Simulado Médico Infectologista – Questões Objetivas

O Infectologista se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais. O Infectologista atua basicamente em 4 grandes áreas clínicas: Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. Imunizações (Vacinação). Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos (Uso correto de antibióticos). Controle de Infecção Hospitalar.
Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Sobre a pitiríase versicolor, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) É uma doença bacteriana que acomete exclusivamente a camada mais superficial da pele.
(---) É causada pelo fungo sapróbio da pele, Malassezia furfur, que, sob certas condições, como calor, umidade, transpiração excessiva e estados de imunodepressão, torna-se infectante em indivíduos mais suscetíveis.
(---) Pode surgir em lactentes em função da maior atividade das glândulas sebáceas nessa fase.
(---) Surge inicialmente em pequeno número e pode coalescer formando grandes placas.

Questão 2

Sobre o Código de Ética Médica, analisar os itens abaixo:

I. É vedado ao Médico deixar de assumir responsabilidade sobre procedimento médico que indicou ou do qual participou, com exceção de quando vários médicos tenham assistido o paciente.
II. É vedado ao Médico delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão médica.
III. É permitido ao Médico assinar em branco as folhas de receituários, os atestados, os laudos ou quaisquer outros documentos médicos.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 3

Sobre a notificação compulsória de doenças e agravos, analisar os itens abaixo:

I. A notificação compulsória é facultativa para Médicos, sendo realizada por outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços privados de saúde.
II. A comunicação de doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação compulsória também será realizada pelos responsáveis por estabelecimentos públicos ou privados educacionais, de cuidado coletivo, serviços de hemoterapia, unidades laboratoriais e instituições de pesquisa.
III. A notificação compulsória imediata é realizada em até 3 dias, diante da confirmação de doença ou agravo que tenha grande letalidade e que seja um problema de saúde pública.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 4

Paciente previamente hígida e recentemente diagnosticada com hipertensão arterial, em uso de atenolol 25mg ao dia há 5 dias, dá entrada na emergência com quadro de cefaleia de forte intensidade e vômitos há 3 dias. Segundo a paciente, ela acordou com cefaleia de forte intensidade e náuseas, vindo a vomitar 40 minutos após se levantar. Procurou atendimento médico por duas vezes anteriormente, sendo medicada e liberada para casa com melhora parcial da dor. Ao exame físico, apresentava rigidez de nuca 3+/4+, fácies de dor, desidratação, PA de 190 x 110 mmHg e temperatura de 38,1°C. Hemograma mostrava 13.100 leucócitos (80% de segmentados, 12% de Linfócitos, 2% eosinófilos e 6% monócitos). Devido à suspeita de meningite, foi coletado um LCR que se mostrou hemorrágico, com 572 células (70% linfomononucleares), incontáveis hemácias, glicose de 45mg/dl, proteína de 136mg/dl e GRAM com raros diplococos GRAM negativos. Qual a melhor conduta a ser tomada nesse caso?

Questão 5

Em relação às infecções neonatais, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 6

Uma adolescente, previamente hígida procurou um serviço de pronto-atendimento com relatos de febre, mialgia, cefaleia, vômitos, diarreia e artralgias há 4 dias. Havia apresentado pela manhã um desmaio ao se levantar para ir ao banheiro e sangramento genital. Relatava não estar em período menstrual. Ao exame físico, apresentava taquicardia, palidez cutânea, extremidades frias, temperatura de 38,3ºC, rash petequial em tronco e porção superior de membros. A ausculta cardíaca estava normal, com frequência cardíaca de 138 bpm e PA: 85 x 50 mmHg. No aparelho respiratório, o murmúrio vesicular estava diminuído em bases. O abdome era doloroso difusamente, mas sem irritação peritoneal. Realizou hemograma que mostrou 2.100 leucócitos (41% segmentados, 56% linfócitos, 3% monócitos); hemoglobina de 16,2g/dl; hematócrito de 49,1% e plaquetas 89.000. AST de 234UI/L e ALT de 222 UI/L.
Diante desse caso, qual das afirmativas abaixo apresenta melhor conduta a ser tomada?

Questão 7

Um engenheiro de 32 anos procura o serviço de infectologia com relato de astenia moderada, febre diária há 8 dias e relato de ter chegado da África há 10 dias. Traz um hemograma realizado no terceiro dia de febre que mostrou 4.450 leucócitos (30% de neutrófilos e 63% de linfócitos, 6% de monócitos e 1% de eosinófilos). O teste rápido para malária foi negativo, sem haver relato de rash cutâneo, artralgia, perda de peso ou alterações intestinais e respiratórias. Ao exame físico, foram identificados linfonodos cervicais levemente aumentados e indolores e esplenomegalia leve. Novo hemograma foi solicitado no 9° dia de febre e mostrou 13,210 leucócitos (45% de neutrófilos, 45% de linfócitos típicos, 3% de linfócitos atípicos, 5% de monócitos e 2% de eosinófilos). Na bioquímica, apresentava AST de 93 UI/L e ALT de 203 UI/L, GGT de 53 UI/L, PCR de 36 mg/L.
Qual das alternativas abaixo apresenta o diagnóstico mais provável e o exame necessário para a sua confirmação?

Questão 8

Uma jovem no curso da 21ª semana de gestação procura um serviço de infectologia, levando seus resultados de exames de pré-natal, inclusive um teste Elisa e um Western Blot para HIV REAGENTE.
Diante desse quadro, assinale a alternativa que indica a melhor conduta a ser tomada.

Questão 9

Sobre a vacina BCG, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) Protege contra formas graves de tuberculose.
(---) Pode ser aplicada em gestantes e pessoas imunodeprimidas, sem contraindicação.
(---) A criança exposta ao HIV, que chega ao serviço ainda não vacinada, poderá receber a vacina se assintomática e sem sinais de imunodepressão.
(---) A partir dos 5 anos de idade, pessoas portadoras de HIV não devem receber a vacina.

Questão 10

Sobre Leishmaniose Tegumentar Americana, analise as afirmativas abaixo:

I. Trata-se de uma doença infectocontagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania com três principais espécies no Brasil: Leishmania (Leishmania) amazonensis; Leishmania (Viannia) guyanensi; Leishmania (Viannia) braziliensis.
II A infecção e a doença não conferem imunidade ao paciente, podendo haver novas manifestações clínicas após o tratamento.
III. Recomenda-se a confirmação do diagnóstico por método parasitológico, antes do início do tratamento, especialmente naqueles casos com evolução clínica fora do habitual e/ou má resposta a tratamento anterior.
IV. Pacientes com HIV devem ser investigados para LTA, quando apresentarem qualquer tipo de lesão cutânea ou mucosa com mais de duas semanas de evolução, expostos à área de transmissão de LTA, em qualquer época da vida.

Assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *