Simulado Médico Infectologista – Questões Objetivas

O Infectologista se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais. O Infectologista atua basicamente em 4 grandes áreas clínicas: Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. Imunizações (Vacinação). Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos (Uso correto de antibióticos). Controle de Infecção Hospitalar. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Com relação ao diagnóstico da sífilis, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 2

Paciente de 44 anos de idade, sexo masculino, drogadito, etilista, ex‑detento (por 3 anos), vem ao ambulatório com quadro de emagrecimento não intencional, tosse há 5 semanas (ora seca, ora produtiva), sudorese frequente, sensação de febre (não aferida) diariamente no fim da tarde há 2 semanas. Nega sangramentos, falta de ar, diarreia, linfonodomegalia ou dor abdominal. Já foi tratado por pneumonia bacteriana com três antibióticos diferentes, sem melhora. Emagrecido ao exame físico. Sem alterações em exame cardiovascular e abdominal. Presença de crepitação pulmonar à direita, sem dor à inspiração. Eupneico com sat O2 96% AA.

Com base nessa situação hipotética, em relação ao quadro apresentado, assinale a alternativa que apresenta o padrão ouro para o diagnóstico etiológico.

Questão 3

Paciente de 25 anos de idade, gestante, é encaminhada pelo obstetra com alguns resultados de sorologia para hepatites virais e solicita sua conduta para paciente assintomática. O resultado dos exames é: anti‑HBs: reagente; anti‑HBc (total): reagente; HBs Ag: não reagente; HBeAg: não reagente; anti‑HBe: não reagente; anti‑HAV (IgM/IgG): não reagente/reagente; anti‑HCV: não reagente.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a medida indicada para prevenção de transmissão vertical de hepatite para o caso acima.

Questão 4

Sobre a infecção por Mycobacterium tuberculosis, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 5

Sobre a infecção por dengue, é correto afirmar que:

Questão 6

A profilaxia pré-exposição sexual ao HIV (PREP) é

Questão 7

Paciente do sexo feminino, 36 anos de idade, sexualmente ativa, sem parceiro fixo, é diagnosticada com sífilis latente tardia em exames de rotina (VDRL 1:64) e faz tratamento com Benzilpenicilina Benzatina (2,4 mi UI, IM, 1x por semana, por 3 semanas consecutivas). Demais sorologias (incluindo HIV) não reagentes. Após 3 meses do tratamento, realiza novo VDRL, agora com resultado 1:32, permanecendo assintomática.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor definição e(ou) conduta acerca do caso apresentado.

Questão 8

Em conformidade com o Ministério da Saúde, sobre a tuberculose, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

É uma doença ________, causada por uma bactéria, também denominada de _________. A transmissão ocorre por meio de ________ contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose ________ ao tossir, espirrar ou falar.

Questão 9

Qual das alternativas abaixo refere-se ao conceito de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida pelo HIV?

Questão 10

Em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, em relação ao atendimento, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário em todas as instituições e serviços de atendimento ao público.
(---) O consentimento prévio, livre e esclarecido da pessoa com deficiência, para a realização de tratamento, procedimento, hospitalização e pesquisa científica, é dispensável em todos os casos, devido à condição de saúde.
(---) As ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência devem assegurar informação adequada e acessível à pessoa com deficiência e a seus familiares sobre a condição de saúde dessa pessoa.

Tempo de simulado: