Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Professor de Geografia – Conhecimentos Específicos

Simulado Professor de Geografia – Conhecimentos Específicos

O professor de Geografia tem a incumbência de orientar acerca da leitura geográfica do espaço, desse modo ele deve interferir na reflexão da construção do conhecimento.
Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

O intenso processo de destruição do meio ambiente gerou a necessidade de criação de áreas ligadas à preservação ambiental. No Brasil, com base na Lei Nacional n° 9.985 do ano 2000, a União, Estados, Municípios, além do cidadão civil, podem criar áreas de conservação natural. Essas unidades de preservação variam conforme os objetivos a serem alcançados. Assinale a alternativa CORRETA sobre as unidades de conservação.




Questão 2

A paisagem é considerada, pela maioria das correntes do pensamento geográfico, um conceitochave da Geografia. O termo paisagem é polissêmico, ou seja, pode ser utilizado de diferentes maneiras e por várias ciências. Sobre a paisagem na geografia, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

“Estamos na direção errada", disse Glen Peters, um cientista norueguês que integra o Projeto Global de Carbono, um grupo internacional de especialistas que calcula as emissões globais de dióxido de carbono anualmente.

Internet: www.huffpostbrasil.com.

Tendo o texto apenas como referência inicial, assinale a alternativa correta.




Questão 4

O tema da cor ou raça tem sido pesquisado recentemente pelo IBGE em termos da "cor" das pessoas, com as alternativas de "branco", "preto," "pardo" e "amarelo," e mais a categoria de "indígena". Esta pergunta é feita nos recenseamentos decenais, e também na pesquisa nacional por amostra de Domicílios (PNAD), realizada anualmente. São as próprias pessoas que devem se colocar nestas categorias, ainda que não se possa ter certeza de que os entrevistadores não exerçam influência nas respostas. Sobre o tema diversidade étnica no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

O chefe de pesquisa e desenvolvimento, Vinicius Benites, e o pesquisador Enio Fraga da Silva, ambos da Embrapa Solos (Rio de Janeiro‐RJ), estiveram na Etiópia – o segundo país mais populoso da África, com cem milhões de habitantes –, entre os dias 3 e 9 de junho último, a convite da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), para levar àquele país africano a expertise brasileira em manejo de solos ácidos, em projeto com duração de dois anos.

Internet: www.embrapa.br.

Um problema típico de solos de regiões tropicais é a acidez. Nessa área, a Embrapa tem larga experiência. Uma técnica utilizada em diversas regiões do Brasil para corrigir esse fator limitante dos solos é o(a)




Questão 6

Dentro do território nacional existem regiões onde podemos falar de globalização absoluta e relativa. Algumas regiões estão mais concentradas os vetores da modernidade atual, o que leva à possibilidade de ação conjunta de agentes globais ou globalizados. Sobre Globalização e Diferenças Regionais, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 7

O meio técnico‐científico‐informacional, tal como elaborado por Milton Santos, é um construto que necessita de aprofundamento e considerações de caráter ontológico para transformar‐se em conceito. Ele aparece, como preocupação teórica do autor, em várias obras.

Internet: www.seer.ufu.br.

Para Milton Santos, o conceito de meio técnico‐científico‐informacional




Questão 8

No período da globalização, ocorrem bruscas mudanças de funções no território que significam, ao mesmo tempo, transformações regionais. Rompem-se os equilíbrios precedentes e muda o conteúdo dos lugares e do território como um todo. Daí a relevância de entender como se instalam na região os dados do período atual. Na realidade, estamos em face de novos problemas de método que indicam a necessidade de abandonar as abordagens mais preocupadas com os limites e adotar aquelas mais orientadas a entender os processos. Assinale a alternativa CORRETA sobre globalização e diferenças regionais.




Questão 9

As desigualdades sociais também não são diferenças de talentos, capacidades e desempenhos individuais. Se os talentos, capacidades e desempenhos individuais são socialmente retribuídos de maneira diferente em função da sua raridade ou mérito, teremos na sociedade pessoas com diferentes montantes de recursos (classificações escolares, rendimento, prestígio), mas não teremos desigualdades sociais, uma vez que essa diferença de recursos não resultou de qualquer mecanismo social inigualitário independente das ações individuais. Assinale a alternativa CORRETA correspondente á desigualdades sociais e economia.




Questão 10

Para discutir a regionalização econômica mundial, é preciso revisitar alguns acontecimentos histórico‐geográficos e encontrar as origens das diversas formas de agrupamento dos países, segundo a lógica dos sistemas e padrões econômicos.

Internet: sedis.ufrn.br.

No que se refere às diferentes maneiras de regionalização mundial após a Segunda Grande Guerra, assinale a alternativa correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado