Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Um paciente adulto foi encaminhado para realização de avaliação audiológica. A partir da audiometria tonal limiar, foram identificados limiares auditivos de via aérea nas frequências de 250 a 2000Hz em 60dBNA, e de 3000 a 8000Hz em 50dBNA, bilateralmente. Por sua vez, na audiometria tonal por via óssea, foram identificados limiares de 40dBNA nas frequências de 500 a 2000Hz e limiares de 30dBNA nas frequências de 3000 e 4000Hz, em ambas as orelhas. A partir dos dados obtidos conclui-se que esse paciente apresenta

Questão 2

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função:

Questão 3

Para quem já sabe ler, parece muito fácil e natural. Entretanto, para chegar a esse ponto, é preciso adquirir certos conhecimentos. Descreva a alternativa INCORRETA quanto a estes conhecimentos:

Questão 4

A avaliação vocal pode ser feita pelas análises perceptivo-auditiva, temporal e computadorizada. A descrição dos aspectos que qualificam a voz precisa ser analisada individualmente, levando-se em consideração o sexo, a faixa etária, a profissão e a demanda vocal do paciente.
Sobre aspectos da avaliação vocal, considere as afirmativas abaixo.

I- Ressonância compreende a projeção do som no espaço associada à modificação do sinal laríngeo pelas estruturas do trato fonatório, que envolve pulmões, laringe, faringe, cavidade oral, cavidade nasal e seios paranasais.
II- PITCH é o parâmetro vocal que corresponde à percepção auditiva da frequência fundamental. O PITCH pode ser classificado como adequado, reduzido, aumentado ou como médio, fraco ou forte.
III- Loudness é o parâmetro clínico que corresponde à percepção auditiva da intensidade vocal. Pode ser classificado como grave, agravado, médio ou adequado, agudizado e agudo.
IV- Estabilidade compreende as forças mioelásticas da laringe correlacionadas às forças aerodinâmicas da corrente de ar. Instabilidade se caracteriza por flutuações de intensidade e de frequência, quebras de sonoridade e de frequência.

Estão corretas as afirmativas

Questão 5

A gagueira é um distúrbio multifatorial resultante de vários fatores de risco. O fato de ter início, na maioria das vezes, na idade pré-escolar sugere que fatores múltiplos relevantes são causados no processo desenvolvimental. Pode-se afirmar que entre estes fatores estão

Questão 6

Quando o fonoaudiólogo recebe um paciente com queixas respiratórias, deve se preocupar em observar e analisar alguns itens de grande importância, tais como a postura corporal, a face e algumas funções. Ao examinar a face, deve fazê-lo

Questão 7

O desenvolvimento das habilidades auditivas em uma criança pode ser observado do nascimento até por volta dos 18 meses de idade. Durante esse período, há um aprimoramento das respostas comportamentais a estímulos sonoros, sendo observada mudança no tipo e na qualidade das respostas. Em relação ao desenvolvimento das habilidades auditivas, considere as afirmativas abaixo.

I- Espera-se que uma criança de 7 meses seja capaz de apresentar mínimas respostas auditivas a sons de intensidade entre 40 e 60dBNA e localize a fonte sonora em plano lateral e em localização indireta para baixo.
II- Espera-se que uma criança de 12 meses seja capaz de apresentar mínimas respostas auditivas a sons de intensidade entre 20 e 60dBNA e localize a fonte sonora em todas as direções.
III- Espera-se que uma criança de 5 meses seja capaz de apresentar mínimas respostas auditivas a sons de intensidade entre 30 e 70dBNA e localize a fonte sonora em plano lateral e indiretamente para cima.
IV- Espera-se que uma criança de 10 meses seja capaz de apresentar mínimas respostas auditivas a sons de intensidade entre 20 e 40dBNA e localize a fonte sonora em plano lateral, indiretamente para cima e diretamente para baixo.

Estão corretas as afirmativas

Questão 8

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao objetivo das Diretrizes Curriculares Nacionais:

Questão 9

As ações denominadas de intersetoriais dentro da Fonoaudiologia Educacional são quando envolvem a articulação de estratégias entre diferentes setores sociais ou de diferentes políticas públicas, que são necessárias para o enfrentamento de problemas que afetam a sociedade. Assinale a alternativa INCORRETA quanto a estas ações:

Questão 10

Sobre a apraxia da fala na infância, é correto afirmar que

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *