Simulado Professor de História – Questões Objetivas

O Professor de História ministra e prepara o material didático das aulas de História conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Independentemente das opções teórico‐metodológicas, há consenso em torno de elementos fundamentais para que a história ocorra, condição essencial para que o conhecimento histórico seja produzido. Esses elementos indispensáveis à história são

Questão 2

"Afinal, atribuía-se aos engenhos astuciosos fabricados pelos homens - as máquinas com seus mecanismos irresistíveis e incansáveis - essa vitória na guerra com a rude natureza. [...] À máquina o século XIX conferiu todo o poder transformador e produtor da abundância. Também a ela foi conferido o poder transformador da estrutura social, o que colocava em algo exterior ao próprio homem a potência movimentadora do novo sistema social."

Bresciani, M. Stella Martins. Metrópoles: as faces do
monstro urbano (As cidades no século XIX). In: Revista Brasileira de História.
São Paulo: ANPHU/ Marco Zero, 1984/85. (Adaptado).

- Sobre a Revolução Industrial, marque a opção correta:

Questão 3

"(...) Salve, tu, Nilo! Que te manifestas nesta terra e vens dar vida ao Egito! Misteriosa é a tua saída das trevas; Neste dia em que é celebrada! Ao irrigar os prados criados por Rá, Tu fazes viver todo o gado, Tu - inesgotável - que dás de beber à Terra! Senhor dos peixes, durante a inundação, Nenhum pássaro pousa nas colheitas. Tu crias o trigo, fazes nascer o grão, Garantindo a prosperidade aos templos. Se paras a tua tarefa e o teu trabalho, Tudo o que existe cai em inquietação."

(Adaptado de: Livros sagrados e literatura primitiva oriental, Tomo II. In: Coletânea de Documentos Históricos. São Paulo, CENP/Sec. de Est. da Educação,1978, p. 55. Domínio Público).

Considerando as relações estabelecidas entre a sociedade e a cultura no Egito Antigo e o Rio Nilo, é correto afirmar:

Questão 4

Durante a Antiguidade Clássica, que engloba as civilizações da Grécia Antiga e da Roma Antiga, as relações de produção eram fundamentais para a organização da sociedade. Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

I. A pecuária era a principal atividade econômica durante a Antiguidade Clássica, a terra era um recurso crucial e a propriedade da terra era geralmente equipada com mãos de uma elite proprietária.

II. Em Roma, a estratificação social incluía cidadãos, não cidadãos livres (como os peregrinos) e escravos.

III. Na Grécia, havia cidadãos (homens livres com direitos políticos), estrangeiros residentes que não tinham cidadania e escravos.

IV. Os escravos eram usados em larga escala para realizar o trabalho agrícola, bem como em diversas outras atividades, como a mineração, a construção e os serviços domésticos.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) proposição(ões):

Questão 5

A denominação "História do Tempo Presente" começou de fato a se tornar comum para os historiadores franceses a partir da criação, em 1978, do Instituto de História do Tempo Presente (IHTP). O IHTP sucede ao Comitê Francês de História da Segunda Guerra Mundial, criado em 1951. Esta filiação institucional é, sem dúvida, um dos elementos explicativos do lugar eminente ocupado pela Segunda Guerra Mundial nos temas e campos de pesquisa privilegiados pelo IHTP na França.

Considerando esse tema, marque V para os itens verdadeiros e F para os falsos sobre a História do Tempo Presente.

( ) No atual regime histórico (presentista) há um amplo arco de presenças, mas as fronteiras temporais são rigorosamente delimitadas.

( ) Na História do Tempo Presente, o presente é a condição de compreensão das permanências.

( ) A História do Tempo Presente não possui uma identidade com contornos definidos.

( ) No regime historicista moderno, o presente é estreito. Já no regime historicista presentista, o presente é amplo.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Questão 6

"Após ter criado belo o mal em vez de um bem levou-a lá onde eram outros Deuses e homens adornada pela dos olhos glaucos e do pai forte. (...) Dela descende a geração das femininas mulheres. Dela é a funesta geração e grei das mulheres, grande pena que habita entre homens mortais, (...)"

(Teogonia, v. 585-592).

- Considerando as relações de gênero e a condição feminina na Atenas do período clássico, marque a opção correta:

Questão 7

A história surgiu como ciência ao longo do século XIX. Contudo, foi no transcurso do século XX que ela se aprimorou e incorporou avanços teóricos e metodológicos. Um marco desse processo de transformação dos estudos históricos foi a criação, em 1929, de uma revista francesa cuja influência se estendeu nas décadas seguintes, atingindo várias partes do mundo. Nascia ali um movimento de renovação historiográfica conhecido como Escola

Questão 8

Considere o trecho abaixo, retirado de um artigo escrito pela autora Luciana Maria de Aragão Ballestrini:

"No Brasil, país fundamental para entender essa transformação ideológica agressiva e materializada no impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e no feminicídio político da vereadora Marielle Franco, o índice de violência contra as mulheres aumentou de uma forma geral. Eleitas por partidos políticos de esquerda, a violência política de gênero sofrida por essas duas mulheres é muito representativa do afastamento e da morte da própria democracia brasileira. Não por acaso, a questão de gênero está no epicentro da crise contemporânea das democracias liberais, sendo a expressão 'ideologia de gênero' utilizada por setores neoconservadores em uma espécie de ofensiva global e atualizada da 'caça às bruxas'".

(Flávia BIROLI, 2018; Silvia FEDERICI, 2017).

(Fonte: BALLESTRIN, Luciana. 2020. Feminismo De(s)colonial como Feminismo Subalterno Latino-Americano. Revista Estudos Feministas, Florianópolis , v. 28, n. 3, 2020)

(Com base no texto, é correto afirmar que:

Questão 9

No processo de luta pela independência das colônias ibéricas na América, o contexto histórico europeu das primeiras décadas do século XIX favoreceu a desintegração dos impérios que Espanha e Portugal mantinham no Novo Mundo. Esse contexto caracterizou‐se, entre outros aspectos, pelo(pela)

Questão 10

"O dinheiro é infecundo. Ora, a usura queria fazer com que ele frutificasse. [...] Tomás de Aquino afirma: a moeda [...] foi principalmente inventada para as trocas; assim, seu uso próprio e primeiro é o de ser consumido, gasto nas trocas. Por consequência, é injusto receber uma recompensa pelo uso do dinheiro emprestado. [...] O dinheiro em si e por si não frutifica, mas o fruto vem de outra parte"Le Goff, Jacques, A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 29 (Adaptado).
- Sobre a temática relativa ao dinheiro no período final da Idade Média, marque a opção correta:

Tempo de simulado:

11 comentários

  1. Rafael dos Santos Pereira
    Ótimo
  2. Eliel Cordeiro Peixoto
    #QT-5467 UM SIMULADO MUITO BOM, CONTINUE AJUDANDO AOS ALUNOS DE HISTORIA CRESCEREM.
  3. Walkiria Maria Vasconcelos
    Acertei 90%
  4. 60%, não ta ruim, mas tenho que melhorar, afinal, tenho que passar no concurso.
  5. Material muito bom.
  6. ELIZANGELA NERES DA CUNHA
    estou muito feliz com esse simulado
  7. ELIZANGELA NERES DA CUNHA
    estou maravilhada
  8. Itamaragiba Chaves Xavier
    Muito bom o simulado, pois tem conteúdo diversificado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *