Simulado Cirurgião Dentista – Questões Objetivas

O cirurgião-dentista é o profissional da área de saúde responsável pela prevenção e tratamento das doenças do sistema estomatognático, que se constitui da boca e de suas estruturas associadas. Suas atribuições são de realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal no território. Além de realizar os procedimentos clínicos e cirúrgicos da AB em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências, pequenas cirurgias ambulatoriais e procedimentos relacionados com as fases clínicas de moldagem, adaptação e acompanhamento de próteses dentárias.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Constituem as 4 zonas histopatológicas de porosidade relacionadas com a lesão de cárie todas citadas abaixo, EXCETO:

Questão 2

Todas as alternativas abaixo são de competência do SUS, EXCETO:

Questão 3

Analise as afirmativas a seguir:

I. A cicatrização de um tecido ferido é uma série intrinsecamente coordenada de processos que envolvem respostas celulares e subcelulares à lesão tecidual, levando à absorção de citocinas e fatores de crescimento, desativação celular, e resulta em degeneração de tecidos.
II. A Técnica de Controle da Voz consiste em alterar o volume, tom e/ou ritmo da voz para influenciar e dirigir o comportamento da criança. A expressão facial do dentista também deve refletir a atitude e mostrar segurança para a criança. É muito importante que a informação venha de uma única fonte, ou seja, apenas o cirurgião-dentista que está conduzindo o atendimento deve falar. Se houver outras pessoas falando ao mesmo tempo, a criança pode ficar confusa. Além disso, recomenda-se que antes de usar a técnica, seja obtido o consentimento por escrito dos responsáveis, a fim de evitar qualquer mal-entendido.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 4

Analise as afirmativas a seguir:

I. Jaleco/avental impermeável, touca, luvas, máscara cirúrgica e proteções de superfícies devem ser utilizados durante atendimentos e descartados após cada atendimento em lixeira de conteúdo infectante. Esses instrumentos devem ser usados durante o contato direto com o paciente (exame físico) e retirados no momento administrativo da consulta. Os jalecos devem ter fechamento traseiro. Os protetores de superfícies devem cobrir áreas críticas para proteção do paciente, apoio de instrumental, em especial de regiões de difícil limpeza em caso de contaminação direta.
II. Os tumores de base de língua são geralmente diagnosticados em estados avançados. O carcinoma espinocelular é o mais incidente, porém ele é relativamente raro quando comparado aos tumores dos 2/3 anteriores da língua. As principais queixas são odinofagia, com otalgia frequentemente associada. Pode haver sensação constante de corpo estranho na faringe. Ao exame físico, esses tumores geralmente se apresentam como uma tumefação multiforme, podendo haver ulcerações. A infiltração periférica ao tumor é mais importante que o próprio tumor. Como a infiltração é profunda, a função lingual é prejudicada. A protusão da língua é praticamente impossível. A fonação e deglutição são alteradas à medida que há diminuição da mobilidade da língua.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 5

Analise as afirmativas a seguir:

I. O respeito ao direito seu e dos outros ao dissenso, assim como a coordenação das próprias ações com as dos outros, por meio do trabalho em grupo, são alguns dos conteúdos que devem ser trabalhados na escola para que o estudante evolua em sua formação.
II. É vedado ao servidor público respeitar a capacidade ou as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sendo aceitável que esse profissional demonstre preconceito ou distinção de raça ou sexo no trato com os usuários dos serviços.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 6

Descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema. Esta descrição refere-se a:

Questão 7

Analise as afirmativas a seguir:

I. Empregam-se dois tipos de resina na restauração de dentes anteriores fraturados, sendo uma híbrida para reproduzir a superfície lingual, palatal, proximais e toda área correspondente à dentina, e outra de micropartículas para reproduzir a porção equivalente a esmalte vestibular. Cada incremento é polimerizado por 20 segundos, a última camada que é a da superfície vestibular com a resina de micropartícula se polimeriza por 40 segundos. Feita inserção e a polimerização das resinas, se retira o isolamento absoluto e se faz o controle da oclusão.
II. O regime mais eficaz com os anti-inflamatórios não esteroides (ou AINEs) é o de analgesia preventiva, introduzido imediatamente após a lesão tecidual, porém antes do início da sensação dolorosa. Em termos práticos, a primeira dose é administrada ao final do procedimento (paciente ainda sob os efeitos da anestesia local), seguida das doses de manutenção, por curto período de tempo. A duração do tratamento com os AINEs deve ser estabelecida por um período máximo de 48 a 72 horas.
III. O clareamento interno diz respeito ao procedimento clareador realizado internamente, através do acesso à câmara pulpar, em dentes desvitalizados. Nessa situação (técnica fotocatalítica para dentes despolpados), os pigmentos estão acessíveis na dentina e o peróxido de hidrogênio está diretamente em íntimo contato com o tecido dentinário manchado. A aceleração da decomposição do agente clareador pode ser feita com fontes de energia com muito cuidado, pois o excesso de energia (“calor”) pode gerar grande quantidade de radicais livres.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 8

Analise as afirmativas a seguir:

I. O servidor público municipal deve permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.
II. Exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, procurando fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos, é um dever do servidor público municipal.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 9

Considerado agente de reversão de benzodiazepínicos:

Questão 10

Analise as afirmativas a seguir:

I. A conduta para o tratamento do Abscesso Apical Agudo em dente permanente consiste na drenagem por via endodôntica ou por punção da lesão. Deve-se realizar a trepanação da câmara pulpar com prévia remoção de tecido cariado quando presente. Em seguida, deve-se inserir pasta de hidróxido de cálcio nos canais radiculares e mecha de algodão seco na câmara pulpar. Por fim, selar a cavidade com cimento de óxido de zinco e eugenol modificado.
II. A saliva possui capacidade tampão pela presença de íons de bicarbonato e fosfato que neutralizam os ácidos produzidos pelos microrganismos cariogênicos. Ela também tem a função de autolavagem e limpeza das superfícies dentárias e possui ação bacteriana por conter proteínas e imunoglobulinas que atuam a favor dos microrganismos cariogênicos.
III. A dentística restauradora é a especialidade que tem como objetivo o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos, operatórios e terapêuticos para obstruir a integridade anátomofuncional e estética do dente.

Marque a alternativa CORRETA:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *