Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Comprador – Questões Teóricas

Simulado Comprador – Questões Teóricas

O Comprador atua na condução dos processos de compras de insumos, equipamentos, matéria prima, terceirização de serviços entre outros. Suas Principais atribuições são: Realizar negociação e cotação com fornecedores, acompanhar o fluxo para o cumprimento das condições negociadas e emitir pedidos.
Responda as questões tiradas de provas de Concursos. Veja e compartilhe seu resultado.

Questão 1

Segundo a Lei 8.666/93, é possível que se efetue aquisições de bens e de serviços com dispensa de licitação.
Nesse contexto, assinale a alternativa que descreve uma situação em que NÃO é possível se dispensar um procedimento licitatório.




Questão 2

Segundo Meireles (2015), o sigilo da apresentação das propostas em um procedimento licitatório é consectário da igualdade entre os licitantes, pois ficaria em posição vantajosa o proponente que viesse a conhecer a proposta de seu concorrente antes da apresentação da sua.
Nesse contexto, com relação à documentação ou às propostas em um procedimento licitatório, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

Segundo Meirelles (2015), a responsabilização e a punição dos servidores públicos por meios internos abrangem o processo administrativo disciplinar, que está sujeito a cinco princípios de observação constante.
Sobre esse tema, se a administração retardar a movimentação do processo administrativo ou dele se desinteressar, é CORRETO afirmar que está sendo infringido o princípio do(a):




Questão 4

Sobre as principais Teorias Administrativas e seus Enfoques. Responda:
Qual é o enfoque da Teoria Clássica?




Questão 5

Dos atos da Administração Pública decorrentes da aplicação da Lei 8.666/93 em relação aos recursos administrativos, poderão ser apresentados recursos, no prazo de 05 dias úteis, a contar da intimação do ato administrativo ou da lavratura da ata de reunião.
São casos em que cabe a apresentação de recursos administrativos previstos em Lei, EXCETO:




Questão 6

Henry Mintzberg fez uma interessante pesquisa e verificou que as diversas atividades administrativas podem ser organizadas em dez papéis. Um papel é um conjunto de expectativas da organização a respeito do comportamento de uma pessoa. Cada papel representa atividades que os administradores conduzem para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Os dez papéis foram divididos em três categorias: interpessoal, informacional e decisória.
São papeis dentro da Categoria Interpessoal. Exceto:




Questão 7

Os casos de rescisão contratual, nos termos da Lei 8.666/93, deverão ser formalmente motivados nos autos do processo administrativo, assegurado ao contratado o direito ao contraditório e a ampla defesa.
São tipos de rescisão contratual previstos em Lei, EXCETO:




Questão 8

Na administração do Estado moderno, reforma administrativa burocrática trata-se:




Questão 9

Associe corretamente os conceitos de Informática abaixo e após marque a sequência correspondente:

I- Hardware;
II- Software;
III- Peopleware;
IV- Firmware.

( ) São os usuários;
( ) São as partes lógicas, os programas;
( ) São os dispositivos físicos, que podemos tocar;
( ) São programas armazenados em chip.




Questão 10

Segundo Meireles (2015), licitação é um procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato do seu interesse.
Considerando a licitação como procedimento administrativo, assinale a alternativa CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado