Simulado Comprador – Questões Teóricas

O Comprador atua na condução dos processos de compras de insumos, equipamentos, matéria prima, terceirização de serviços entre outros. Suas Principais atribuições são: Realizar negociação e cotação com fornecedores, acompanhar o fluxo para o cumprimento das condições negociadas e emitir pedidos.
Responda as questões tiradas de provas de Concursos. Veja e compartilhe seu resultado.

Questão 1

Segundo Meireles (2015), licitação é um procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato do seu interesse.
Considerando a licitação como procedimento administrativo, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 2

Segundo a Lei 8.666/93, é possível que se efetue aquisições de bens e de serviços com dispensa de licitação.
Nesse contexto, assinale a alternativa que descreve uma situação em que NÃO é possível se dispensar um procedimento licitatório.

Questão 3

Segundo a Lei 8.666/93, existem modalidades de licitação que podem ser utilizadas pela Administração.
Assinale a alternativa CORRETA que descreve todas as modalidades de licitação previstas em Lei.

Questão 4

Dos atos da Administração Pública decorrentes da aplicação da Lei 8.666/93 em relação aos recursos administrativos, poderão ser apresentados recursos, no prazo de 05 dias úteis, a contar da intimação do ato administrativo ou da lavratura da ata de reunião.
São casos em que cabe a apresentação de recursos administrativos previstos em Lei, EXCETO:

Questão 5

Trata-se do controle da administração pública cuja exigência constitucional é legal desde a instituição da Lei nº 4.320/1964. A Lei de Responsabilidade Fiscal reforça essa imposição legal aos administradores públicos, ao exigir que os relatórios de gestão fiscal devem ser assinados não só pela autoridade legal competente, mas também pelo responsável do controle interno. A qual tipo de controle da administração pública o presente texto se refere?

Questão 6

Os casos de rescisão contratual, nos termos da Lei 8.666/93, deverão ser formalmente motivados nos autos do processo administrativo, assegurado ao contratado o direito ao contraditório e a ampla defesa.
São tipos de rescisão contratual previstos em Lei, EXCETO:

Questão 7

Os Princípios Básicos da Administração Pública, segundo Meireles (2015), estão consubstanciados em quatro regras de observância permanente e obrigatória para o bom administrador.
São Princípios da Administração Pública, EXCETO:

Questão 8

Sobre as principais Teorias Administrativas e seus Enfoques. Responda:
Qual é o enfoque da Teoria Clássica?

Questão 9

Constituem-se como anexos a um edital de licitação, de acordo com a Lei 8.666/93, dele fazendo parte integrante vários documentos.
São documentos que se constituem em anexos a um edital de licitação, EXCETO:

Questão 10

A/O _________ e a/o ________, caracterizados pela transparência e pela participação da sociedade, constituem-se em uma das principais funções do ciclo de gestão na administração publica. Centrada não só na eficiência dos gastos, mas principalmente na efetividade dos resultados, a avaliação utiliza-se de indicadores sociais e econômicos que possibilitem medir a atuação da ação governamental, propondo ações corretivas quando for o caso, com a intenção de atender cada vez melhor às demandas da sociedade.
Marque a opção que preenche as lacunas acima corretamente:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *