmente. Com base nesse breve histórico, é correto afirmar que




Questão 8

Eduardo levou seu filho de 5 anos ao posto de saúde devido às dificuldades na fala. De acordo com ele, a criança troca “faca por daca,” “suco por tsuco”, “ônibus por obinus”. Analisando esta amostra de fala, pode-se afirmar que a criança apresenta desvio




Questão 9

A gagueira é um distúrbio multifatorial resultante de vários fatores de risco. O fato de ter início, na maioria das vezes, na idade pré-escolar sugere que fatores múltiplos relevantes são causados no processo desenvolvimental. Pode-se afirmar que entre estes fatores estão




Questão 10

Para quem já sabe ler, parece muito fácil e natural. Entretanto, para chegar a esse ponto, é preciso adquirir certos conhecimentos. Descreva a alternativa INCORRETA quanto a estes conhecimentos:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado