Simulado Médico Infectologista – Questões Objetivas

O Infectologista se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais. O Infectologista atua basicamente em 4 grandes áreas clínicas: Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. Imunizações (Vacinação). Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos (Uso correto de antibióticos). Controle de Infecção Hospitalar. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Artur é um médico de família que atua na unidade básica de saúde (UBS) José da Serra. Em um certo momento, ele foi chamado pela recepcionista Marlene, que pretendia tirar uma dúvida com ele acerca do seguinte caso: William é norte‑americano e buscou a UBS devido a um corte, necessitando, portanto, de atendimento. Ele não possuía documentos brasileiros e estava ilegal, visto que já haviam transcorrido os noventa dias de liberação para sua permanência no País. Artur, então, orientou Marlene a liberar o atendimento para William e explicou que há um princípio no SUS que deve ser respeitado nesse contexto.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta esse princípio.

Questão 2

Com relação ao diagnóstico da sífilis, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

Uma adolescente procura a emergência médica de seu plano de saúde com relato de disúria há 3 dias. Há 24 horas, apresenta febre com calafrios e lombalgia. Ao exame físico, apresenta temperatura de 39ºC, Giordano positivo à esquerda e postura antálgica. A frequência cardíaca é de 124 bpm, PA: 125 x 80 mmHg. A ausculta respiratória é normal. O hemograma mostra 23.800 leucócitos (4% de bastões, 85% de segmentados 6 linfócitos e 5% monócitos); hemoglobina de 13,7g/dl e plaquetas de 487.000.
Todas abaixo são opções de tratamento para essa paciente, EXCETO

Questão 4

Leia o caso a seguir.

A., 28 anos, jardineiro, procurou o ambulatório do serviço Y relatando que há cinco meses observou o aparecimento de quatro manchas hipercrômicas com diminuição da sensibilidade ao toque (duas na perna esquerda, uma no braço e outra no antebraço direitos). Biópsia de lesão de pele detectou hanseníase.

Nesse caso, qual é o tratamento indicado?

Questão 5

Um engenheiro de 32 anos procura o serviço de infectologia com relato de astenia moderada, febre diária há 8 dias e relato de ter chegado da África há 10 dias. Traz um hemograma realizado no terceiro dia de febre que mostrou 4.450 leucócitos (30% de neutrófilos e 63% de linfócitos, 6% de monócitos e 1% de eosinófilos). O teste rápido para malária foi negativo, sem haver relato de rash cutâneo, artralgia, perda de peso ou alterações intestinais e respiratórias. Ao exame físico, foram identificados linfonodos cervicais levemente aumentados e indolores e esplenomegalia leve. Novo hemograma foi solicitado no 9° dia de febre e mostrou 13,210 leucócitos (45% de neutrófilos, 45% de linfócitos típicos, 3% de linfócitos atípicos, 5% de monócitos e 2% de eosinófilos). Na bioquímica, apresentava AST de 93 UI/L e ALT de 203 UI/L, GGT de 53 UI/L, PCR de 36 mg/L.
Qual das alternativas abaixo apresenta o diagnóstico mais provável e o exame necessário para a sua confirmação?

Questão 6

Em relação à manutenção da saúde na mulher adulta, são indicados, na prevenção da osteoporose:

I. Evitar álcool e tabaco.
II. Uso de baclofeno.
III. Fazer atividade física regularmente.
IV. Repor cálcio e vitamina D.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 7

Qual das alternativas abaixo refere-se ao conceito de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida pelo HIV?

Questão 8

Frequentemente, durante a consulta médica, os pacientes queixam-se de dor abdominal. O principal desafio é realizar uma avaliação clínica que permita distinguir os quadros abdominais agudos que requerem cirurgia daqueles que podem ser tratados clinicamente em regime ambulatorial. Sendo assim, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 9

Paciente do sexo feminino, 18 anos de idade, dá entrada no pronto atendimento com queixa de febre de 38,0 o C há 3 dias, dor abdominal de localização difusa, intensidade 8 em 10 e persistente. Durante anamnese, a paciente referiu aumento do volume menstrual. Nega viagens nos últimos 3 meses ou a presença de animais em casa. Relata que outras pessoas, em sua rua, apresentaram quadros de febre e manchas no corpo na última semana. Nega contato com enchentes, embora esteja tempo chuvoso em um período de clima quente no local onde reside. No exame: PA: 100/78 mmHg; FC: 98 bpm; FR: 20 irpm; Afebril; sem alterações no exame cardiorrespiratório. Presença de dor abdominal à palpação superficial difusamente, sem dor à descompressão brusca e sem visceromegalias. Em investigação com US de abdome total, observado ascite laminar, com ausência de massas, coleções ou alterações ginecológicas. Hemograma com Hb: 10.2 g/dL, Ht: 49%, leucócitos: 4.000/mm3 , Plq: 82.000/mm3 .

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta diagnóstica e(ou) terapêutica para o caso.

Questão 10

No que se refere à Educação Permanente das Equipes de Atenção Básica, assinale a alternativa correta.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *