Simulado Técnico em Nutrição – Questões Teóricas

Técnico em Nutrição é uma ótima opção para quem quer trabalhar com gastronomia com promoção da saúde. O profissional pode trabalhar em escolas, hotéis, restaurantes ou empresas. Atribuições: Tem capacitação para administrar processos de controle de qualidade. Trabalhar coordenando cardápios de restaurantes, hotéis ou cozinhas industriais. Prestar assistência em instituições de educação alimentar ou supervisionar a higienização de alimentos. Passar orientações a respeito da higienização de alimentos, uniformes e estabelecimentos, entre outras atividades.
Revise tudo que já aprendeu respondendo este simulado com questões tiras de provas específicas.

Questão 1

Um paciente que está em dieta com restrição na consistência, recebeu em seu almoço: carne moída refogada, arroz de leite, caldo de feijão, e gelatina como sobremesa. A dieta oferecida se caracteriza, quanto à consistência, como dieta




Questão 2

Os pais de Ana, Beatriz e Célia estão reunidos. Sabe-se que:

I. Os pais se chamam Paulo, Conrado e Jaime.
II. Paulo não é pai de Ana.
III. Conrado é pai de Célia.

Nesse caso:




Questão 3

São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os seguintes serviços, EXCETO:




Questão 4

O técnico de nutrição de uma UAN ficou responsável por orientar os funcionários quanto à higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios. Nessa situação, foram repassadas as orientações abaixo.

I- A área de preparação do alimento deve ser higienizada apenas após o término do trabalho, a fim de impedir a contaminação dos alimentos por produtos saneantes.
II- Os utensílios utilizados na higienização de instalações devem ser higienizados antes de serem usados para higienização das partes dos equipamentos e utensílios que entrem em contato com o alimento.
III- Os funcionários responsáveis pela atividade de higienização das instalações sanitárias devem utilizar uniformes apropriados e diferenciados daqueles utilizados pelos funcionários que manipulam os alimentos.
IV- As operações de limpeza e, se for o caso, de desinfecção das instalações e equipamentos, quando não forem realizadas rotineiramente, devem ser registradas.

As orientações repassadas que estão de acordo com a RDC 216/2004 da ANVISA são




Questão 5

A recomendação nutricional para o tratamento da hipertrigliceridemia prevê que sejam evitados, entre outros, os seguintes alimentos, EXCETO UM, que é permitido. Assinale-o.




Questão 6

Em um grande hospital geral, um técnico de nutrição foi contratado para assumir, entre outras demandas da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), o controle e supervisão do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), a fim de evitar os acidentes em serviço. Para assumir essa função, é necessário que o técnico saiba que em uma UAN podem ser utilizados os seguintes EPI:




Questão 7

O técnico em nutrição e dietética de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) hospitalar deve separar os produtos que serão utilizados nas dietas restritas. Entre eles, o nutricionista solicita a utilização do pão que tenha maior proporção de ingredientes integrais.
O técnico encontrou quatro opções de pães integrais na despensa, que apresentam a seguinte descrição de ingredientes em seus rótulos:

Opção 1- farinha de trigo orgânica, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar mascavo, farinha de trigo integral, sal e fermento.
Opção 2- farinha de arroz orgânica, açúcar mascavo, centeio integral, farinha de trigo integral, sal e fermento.
Opção 3- centeio integral, farinha de trigo integral, farelo de aveia, óleo de girassol, germe de trigo, sal e fermento.
Opção 4- farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, farinha de trigo integral, óleo de girassol, sal e fermento.

Com base nas orientações recebidas pelo nutricionista e nas normas de rotulagem de alimentos, o técnico deve escolher a




Questão 8

O setor de Nutrição e Dietética de um determinado hospital precisa realizar a previsão de gêneros para um cardápio para 100 pessoas, em que o prato principal será guisado de carne. Sabendo que o per capita de coxão duro para essa receita é de 120 g, e o indicador de parte comestível 1,10, a quantidade para compra, considerando uma margem de 10% é de




Questão 9

Um campeonato de basquete será disputado por 15 equipes e cada uma jogará com cada uma das demais duas vezes. Esse campeonato terá então a seguinte quantidade de jogos:




Questão 10

Uma etapa a ser seguida após a implantação do Manual de Boas Práticas é:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado