Simulado Técnico em Agropecuária – Questões Teóricas

O Técnico em Agropecuária executa tarefas de caráter técnico relativas à organização, programação, controle assistência técnica e fiscalização dos trabalhos agropecuários. E também participa na execução e elaboração de programas e projetos desenvolvidos. As atribuições vão de fazer a análise e coleta de amostras, estudar as causas que dão origem aos surtos epidêmicos em animais, até a dedicação ao melhoramento genético dos animais e vegetais., selecionar matrizes e reprodutores e proceder a inseminação artificial e outros processos, controlar o manejo de distribuição de alimentos de origem vegetal e animal, participar na execução de programas e projetos de extensão rural. Além de treinar e orientar produtores pecuaristas, equipes de campo rurais e outros a respeito da agropecuária. Preparamos esse simulado com questões específicas que ja caíram em provas de Concursos.

Questão 1

Existem diversos antivírus disponíveis no mercado. Dois desses programas são:

Questão 2

Tendo em vista o potencial de produção e a extensão de área que ocupam os Latossolos, é de grande interesse estabelecer sistemas de manejo que não modifiquem o solo de forma a não comprometer a sua sustentabilidade. Nesse sentido, estudos avaliaram alterações em propriedades físicas e químicas de um Latossolo sob diferentes sistemas agrícolas na Zona da Mata mineira (Portugal et al. 2010). A pastagem mostra sinais de degradação, com considerável área de solo exposto (estimativa de 30 % do solo exposto). Com base na análise granulométrica, os solos das áreas de pastagem foram classificados como solos argilosos e apresentaram reduzida relação silte/ argila variando de 0,08 a 0,13 e com baixos valores de silte. Essas informações indicam

Questão 3

“É notório destacar que a qualidade da água para o processo de irrigação nem sempre é definida como perfeição. Muitas vezes, refere-se à sua salinidade com relação a quantidade total de sólidos dissolvidos, expressa em miligramas por litro, partes por milhão ou por meio de sua condutividade elétrica”.

BERNADO, Salassier; et.al. Manual de Irrigação. 8ª ed. Viçosa: Editora UFV, 2006.

Quanto às características que determinam a qualidade da água para irrigação, um dos parâmetros que se encaixa nas informações está em:

Questão 4

As espécies frutíferas podem ser enquadradas como culturas anuais, semiperenes ou perenes, dependendo da duração do ciclo de produção.
As opções a seguir apresentam culturas frutíferas perenes ou semiperenes, à exceção de uma. Assinale-a.

Questão 5

Em relação ao manejo do Bicho Mineiro no cafeeiro, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 6

A eimeriose é uma doença comum em pequenos ruminantes, causada por protozoários do gênero Eimeria e cuja transmissão se dá pela ingestão de oocistos esporulados pelos animais. Entre as medidas de controle e prevenção da eimeriose, é correto afirmar, EXCETO:

Questão 7

Assinale a alternativa em que todos os benefícios apresentados são verdadeiros.
A suplementação nutricional para animais em pastagens promove:

Questão 8

Com a análise de crescimento em plantas é possível acompanhar a dinâmica da produção vegetal com base em índices fisiológicos e bioquímicos. Para tanto, são realizadas diferentes medidas de crescimento ao longo do tempo. Um exemplo de medida de crescimento é

Questão 9

Em um sistema padrão IBM-PC, existe um tipo de memória que possui alta capacidade, podendo comportar grande quantidade de dados. O tipo de memória e sua aplicação típica são descritos por

Questão 10

Com base na caprinocultura, assinale a alternativa que corresponde a uma raça como boa alternativa para a produção de leite a pasto nos trópicos, e pode produzir de 2 a 4 kg de leite com 5 - 6% de gordura.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *