Simulado Professor de Geografia – Conhecimentos Específicos

O professor de Geografia tem a incumbência de orientar acerca da leitura geográfica do espaço, desse modo ele deve interferir na reflexão da construção do conhecimento.
Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

As desigualdades sociais também não são diferenças de talentos, capacidades e desempenhos individuais. Se os talentos, capacidades e desempenhos individuais são socialmente retribuídos de maneira diferente em função da sua raridade ou mérito, teremos na sociedade pessoas com diferentes montantes de recursos (classificações escolares, rendimento, prestígio), mas não teremos desigualdades sociais, uma vez que essa diferença de recursos não resultou de qualquer mecanismo social inigualitário independente das ações individuais. Assinale a alternativa CORRETA correspondente á desigualdades sociais e economia.

Questão 2

A Amazônia abriga 20% de toda a água doce do planeta, ocupa 5% da área do globo terrestre, guarda 30% das florestas tropicais ainda vivas, mas é habitada por apenas 3,5 milésimos da população mundial. A grandiosidade da região é inversamente proporcional à sua fragilidade e vulnerabilidade perante a antiga ameaça da mão do homem.

Internet: desafios.ipea.gov.br.

Quanto ao assunto em tela, assinale a alternativa correta.

Questão 3

Dentro do território nacional existem regiões onde podemos falar de globalização absoluta e relativa. Algumas regiões estão mais concentradas os vetores da modernidade atual, o que leva à possibilidade de ação conjunta de agentes globais ou globalizados. Sobre Globalização e Diferenças Regionais, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 4

A Guerra do Contestado teve em Canoinha -SC um de seus principais cenários. O Museu Histórico Orty Machado possui um bom acervo sobre o conflito e merece ser visitado. Outro museu que se destaca é o da Erva-Mate, cujo cultivo impulsionou o desenvolvimento econômico do município e originou o principal evento de Canoinhas: a Festa da Erva-Mate. Você também não pode deixar de conhecer na região uma das mais antigas cervejarias artesanais do Brasil. Sobre o turismo em Canoinhas, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 5

Entre os indicadores mais ilustrativos da trajetória recente da agricultura brasileira, estão os números de produção e os índices de produtividade. Entre 1975 e 2017, a produção de grãos, que era de 38 milhões de toneladas, cresceu mais de seis vezes, atingindo 236 milhões, enquanto a área plantada apenas dobrou.

Internet: www.embrapa.br.

A respeito do assunto abordado no texto e de temas correlatos, assinale a alternativa correta.

Questão 6

Bélgica cria nova língua oficial, se une na Copa e esquece disputas internas. Rival do Brasil nas quartas de final é um país pouco acostumado à ideia de nação.

Internet: www1.folha.uol.com.br.

Tendo o texto como referência inicial, assinale a alternativa correta.

Questão 7

Assinale a alternativa CORRETA referente a desigualdade social e econômica do mundo.

Questão 8

No período da globalização, ocorrem bruscas mudanças de funções no território que significam, ao mesmo tempo, transformações regionais. Rompem-se os equilíbrios precedentes e muda o conteúdo dos lugares e do território como um todo. Daí a relevância de entender como se instalam na região os dados do período atual. Na realidade, estamos em face de novos problemas de método que indicam a necessidade de abandonar as abordagens mais preocupadas com os limites e adotar aquelas mais orientadas a entender os processos. Assinale a alternativa CORRETA sobre globalização e diferenças regionais.

Questão 9

Os Fusos Horários, também chamados de zonas horárias, são cada um dos 24 fusos traçados por uma linha imaginária de um polo ao outro, de modo a padronizar o cálculo de tempo em todo o planeta Terra. Assinale a alternativa CORRETA correspondente á fusos horários.

Questão 10

O rápido crescimento das cidades e o processo de industrialização têm influenciado significativamente o meio ambiente, sobretudo, o urbano. A Revolução Industrial e a Revolução agrícola reduziram o espaço para sustentar a população e, consequentemente, aumentou o uso dos recursos naturais para abastecer as indústrias e a população, ocasionando danos ambientais ocorridos nas cidades, como por exemplo, a poluição atmosférica, do solo e águas, enchentes, deslizamentos, que descaracterizam, na maioria das vezes, o meio ambiente natural. Assinale a alternativa CORRETA correspondente ao tema ocupação/preservação do espaço natural.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *