Simulado Médico Infectologista – Questões Objetivas

O Infectologista se ocupa do estudo das doenças causadas por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais. O Infectologista atua basicamente em 4 grandes áreas clínicas: Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. Imunizações (Vacinação). Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos (Uso correto de antibióticos). Controle de Infecção Hospitalar. Veja e responda o simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Uma paciente de 28 anos, procedente de Caruaru, chega à emergência com história de cefaleia, tontura, astenia e diarreia aquosa em grande quantidade há 3 dias. No interrogatório sintomatológico, referia que, há 3 meses, vem com quadro de perda de peso, astenia, sudorese noturna e linfonodos cervicais palpáveis. Durante a espera por exames laboratoriais, apresentou crise convulsiva tônico-clônica generalizada. Foi realizada uma tomografia de crânio que mostrou múltiplas lesões hipoatenuantes localizadas na região dos gânglios da base, na região córticosubcortical e substância branca profunda, além de cerebelo.
Qual a hipótese diagnóstica mais provável para esse caso?

Questão 2

São Infecções comumente causadas por microrganismos anaeróbicos todas abaixo citadas, EXCETO:

Questão 3

Um paciente, 18 anos chega ao serviço médico referindo astenia, mal-estar, cefaleia e febre há 7 dias, além de surgimento de lesões vermelhas em membros inferiores e palmas de mãos. É levantada a hipótese de meningite bacteriana aguda e encaminhado o paciente para serviço de referência. Ao exame físico, observava-se taquipneia, batimentos de asas de nariz e palidez cutânea. À ausculta respiratória, apresentava murmúrio vesicular pouco diminuído em bases, mas sem ruídos adventícios. Na ausculta cardíaca, havia um sopro sisto-diastólico moderado em borda esternal esquerdo. Pulsos estavam cheios e simétricos, PA= 110 x 70 mmHg e frequência cardíaca de 128 bpm. Realizou-se um hemograma que mostrou 23.550 leucócitos (89% de segmentados, 9% linfócitos típicos e 2% de monócitos), hemoglobina de 12,9g/dl e plaquetas de 568.000. Diante da suspeita de meningite, coletou-se o líquor que se mostrava límpido, com 220 células (polimorfonucleares), glicose de 67mg/dl proteína de 73mg/dl e Gram, sem evidenciar bactérias.
Diante desse achado, qual a melhor conduta a ser tomada?

Questão 4

Frequentemente, durante a consulta médica, os pacientes queixam-se de dor abdominal. O principal desafio é realizar uma avaliação clínica que permita distinguir os quadros abdominais agudos que requerem cirurgia daqueles que podem ser tratados clinicamente em regime ambulatorial. Sendo assim, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 5

Sobre a infecção por dengue, é correto afirmar que:

Questão 6

Leia o caso a seguir.

V., 12 anos, é contactante de M., 62 anos, que teve diagnóstico de tuberculose há um mês. Seu PPD foi 6 mm.

A conduta indicada para este caso é

Questão 7

Sobre a infecção por Mycobacterium tuberculosis, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 8

Com relação ao diagnóstico da sífilis, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

Paciente de 22 anos de idade, sexo masculino, refere que esteve em acampamento no final de semana, em que realizou várias atividades na mata, sem proteção adequada de vestimenta contra picada de carrapato. Ao retornar para casa, 2 dias após o fim do acampamento, refere que retirou 6 carrapatos ao todo, nas duas pernas. Ficou preocupado, porque ouviu na televisão que estavam aparecendo casos de febre maculosa perto de onde reside. Resolveu procurar atendimento médico para saber o que deve fazer agora. Não apresentou qualquer sintoma até o momento.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta corretamente a conduta a ser tomada para o caso acima.

Questão 10

Leia o caso a seguir.

E., 42 anos, com história de stent farmacológico há três meses e em uso AAS e clopidogrel, procurou a unidade de saúde X relatando que há três dias iniciou com quadro de febre alta, dor no corpo, prostração e artralgia. No hemograma observou-se 100.000 plaquetas.

A conduta indicada neste caso, segundo o Ministério da Saúde do Brasil, além da hidratação, é

Tempo de simulado: