Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

A triagem auditiva neonatal é um procedimento a ser realizado no primeiro mês de vida do bebê. O protocolo é composto pelo teste e pelo reteste, e pode ser realizado por meio das emissões otoacústicas e do potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático. Considerando a recomendação do Ministério da Saúde sobre a triagem auditiva neonatal em bebês sem indicadores de risco, analise as afirmativas abaixo.

I- A indicação é testar com o potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático, e, no caso de falha, o paciente deve ser encaminhado para o diagnóstico audiológico logo após alta hospitalar.
II- A indicação é testar com as emissões otoacústicas, no caso de falha, retestar com as emissões otoacústicas, e, se persistir a falha, retestar com o potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático antes da alta.
III- O resteste deve ocorrer num período de 30 dias, e a avaliação deve ser realizada por meio do potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático, na intensidade de 35dBnNA.
IV- No teste e no reteste, as crianças que apresentarem falhas nas emissões otoacústicas e passem no exame de potencial evocado auditivo do tronco encefálico automático devem ter alta sem necessidade de monitoramento.

Estão corretas as afirmativas




Questão 2

Paciente sexo masculino, 78 anos, com mal de Parkinson, compareceu ao consultório apresentando, como queixa principal, dificuldade para se comunicar.
Durante avaliação fonoaudiológica foram observadas as seguintes características: voz monótona; monopitch; monoloudness; qualidade vocal rouca; imprecisão articulatória; redução na tessitura da voz falada; alterações de fluência e incoordenação laríngea.
Essas características descrevem um quadro de




Questão 3

Assinale a alternativa INCORRETA quanto às ações desenvolvidas pelo Fonoaudiólogo Educacional:




Questão 4

A partir da avaliação audiológica básica, é possível observar dados que direcionam a conduta quanto a encaminhamento para exames complementares à avaliação audiológica. Nesse contexto o fonoaudiólogo deve encaminhar para realização de avaliação complementar




Questão 5

Os profissionais inseridos nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) devem apoiar a Estratégia de Saúde da Família por meio de




Questão 6

O desenvolvimento das habilidades auditivas em uma criança pode ser observado do nascimento até por volta dos 18 meses de idade. Durante esse período, há um aprimoramento das respostas comportamentais a estímulos sonoros, sendo observada mudança no tipo e na qualidade das respostas. Em relação ao desenvolvimento das habilidades auditivas, considere as afirmativas abaixo.

I- Espera-se que uma criança de 7 meses seja capaz de apresentar mínimas respostas auditivas a sons de intensidade entre 40 e 60dBNA e localize a fonte sonora em plano lateral e em localização indireta para baixo.
II- Espera-se que uma criança de 12 meses seja capaz de apresentar mínimas respostas auditivas a sons de intensidade entre 20 e 60dBNA e localize a fonte sonora em todas as direções.
III- Espera-se que uma criança de 5 meses seja capaz de apresentar mínimas respostas auditivas a sons de intensidade entre 30 e 70dBNA e localize a fonte sonora em plano lateral e indiretamente para cima.
IV- Espera-se que uma criança de 10 meses seja capaz de apresentar mínimas respostas auditivas a sons de intensidade entre 20 e 40dBNA e localize a fonte sonora em plano lateral, indiretamente para cima e diretamente para baixo.

Estão corretas as afirmativas




Questão 7

A audiologia é a ciência que estuda a audição humana em todos os seus processos. Ao avaliar um indivíduo que apresente perda auditiva utilizando os exames básicos de uma avaliação audiológica, o objetivo é caracterizar




Questão 8

R.R., fonoaudiólogo de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), após o levantamento epidemiológico local, priorizou em suas atividades a saúde da criança e a saúde do idoso. A(s) atribuição(ões) desse fonoaudiólogo em seu ambiente de trabalho é(são)




Questão 9

Crianças com fissura palatina podem apresentar distúrbios articulatórios devido a causas diversas, tais como má-oclusão e fistula palatal, entre outras, não limitadas à disfunção velofaríngea. Os distúrbios articulatórios compensatórios são




Questão 10

O atendimento educacional especializado deve privilegiar o desenvolvimento e a superação daquilo que a criança apresenta de dificuldade. Assinale a alternativa CORRETA de acordo com as deficiências:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado