Simulado Cirurgião Dentista – Questões Objetivas

O cirurgião-dentista é o profissional da área de saúde responsável pela prevenção e tratamento das doenças do sistema estomatognático, que se constitui da boca e de suas estruturas associadas. Suas atribuições são de realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal no território. Além de realizar os procedimentos clínicos e cirúrgicos da AB em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências, pequenas cirurgias ambulatoriais e procedimentos relacionados com as fases clínicas de moldagem, adaptação e acompanhamento de próteses dentárias.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Analise as afirmativas a seguir:

I. Jaleco/avental impermeável, touca, luvas, máscara cirúrgica e proteções de superfícies devem ser utilizados durante atendimentos e descartados após cada atendimento em lixeira de conteúdo infectante. Esses instrumentos devem ser usados durante o contato direto com o paciente (exame físico) e retirados no momento administrativo da consulta. Os jalecos devem ter fechamento traseiro. Os protetores de superfícies devem cobrir áreas críticas para proteção do paciente, apoio de instrumental, em especial de regiões de difícil limpeza em caso de contaminação direta.
II. Os tumores de base de língua são geralmente diagnosticados em estados avançados. O carcinoma espinocelular é o mais incidente, porém ele é relativamente raro quando comparado aos tumores dos 2/3 anteriores da língua. As principais queixas são odinofagia, com otalgia frequentemente associada. Pode haver sensação constante de corpo estranho na faringe. Ao exame físico, esses tumores geralmente se apresentam como uma tumefação multiforme, podendo haver ulcerações. A infiltração periférica ao tumor é mais importante que o próprio tumor. Como a infiltração é profunda, a função lingual é prejudicada. A protusão da língua é praticamente impossível. A fonação e deglutição são alteradas à medida que há diminuição da mobilidade da língua.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 2

Analise as afirmativas a seguir:

I. A característica clínica básica da sialolitíase nas glândulas salivares maiores pode se expressar por aumento de volume da glândula afetada, usualmente durante a alimentação (maior fluxo salivar), associada a desconforto ou discreta sintomatologia dolorosa. Após algumas horas, a glândula, geralmente, volta à normalidade. A permanência do cálculo pode acarretar o aparecimento de patologia infecciosa (infecção secundária). O quadro inflamatório irá dominar o quadro clínico, podendo haver inclusive drenagem purulenta através do ducto.
II. O teste de cavidade (ou mecânico) é um método adicional e representa o último teste a ser aplicado sobre um dente para a verificação da vitalidade pulpar. Ele é indicado quando os demais testes não oferecem respostas satisfatórias. Pode ser usado para identificar o dente causador do problema por meio do acesso na face palatina dos dentes anteriores, ou por meio da face oclusal dos dentes posteriores, sem o emprego de anestesia e com o uso de brocas de pequenas dimensões.
III. As fossetas são depressões em forma de ponta localizadas nas faces vestibulares e linguais dos caninos, que correspondem ao início dos sulcos oclusos-vestibulares e retro-linguais.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 3

No desenvolvimento da periodontite, temos como o complexo bacteriano mais agressivo, o chamado complexo vermelho formado por bactérias Gram-negativas, tendo como componentes:

Questão 4

Qual o antibiótico mais potente atualmente?

Questão 5

Analise as afirmativas a seguir:

I. O respeito ao direito seu e dos outros ao dissenso, assim como a coordenação das próprias ações com as dos outros, por meio do trabalho em grupo, são alguns dos conteúdos que devem ser trabalhados na escola para que o estudante evolua em sua formação.
II. É vedado ao servidor público respeitar a capacidade ou as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, sendo aceitável que esse profissional demonstre preconceito ou distinção de raça ou sexo no trato com os usuários dos serviços.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 6

Descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema. Esta descrição refere-se a:

Questão 7

Analise as afirmativas a seguir:

I. Apenas os dentes caninos atuam na mastigação, promovendo o preparo mecânico dos alimentos a fim de reduzi-los a partículas mínimas para serem deglutidas.
II. As vertentes são estruturas anatômicas exclusivas dos dentes posteriores. Cada cúspide apresenta vertentes internas ou lisas e vertentes externas ou triturantes.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 8

Analise as afirmativas a seguir:

I. À direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) compete definir requisitos e regras para o regime geral de previdência dos trabalhadores da indústria metalúrgica, assim como definir requisitos para exercer o direito de greve.
II. De acordo com a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, a vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

Marque a alternativa CORRETA:

Questão 9

Constituem as 4 zonas histopatológicas de porosidade relacionadas com a lesão de cárie todas citadas abaixo, EXCETO:

Questão 10

Analise as afirmativas a seguir:

I. De acordo com a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, a saúde do trabalhador abrange a participação na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas, mas não nas organizações privadas.
II. De acordo com a Lei nº 8.080/90, a direção municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) deve, entre outras atribuições, atravancar a fiscalização das agressões ao meio ambiente que tenham repercussão sobre a saúde humana e atuar junto aos órgãos municipais, estaduais e federais competentes, para suplantá-las.

Marque a alternativa CORRETA:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *