Simulado Professor de Geografia – Conhecimentos Específicos

O professor de Geografia tem a incumbência de orientar acerca da leitura geográfica do espaço, desse modo ele deve interferir na reflexão da construção do conhecimento.
Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

Neste mundo globalizado, a competitividade, o consumo, a confusão dos espíritos constituem baluartes do presente estado das coisas. A competitividade comanda nossas ações; o consumo, nossas formas de inação; e a confusão dos espíritos nos impede de compreender o mundo, a sociedade e, até mesmo, a própria essência humana. Milton Santos.

Internet: www.ucs.br.

Tendo o texto apenas como referência inicial, assinale a alternativa correta.

Questão 2

Região é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela. Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território (as regiões brasileiras, por exemplo) ou para entender determinados aspectos do espaço. Sobre o tema região, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

O Brasil possui 208,4 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo estima taxa de crescimento populacional de 0,82% entre 2017 e 2018. A data de referência do trabalho é 1.º de julho de 2018.

Internet: www.brasil.gov.br.

Acerca da dinâmica populacional brasileira, assinale a alternativa correta.

Questão 4

Para discutir a regionalização econômica mundial, é preciso revisitar alguns acontecimentos histórico‐geográficos e encontrar as origens das diversas formas de agrupamento dos países, segundo a lógica dos sistemas e padrões econômicos.

Internet: sedis.ufrn.br.

No que se refere às diferentes maneiras de regionalização mundial após a Segunda Grande Guerra, assinale a alternativa correta.

Questão 5

Território é um dos principais e mais utilizados termos da geografia, pois está diretamente relacionado aos processos de construção e transformação do espaço geográfico. Sua definição varia conforme a corrente de pensamento ou a abordagem que se realiza, mas a conceituação mais comumente adotada o relaciona ao espaço apropriado e delimitado a partir de uma relação de poder. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao território na Geografia.

Questão 6

As desigualdades sociais também não são diferenças de talentos, capacidades e desempenhos individuais. Se os talentos, capacidades e desempenhos individuais são socialmente retribuídos de maneira diferente em função da sua raridade ou mérito, teremos na sociedade pessoas com diferentes montantes de recursos (classificações escolares, rendimento, prestígio), mas não teremos desigualdades sociais, uma vez que essa diferença de recursos não resultou de qualquer mecanismo social inigualitário independente das ações individuais. Assinale a alternativa CORRETA correspondente á desigualdades sociais e economia.

Questão 7

TRUMP DIZ QUE G7 DEVERIA REINTEGRAR A RÚSSIA

Internet: g1.com.br.

A respeito desse tema e de assuntos a ele ligados, assinale a alternativa correta.

Questão 8

O meio técnico‐científico‐informacional, tal como elaborado por Milton Santos, é um construto que necessita de aprofundamento e considerações de caráter ontológico para transformar‐se em conceito. Ele aparece, como preocupação teórica do autor, em várias obras.

Internet: www.seer.ufu.br.

Para Milton Santos, o conceito de meio técnico‐científico‐informacional

Questão 9

Rio de Janeiro e São Paulo decidiram, no Supremo Tribunal Federal (STF), um conflito sobre água. Os paulistas, que enfrentaram uma estiagem em 2014, queriam transferir água da bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira. A medida ajudaria no abastecimento de 5,7 milhões de pessoas na grande São Paulo. A briga foi mediada pelo ministro Luiz Fux e os estados entraram em acordo.

Internet: www.correiobraziliense.com.br.

Como se percebe, questões relacionadas à gestão, conservação e disponibilidade da água vêm provocando tensões pelo globo. É um outro exemplo desse problema o(a)

Questão 10

A Orientação é a forma pela qual o homem se localiza e se locomove no espaço geográfico. Desde muitos anos atrás, o homem já sabia da importância de se orientar no espaço geográfico e, por isso, nos últimos anos, os instrumentos de orientação e locomoção têm se tornado cada vez mais avançados, com alta tecnologia empregada na elaboração desses equipamentos. Assinale a alternativa CORRETA relacionada ao tema orientação geográfica.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *