Simulado Web Designer – Conhecimentos Específicos

Esta profissão envolve a criação de scripts, banners, projetos, layouts e melhoramento da estrutura dos sites. A tarefa do web designer é a elaboração estética e funcional de um web site, deve ter a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como HTML/XHTML, Flash, JavaScript/DHTML, CSS etc. Além de ter conhecimento no uso de software de desenvolvimento voltado para a web. Preparamos este simulado no intuito de te ajudar a se preparar para Concursos.

Questão 1

O editor de imagens GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um software livre cujo formato padrão de seus arquivos é:

Questão 2

O sistema de arquivos do Ubuntu Linux possui uma estrutura hierárquica baseada em diretórios, sendo alguns deles com funções específicas. Um deles destina-se a armazenar bibliotecas de módulos compartilhados com frequência, enquanto que outro para armazenar os scripts de configuração e de inicialização. Esses diretórios são conhecidos, respectivamente, por:

Questão 3

Nos sistemas operacionais, entre os métodos de gerência de memória, dois são detalhados a seguir.

I. É um processo no qual o espaço de endereçamento virtual e o espaço de endereçamento real são divididos em blocos do mesmo tamanho, em que cada bloco virtual possui uma entrada na tabela, com informações que permitem ao sistema localizar o bloco real correspondente. Quando um programa é executado, os blocos virtuais são transferidos do HD para a memória principal e colocadas em frames.
II. É um procedimento no qual os programas são divididos em sub-rotinas e estruturas de dados, e depois são colocados na memória, em blocos de informações que possuem tamanhos diferentes com seu próprio espaço de endereçamento.

A diferença entre I e II é: o primeiro divide o programa em partes de tamanho fixo, sem qualquer ligação com a estrutura do programa, já o segundo permite uma relação entre a lógica do programa e sua divisão na memória. Os métodos I e II são denominados, respectivamente:

Questão 4

Assinale a opção incorreta relativa a características da biblioteca jQuery:

Questão 5

No contexto da modelagem dimensional, um depósito de dados digitais serve para armazenar informações detalhadas relativamente a uma empresa, criando e organizando relatórios por meio de históricos que são posteriormente utilizados pela empresa para ajudar na tomada de decisões. É orientado por assunto, integrado, não volátil, variável com o tempo, e empregado no apoio às decisões gerenciais.
Esse depósito de dados está diretamente relacionado ao seguinte conceito:

Questão 6

O Nautilus é um dos gerenciadores de pastas e arquivos utilizados no Ubuntu Linux, que disponibiliza aos usuários diversos atalhos de teclado capazes de agilizar a execução de funções importantes no ambiente gráfico. Nesse gerenciador, possuem os significados de colar e de selecionar tudo, respectivamente, os seguintes atalhos de teclado:

Questão 7

CSS é a abreviação para o termo em inglês Cascading Style Sheet, traduzido para o português como folhas de estilo em cascata. Sobre CSS, pode-se afirmar que:

I – As CSS têm por finalidade devolver à marcação HTML/XML o propósito inicial da linguagem.
II – Cabem às CSS todas as funções de apresentação de um documento, e essa é sua finalidade maior.
III – Uma regra CSS é composta de duas partes: o seletor e a declaração.

Das afirmativas apresentadas, está(ão) incorreta(s):

Questão 8

São duas siglas de formatos de imagens do tipo mapa de bits:

Questão 9

Um web designer utilizou o Photoshop para melhorar a aparência de uma imagem gerada por meio de câmera digital. Após utilizar os recursos do software, salvou o resultado da tarefa realizada no formato “default” do Photoshop, conhecido por:

Questão 10

No contexto da Computação Gráfica uma das mais poderosas ferramentas de animação é baseada em uma sequência de instruções, em linguagem interpretada, para controle de objetos e suas respectivas propriedades de animação, textura e comportamento. Um exemplo é conhecido pela sigla ASAS, que introduziu o conceito de ator, um elemento que tem suas próprias regras de animação. Os atores podem comunicar-se entre si e, então, sincronizar seus movimentos, de forma semelhante ao comportamento dos objetos, em linguagens orientadas a objeto. Essa ferramenta é conhecida como animação:

Tempo de simulado: