Simulado Professor de Geografia – Conhecimentos Específicos

O professor de Geografia tem a incumbência de orientar acerca da leitura geográfica do espaço, desse modo ele deve interferir na reflexão da construção do conhecimento.
Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

O espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano. Em relação ao espaço geográfico, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 2

Neste mundo globalizado, a competitividade, o consumo, a confusão dos espíritos constituem baluartes do presente estado das coisas. A competitividade comanda nossas ações; o consumo, nossas formas de inação; e a confusão dos espíritos nos impede de compreender o mundo, a sociedade e, até mesmo, a própria essência humana. Milton Santos.

Internet: www.ucs.br.

Tendo o texto apenas como referência inicial, assinale a alternativa correta.

Questão 3

O Brasil possui 208,4 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo estima taxa de crescimento populacional de 0,82% entre 2017 e 2018. A data de referência do trabalho é 1.º de julho de 2018.

Internet: www.brasil.gov.br.

Acerca da dinâmica populacional brasileira, assinale a alternativa correta.

Questão 4

“Estamos na direção errada", disse Glen Peters, um cientista norueguês que integra o Projeto Global de Carbono, um grupo internacional de especialistas que calcula as emissões globais de dióxido de carbono anualmente.

Internet: www.huffpostbrasil.com.

Tendo o texto apenas como referência inicial, assinale a alternativa correta.

Questão 5

Território é um dos principais e mais utilizados termos da geografia, pois está diretamente relacionado aos processos de construção e transformação do espaço geográfico. Sua definição varia conforme a corrente de pensamento ou a abordagem que se realiza, mas a conceituação mais comumente adotada o relaciona ao espaço apropriado e delimitado a partir de uma relação de poder. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao território na Geografia.

Questão 6

As desigualdades sociais também não são diferenças de talentos, capacidades e desempenhos individuais. Se os talentos, capacidades e desempenhos individuais são socialmente retribuídos de maneira diferente em função da sua raridade ou mérito, teremos na sociedade pessoas com diferentes montantes de recursos (classificações escolares, rendimento, prestígio), mas não teremos desigualdades sociais, uma vez que essa diferença de recursos não resultou de qualquer mecanismo social inigualitário independente das ações individuais. Assinale a alternativa CORRETA correspondente á desigualdades sociais e economia.

Questão 7

A China soube ser diferente, não só da antiga URSS, que se deixou dominar por um socialismo dogmático que não permitiu aproveitar as virtudes do mercado para aumentar a eficiência produtiva e atrair capital estrangeiro, mas também dos países capitalistas ocidentais, que se deixaram levar pela expansão descontrolada do capital financeiro.

Internet: jornalggn.com.br.

Acerca do papel econômico e geopolítico da China nas últimas quatro décadas, assinale a alternativa correta.

Questão 8

Região é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela. Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território (as regiões brasileiras, por exemplo) ou para entender determinados aspectos do espaço. Sobre o tema região, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

Com o avanço das técnicas cartográficas e por meio do uso de recursos modernos que possibilitaram o homem a ocupar os diversos lugares da Terra, criando cidades, estados, e outros fenômenos e objetos, a representação espacial passou a ganhar formas mais precisas por meio de representações cartográficas mais próximas do real. Em relação á representação espacial, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

Entre os indicadores mais ilustrativos da trajetória recente da agricultura brasileira, estão os números de produção e os índices de produtividade. Entre 1975 e 2017, a produção de grãos, que era de 38 milhões de toneladas, cresceu mais de seis vezes, atingindo 236 milhões, enquanto a área plantada apenas dobrou.

Internet: www.embrapa.br.

A respeito do assunto abordado no texto e de temas correlatos, assinale a alternativa correta.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *