Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico em Enfermagem PSF – Conhecimentos Específicos

Simulado Técnico em Enfermagem PSF – Conhecimentos Específicos

Suas atribuições são de participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários. Além de realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe, entre outras.
Confira e realize o simulado com questões de provas que caíram em concursos.

Questão 1

O DM do tipo 1 (DM1) caracteriza-se pela destruição das células beta pancreáticas, determinando deficiência absoluta de insulina, o que torna essencial o uso de insulina como tratamento, para prevenir cetoacidose, coma, eventos micro e macrovasculares e morte. Sobre o DM 1, leia as afirmações abaixo:

I. O pico de incidência do DM 1 ocorre em crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, mas pode ocorrer também, menos comumente, em adultos de qualquer idade. Nos adultos, o DM 1 pode ter desenvolvimento lento e progressivo, de acordo com a deficiência de insulina.
II. O diagnóstico de DM 1 geralmente é feito em paciente jovem, com sinais e sintomas de hiperglicemia grave (poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento), que evoluem rapidamente e podem progredir para cetose, desidratação e acidose metabólica, especialmente na presença de estresse agudo.
III. O tratamento da pessoa com DM 1 possui cinco componentes principais: educação em diabetes, insulinoterapia, automonitorização glicêmica, orientação nutricional e prática de exercício físico.
IV. A insulinoterapia não é obrigatória no tratamento do DM 1, uma vez que medicamentos hipoglicemiantes orais também estão recomendados.

Estão CORRETAS




Questão 2

Sobre o esquema básico de vacinação, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Na sala de vacinação, todas as vacinas devem ser armazenadas entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC.
( ) Na sala de vacinação, o armazenamento dos imunobiológicos é feito em equipamentos, como as câmaras refrigeradas,
os refrigeradores domésticos e em insumos, como as caixas térmicas.
( ) A higiene das mãos é realizada antes e depois de se manusearem os materiais, as vacinas, os soros e as imunoglobulinas.
( ) Após o uso, as agulhas não devem ser recapadas ou entortadas nem retiradas manualmente.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 3

A maioria das pessoas com sífilis tende a não ter conhecimento da infecção, podendo transmiti-la aos seus contatos sexuais. Sobre essa temática, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

Sobre a lavagem gastrointestinal, analise as assertivas abaixo:

I. A lavagem gástrica tem por finalidade retirar conteúdo gástrico excessivo ou nocivo, decorrente de intoxicação, hemorragia gástrica, ou para preparar para exames ou cirurgias.
II. A lavagem gástrica consiste na introdução de líquido na cavidade gástrica, seguida de drenagem e remoção do resíduo gástrico por meio da sonda nasogástrica (SNG), também chamada de sonda de Levine nº 16 a 18 nas mulheres e nº 18 a 22 nos homens.
III. Na lavagem intestinal, denomina-se clister a introdução de pequena quantidade de líquido, variando de 150 a 500mL no intestino; o enema ou enteróclise, entretanto, consiste na introdução de grande quantidade de liquido, cerca de 1.000mL, na alça intestinal.
IV. Na lavagem intestinal, usa-se sonda retal nº 22 ou 24 para mulheres, nº 24 ou 26 para homens e nº 12 de 20 para crianças e adolescentes.

Estão CORRETAS




Questão 5

No Brasil, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, instituído pela Portaria nº 729/2005, objetiva reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A, principal causa de cegueira evitável no país, além de causar danos ao crescimento infantil. Quanto às medidas de prevenção da deficiência de vitamina A, que devem ser adotadas pelos profissionais de saúde no território brasileiro, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.

( ) Estimular o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e complementar até 2 anos de idade ou mais, com a introdução dos alimentos complementares, em tempo oportuno e de qualidade.
( ) Orientar a promoção da alimentação adequada e saudável e ofertar informações para incentivar o consumo de alimentos fontes em vitamina E pela população.
( ) Realizar a suplementação profilática periódica e regular das crianças de 6 a 59 meses de idade, com megadoses de vitamina A.
( ) Oferecer a suplementação profilática com megadoses de vitamina A para mulheres no pós-parto imediato (puérpera), uma semana após a alta hospitalar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:




Questão 6

Sobre aleitamento materno, é CORRETO afirmar que




Questão 7

O Ministério da Saúde utiliza os gráficos de escore „z‟ para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil desde 2007. Durante a avaliação do peso para idade, podemos considerar uma criança com peso adequado para idade quando seu peso está




Questão 8

A dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todos os estados, independentemente da classe social. Assinale a alternativa que apresenta informação CORRETA sobre essa doença




Questão 9

Sobre os materiais necessários para a aplicação do teste tuberculínico, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 10

Sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), leia as afirmações abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.

( ) São fatores de risco para HAS: idade, excesso de peso e obesidade, ingestão de sal e fatores genéticos.
( ) Na avaliação do paciente hipertenso, faz-se necessário verificar a pressão arterial. Para medir a PA, o braço do paciente não precisa estar alinhado ao nível do coração.
( ) Nas gestantes, recomenda-se que a medida da pressão arterial seja feita na posição sentada. A determinação da pressão diastólica deve ser realizada na fase V de Korotkoff.
( ) Medidas não farmacológicas são muito efetivas para a redução da pressão arterial, apesar de serem pouco implementadas pelas equipes de saúde e de terem baixa adesão por parte dos pacientes.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado