Simulado Técnico em Enfermagem PSF – Conhecimentos Específicos

Suas atribuições são de participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários. Além de realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe, entre outras.
Confira e realize o simulado com questões de provas que caíram em concursos.

Questão 1

O Ministério da Saúde utiliza os gráficos de escore „z‟ para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil desde 2007. Durante a avaliação do peso para idade, podemos considerar uma criança com peso adequado para idade quando seu peso está

Questão 2

Sobre os materiais necessários para a aplicação do teste tuberculínico, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

O DM do tipo 1 (DM1) caracteriza-se pela destruição das células beta pancreáticas, determinando deficiência absoluta de insulina, o que torna essencial o uso de insulina como tratamento, para prevenir cetoacidose, coma, eventos micro e macrovasculares e morte. Sobre o DM 1, leia as afirmações abaixo:

I. O pico de incidência do DM 1 ocorre em crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, mas pode ocorrer também, menos comumente, em adultos de qualquer idade. Nos adultos, o DM 1 pode ter desenvolvimento lento e progressivo, de acordo com a deficiência de insulina.
II. O diagnóstico de DM 1 geralmente é feito em paciente jovem, com sinais e sintomas de hiperglicemia grave (poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento), que evoluem rapidamente e podem progredir para cetose, desidratação e acidose metabólica, especialmente na presença de estresse agudo.
III. O tratamento da pessoa com DM 1 possui cinco componentes principais: educação em diabetes, insulinoterapia, automonitorização glicêmica, orientação nutricional e prática de exercício físico.
IV. A insulinoterapia não é obrigatória no tratamento do DM 1, uma vez que medicamentos hipoglicemiantes orais também estão recomendados.

Estão CORRETAS

Questão 4

Sobre a coleta de material para exame de sangue, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 5

A umidificação é o processo de acrescentar água ao gás. Sobre isso, leia atentamente as afirmativas abaixo:

I. A umidade acrescentada pela nebulização melhora a depuração das secreções pulmonares.
II. A nebulização é usada para administração de agentes mucolíticos e broncodilatadores.
III. Para a realização da nebulização, é necessário abrir o fluxômetro, até que ocorra a formação de névoa, e proceder à colocação da máscara no rosto do paciente.
IV. Na nebulização, o cateter é introduzido na narina, regulando um fluxo de 1 a 5 litros/ minuto.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

Questão 6

A maioria das pessoas com sífilis tende a não ter conhecimento da infecção, podendo transmiti-la aos seus contatos sexuais. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

Para garantir a qualidade e segurança da assistência de enfermagem e prevenir as infecções hospitalares, faz-se necessário que os instrumentais cirúrgicos, assim como todos os produtos para a saúde, sejam processados adequadamente. Dentre os processos de esterilização descritos abaixo, qual se constitui em um método físico?

Questão 8

O cateterismo da bexiga envolve a introdução de um cateter de látex ou de plástico na uretra e bexiga. Sobre esse procedimento, leia as afirmações abaixo:

I. O cateterismo intermitente está indicado para aliviar o desconforto da distensão da bexiga, proporcionando descompressão.
II. O cateterismo de demora de curto prazo está indicado para mensurar o debito urinário em pacientes criticamente enfermos.
III. O cateterismo de demora de longo prazo está indicado para avaliar a urina residual após a micção.

Está CORRETO o que se afirma em

Questão 9

Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta, principalmente, por meio de sinais e sintomas dermatoneurológicos. Sobre essa doença, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

Sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), leia as afirmações abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.

( ) São fatores de risco para HAS: idade, excesso de peso e obesidade, ingestão de sal e fatores genéticos.
( ) Na avaliação do paciente hipertenso, faz-se necessário verificar a pressão arterial. Para medir a PA, o braço do paciente não precisa estar alinhado ao nível do coração.
( ) Nas gestantes, recomenda-se que a medida da pressão arterial seja feita na posição sentada. A determinação da pressão diastólica deve ser realizada na fase V de Korotkoff.
( ) Medidas não farmacológicas são muito efetivas para a redução da pressão arterial, apesar de serem pouco implementadas pelas equipes de saúde e de terem baixa adesão por parte dos pacientes.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Tempo de simulado:

um comentário

  1. otimas perguntas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *