Simulado Médico Clínico Geral – Conhecimentos Específicos

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência, conversar com o paciente para ouvir sua história médica, queixas e descrição dos sintomas, etc. Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Assinale a alternativa correta com relação às pneumonias adquiridas em hospital em adultos:

Questão 2

Na abordagem dos traumas abdominais, é fundamental conhecer a anatomia externa e interna do abdome.

Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:

Questão 3

Paciente homem, 68 anos chega à urgência com um quadro de uma pneumonia comunitária com indicação de internamento em enfermaria.
Todas as alternativas abaixo podem ser utilizadas como tratamento nesse caso, EXCETO

Questão 4

Paciente 23 anos, masculino, apresenta-se para consulta com forte dor em panturrilhas, que se iniciou 3 dias antes da consulta. Negou uso de medicações lícitas, drogas ilícitas, ser portador de doenças sistêmicas e traumas recentes. Ao exame físico, apresenta: regular estado geral, ictérico, eupneico, sem alterações abdominais e torácicas, pressão arterial de 121/78 mmHg. O médico solicitou exames bioquímicos no momento da consulta, que resultaram em: hemoglobina 12 mg/dL, plaquetas 250.000/mm3, lucócitos 10.500 células/mm3, ureia 80 mg/dL, creatinina 3,8 mg/dL, potássio 3,5 mEq/L.
Qual a hipótese diagnóstica para o caso?

Questão 5

Paciente de 76 anos iniciou há 10 dias com quadro de dor abdominal e constipação, intercalados com diarreia paroxística. Evoluiu nas últimas 48 horas com sonolência e febre aferida. Na admissão hospitalar, foi iniciada antibioticoterapia com cefitriaxona e metronidazol, e realizada expansão volêmica inicial, com necessidade de noradrenalina em baixas doses por hipotensão refratária. Na tomografia de abdome, há evidência de vários focos de diverticulite complicada com líquido livre organizado. Ao admitir essa paciente na UTI, 24 horas após, o plantonista solicita exames laboratoriais que evidenciam, além da leucocitose com desvio nuclear à esquerda e PCR elevada, aumento de lactato de 2,3 para 4,0 (comparando com o exame de admissão hospitalar). Ao exame físico, apesar de pressão arterial média > 70 mmHg, com a droga vasoativa, apresenta tempo de enchimento capilar alargado (> 3 segundos) e extremidades frias. Para melhora microperfusional e controle da sepse neste momento, qual é a conduta mais adequada?

Questão 6

Mulher de 35 anos vem ao ambulatório com os seguintes sintomas: ganho de peso e se sente sempre com sono. Ela traz os seguintes exames: TSH – 2,4 mU/L, T4 livre – 1,0 ng/dl e anticorpo anti-TPO - negativo. Essa paciente traz um ultrassom de tiroide com um nódulo em lobo direito de 2 cm por 2,1 cm com a classificação de TIRADS 5.
Qual a melhor conduta clínica para essa paciente?

Questão 7

Mulher de 58 anos, hipertensa e dislipidêmica, foi diagnosticada com insuficiência cardíaca há 1 ano. Desde então, faz uso irregular de atenolol, estatina e inibidor da enzima conversora de angiotensina (IECA). Apresenta dispneia para as atividades menos intensas que as habituais. De acordo com o NYHA (New York Heart Association), qual é a classe funcional dessa paciente?

Questão 8

A leptospirose é uma zoonose causada por espiroquetas do gênero leptospira, transmitida ao ser humano por material contaminado. O principal reservatório é o rato. Sobre essa doença infecciosa aguda, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 9

O sono é uma mudança reversível do estado de consciência, com diminuição da interação com o meio ambiente e atonia muscular. Sobre arquitetura normal e distúrbios do sono, assinale a alternativa correta.

Questão 10

Paciente do sexo feminino, 9 anos. Mãe relata que a criança apresentou febre e calafrio nos últimos dias. Ao exame físico, paciente aparenta desnutrição moderada e ascite. Perguntada pelo médico sobre viagens recentes, a mãe relata ter voltado há cerca de 1 mês de viagem para local onde a criança nadou em rios. Qual o diagnóstico mais provável para este caso?

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *