Simulado Cirurgião Dentista – Questões Objetivas

O cirurgião-dentista é o profissional da área de saúde responsável pela prevenção e tratamento das doenças do sistema estomatognático, que se constitui da boca e de suas estruturas associadas. Suas atribuições são de realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal no território. Além de realizar os procedimentos clínicos e cirúrgicos da AB em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências, pequenas cirurgias ambulatoriais e procedimentos relacionados com as fases clínicas de moldagem, adaptação e acompanhamento de próteses dentárias.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Analise as afirmativas a seguir:

I. Empregam-se dois tipos de resina na restauração de dentes anteriores fraturados, sendo uma híbrida para reproduzir a superfície lingual, palatal, proximais e toda área correspondente à dentina, e outra de micropartículas para reproduzir a porção equivalente a esmalte vestibular. Cada incremento é polimerizado por 20 segundos, a última camada que é a da superfície vestibular com a resina de micropartícula se polimeriza por 40 segundos. Feita inserção e a polimerização das resinas, se retira o isolamento absoluto e se faz o controle da oclusão.
II. O regime mais eficaz com os anti-inflamatórios não esteroides (ou AINEs) é o de analgesia preventiva, introduzido imediatamente após a lesão tecidual, porém antes do início da sensação dolorosa. Em termos práticos, a primeira dose é administrada ao final do procedimento (paciente ainda sob os efeitos da anestesia local), seguida das doses de manutenção, por curto período de tempo. A duração do tratamento com os AINEs deve ser estabelecida por um período máximo de 48 a 72 horas.
III. O clareamento interno diz respeito ao procedimento clareador realizado internamente, através do acesso à câmara pulpar, em dentes desvitalizados. Nessa situação (técnica fotocatalítica para dentes despolpados), os pigmentos estão acessíveis na dentina e o peróxido de hidrogênio está diretamente em íntimo contato com o tecido dentinário manchado. A aceleração da decomposição do agente clareador pode ser feita com fontes de energia com muito cuidado, pois o excesso de energia (“calor”) pode gerar grande quantidade de radicais livres.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 2

A estratégia Saúde da Família define e é responsável por um recorte territorial, que corresponde à área de atuação das equipes de saúde da família, ou dos agentes comunitários de saúde, segundo agregados de famílias a serem atendidas, que pode ser dividido em:

Questão 3

Analise as afirmativas a seguir:

I. A característica clínica básica da sialolitíase nas glândulas salivares maiores pode se expressar por aumento de volume da glândula afetada, usualmente durante a alimentação (maior fluxo salivar), associada a desconforto ou discreta sintomatologia dolorosa. Após algumas horas, a glândula, geralmente, volta à normalidade. A permanência do cálculo pode acarretar o aparecimento de patologia infecciosa (infecção secundária). O quadro inflamatório irá dominar o quadro clínico, podendo haver inclusive drenagem purulenta através do ducto.
II. O teste de cavidade (ou mecânico) é um método adicional e representa o último teste a ser aplicado sobre um dente para a verificação da vitalidade pulpar. Ele é indicado quando os demais testes não oferecem respostas satisfatórias. Pode ser usado para identificar o dente causador do problema por meio do acesso na face palatina dos dentes anteriores, ou por meio da face oclusal dos dentes posteriores, sem o emprego de anestesia e com o uso de brocas de pequenas dimensões.
III. As fossetas são depressões em forma de ponta localizadas nas faces vestibulares e linguais dos caninos, que correspondem ao início dos sulcos oclusos-vestibulares e retro-linguais.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 4

Analise as afirmativas a seguir:

I. O respeito ao direito seu e dos outros ao dissenso, assim como a coordenação das próprias ações com as dos outros, por meio do trabalho em grupo, são alguns dos conteúdos que devem ser trabalhados na escola para que o estudante evolua em sua formação.
II. É vedado ao servidor público respeitar a capacidade ou as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sendo aceitável que esse profissional demonstre preconceito ou distinção de raça ou sexo no trato com os usuários dos serviços.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 5

Todas as alternativas abaixo consistem no tratamento da lipotímia, EXCETO:

Questão 6

Analise as afirmativas a seguir:

I. Em crianças até 6 anos de idade, a dentina é composta por mais de 90% de material orgânico e menos de 2% de água.
II. A dentística restauradora é a especialidade que tem como objetivo o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos, operatórios e terapêuticos para destruir e retirar do dente a integridade anatomofuncional e estética.
III. Na anatomia dentária, os sulcos principais são elevações que unem as cúspides. São rasos, bem delineados e resistentes à abrasão química.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 7

Analise as afirmativas a seguir:

I. As bactérias cariogênicas são capazes de produzir ácidos a partir da fermentação dos carboidratos da dieta (hidrofóbicas) e de sobreviver em meio ácido (meristemáticas).
II. Os dentes são órgãos calcificados implantados nos alvéolos e gengivas dos maxilares inferiores, apenas.
III. O tratamento restaurador atraumático (TRA) é considerado uma estratégia de tratamento não apropriada para lesões cariosas iniciais.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 8

Descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema. Esta descrição refere-se a:

Questão 9

No desenvolvimento da periodontite, temos como o complexo bacteriano mais agressivo, o chamado complexo vermelho formado por bactérias Gram-negativas, tendo como componentes:

Questão 10

Analise as afirmativas a seguir:

I. A conduta para o tratamento do Abscesso Apical Agudo em dente permanente consiste na drenagem por via endodôntica ou por punção da lesão. Deve-se realizar a trepanação da câmara pulpar com prévia remoção de tecido cariado quando presente. Em seguida, deve-se inserir pasta de hidróxido de cálcio nos canais radiculares e mecha de algodão seco na câmara pulpar. Por fim, selar a cavidade com cimento de óxido de zinco e eugenol modificado.
II. A saliva possui capacidade tampão pela presença de íons de bicarbonato e fosfato que neutralizam os ácidos produzidos pelos microrganismos cariogênicos. Ela também tem a função de autolavagem e limpeza das superfícies dentárias e possui ação bacteriana por conter proteínas e imunoglobulinas que atuam a favor dos microrganismos cariogênicos.
III. A dentística restauradora é a especialidade que tem como objetivo o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos, operatórios e terapêuticos para obstruir a integridade anátomofuncional e estética do dente.

Marque a alternativa CORRETA:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *