Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O Teste da Linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela “língua presa”, que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.
O Teste da Linguinha é um exame que

Questão 2

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Sobre o NASF, considere as afirmativas abaixo.

I- O Nasf deve ser constituído por profissionais que estão no rol de ocupações descritas na Portaria Nº 2488/2011, não sendo permitido incluir nenhum outro profissional, pois a presença de outra ocupação além das descritas em portaria não é considerada no cálculo da carga horária mínima estabelecida para cada modalidade de NASF e não tem efeitos para repasse de recursos.
II- O NASF deve formar suas equipes através do contrato de profissionais advindos de concurso público municipal, pois esta é a única forma de garantir v ínculo com o território estabelecido para atuação. Qualquer outra forma de trabalho no NASF que não seja através de concurso público municipal constitui infração passível de fiscalização e punição.
III- O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiar os profissionais das Equipes de Saúde da Família e das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e os saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade dessas equipes.
IV- O NASF trabalha na lógica do apoio matricial. Isso significa, em síntese, uma estratégia de organização da clínica e do cuidado em saúde a partir da integração e da cooperação entre as equipes responsáveis pelo cuidado de determinado território. Assim, os profissionais do NASF podem compartilhar o seu saber específico com a Estratégia de Saúde da Família.

Considerando o exposto, estão corretas as afirmativas

Questão 3

O Fonoaudiólogo e o Professor precisam trabalhar juntos em uma relação de troca, já que cada um tem o papel definido e experiência dentro do imenso universo de ações que é a educação. A experiência da atuação do fonoaudiólogo associada à do professor, com base na integração de conhecimentos só têm a contribuir para o desenvolvimento dos alunos. Assinale a alternativa cORRETA quanto à orientação do professor pelo fonoaudiólogo.

Questão 4

A gagueira é um distúrbio multifatorial resultante de vários fatores de risco. O fato de ter início, na maioria das vezes, na idade pré-escolar sugere que fatores múltiplos relevantes são causados no processo desenvolvimental. Pode-se afirmar que entre estes fatores estão

Questão 5

Um paciente foi encaminhado para avaliação audiológica após quadro de paralisia facial periférica do lado esquerdo. Na avaliação audiológica por meio da audiometria tonal limiar foram obtidos limiares auditivos normais bilateralmente e respostas de logoaudiometria normais e compatíveis com a audiometria tonal. Na realização da imitanciometria, foram encontradas curvas timpanométricas do tipo “A” bilateralmente. Com base no caso descrito, é correto afirmar que, quanto ao resultado dos reflexo acústico do músculo estapédio,

Questão 6

M.M., 16 anos, sexo masculino, com a queixa de sensação de plenitude auricular e zumbido em orelhas direita e esquerda após resfriado. Foi encaminhado para uma clínica fonoaudiológica para realizar avaliação audiológica básica. No encaminhamento do otorrinolaringologista, constava que, na otoscopia, as membranas timpânicas encontravam-se opacas bilateralmente. Com base nesse breve histórico, é correto afirmar que

Questão 7

O atendimento educacional especializado deve privilegiar o desenvolvimento e a superação daquilo que a criança apresenta de dificuldade. Assinale a alternativa CORRETA de acordo com as deficiências:

Questão 8

Paciente 38 anos, sexo feminino, professora, compareceu no ambulatório de fonoaudiologia com os seguintes sintomas: secura na boca; cansaço para mastigar alimentos sólidos e para falar; ruídos articulares; dor irradiada para cabeça, ouvido e nuca; zumbido; sensação de pressão nos ouvidos e otalgia.
Diante desses sintomas, o provável diagnóstico é

Questão 9

Uma das condutas terapêuticas para o atendimento em pacientes disfônicos é a terapia de grupos. O trabalho em grupo facilita a atuação fonoaudiológica dentro da perspectiva social da voz, visto que permite ao paciente perceber sua voz na interação com outras pessoas.
O fonoaudiólogo, num trabalho de grupo com pacientes disfônicos, deve

Questão 10

Aprender a ler e escrever não é um processo simples, porém para que alguém seja alfabetizado precisa enfrentar e vencer dificuldades que aparecem durante o processo de alfabetização. Essas dificuldades relacionam-se a algumas deficiências de aprendizagem da língua escrita que não se reduz apenas ao conhecimento das letras, já que as crianças não entram vazias na escola e constroem seu próprio conhecimento, no que se refere à alfabetização. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao papel do professor neste caso:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *