Simulado Professor de Geografia – Conhecimentos Específicos

O professor de Geografia tem a incumbência de orientar acerca da leitura geográfica do espaço, desse modo ele deve interferir na reflexão da construção do conhecimento. Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

"É um fenômeno verificado ao redor do mundo durante as últimas décadas, indicando um aumento progressivo das temperaturas médias de oceanos e da atmosfera terrestre."

Vesentini, J. W. Geografia- O mundo em transição, Vol. 1 - Ed. Ática.

A definição refere-se a:

Questão 2

Entre os indicadores mais ilustrativos da trajetória recente da agricultura brasileira, estão os números de produção e os índices de produtividade. Entre 1975 e 2017, a produção de grãos, que era de 38 milhões de toneladas, cresceu mais de seis vezes, atingindo 236 milhões, enquanto a área plantada apenas dobrou.

Internet: www.embrapa.br.

A respeito do assunto abordado no texto e de temas correlatos, assinale a alternativa correta.

Questão 3

O aumento das desigualdades é, sem dúvida, um dos grandes temas de debate atual. A sua dimensão chocante é de uma violência irracional face aos avanços civilizacionais a que as sociedades se alcandoraram, aos meios materiais, técnicos, científicos e comunicacionais hoje disponíveis. Sobre o tema economia e desigualdades sociais, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 4

O governo de Getúlio Vargas criou condições de atratividade do capital estrangeiro, especialmente por meio de alterações da taxa de câmbio e mudanças estruturais no País. Paralelamente, investiu pesado em setores estratégicos e energia.

Internet: www.seer.ufu.br (com adaptações).

Entre as medidas tomadas por Vargas nos anos 1950 com o intuito de modernizar a indústria brasileira, pode‐se citar a criação do(da):

Questão 5

O tema da cor ou raça tem sido pesquisado recentemente pelo IBGE em termos da "cor" das pessoas, com as alternativas de "branco", "preto," "pardo" e "amarelo," e mais a categoria de "indígena". Esta pergunta é feita nos recenseamentos decenais, e também na pesquisa nacional por amostra de Domicílios (PNAD), realizada anualmente. São as próprias pessoas que devem se colocar nestas categorias, ainda que não se possa ter certeza de que os entrevistadores não exerçam influência nas respostas. Sobre o tema diversidade étnica no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 6

O intenso processo de destruição do meio ambiente gerou a necessidade de criação de áreas ligadas à preservação ambiental. No Brasil, com base na Lei Nacional n° 9.985 do ano 2000, a União, Estados, Municípios, além do cidadão civil, podem criar áreas de conservação natural. Essas unidades de preservação variam conforme os objetivos a serem alcançados. Assinale a alternativa CORRETA sobre as unidades de conservação.

Questão 7

As mudanças recentes no cenário econômico global – com a adoção de políticas mais favoráveis à circulação do capital internacional – beneficiaram tanto a entrada de investimentos de empresas estrangeiras no Brasil quanto a saída de corporações brasileiras para o exterior.

Roberto Alexandre Zanchetta Borghi (pesquisador bolsista da Fapesp).

A respeito do tema abordado no texto e de assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

Questão 8

Sobre a importância da cartografia segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no estudo da Geografia, considere V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

( ) Uma indagação que as leva a mobilizar o pensamento espacial e as informações geográficas diz respeito à localização, que serve para interpretar as paisagens e compreender os fenômenos socioespaciais, tendo na alfabetização cartográfica um importante encaminhamento.

( ) A localização não permite a orientação e a aplicação do pensamento espacial em diferentes lugares e escalas de análise. Portanto torna-se desnecessária sua aplicabilidade.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Questão 9

Dentro do território nacional existem regiões onde podemos falar de globalização absoluta e relativa. Algumas regiões estão mais concentradas os vetores da modernidade atual, o que leva à possibilidade de ação conjunta de agentes globais ou globalizados. Sobre Globalização e Diferenças Regionais, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

Com o avanço das técnicas cartográficas e por meio do uso de recursos modernos que possibilitaram o homem a ocupar os diversos lugares da Terra, criando cidades, estados, e outros fenômenos e objetos, a representação espacial passou a ganhar formas mais precisas por meio de representações cartográficas mais próximas do real. Em relação á representação espacial, assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *