Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Segundo Lopes Filho (2013), são características específicas das deficiências auditivas sensório-neurais, EXCETO:

Questão 2

Está previsto na Constituição de 1988 o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, para o que antes era definido como Educação Especial e todas as suas formas de intervenção. Em seu Artigo 208, a Constituição determina que esse atendimento ocorra:

Questão 3

São distúrbios da articulação, decorrentes de anomalia na língua, no palato, na arcada dentária ou nos lábios. Essa descrição é referente a uma alteração que pode levar a dificuldades de aprendizagem. Assinale a alternativa CORRETA:

Questão 4

Uma deficiência de aprendizagem específica que afeta as habilidades de leitura e processamento de linguagem relacionadas. A gravidade pode diferir em cada indivíduo, mas pode afetar a fluidez da leitura, a decodificação, a compreensão de leitura ,a soletração, a escrita, a ortografia e, às vezes, a fala e pode existir junto com outros distúrbios relacionados. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao transtorno descrito:

Questão 5

Considere as seguintes afirmativas sobre a musculatura envolvida na fase oral da mastigação:

I. O músculo temporal tem a função de elevar e retrair a mandíbula.
II. O músculo digástrico é responsável por abaixar o osso hioide e auxiliar o pterigoideo lateral na abertura da boca.
III. O músculo pterigoideo medial é responsável pela retração e elevação da mandíbula.
IV. O músculo pterigoideo lateral tem a função de protruir, abrir e lateralizar a mandíbula.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 6

As disfonias são caracterizadas como alterações de qualidade, frequência ou intensidade da voz. A literatura da Fonoaudiologia, na área da voz, oferece dados importantes para auxiliar na seleção da melhor abordagem de tratamento, pelo menos em quadros específicos. Os autores da área reconhecem, em maior ou menor grau, que um tratamento vocal geralmente inclui orientação sobre saúde vocal, discussão sobre os aspectos emocionais na comunicação e treinamento vocal.
Considerando as alterações da voz do adulto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I. No processo terapêutico das disfonias, o fonoaudiólogo procura atingir somente um objetivo terapêutico que é a obtenção de um padrão de produção vocal adequado,
PORQUE
II. os dados coletados na avaliação, referentes ao histórico da queixa, assim como a identificação de sintomas – fadiga vocal, dificuldade para emitir sons agudos e incoordenação fonoarticulatória - são essenciais para o diagnóstico fonoaudiológico.

Questão 7

A respeito do gerenciamento em disfagia orofaríngea, analise as assertivas abaixo:

I. Para a manobra de Masako, orienta-se o paciente a respirar fundo, prender a respiração, engolir forte e tossir logo após a deglutição.

II. A videoendoscopia da deglutição é um exame objetivo que permite a visualização da dinâmica entre todas as fases da deglutição em todo o tempo.

III. FOIS é uma das escalas utilizadas para avaliação funcional da disfagia que gradua em níveis específicos a quantidade de ingestão por via oral.

Quais estão corretas?

Questão 8

Quando o fonoaudiólogo recebe um paciente com queixas respiratórias, deve se preocupar em observar e analisar alguns itens de grande importância, tais como a postura corporal, a face e algumas funções. Ao examinar a face, deve fazê-lo

Questão 9

De acordo com o CID–10, o termo usado para se referir a um padrão de dificuldades de aprendizagem caracterizado por problemas com a precisão ou fluência para reconhecer palavras e pobreza nas habilidades de decodificação e soletração é:

Questão 10

A Aprendizagem da leitura e da escrita está condicionada a diversos fatores, que podem contribuir tanto para um bom, quanto para um ruim desempenho da aprendizagem leitora e para o desenvolvimento eficaz da linguagem escrita. A escrita em qualquer língua apresenta aspectos da fala, enquanto a leitura:

Tempo de simulado: