Simulado Professor de História – Questões Objetivas

O Professor de História ministra e prepara o material didático das aulas de História conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu uma experiência democrática, ainda que dentro de determinados limites e sujeita a diversas crises políticas. Entre as crises pelas quais passou o País nesse período, uma chama a atenção por seu desfecho dramático, que foi o(a)

Questão 2

"Afinal, atribuía-se aos engenhos astuciosos fabricados pelos homens - as máquinas com seus mecanismos irresistíveis e incansáveis - essa vitória na guerra com a rude natureza. [...] À máquina o século XIX conferiu todo o poder transformador e produtor da abundância. Também a ela foi conferido o poder transformador da estrutura social, o que colocava em algo exterior ao próprio homem a potência movimentadora do novo sistema social."

Bresciani, M. Stella Martins. Metrópoles: as faces do
monstro urbano (As cidades no século XIX). In: Revista Brasileira de História.
São Paulo: ANPHU/ Marco Zero, 1984/85. (Adaptado).

- Sobre a Revolução Industrial, marque a opção correta:

Questão 3

"Com a criação dos sindicatos profissionais moldados em regras uniformes e precisas, dá-se às aspirações dos trabalhadores e às necessidades dos patrões expressão legal e autorizada. O arbítrio, tanto de uns como de outros, gera desconfiança, é causa de descontentamento, produz atritos que estalam em graves e lock-outs. Os sindicatos e associações de classe serão os para-choques dessas tendências antagônicas. (Lindolfo Collor, Ministro do Trabalho entre 1930 a 1932)".

Ítalo Tronca. Revolução de 30: a dominação oculta. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Adaptado).

- Considerando o período ressaltado no texto, marque a opção correta para característica do movimento sindical no Brasil da chamada Era Vargas.

Questão 4

"Nós temos no Renascimento um desses momentos particularmente interessantes da História, em que o homem aparece transtornado, atônito, sufocado pelo peso da própria liberdade. Nessas condições podemos tentar fazer uma avaliação desse homem preso na solidão de ser livre e temos uma situação estratégica para verificar a dimensão de sua coragem, de seus desejos e de seus pavores."

Sevcenko, Nicolau. O renascimento. São Paulo: Atual; Campinas, SP, 1994. (Adaptado)

- Considerando o conjunto de concepções e ideias que marcam o Renascimento, marque a opção correta:

Questão 5

No processo de luta pela independência das colônias ibéricas na América, o contexto histórico europeu das primeiras décadas do século XIX favoreceu a desintegração dos impérios que Espanha e Portugal mantinham no Novo Mundo. Esse contexto caracterizou‐se, entre outros aspectos, pelo(pela)

Questão 6

A chegada dos europeus ao território que seria futuramente denominado de Brasil integra o processo de expansão comercial e marítima iniciado entre fins da Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XV e XVI). Em linhas gerais, a colonização do Brasil, conduzida por Portugal, assentou‐se sobre alguns fundamentos, entre os quais assinala‐se

Questão 7

O chamado Período Regencial no Brasil foi marcado por diversas revoltas. Dentre as mais importantes temos a Revolta dos Malês, que:

Questão 8

"O Tio Sam está querendo
Conhecer a nossa batucada.
Anda dizendo que o molho da baiana
melhorou o seu prato ...
Eu quero ver, eu quero ver
eu quero ver o Tio Sam tocar
pandeiro para o mundo sambar ..."

(Assis Valente) Moura, Gerson. Tio Sam chega ao Brasil - a penetração cultural americana. São Paulo: Brasiliense, 1986 (Adaptado)

- Em 1945 é eleito Presidente do Brasil o General Eurico Gaspar Dutra, apoiado pelo PSD-PDT, partidos ligados à Getúlio Vargas. Num mundo da chamada Guerra Fria, foram características e ações do governo Dutra:

Questão 9

Leia atentamente o fragmento abaixo:

"Depois da encarniçada luta da Guerra dos Sete Anos, Frederico viveu sob um duplo temor: em primeiro lugar, o temor de uma revanche por parte da Áustria. Para reduzir essa possibilidade futura, fez uma aliança com a Rússia. Com isso, no entanto, associou-se a uma força cuja pressão crescente [...] pressentiu antecipadamente como sendo o maior dos perigos. Ambas as predições [...] confluíram assim na ação política, pois foram capazes de modificar os próprios pressupostos do prognóstico, alterando a situação." .

(Fonte: KOSELLECK, Reinhardt. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Maas, Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2006. p. 33)

A partir do fragmento acima, é correto afirmar que:

Questão 10

"Sem esquecer do lado pragmático de nossas tratativas de libertação, vale a pena insistir na importância simbólica do poder político. [...] Tratava-se de dar naturalidade, tradição e até antiguidade ao que era recente, quase imediato. [...] Se parecia difícil manter uma monarquia que nascia cercada de repúblicas por todos os lados, ou um país escravocrata de dimensões continentais, quem sabe os símbolos e rituais realizariam bem a sua parte. Por meio deles divulgaram-se sensos comuns, modos de pensar e acreditar."

Schwarz, L. M. Pagando caro e correndo atrás do prejuízo.
In: Malerba, J (org.). A independência brasileira
- Novas dimensões. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

- Marque a opção correta sobre o movimento de independência no Brasil:

Tempo de simulado: