Simulado Professor de Geografia – Conhecimentos Específicos

O professor de Geografia tem a incumbência de orientar acerca da leitura geográfica do espaço, desse modo ele deve interferir na reflexão da construção do conhecimento.
Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

O Brasil acolhe diversas religiões diferentes, e todas têm liberdade de culto garantida pela Constituição Federal, sem espaço para a intolerância. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há no País seguidor da fé católica, evangélica e espírita, do candomblé, umbanda, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo e tradições indígenas, entre outras. Assinale a alternativa CORRETA sobre o tema diversidade religiosa no Brasil.




Questão 2

O governo de Getúlio Vargas criou condições de atratividade do capital estrangeiro, especialmente por meio de alterações da taxa de câmbio e mudanças estruturais no País. Paralelamente, investiu pesado em setores estratégicos e energia.

Internet: www.seer.ufu.br (com adaptações).

Entre as medidas tomadas por Vargas nos anos 1950 com o intuito de modernizar a indústria brasileira, pode‐se citar a criação do(da):




Questão 3

O Brasil possui 208,4 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo estima taxa de crescimento populacional de 0,82% entre 2017 e 2018. A data de referência do trabalho é 1.º de julho de 2018.

Internet: www.brasil.gov.br.

Acerca da dinâmica populacional brasileira, assinale a alternativa correta.




Questão 4

A China soube ser diferente, não só da antiga URSS, que se deixou dominar por um socialismo dogmático que não permitiu aproveitar as virtudes do mercado para aumentar a eficiência produtiva e atrair capital estrangeiro, mas também dos países capitalistas ocidentais, que se deixaram levar pela expansão descontrolada do capital financeiro.

Internet: jornalggn.com.br.

Acerca do papel econômico e geopolítico da China nas últimas quatro décadas, assinale a alternativa correta.




Questão 5

Hitler delineou seus planos de expansão na Europa para ganhar o Lebensraum, uma “lei da natureza” (na visão nazista) para todas as pessoas sadias e vigorosas de raças superiores. Por esse pensamento, pessoas de raças inferiores poderiam ser deslocadas dos seus territórios caso pessoas de uma raça superior estivessem enfrentando superpopulação por conta do seu limite territorial.

Internet: seuhistory.com (com adaptações).

Ratzel está profundamente envolvido nos debates sobre o lugar da Alemanha no mundo. É membro fundador do Kolonialverein (Comitê Colonial) e defende a ideia de um império colonial alemão. Trabalha sobre a África e estabelece um mapa deste continente, ainda mal conhecido no final do século XIX e vigorosamente disputado pelas potências europeias, ávidas de territórios e de mercados.

DEFARGES, Philippe Moreau. Introdução à Geopolítica. Lisboa: Gradiva, 2003, p. 69.

Um conceito importante no pensamento geográfico dos séculos XIX e XX, em especial na geografia política, conecta esses dois textos. Trata‐se do(da)




Questão 6

Neste mundo globalizado, a competitividade, o consumo, a confusão dos espíritos constituem baluartes do presente estado das coisas. A competitividade comanda nossas ações; o consumo, nossas formas de inação; e a confusão dos espíritos nos impede de compreender o mundo, a sociedade e, até mesmo, a própria essência humana. Milton Santos.

Internet: www.ucs.br.

Tendo o texto apenas como referência inicial, assinale a alternativa correta.




Questão 7

O chefe de pesquisa e desenvolvimento, Vinicius Benites, e o pesquisador Enio Fraga da Silva, ambos da Embrapa Solos (Rio de Janeiro‐RJ), estiveram na Etiópia – o segundo país mais populoso da África, com cem milhões de habitantes –, entre os dias 3 e 9 de junho último, a convite da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), para levar àquele país africano a expertise brasileira em manejo de solos ácidos, em projeto com duração de dois anos.

Internet: www.embrapa.br.

Um problema típico de solos de regiões tropicais é a acidez. Nessa área, a Embrapa tem larga experiência. Uma técnica utilizada em diversas regiões do Brasil para corrigir esse fator limitante dos solos é o(a)




Questão 8

Com o avanço das técnicas cartográficas e por meio do uso de recursos modernos que possibilitaram o homem a ocupar os diversos lugares da Terra, criando cidades, estados, e outros fenômenos e objetos, a representação espacial passou a ganhar formas mais precisas por meio de representações cartográficas mais próximas do real. Em relação á representação espacial, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

Rio de Janeiro e São Paulo decidiram, no Supremo Tribunal Federal (STF), um conflito sobre água. Os paulistas, que enfrentaram uma estiagem em 2014, queriam transferir água da bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira. A medida ajudaria no abastecimento de 5,7 milhões de pessoas na grande São Paulo. A briga foi mediada pelo ministro Luiz Fux e os estados entraram em acordo.

Internet: www.correiobraziliense.com.br.

Como se percebe, questões relacionadas à gestão, conservação e disponibilidade da água vêm provocando tensões pelo globo. É um outro exemplo desse problema o(a)




Questão 10

Região é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela. Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território (as regiões brasileiras, por exemplo) ou para entender determinados aspectos do espaço. Sobre o tema região, assinale a alternativa CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado