Simulado Professor de Geografia – Conhecimentos Específicos

O professor de Geografia tem a incumbência de orientar acerca da leitura geográfica do espaço, desse modo ele deve interferir na reflexão da construção do conhecimento.
Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

O Brasil acolhe diversas religiões diferentes, e todas têm liberdade de culto garantida pela Constituição Federal, sem espaço para a intolerância. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há no País seguidor da fé católica, evangélica e espírita, do candomblé, umbanda, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo e tradições indígenas, entre outras. Assinale a alternativa CORRETA sobre o tema diversidade religiosa no Brasil.




Questão 2

A Amazônia abriga 20% de toda a água doce do planeta, ocupa 5% da área do globo terrestre, guarda 30% das florestas tropicais ainda vivas, mas é habitada por apenas 3,5 milésimos da população mundial. A grandiosidade da região é inversamente proporcional à sua fragilidade e vulnerabilidade perante a antiga ameaça da mão do homem.

Internet: desafios.ipea.gov.br.

Quanto ao assunto em tela, assinale a alternativa correta.




Questão 3

Dentro do território nacional existem regiões onde podemos falar de globalização absoluta e relativa. Algumas regiões estão mais concentradas os vetores da modernidade atual, o que leva à possibilidade de ação conjunta de agentes globais ou globalizados. Sobre Globalização e Diferenças Regionais, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

O rápido crescimento das cidades e o processo de industrialização têm influenciado significativamente o meio ambiente, sobretudo, o urbano. A Revolução Industrial e a Revolução agrícola reduziram o espaço para sustentar a população e, consequentemente, aumentou o uso dos recursos naturais para abastecer as indústrias e a população, ocasionando danos ambientais ocorridos nas cidades, como por exemplo, a poluição atmosférica, do solo e águas, enchentes, deslizamentos, que descaracterizam, na maioria das vezes, o meio ambiente natural. Assinale a alternativa CORRETA correspondente ao tema ocupação/preservação do espaço natural.




Questão 5

Rio de Janeiro e São Paulo decidiram, no Supremo Tribunal Federal (STF), um conflito sobre água. Os paulistas, que enfrentaram uma estiagem em 2014, queriam transferir água da bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira. A medida ajudaria no abastecimento de 5,7 milhões de pessoas na grande São Paulo. A briga foi mediada pelo ministro Luiz Fux e os estados entraram em acordo.

Internet: www.correiobraziliense.com.br.

Como se percebe, questões relacionadas à gestão, conservação e disponibilidade da água vêm provocando tensões pelo globo. É um outro exemplo desse problema o(a)




Questão 6

Hitler delineou seus planos de expansão na Europa para ganhar o Lebensraum, uma “lei da natureza” (na visão nazista) para todas as pessoas sadias e vigorosas de raças superiores. Por esse pensamento, pessoas de raças inferiores poderiam ser deslocadas dos seus territórios caso pessoas de uma raça superior estivessem enfrentando superpopulação por conta do seu limite territorial.

Internet: seuhistory.com (com adaptações).

Ratzel está profundamente envolvido nos debates sobre o lugar da Alemanha no mundo. É membro fundador do Kolonialverein (Comitê Colonial) e defende a ideia de um império colonial alemão. Trabalha sobre a África e estabelece um mapa deste continente, ainda mal conhecido no final do século XIX e vigorosamente disputado pelas potências europeias, ávidas de territórios e de mercados.

DEFARGES, Philippe Moreau. Introdução à Geopolítica. Lisboa: Gradiva, 2003, p. 69.

Um conceito importante no pensamento geográfico dos séculos XIX e XX, em especial na geografia política, conecta esses dois textos. Trata‐se do(da)




Questão 7

Neste mundo globalizado, a competitividade, o consumo, a confusão dos espíritos constituem baluartes do presente estado das coisas. A competitividade comanda nossas ações; o consumo, nossas formas de inação; e a confusão dos espíritos nos impede de compreender o mundo, a sociedade e, até mesmo, a própria essência humana. Milton Santos.

Internet: www.ucs.br.

Tendo o texto apenas como referência inicial, assinale a alternativa correta.




Questão 8

O aumento das desigualdades é, sem dúvida, um dos grandes temas de debate atual. A sua dimensão chocante é de uma violência irracional face aos avanços civilizacionais a que as sociedades se alcandoraram, aos meios materiais, técnicos, científicos e comunicacionais hoje disponíveis. Sobre o tema economia e desigualdades sociais, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

O meio técnico‐científico‐informacional, tal como elaborado por Milton Santos, é um construto que necessita de aprofundamento e considerações de caráter ontológico para transformar‐se em conceito. Ele aparece, como preocupação teórica do autor, em várias obras.

Internet: www.seer.ufu.br.

Para Milton Santos, o conceito de meio técnico‐científico‐informacional




Questão 10

Para discutir a regionalização econômica mundial, é preciso revisitar alguns acontecimentos histórico‐geográficos e encontrar as origens das diversas formas de agrupamento dos países, segundo a lógica dos sistemas e padrões econômicos.

Internet: sedis.ufrn.br.

No que se refere às diferentes maneiras de regionalização mundial após a Segunda Grande Guerra, assinale a alternativa correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado