Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico em Enfermagem PSF – Conhecimentos Específicos

Simulado Técnico em Enfermagem PSF – Conhecimentos Específicos

Suas atribuições são de participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários. Além de realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe, entre outras.
Confira e realize o simulado com questões de provas que caíram em concursos.

Questão 1

Sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), leia as afirmações abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.

( ) São fatores de risco para HAS: idade, excesso de peso e obesidade, ingestão de sal e fatores genéticos.
( ) Na avaliação do paciente hipertenso, faz-se necessário verificar a pressão arterial. Para medir a PA, o braço do paciente não precisa estar alinhado ao nível do coração.
( ) Nas gestantes, recomenda-se que a medida da pressão arterial seja feita na posição sentada. A determinação da pressão diastólica deve ser realizada na fase V de Korotkoff.
( ) Medidas não farmacológicas são muito efetivas para a redução da pressão arterial, apesar de serem pouco implementadas pelas equipes de saúde e de terem baixa adesão por parte dos pacientes.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 2

Sobre aleitamento materno, é CORRETO afirmar que




Questão 3

Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta, principalmente, por meio de sinais e sintomas dermatoneurológicos. Sobre essa doença, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

O cateterismo da bexiga envolve a introdução de um cateter de látex ou de plástico na uretra e bexiga. Sobre esse procedimento, leia as afirmações abaixo:

I. O cateterismo intermitente está indicado para aliviar o desconforto da distensão da bexiga, proporcionando descompressão.
II. O cateterismo de demora de curto prazo está indicado para mensurar o debito urinário em pacientes criticamente enfermos.
III. O cateterismo de demora de longo prazo está indicado para avaliar a urina residual após a micção.

Está CORRETO o que se afirma em




Questão 5

A dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todos os estados, independentemente da classe social. Assinale a alternativa que apresenta informação CORRETA sobre essa doença




Questão 6

A umidificação é o processo de acrescentar água ao gás. Sobre isso, leia atentamente as afirmativas abaixo:

I. A umidade acrescentada pela nebulização melhora a depuração das secreções pulmonares.
II. A nebulização é usada para administração de agentes mucolíticos e broncodilatadores.
III. Para a realização da nebulização, é necessário abrir o fluxômetro, até que ocorra a formação de névoa, e proceder à colocação da máscara no rosto do paciente.
IV. Na nebulização, o cateter é introduzido na narina, regulando um fluxo de 1 a 5 litros/ minuto.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em




Questão 7

Para garantir a qualidade e segurança da assistência de enfermagem e prevenir as infecções hospitalares, faz-se necessário que os instrumentais cirúrgicos, assim como todos os produtos para a saúde, sejam processados adequadamente. Dentre os processos de esterilização descritos abaixo, qual se constitui em um método físico?




Questão 8

A maioria das pessoas com sífilis tende a não ter conhecimento da infecção, podendo transmiti-la aos seus contatos sexuais. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

Sobre medicação e as vias de administração, analise as afirmativas abaixo:

I. Todo medicamento deve ser prescrito pelo médico, e sua administração exige responsabilidade, conhecimento de farmacologia, microbiologia e de cuidados da enfermagem específicos.
II. Após a administração de qualquer medicamento, devem-se observar eventuais reações adversas, checar o horário da administração, higienizar e organizar os materiais utilizados.
III. Na via sublingual, a absorção é mais lenta em virtude da pouca vascularização da área.
IV. A via retal é utilizada em pacientes com alterações gástricas, como náuseas e vômitos, com dificuldade ou incapacidade de deglutir.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em




Questão 10

Sobre a Estratégia de Saúde da Família, analise as assertivas abaixo:

I. Considera-se território a unidade geográfica única de construção descentralizada do SUS na execução das ações estratégicas destinadas à vigilância, promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.
II. Os territórios são destinados para dinamizar a ação em saúde pública, porém há pouca visão voltada para o estudo social, econômico e epidemiológico das populações específicas.
III. Atribuições dos profissionais das equipes da Atenção Básica deverão seguir normativas específicas do Ministério da Saúde bem como definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas e outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal.
IV.Uma das atribuições da equipe da Atenção Básica é a visita domiciliar que deve ser feita exclusivamente, nos domicílios das famílias, de acordo com o planejamento da equipe.

Estão CORRETAS




Tempo de simulado:

Comentar Simulado