Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Professor de Geografia – Conhecimentos Específicos

Simulado Professor de Geografia – Conhecimentos Específicos

O professor de Geografia tem a incumbência de orientar acerca da leitura geográfica do espaço, desse modo ele deve interferir na reflexão da construção do conhecimento.
Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

O aumento das desigualdades é, sem dúvida, um dos grandes temas de debate atual. A sua dimensão chocante é de uma violência irracional face aos avanços civilizacionais a que as sociedades se alcandoraram, aos meios materiais, técnicos, científicos e comunicacionais hoje disponíveis. Sobre o tema economia e desigualdades sociais, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 2

Território é um dos principais e mais utilizados termos da geografia, pois está diretamente relacionado aos processos de construção e transformação do espaço geográfico. Sua definição varia conforme a corrente de pensamento ou a abordagem que se realiza, mas a conceituação mais comumente adotada o relaciona ao espaço apropriado e delimitado a partir de uma relação de poder. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao território na Geografia.




Questão 3

Para discutir a regionalização econômica mundial, é preciso revisitar alguns acontecimentos histórico‐geográficos e encontrar as origens das diversas formas de agrupamento dos países, segundo a lógica dos sistemas e padrões econômicos.

Internet: sedis.ufrn.br.

No que se refere às diferentes maneiras de regionalização mundial após a Segunda Grande Guerra, assinale a alternativa correta.




Questão 4

O Brasil acolhe diversas religiões diferentes, e todas têm liberdade de culto garantida pela Constituição Federal, sem espaço para a intolerância. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há no País seguidor da fé católica, evangélica e espírita, do candomblé, umbanda, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo e tradições indígenas, entre outras. Assinale a alternativa CORRETA sobre o tema diversidade religiosa no Brasil.




Questão 5

O tema da cor ou raça tem sido pesquisado recentemente pelo IBGE em termos da "cor" das pessoas, com as alternativas de "branco", "preto," "pardo" e "amarelo," e mais a categoria de "indígena". Esta pergunta é feita nos recenseamentos decenais, e também na pesquisa nacional por amostra de Domicílios (PNAD), realizada anualmente. São as próprias pessoas que devem se colocar nestas categorias, ainda que não se possa ter certeza de que os entrevistadores não exerçam influência nas respostas. Sobre o tema diversidade étnica no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

Assinale a alternativa CORRETA referente a desigualdade social e econômica do mundo.




Questão 7

Dentro do território nacional existem regiões onde podemos falar de globalização absoluta e relativa. Algumas regiões estão mais concentradas os vetores da modernidade atual, o que leva à possibilidade de ação conjunta de agentes globais ou globalizados. Sobre Globalização e Diferenças Regionais, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

O Brasil possui 208,4 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo estima taxa de crescimento populacional de 0,82% entre 2017 e 2018. A data de referência do trabalho é 1.º de julho de 2018.

Internet: www.brasil.gov.br.

Acerca da dinâmica populacional brasileira, assinale a alternativa correta.




Questão 9

Hitler delineou seus planos de expansão na Europa para ganhar o Lebensraum, uma “lei da natureza” (na visão nazista) para todas as pessoas sadias e vigorosas de raças superiores. Por esse pensamento, pessoas de raças inferiores poderiam ser deslocadas dos seus territórios caso pessoas de uma raça superior estivessem enfrentando superpopulação por conta do seu limite territorial.

Internet: seuhistory.com (com adaptações).

Ratzel está profundamente envolvido nos debates sobre o lugar da Alemanha no mundo. É membro fundador do Kolonialverein (Comitê Colonial) e defende a ideia de um império colonial alemão. Trabalha sobre a África e estabelece um mapa deste continente, ainda mal conhecido no final do século XIX e vigorosamente disputado pelas potências europeias, ávidas de territórios e de mercados.

DEFARGES, Philippe Moreau. Introdução à Geopolítica. Lisboa: Gradiva, 2003, p. 69.

Um conceito importante no pensamento geográfico dos séculos XIX e XX, em especial na geografia política, conecta esses dois textos. Trata‐se do(da)




Questão 10

O conceito de lugar para a geografia está, nas principais abordagens, vinculado a uma análise compreensiva e, portanto, não objetiva e nem racionalista da realidade. Nesse sentido, ele se articula a partir da relação ou compreensão do ser diante do espaço geográfico, ou seja, o lugar é o espaço apropriado ou percebido pelas relações humanas. Assinale a alternativa CORRETA que se refere ao lugar.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado