>

Simulado Médico Infectologista – Questões Objetivas

O Infectologista se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais. O Infectologista atua basicamente em 4 grandes áreas clínicas: Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. Imunizações (Vacinação). Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos (Uso correto de antibióticos). Controle de Infecção Hospitalar. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O número de reprodução efetivo (Re) da infecção foi um dado amplamente discutido durante a pandemia de covid‑19 e norteou diversas decisões, como, por exemplo, o isolamento social. Considerando essa informação, assinale a alternativa que explica corretamente esse indicador.

Questão 2

Em relação à coinfecção HIV-HCV, assinale a afirmativa INCORRETA.

Questão 3

Sobre a infecção por Mycobacterium tuberculosis, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 4

Leia o caso a seguir.

Paciente M., de 26 anos, é primigesta de 13 semanas e teve teste da mamãe reagente para Toxoplasmose com os seguintes resultados: IG negativo e IGM reagente.

A conduta indicada nesse caso é

Questão 5

Em relação à equidade, assinale a alternativa que apresenta a definição mais adequada dos eixos horizontais e dos eixos verticais, respectivamente.

Questão 6

Sobre a pitiríase versicolor, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) É uma doença bacteriana que acomete exclusivamente a camada mais superficial da pele.
(---) É causada pelo fungo sapróbio da pele, Malassezia furfur, que, sob certas condições, como calor, umidade, transpiração excessiva e estados de imunodepressão, torna-se infectante em indivíduos mais suscetíveis.
(---) Pode surgir em lactentes em função da maior atividade das glândulas sebáceas nessa fase.
(---) Surge inicialmente em pequeno número e pode coalescer formando grandes placas.

Questão 7

Um ex-presidiário com diagnóstico de infecção pelo HIV há 5 anos, mas sem tratamento procura um serviço especializado com queixa de febre vespertina, perda de peso, astenia e tosse produtiva há 40 dias. Ao exame físico, estava emagrecido, febril, com pele ressecada e monilíase oral. Na ausculta respiratória, apresentava murmúrio vesicular diminuído em base pulmonar direita e roncos difusos, frequência respiratória de 16 ipm, saturando 97% em ar ambiente, PA: 110 x 70 mmHg. A radiografia de tórax mostrava derrame pleural à direita, infiltrado alveolar bilateral e imagem cavitária em ápice de pulmão esquerdo com paredes bem evidentes.
A conduta a ser tomada nesse caso é a seguinte:

Questão 8

Leia o caso a seguir.

Durante a coleta de prevenção, ao passar a espátula, foi observado colo friável e sangrante ao toque na paciente M. Também foi observada secreção mucóide em orifício externo do colo. Ao exame, dor à mobilização do colo, mas abdome livre, sem descompressão dolorosa.

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, a conduta indicada neste caso é prescrever

Questão 9

Leia o caso a seguir.

A.V., 48 anos, foi agredida por um cão conhecido (de sua vizinha) que lhe mordeu na mão esquerda, na região glútea direita e lhe arranhou na hemiface esquerda, onde houve um ferimento profundo de 2 cm. A.V. buscou o serviço de saúde.

A conduta recomendada neste caso é

Questão 10

Um empresário de 32 anos, previamente hígido procura um serviço médico especializado 2 horas após ter tido atividade sexual com uma profissional do sexo na qual houve ruptura do preservativo. Nega exposição prévia dessa natureza e refere que seus exames sorológicos para HIV, sífilis e hepatites virais estavam negativos na última rotina laboratorial há 6 meses.
Diante desse caso, qual a recomendação a ser feita?

Tempo de simulado: