>

Simulado Técnico em Laboratório – Questões Objetivas

Este profissional auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório - automatizadas ou técnicas clássicas - necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Confira e teste seu conhecimentos com questões que caíram em Concursos Públicos.

Questão 1

A maioria das infecções causadas pelo Histoplasma capsulatum é assintomática ou subclínica; os casos sintomáticos manifestam-se, comumente, como infecções autolimitadas do:

Questão 2

Sobre o método de Faust, considere:

I. Fundamenta-se no princípio da centrifugação-flutuação.
II. A flutuação utiliza um meio líquido de suspensão mais pesado que os parasitas e estes sobem para a superfície e podem ser recolhidos na película superficial.
III. Os ovos dos helmintos intestinais mais comuns, como Ascaris, Trichuris, se afetam pelo processo de flutuação e se contraem bastante.

Está(ão) correta(s):

Questão 3

O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem manter atualizados e disponibilizar, a todos os funcionários, instruções escritas de biossegurança, contemplando no mínimo os seguintes itens, EXCETO:

Questão 4

Sobre as vidrarias utilizadas em laboratório, assinale a alternativa INCORRETA:

Questão 5

O exame parasitológico de fezes (EPF) é um exame prático e barato, que pesquisa diferentes formas parasitárias eliminadas nas fezes; é um exame muito importante na clínica médica, considerando que as parasitoses intestinais são um problema de saúde pública de alta prevalência no Brasil. O EPF pode diagnosticar com antecedência as doenças parasitárias. Os diferentes métodos de realização dos exames parasitológicos são empregados de acordo com a solicitação médica ou suspeita clínica. Porém, a escolha do(s) método(s) do exame e a habilidade do profissional responsável implicam diretamente na eficiência do resultado.

Disponível em: https://www.sanarmed.com/exameprotoparasitologico-de-fezes-coleta-tecnicas-e-orientacoes-colunistas.

Sobre o exame parasitológico de fezes, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os métodos que são adequados aos princípios e à indicação de uso.

COLUNA I

1. Faust

2. Willis

3. Kato Katz

4. Hoffman, Pons e Janes (HPJ)

5. Baerman Moraes

COLUNA II

(   ) Sedimentação espontânea: indicado para ovos e larvas de helmintos, cistos de protozoários e oocistos maiores.

(   ) Concentração por migração ativa de larvas: indicado para larvas de helmintos.

(   ) Centrífugo-flutuação em sulfato de zinco: indicado para ovos leves, cistos e oocistos de protozoários.

(   ) Tamisação de fezes: indicado para ovos helmintos.

(   ) Flutuação espontânea: indicado para ovos leves (não indicada para pesquisa de cistos).

Assinale a sequência correta.

Questão 6

Dos marcadores sorológicos da hepatite B aguda, o Anti - HBs:

Questão 7

Os leucócitos são células nucleadas, presentes no sangue circulante. São incolores, dotados de movimento ameboide, fagocitose e diapedese. Estão relacionados com as defesas celulares e imunocelulares do organismo. Faz parte do grupo de leucócitos granulócitos, EXCETO:

Questão 8

O Ministério da Saúde recomenda que a preparação de lugol diluído para uso seja feito da seguinte forma:

Questão 9

São fatores relacionados a desvios nos resultados dos testes quantitativos, em amostras de urina de 24 horas, referentes à coleta e/ou à preservação da amostra, EXCETO:

Questão 10

O microscópio ótico é composto por partes ópticas e mecânicas. Com relação aos componentes mecânicos do microscópio ótico, assinale a alternativa INCORRETA.

Tempo de simulado: