Simulado Cirurgião Dentista – Questões Objetivas

O cirurgião-dentista é o profissional da área de saúde responsável pela prevenção e tratamento das doenças do sistema estomatognático, que se constitui da boca e de suas estruturas associadas. Suas atribuições são de realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal no território. Além de realizar os procedimentos clínicos e cirúrgicos da AB em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências, pequenas cirurgias ambulatoriais e procedimentos relacionados com as fases clínicas de moldagem, adaptação e acompanhamento de próteses dentárias.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Qual o antibiótico mais potente atualmente?

Questão 2

As lesões ulceradas na mucosa da cavidade oral próximas dos ductos de Stensen, as manchas de Koplik são marcadas por necrose, exsutado de neutrófilos e vasos neoformados. Elas estão presentes em que doença?

Questão 3

Analise as afirmativas a seguir:

I. O servidor público municipal deve permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.
II. Exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, procurando fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos, é um dever do servidor público municipal.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 4

Analise as afirmativas a seguir:

I. A conduta para o tratamento do Abscesso Apical Agudo em dente permanente consiste na drenagem por via endodôntica ou por punção da lesão. Deve-se realizar a trepanação da câmara pulpar com prévia remoção de tecido cariado quando presente. Em seguida, deve-se inserir pasta de hidróxido de cálcio nos canais radiculares e mecha de algodão seco na câmara pulpar. Por fim, selar a cavidade com cimento de óxido de zinco e eugenol modificado.
II. A saliva possui capacidade tampão pela presença de íons de bicarbonato e fosfato que neutralizam os ácidos produzidos pelos microrganismos cariogênicos. Ela também tem a função de autolavagem e limpeza das superfícies dentárias e possui ação bacteriana por conter proteínas e imunoglobulinas que atuam a favor dos microrganismos cariogênicos.
III. A dentística restauradora é a especialidade que tem como objetivo o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos, operatórios e terapêuticos para obstruir a integridade anátomofuncional e estética do dente.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 5

Analise as afirmativas a seguir:

I. A cicatrização de um tecido ferido é uma série intrinsecamente coordenada de processos que envolvem respostas celulares e subcelulares à lesão tecidual, levando à absorção de citocinas e fatores de crescimento, desativação celular, e resulta em degeneração de tecidos.
II. A Técnica de Controle da Voz consiste em alterar o volume, tom e/ou ritmo da voz para influenciar e dirigir o comportamento da criança. A expressão facial do dentista também deve refletir a atitude e mostrar segurança para a criança. É muito importante que a informação venha de uma única fonte, ou seja, apenas o cirurgião-dentista que está conduzindo o atendimento deve falar. Se houver outras pessoas falando ao mesmo tempo, a criança pode ficar confusa. Além disso, recomenda-se que antes de usar a técnica, seja obtido o consentimento por escrito dos responsáveis, a fim de evitar qualquer mal-entendido.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 6

Analise as afirmativas a seguir:

I. A compreensão sobre a ética deve possibilitar que os servidores sejam capazes de compreender o conceito de justiça baseado na equidade e sensibilizar-se pela necessidade da construção de uma sociedade justa.
II. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra à vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada não poderão diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 7

Analise as afirmativas a seguir:

I. Em crianças até 6 anos de idade, a dentina é composta por mais de 90% de material orgânico e menos de 2% de água.
II. A dentística restauradora é a especialidade que tem como objetivo o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos, operatórios e terapêuticos para destruir e retirar do dente a integridade anatomofuncional e estética.
III. Na anatomia dentária, os sulcos principais são elevações que unem as cúspides. São rasos, bem delineados e resistentes à abrasão química.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 8

No desenvolvimento da periodontite, temos como o complexo bacteriano mais agressivo, o chamado complexo vermelho formado por bactérias Gram-negativas, tendo como componentes:

Questão 9

Analise as afirmativas a seguir:

I. Apenas os dentes caninos atuam na mastigação, promovendo o preparo mecânico dos alimentos a fim de reduzi-los a partículas mínimas para serem deglutidas.
II. As vertentes são estruturas anatômicas exclusivas dos dentes posteriores. Cada cúspide apresenta vertentes internas ou lisas e vertentes externas ou triturantes.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 10

Analise as afirmativas a seguir:

I. Uma característica comum a todos os dentes, em função do tamanho de suas faces, é a não convergência delas. Numa vista oclusal / incisal as faces vestibular e distal convergem para a lingual (sentido mésio-relacional).
II. A Benzocaína é o único anestésico do grupo éster disponível para uso odontológico no Brasil. É empregada apenas como anestésico tópico ou de superfície. Na concentração de 20%, após aplicação por 2 minutos, ela promove anestesia da mucosa superficial (previamente seca), diminuindo ou eliminando a dor à punção da agulha, especialmente na região vestibular. Na região palatina, essa ação é menos eficaz, da mesma forma que no local de punção para o bloqueio dos nervos alveolar inferior e lingual.

Marque a alternativa CORRETA:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *