Simulado Médico Infectologista – Questões Objetivas

O Infectologista se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais. O Infectologista atua basicamente em 4 grandes áreas clínicas: Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. Imunizações (Vacinação). Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos (Uso correto de antibióticos). Controle de Infecção Hospitalar. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Com relação ao diagnóstico da sífilis, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 2

Segundo o Estatuto do Idoso, analisar a sentença abaixo:

As instituições de saúde devem atender aos critérios mínimos para o atendimento às necessidades do idoso, promovendo o treinamento e a capacitação dos profissionais, assim como orientação a cuidadores familiares e a grupos de autoajuda (1ª parte). Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles ao Ministério Público (2ª parte). Considera-se violência contra o idoso somente a ação praticada em local público que lhe cause morte ou sofrimento físico ou psicológico (3ª parte).

A sentença está:

Questão 3

Paciente de 34 anos de idade, sexo masculino, proveniente de Minas Gerais, assintomático, vem ao consultório com primodiagnóstico de HIV feito em exames de triagem e confirmado conforme protocolo diagnóstico de HIV pelo Ministério da saúde. Na sua história, refere que já fez tratamento para Leishmaniose Visceral (LV) há um ano, com melhora do quadro. Nos resultados dos exames laboratoriais, Contagem de Linfócito T‑CD4+ de 110/mm³.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta uma profilaxia que deve ser realizada para esse paciente.

Questão 4

A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei nº 8.080/1990 como “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”. Com base nessa informação, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 5

Sobre a vacina BCG, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) Protege contra formas graves de tuberculose.
(---) Pode ser aplicada em gestantes e pessoas imunodeprimidas, sem contraindicação.
(---) A criança exposta ao HIV, que chega ao serviço ainda não vacinada, poderá receber a vacina se assintomática e sem sinais de imunodepressão.
(---) A partir dos 5 anos de idade, pessoas portadoras de HIV não devem receber a vacina.

Questão 6

Sobre a infecção por Mycobacterium tuberculosis, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 7

O tratamento da bacteriúria assintomática está indicado após remoção de cateter vesical presente por:

Questão 8

Leia o caso a seguir.

A.V., 48 anos, foi agredida por um cão conhecido (de sua vizinha) que lhe mordeu na mão esquerda, na região glútea direita e lhe arranhou na hemiface esquerda, onde houve um ferimento profundo de 2 cm. A.V. buscou o serviço de saúde.

A conduta recomendada neste caso é

Questão 9

O modelo de Leavell e Clark acerca da história natural da doença tem sido amplamente discutido e, com isso, novas propostas passaram a ser mais aceitas, sendo uma delas o modelo teórico de Marc Jamoulle. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a principal diferença entre o modelo de Jamoulle e o modelo de Leavell e Clark.

Questão 10

Em relação à equidade, assinale a alternativa que apresenta a definição mais adequada dos eixos horizontais e dos eixos verticais, respectivamente.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *