Simulado Professor de Geografia – Conhecimentos Específicos

O professor de Geografia tem a incumbência de orientar acerca da leitura geográfica do espaço, desse modo ele deve interferir na reflexão da construção do conhecimento.
Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

O tema da cor ou raça tem sido pesquisado recentemente pelo IBGE em termos da "cor" das pessoas, com as alternativas de "branco", "preto," "pardo" e "amarelo," e mais a categoria de "indígena". Esta pergunta é feita nos recenseamentos decenais, e também na pesquisa nacional por amostra de Domicílios (PNAD), realizada anualmente. São as próprias pessoas que devem se colocar nestas categorias, ainda que não se possa ter certeza de que os entrevistadores não exerçam influência nas respostas. Sobre o tema diversidade étnica no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 2

Com o avanço das técnicas cartográficas e por meio do uso de recursos modernos que possibilitaram o homem a ocupar os diversos lugares da Terra, criando cidades, estados, e outros fenômenos e objetos, a representação espacial passou a ganhar formas mais precisas por meio de representações cartográficas mais próximas do real. Em relação á representação espacial, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

TRUMP DIZ QUE G7 DEVERIA REINTEGRAR A RÚSSIA

Internet: g1.com.br.

A respeito desse tema e de assuntos a ele ligados, assinale a alternativa correta.




Questão 4

Entre os indicadores mais ilustrativos da trajetória recente da agricultura brasileira, estão os números de produção e os índices de produtividade. Entre 1975 e 2017, a produção de grãos, que era de 38 milhões de toneladas, cresceu mais de seis vezes, atingindo 236 milhões, enquanto a área plantada apenas dobrou.

Internet: www.embrapa.br.

A respeito do assunto abordado no texto e de temas correlatos, assinale a alternativa correta.




Questão 5

A Amazônia abriga 20% de toda a água doce do planeta, ocupa 5% da área do globo terrestre, guarda 30% das florestas tropicais ainda vivas, mas é habitada por apenas 3,5 milésimos da população mundial. A grandiosidade da região é inversamente proporcional à sua fragilidade e vulnerabilidade perante a antiga ameaça da mão do homem.

Internet: desafios.ipea.gov.br.

Quanto ao assunto em tela, assinale a alternativa correta.




Questão 6

As mudanças recentes no cenário econômico global – com a adoção de políticas mais favoráveis à circulação do capital internacional – beneficiaram tanto a entrada de investimentos de empresas estrangeiras no Brasil quanto a saída de corporações brasileiras para o exterior.

Roberto Alexandre Zanchetta Borghi (pesquisador bolsista da Fapesp).

A respeito do tema abordado no texto e de assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.




Questão 7

O Brasil possui 208,4 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo estima taxa de crescimento populacional de 0,82% entre 2017 e 2018. A data de referência do trabalho é 1.º de julho de 2018.

Internet: www.brasil.gov.br.

Acerca da dinâmica populacional brasileira, assinale a alternativa correta.




Questão 8

A Guerra do Contestado teve em Canoinha -SC um de seus principais cenários. O Museu Histórico Orty Machado possui um bom acervo sobre o conflito e merece ser visitado. Outro museu que se destaca é o da Erva-Mate, cujo cultivo impulsionou o desenvolvimento econômico do município e originou o principal evento de Canoinhas: a Festa da Erva-Mate. Você também não pode deixar de conhecer na região uma das mais antigas cervejarias artesanais do Brasil. Sobre o turismo em Canoinhas, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

Território é um dos principais e mais utilizados termos da geografia, pois está diretamente relacionado aos processos de construção e transformação do espaço geográfico. Sua definição varia conforme a corrente de pensamento ou a abordagem que se realiza, mas a conceituação mais comumente adotada o relaciona ao espaço apropriado e delimitado a partir de uma relação de poder. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao território na Geografia.




Questão 10

O aumento das desigualdades é, sem dúvida, um dos grandes temas de debate atual. A sua dimensão chocante é de uma violência irracional face aos avanços civilizacionais a que as sociedades se alcandoraram, aos meios materiais, técnicos, científicos e comunicacionais hoje disponíveis. Sobre o tema economia e desigualdades sociais, assinale a alternativa CORRETA.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta