>

Simulado Médico PSF – Questões Teóricas

Ele presta atendimento na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissional que compõe as equipes de Saúde da Família. Está sob as responsabilidades de um Clínico Geral receber e acompanhar clientes em consultórios, hospitais, clínicas, empresas, residências e em locais de urgência e etc. Preparamos este simulado com questões que caíram em provas para Concursos Públicos, responda

Questão 1

Com relação ao comprometimento cardíaco na Esclerose Sistêmica Progressiva, analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

I - O envolvimento cardiovascular da esclerodermia caracteriza-se principalmente por acometimento miocárdico, doença PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CALDAS BRANDÃO (PB) CARGO: MÉDICO DO PSF 5 arterial coronariana, miocardite e muito comumente lesão valvar.
II - As lesões vasculares são caracterizadas por proliferação intimal e fibrose da adventícia das arteríolas e dos capilares.
III - A lesão miocárdica parece ser secundária principalmente a fenômenos de vasoespasmo arterial, o fenômeno de Raynaud cardíaco.

Questão 2

“Nas queimaduras por ácido fluorídrico com repercussão sistêmica, institua a aplicação por via endovenosa lenta de soluções fisiológicas com mais 10ml de ___________ e acompanhe laboratorialmente a reposição do cálcio iônico.” Completa CORRETAMENTE a lacuna do texto a alternativa:

Questão 3

“A função respiratória se processa mediante três atividades distintas, mas coordenadas: a ________, através da qual o ar da atmosfera chega aos alvéolos; a ___________, processo pelo qual o sangue venoso procedente do coração chega aos capilares dos alvéolos, e a _________, processo em que o oxigênio do ar contido nos alvéolos passa para o sangue ao mesmo tempo em que o gás carbônico contido no sangue passa para os alvéolos.” Completa CORRETAMENTE as lacunas do texto a alternativa:

Questão 4

A manifestação cardíaca mais prevalente no Lúpus Eritematoso Sistêmico é o envolvimento valvar, embora a manifestação clínica mais frequente seja a:

Questão 5

A presença dos sinais de alarme na dengue indica a possibilidade de gravidade do quadro clínico. De acordo com o Ministério da Saúde, são sinais de alarme na dengue todas as alternativas seguintes, EXCETO:

Questão 6

Os estados infecciosos são as etiologias mais comuns relacionadas à cetoacidose e ao estado hiperglicêmico hiperosmolar, mas é necessário observar outros fatores importantes como todos citados abaixo, EXCETO:

Questão 7

Segundo a fórmula de Parkland, no tratamento das queimaduras, em um paciente adulto com 92 Kg, com superfície corporal queimada de 41% e 76 anos de idade, deverá ser administrado nas primeiras 8 horas a infusão de solução fisiológica para hidratação de:

Questão 8

Responda Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre a Pielonefrite e assinale a alternativa que traz a sequência correta:

(__) É a infecção dos rins, que na maioria das vezes se deve à ascensão de germes do trato urinário inferior. Essa infecção é caracterizada clinicamente por dor na região dos flancos, com irradiação para o abdome, febre, náusea, vômito e sintomas urinários irritativos. No exame físico, o sinal mais característico é a presença do sinal de Giordano (punho percussão dolorosa em flancos). Prostração, taquicardia e hipotensão arterial podem estar presentes. Dependendo da apresentação clínica, seu manejo deve ser realizado em ambiente hospitalar.
(__) Diferentemente das infecções do trato urinário baixo, a pielonefrite exige investigação laboratorial e, por isso, é fundamental a coleta de urinálise e urocultura antes do início da antibioticoterapia.
(__) Quando a infecção ocorrer no sexo feminino, deve-se estar atento à necessidade de investigação de problemas estruturais no trato urinário com exames de imagem e, por isso, a referência a uma unidade de saúde especializada pode ser necessária. Nos casos leves (com pouco comprometimento do estado geral) e sem comorbidades, o tratamento poderá ser empírico oral: ciprofloxacino 500mg, VO, de 12h/12h, 10-14 dias. É fundamental a reavaliação do paciente após 48h de tratamento e orientação dos sinais de piora.

A sequência CORRETA corresponde a:

Questão 9

“É causada por fungos e possui uma tendência a cura central e progressão pelas bordas; as lesões tendem a confluir formando placas extensas. Geralmente há história clínica de ferimentos, cicatrizes superficiais e prurido (coceira) nas lesões. A sensibilidade está normal.” O texto traz a descrição da doença dermatológica denominada:

Questão 10

A escolha do triptano e sua via de administração no tratamento da Migrânea sem aura deve levar em consideração peculiaridades da crise, tais como: total do tempo necessário para chegar ao auge da intensidade da dor e presença de náusea e/ou vômito. Exceto com o uso dos triptanos, o emprego de gastrocinéticos e:

Tempo de simulado: