Simulado Web Designer – Conhecimentos Específicos

Esta profissão envolve a criação de scripts, banners, projetos, layouts e melhoramento da estrutura dos sites. A tarefa do web designer é a elaboração estética e funcional de um web site, deve ter a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como HTML/XHTML, Flash, JavaScript/DHTML, CSS etc. Além de ter conhecimento no uso de software de desenvolvimento voltado para a web. Preparamos este simulado no intuito de te ajudar a se preparar para Concursos.

Questão 1

No que tange à gestão de conteúdo, sempre que se projeta um site, é preciso definir uma hierarquia. No caso do Joomla, a estrutura de conteúdo segue uma ordem, a partir de um nível superior, passando por um intermediário e finalizando num nível inferior. Esses níveis são denominados, respectivamente:

Questão 2

O sistema de arquivos do Ubuntu Linux possui uma estrutura hierárquica baseada em diretórios, sendo alguns deles com funções específicas. Um deles destina-se a armazenar bibliotecas de módulos compartilhados com frequência, enquanto que outro para armazenar os scripts de configuração e de inicialização. Esses diretórios são conhecidos, respectivamente, por:

Questão 3

SCANNERS, convertem imagens, figuras, fotos, para um código de um programa específico, dando condições de transportar a imagem para a tela do computador e ainda para imprimir. Temos três tipos de SCANNERS, sobre os quais podemos afirmar que:

I – Scanners alimentados por folhas: têm rolamentos mecânicos que movem o papel pela cabeça de varredura. Possuem uma precisão, mas trabalham apenas com papel de tamanho normal.
II – Scanner manual: a cabeça de varredura é movida pela mão.
III – Scanner de mesa: o mais caro, tem o seu funcionamento semelhante ao de uma máquina fotocopiadora.

Das afirmativas acima, está(ão) correta(s):

Questão 4

O editor de imagens GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um software livre cujo formato padrão de seus arquivos é:

Questão 5

SQL é a para “ ”, que "Structured Query Language" constitui uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados, baseados no modelo relacional, como Oracle, SQLServer, PostgreSQLe MySQL.
Para selecionar, na tabela CIDADES, todas as cidades cujas populações (POP) estejam entre 500000 e 1000000 de habitantes, inclusive, a sintaxe correta para o comando é:

Questão 6

Entre os princípios da programação orientada objetos, um possui as características listadas a seguir.

- Capacidade de uma variável se referir em tempo de execução a objetos de diversas classes. capacidade de abstrair várias implementações diferentes de uma única interface.
- Capacidade que objetos diferentes têm de responder a uma mesma mensagem.

Esse princípio é conhecido por:

Questão 7

No Excel 2013 BR, um web designer selecionou a célula B2 e executou um atalho de teclado para inserir a data do dia, obtida do relógio do computador. Esse atalho de teclado foi:

Questão 8

O Sistema Operacional possui uma estrutura de dados que armazena informações que possibilitam ao sistema de arquivos gerenciarem as áreas ou blocos livres. Entre os tipos de alocação utilizados pelos sistemas operacionais, um consiste em armazenar um arquivo em blocos sequencialmente dispostos, permitindo ao sistema localizar um arquivo através do endereço do primeiro bloco e da sua extensão em blocos. O acesso é feito de maneira simples, tanto para a forma sequencial quanto para a direta. Um problema nesse tipo de alocação é a fragmentação dos espaços livres, causada pela criação e eliminação constante de arquivos, e, com o tempo, o surgimento de espaços vagos sem o tamanho suficiente para se alocar novos arquivos.
Esse tipo descrito é denominado alocação:

Questão 9

No contexto da interface Homem-Máquina, três conceitos estão relacionados diretamente à construção de sites para a web. A saber:

I. É o parâmetro que trata dos meios postos à disposição dos utilizadores que lhe permitem o acesso à informação, independentemente de suas limitações físicas.
II. É o parâmetro que define a forma de um site e tem por função estabelecer hierarquias visuais, em que a ênfase é dada às partes mais importantes, de forma que o público compreenda a mensagem por meio de uma organização consistente da informação.
III. É o parâmetro que trata das questões que envolvem a facilidade de uso e a qualidade da interação com o utilizador de determinado site, associado à facilidade com que os usuários conseguem chegar ao objetivo no acesso a um site.

Os conceitos em I, II e III são, respectivamente:

Questão 10

A UML é uma tentativa de padronizar a modelagem orientada a objetos de forma que qualquer sistema, seja qual for o tipo, possa ser modelado corretamente, com consistência, fácil de comunicar com outras aplicações, simples de ser atualizado e compreensível. Os relacionamentos ligam as classes/objetos entre si, criando relações lógicas entre essas entidades. Os relacionamentos podem ser dos seguintes tipos:

I – Associação: É uma conexão entre classes, e também significa que é uma conexão entre objetos daquelas classes. Em UML, uma associação é definida com um relacionamento que descreve uma série de ligações, onde a ligação é definida como a semântica entre as duplas de objetos ligados.
II – Generalização: É um relacionamento de um elemento mais geral e outro mais específico. O elemento mais específico pode conter apenas informações adicionais. Uma instância (um objeto é uma instância de uma classe) do elemento mais específico pode ser usada onde o elemento mais geral seja permitido.
III – Dependência e Refinamentos: Dependência é um relacionamento entre elementos, um dependente de outro. Uma modificação é um elemento independente que afetará diretamente elementos dependentes do anterior. Refinamento é um relacionamento entre duas descrições de uma mesma entidade, mas em níveis diferentes de abstração.

Das afirmativas elencadas, está(ão) incorreta(s).

Tempo de simulado:

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