Simulado Comprador – Questões Teóricas

O Comprador atua na condução dos processos de compras de insumos, equipamentos, matéria prima, terceirização de serviços entre outros. Suas Principais atribuições são: Realizar negociação e cotação com fornecedores, acompanhar o fluxo para o cumprimento das condições negociadas e emitir pedidos.
Responda as questões tiradas de provas de Concursos. Veja e compartilhe seu resultado.

Questão 1

Segundo Meirelles (2015), a responsabilização e a punição dos servidores públicos por meios internos abrangem o processo administrativo disciplinar, que está sujeito a cinco princípios de observação constante.
Sobre esse tema, se a administração retardar a movimentação do processo administrativo ou dele se desinteressar, é CORRETO afirmar que está sendo infringido o princípio do(a):




Questão 2

Os casos de rescisão contratual, nos termos da Lei 8.666/93, deverão ser formalmente motivados nos autos do processo administrativo, assegurado ao contratado o direito ao contraditório e a ampla defesa.
São tipos de rescisão contratual previstos em Lei, EXCETO:




Questão 3

Segundo Meireles (2015), o sigilo da apresentação das propostas em um procedimento licitatório é consectário da igualdade entre os licitantes, pois ficaria em posição vantajosa o proponente que viesse a conhecer a proposta de seu concorrente antes da apresentação da sua.
Nesse contexto, com relação à documentação ou às propostas em um procedimento licitatório, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

Associe corretamente as funções administrativas:

I- Planejar;
II- Organizar;
III- Dirigir;
IV- Controlar.

( ) Definir padrões de desempenho, monitorar o desempenho, comparar o desempenho com os padrões estabelecidos e efetuar ação corretiva para assegurar os objetivos desejados;
( ) Agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais. Dividir o trabalho a ser feito, agrupar os órgãos e atividades em uma estrutura lógica (E.O), designar pessoas para a sua execução e coordenar os diferentes esforços;
( ) Definir Missão, Visão, Negócio, Objetivos e Metas. Determinar onde as coisas estão agora, desenvolver premissas sobre as condições futuras, identificar os meios para alcançar os objetivos e implementar os planos de ação e avaliar os resultados;
( ) Dirigir os esforços coletivos para um propósito comum, comunicar/negociar com as pessoas para obter consenso, orientar as pessoas e obter consonância, liderar as pessoas, motivar as pessoas.

Marque a sequência correspondente:




Questão 5

Sobre as principais Teorias Administrativas e seus Enfoques. Responda:
Qual é o enfoque da Teoria Clássica?




Questão 6

Os Princípios Básicos da Administração Pública, segundo Meireles (2015), estão consubstanciados em quatro regras de observância permanente e obrigatória para o bom administrador.
São Princípios da Administração Pública, EXCETO:




Questão 7

O controle da execução orçamentária esteve sempre centrado na eficiência e na eficácia dos gastos (despesa), e não na efetividade que os resultados dos programas produziam na sociedade.
O controle externo na administração pública está a cargo do:




Questão 8

A Lei 8.666/93, em seu Artigo 55, descreve quais são as cláusulas necessárias para um contrato administrativo.
Em consonância com essa Lei 8.666/93, são cláusulas necessárias em um contrato administrativo, EXCETO:




Questão 9

Segundo Meireles (2015), licitação é um procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato do seu interesse.
Considerando a licitação como procedimento administrativo, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 10

Em uma licitação na modalidade de pregão, nos termos da Lei 10.520/2002, qualquer licitante poderá apresentar recurso, após ter sido declarado o vencedor do certame.
Sobre as providências adotadas com relação aos recursos apresentados em um pregão, assinale a alternativa INCORRETA.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta