Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Sobre a apraxia da fala na infância, é correto afirmar que




Questão 2

São distúrbios da articulação, decorrentes de anomalia na língua, no palato, na arcada dentária ou nos lábios. Essa descrição é referente a uma alteração que pode levar a dificuldades de aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA:




Questão 3

A compreensão da leitura e da escrita abrange:




Questão 4

Os procedimentos da avaliação audiológica básica são: audiometria tonal limiar, logoaudiometria e imitanciometria. A correlação clínica entre os resultados desses exames básicos confirmam ou refutam os resultados obtidos pela demonstração de uma coerência clínica entre os achados. Com base na correlação clínica entre os exames da avaliação audiológica básica, é possível encontrar




Questão 5

Paciente sexo masculino, 78 anos, com mal de Parkinson, compareceu ao consultório apresentando, como queixa principal, dificuldade para se comunicar.
Durante avaliação fonoaudiológica foram observadas as seguintes características: voz monótona; monopitch; monoloudness; qualidade vocal rouca; imprecisão articulatória; redução na tessitura da voz falada; alterações de fluência e incoordenação laríngea.
Essas características descrevem um quadro de




Questão 6

A avaliação vocal pode ser feita pelas análises perceptivo-auditiva, temporal e computadorizada. A descrição dos aspectos que qualificam a voz precisa ser analisada individualmente, levando-se em consideração o sexo, a faixa etária, a profissão e a demanda vocal do paciente.
Sobre aspectos da avaliação vocal, considere as afirmativas abaixo.

I- Ressonância compreende a projeção do som no espaço associada à modificação do sinal laríngeo pelas estruturas do trato fonatório, que envolve pulmões, laringe, faringe, cavidade oral, cavidade nasal e seios paranasais.
II- PITCH é o parâmetro vocal que corresponde à percepção auditiva da frequência fundamental. O PITCH pode ser classificado como adequado, reduzido, aumentado ou como médio, fraco ou forte.
III- Loudness é o parâmetro clínico que corresponde à percepção auditiva da intensidade vocal. Pode ser classificado como grave, agravado, médio ou adequado, agudizado e agudo.
IV- Estabilidade compreende as forças mioelásticas da laringe correlacionadas às forças aerodinâmicas da corrente de ar. Instabilidade se caracteriza por flutuações de intensidade e de frequência, quebras de sonoridade e de frequência.

Estão corretas as afirmativas




Questão 7

Para quem já sabe ler, parece muito fácil e natural. Entretanto, para chegar a esse ponto, é preciso adquirir certos conhecimentos. Descreva a alternativa INCORRETA quanto a estes conhecimentos:




Questão 8

Quando o fonoaudiólogo recebe um paciente com queixas respiratórias, deve se preocupar em observar e analisar alguns itens de grande importância, tais como a postura corporal, a face e algumas funções. Ao examinar a face, deve fazê-lo




Questão 9

As fissuras labiopalatinas (FLP) são malformações congênitas de lábio e de palato, consideradas craniofaciais e enquadradas na classificação das displasias (CARDIM, 1989). A atuação fonoaudiológica na terapia de pacientes portadores de FLP pode ocorrer em conjunto com tratamentos ortodônticos, ortopédicos e cirúrgicos.
No tratamento de pacientes fissurados




Questão 10

Aprender a ler e escrever não é um processo simples, porém para que alguém seja alfabetizado precisa enfrentar e vencer dificuldades que aparecem durante o processo de alfabetização. Essas dificuldades relacionam-se a algumas deficiências de aprendizagem da língua escrita que não se reduz apenas ao conhecimento das letras, já que as crianças não entram vazias na escola e constroem seu próprio conhecimento, no que se refere à alfabetização. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao papel do professor neste caso:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado