Simulado Técnico em Nutrição – Questões Teóricas

Técnico em Nutrição é uma ótima opção para quem quer trabalhar com gastronomia com promoção da saúde. O profissional pode trabalhar em escolas, hotéis, restaurantes ou empresas. Atribuições: Tem capacitação para administrar processos de controle de qualidade. Trabalhar coordenando cardápios de restaurantes, hotéis ou cozinhas industriais. Prestar assistência em instituições de educação alimentar ou supervisionar a higienização de alimentos. Passar orientações a respeito da higienização de alimentos, uniformes e estabelecimentos, entre outras atividades.
Revise tudo que já aprendeu respondendo este simulado com questões tiras de provas específicas.

Questão 1

A técnica em Nutrição de um restaurante precisa organizar o preparo do cardápio do dia. Para o almoço, ela precisará separar cubas suficientes para que as diversas preparações sejam servidas. Dentre as receitas, está o arroz e a carne. Ela sabe que, nesse restaurante, o arroz apresenta fator de cocção igual a 2,0, já a carne, 0,8. Isso significa que , ao cozinhar 100 Kg de arroz e 100 Kg de carne, ela terá ao final, de arroz e de carne, respectivamente,




Questão 2

Avalie se, de acordo com o Art. 15 da Lei 8080/90, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, entre outras, as seguintes atribuições:

I. Definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde.
II. Administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde.
III. Acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais.
IV. Organização e coordenação do sistema de informação de saúde.

Estão corretos:




Questão 3

O setor de Nutrição e Dietética de um determinado hospital precisa realizar a previsão de gêneros para um cardápio para 100 pessoas, em que o prato principal será guisado de carne. Sabendo que o per capita de coxão duro para essa receita é de 120 g, e o indicador de parte comestível 1,10, a quantidade para compra, considerando uma margem de 10% é de




Questão 4

Tenho 43 anos e sou o mais velho de cinco irmãos. Nosso irmão mais novo tem 39 anos e todos temos idades diferentes.
A soma das idades dos meus quatro irmãos é igual a:




Questão 5

De um grupo de quatro homens e três mulheres será formada uma comissão com dois homens e duas mulheres. O número de diferentes comissões que podem ser formadas é igual a:




Questão 6

Em seu serviço, um técnico em nutrição recebeu um lote de ovos para o preparo de cardápios. Durante a inspeção, ele observou que os ovos haviam sido transportados refrigerados e estavam com a casca fosca, íntegra e livre de sujidades.
Se considerar que os ovos estão adequados para o consumo, o técnico deverá providenciar a




Questão 7

Alguns microrganismos, quando colocados em contato com determinado alimento ou bebida, transformam e modificam sua função, produzindo outro alimento que também será próprio para o consumo humano. O malte em contato com determinados microrganismos transforma-se em cerveja. Nesse caso, os principais microrganismos utilizados são




Questão 8

Um hospital maternidade passou por uma grande reforma, aumentando seu número de leitos e, consequentemente, houve aumento na demanda de produção do serviço de alimentação e nutrição. A fim de atender a Consolidação das Leis do Trabalho, surgiu a necessidade de adquirir um carrinho para transporte de material, visto que, a partir de então, haveria a necessidade de que seus funcionários, que são todos homens, carregassem individualmente, peso máximo acima do permitido, que é de




Questão 9

Na fórmula de cálculo do Índice de Massa Corporal utilizado em adultos, os seguintes parâmetros devem ser levados em consideração:




Questão 10

Uma senhora foi ao supermercado comprar biscoitos para seu neto e observou as seguintes informações nos rótulos de duas marcas diferentes:

Rótulo 1
Ingredientes: Farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, leite em pó, sal, fermento biológico, fermentos químicos: bicarbonato de sódio e fosfato monocálcico.

Rótulo 2
Ingredientes: Farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico, gordura vegetal, açúcar invertido, sal, amido, fermento biológico, açúcar, fermento químico bicarbonato de sódio (INS 500ii), melhoradores de farinha protease (INS 1101 i) e metabissulfito de sódio (IN S 223) e enzima xilanase.

Sobre os rótulos apresentados, leia as afirmativas abaixo.

I- Os biscoitos em questão podem ser considerados ricos em açúcares simples.
II- A farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico é o ingrediente em maior quantidade nos dois produtos.
III- O biscoito com o rótulo 1 é isento de lactose.
IV- O biscoito com o rótulo 2 contém carboidratos simples.

Estão corretas as afirmativas




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta