Simulado Fonoaudiólogo – Questões Objetivas

É o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Assinale a alternativa INCORRETA sobre as disposições gerais da Educação Básica nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional.




Questão 2

A função de mastigação envolve alguns músculos. Um desses músculos é grande e potente, sendo mais um músculo de “movimento” do que de “força”. Ele eleva a mandíbula (fibras da porção anterior), e sua porção posterior é essencialmente retrusora da mandíbula. Numa menor proporção, pode ser acometido por trismo.
A descrição acima se refere ao músculo




Questão 3

A iniciativa Hospital Amigo da Criança visa à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno por meio da mobilização de diversos profissionais nos cuidados de mães e bebês. Essa iniciativa propõe mudanças em rotinas e condutas visando prevenir o desmame precoce.
No Hospital Amigo da Criança, o fonoaudiólogo deve:




Questão 4

Para a reabilitação das disfonias, podem ser usados exercícios de vibração de lábios e de língua, sons fricativos, /b/ prolongado, humming, firmeza glótica, constrição labial e fonação em tubos. Essas técnicas têm em comum o fato de




Questão 5

A avaliação vocal pode ser feita pelas análises perceptivo-auditiva, temporal e computadorizada. A descrição dos aspectos que qualificam a voz precisa ser analisada individualmente, levando-se em consideração o sexo, a faixa etária, a profissão e a demanda vocal do paciente.
Sobre aspectos da avaliação vocal, considere as afirmativas abaixo.

I- Ressonância compreende a projeção do som no espaço associada à modificação do sinal laríngeo pelas estruturas do trato fonatório, que envolve pulmões, laringe, faringe, cavidade oral, cavidade nasal e seios paranasais.
II- PITCH é o parâmetro vocal que corresponde à percepção auditiva da frequência fundamental. O PITCH pode ser classificado como adequado, reduzido, aumentado ou como médio, fraco ou forte.
III- Loudness é o parâmetro clínico que corresponde à percepção auditiva da intensidade vocal. Pode ser classificado como grave, agravado, médio ou adequado, agudizado e agudo.
IV- Estabilidade compreende as forças mioelásticas da laringe correlacionadas às forças aerodinâmicas da corrente de ar. Instabilidade se caracteriza por flutuações de intensidade e de frequência, quebras de sonoridade e de frequência.

Estão corretas as afirmativas




Questão 6

Aprender a ler e escrever não é um processo simples, porém para que alguém seja alfabetizado precisa enfrentar e vencer dificuldades que aparecem durante o processo de alfabetização. Essas dificuldades relacionam-se a algumas deficiências de aprendizagem da língua escrita que não se reduz apenas ao conhecimento das letras, já que as crianças não entram vazias na escola e constroem seu próprio conhecimento, no que se refere à alfabetização. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao papel do professor neste caso:




Questão 7

O CID-10 esclarece que a etiologia dos Transtornos de Aprendizagem não é conhecida, mas que há "uma suposição de primazia de fatores biológicos, os quais interagem com fatores não-biológicos". De acordo com essa informação assinale a alternativa INCORRETA




Questão 8

A compreensão da leitura e da escrita abrange:




Questão 9

A avaliação audiológica deve ser iniciada com a anamnese, por meio da qual o fonoaudiólogo poderá identificar queixas e características do quadro clínico geral do paciente que possam estar associadas a possível alteração auditiva. Nesse sentido, considere os seguintes dados obtidos a partir de uma anamnese: dificuldade de compreensão de fala em ambiente silencioso; autofonia; dificultade auditiva não progressiva e zumbido de frequência grave. Esses dados estão associados à hipótese diagnóstica de perda auditiva do tipo




Questão 10

Para quem já sabe ler, parece muito fácil e natural. Entretanto, para chegar a esse ponto, é preciso adquirir certos conhecimentos. Descreva a alternativa INCORRETA quanto a estes conhecimentos:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado