Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Técnico em Nutrição – Questões Teóricas

Simulado Técnico em Nutrição – Questões Teóricas

Técnico em Nutrição é uma ótima opção para quem quer trabalhar com gastronomia com promoção da saúde. O profissional pode trabalhar em escolas, hotéis, restaurantes ou empresas. Atribuições: Tem capacitação para administrar processos de controle de qualidade. Trabalhar coordenando cardápios de restaurantes, hotéis ou cozinhas industriais. Prestar assistência em instituições de educação alimentar ou supervisionar a higienização de alimentos. Passar orientações a respeito da higienização de alimentos, uniformes e estabelecimentos, entre outras atividades.
Revise tudo que já aprendeu respondendo este simulado com questões tiras de provas específicas.

Questão 1

Em seu serviço, um técnico em nutrição recebeu um lote de ovos para o preparo de cardápios. Durante a inspeção, ele observou que os ovos haviam sido transportados refrigerados e estavam com a casca fosca, íntegra e livre de sujidades.
Se considerar que os ovos estão adequados para o consumo, o técnico deverá providenciar a




Questão 2

Avalie, cm base na Política Nacional da Atenção Básica, se a Atenção Básica tem como fundamentos e diretrizes:

I. Ter território adstrito sobre o mesmo, de forma a permitir o planejamento, a programação centralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais sem impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde.
II. Possibilitar o acesso universal e descontínuo a serviços de saúde de qualidade e indefinidos, caracterizados como a porta de entrada fechada e preferencial da rede de atenção.
III. Adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a transversalidade do cuidado.

Assinale a alternativa correta.




Questão 3

Um dos principais microrganismos encontrados em alimentos é o Staphylococcus aureus. Esse microrganismo é predominantemente encontrado




Questão 4

Um homem velejou de férias, em alto-mar, por 90 dias. Os seus suprimentos alimentares não foram bem planejados, e, ao retornar da viagem, ele recebeu diagnóstico de escorbuto. Essa condição clínica foi desenvolvida pela deficiência de




Questão 5

“O SUS é constituído pela conjugação das ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde executados pelos entes federativos, de forma ____, mediante a participação ____ da iniciativa privada, sendo organizado de forma ____”.
(Art. 3º, Decreto n. 7.508/11)

As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:




Questão 6

Um campeonato de basquete será disputado por 15 equipes e cada uma jogará com cada uma das demais duas vezes. Esse campeonato terá então a seguinte quantidade de jogos:




Questão 7

Ao organizar as dietas brandas em um hospital, a técnica em nutrição foi orientada a não incluir vegetais folhosos crus no cardápio. Essa orientação se deve ao fato de esses vegetais serem ricos em




Questão 8

Rede de Atenção à Saúde é:




Questão 9

Avalie, com base no Art. 13 do Decreto n. 7.508/11, se para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, caberá aos entes federativos, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores:

I. Garantir a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde.
II. Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde.
III. Monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde.
IV. Ofertar regionalmente as ações e os serviços de saúde.

Estão corretos os itens:




Questão 10

Uma senhora de 72 anos foi ao médico e descobriu, após realização de exames e consulta, que está com osteoporose. Dentre outras as orientações, o médico recomendou que a paciente comesse mais dos alimentos:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado