Simulado Técnico em Enfermagem PSF – Conhecimentos Específicos

Suas atribuições são de participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários. Além de realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe, entre outras.
Confira e realize o simulado com questões de provas que caíram em concursos.

Questão 1

Sobre as posições para exames, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 2

O DM do tipo 1 (DM1) caracteriza-se pela destruição das células beta pancreáticas, determinando deficiência absoluta de insulina, o que torna essencial o uso de insulina como tratamento, para prevenir cetoacidose, coma, eventos micro e macrovasculares e morte. Sobre o DM 1, leia as afirmações abaixo:

I. O pico de incidência do DM 1 ocorre em crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, mas pode ocorrer também, menos comumente, em adultos de qualquer idade. Nos adultos, o DM 1 pode ter desenvolvimento lento e progressivo, de acordo com a deficiência de insulina.
II. O diagnóstico de DM 1 geralmente é feito em paciente jovem, com sinais e sintomas de hiperglicemia grave (poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento), que evoluem rapidamente e podem progredir para cetose, desidratação e acidose metabólica, especialmente na presença de estresse agudo.
III. O tratamento da pessoa com DM 1 possui cinco componentes principais: educação em diabetes, insulinoterapia, automonitorização glicêmica, orientação nutricional e prática de exercício físico.
IV. A insulinoterapia não é obrigatória no tratamento do DM 1, uma vez que medicamentos hipoglicemiantes orais também estão recomendados.

Estão CORRETAS




Questão 3

No Brasil, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, instituído pela Portaria nº 729/2005, objetiva reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A, principal causa de cegueira evitável no país, além de causar danos ao crescimento infantil. Quanto às medidas de prevenção da deficiência de vitamina A, que devem ser adotadas pelos profissionais de saúde no território brasileiro, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.

( ) Estimular o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e complementar até 2 anos de idade ou mais, com a introdução dos alimentos complementares, em tempo oportuno e de qualidade.
( ) Orientar a promoção da alimentação adequada e saudável e ofertar informações para incentivar o consumo de alimentos fontes em vitamina E pela população.
( ) Realizar a suplementação profilática periódica e regular das crianças de 6 a 59 meses de idade, com megadoses de vitamina A.
( ) Oferecer a suplementação profilática com megadoses de vitamina A para mulheres no pós-parto imediato (puérpera), uma semana após a alta hospitalar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:




Questão 4

Quanto aos cuidados relativos à realização de curativos no tratamento de feridas, analise as afirmativas abaixo:

I. Os pacotes de gazes esterilizadas devem ser colocados no campo estéril do curativo com técnica asséptica.
II. Deve-se remover o curativo com uma pinça “anatômica” estéril, retornando-a ao campo do curativo com técnica asséptica.
III. Deve-se iniciar a limpeza da ferida sempre de fora para dentro, isto é, da parte mais contaminada para a menos contaminada.
IV. Lavar a ferida com soro fisiológico 0,9% por meio de jato, a uma distância de 20 centímetros, removendo exsudato, crostas e resíduos do produto utilizado anteriormente.

Estão CORRETAS




Questão 5

Sobre medicação e as vias de administração, analise as afirmativas abaixo:

I. Todo medicamento deve ser prescrito pelo médico, e sua administração exige responsabilidade, conhecimento de farmacologia, microbiologia e de cuidados da enfermagem específicos.
II. Após a administração de qualquer medicamento, devem-se observar eventuais reações adversas, checar o horário da administração, higienizar e organizar os materiais utilizados.
III. Na via sublingual, a absorção é mais lenta em virtude da pouca vascularização da área.
IV. A via retal é utilizada em pacientes com alterações gástricas, como náuseas e vômitos, com dificuldade ou incapacidade de deglutir.

Está CORRETO o que se afirma, apenas, em




Questão 6

Sobre Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), leia as afirmações abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.

( ) São fatores de risco para HAS: idade, excesso de peso e obesidade, ingestão de sal e fatores genéticos.
( ) Na avaliação do paciente hipertenso, faz-se necessário verificar a pressão arterial. Para medir a PA, o braço do paciente não precisa estar alinhado ao nível do coração.
( ) Nas gestantes, recomenda-se que a medida da pressão arterial seja feita na posição sentada. A determinação da pressão diastólica deve ser realizada na fase V de Korotkoff.
( ) Medidas não farmacológicas são muito efetivas para a redução da pressão arterial, apesar de serem pouco implementadas pelas equipes de saúde e de terem baixa adesão por parte dos pacientes.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 7

Sobre aleitamento materno, é CORRETO afirmar que




Questão 8

Sobre os materiais necessários para a aplicação do teste tuberculínico, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

Para garantir a qualidade e segurança da assistência de enfermagem e prevenir as infecções hospitalares, faz-se necessário que os instrumentais cirúrgicos, assim como todos os produtos para a saúde, sejam processados adequadamente. Dentre os processos de esterilização descritos abaixo, qual se constitui em um método físico?




Questão 10

O cateterismo da bexiga envolve a introdução de um cateter de látex ou de plástico na uretra e bexiga. Sobre esse procedimento, leia as afirmações abaixo:

I. O cateterismo intermitente está indicado para aliviar o desconforto da distensão da bexiga, proporcionando descompressão.
II. O cateterismo de demora de curto prazo está indicado para mensurar o debito urinário em pacientes criticamente enfermos.
III. O cateterismo de demora de longo prazo está indicado para avaliar a urina residual após a micção.

Está CORRETO o que se afirma em




Tempo de simulado:

Comentar Simulado