Simulado Técnico Desportivo – Questões Objetivas

Ensinar os princípios de técnica de ginástica, jogos e outras atividades esportivas. Suas principais atribuições são: Ensinar os princípios e regras técnicas de atividades desportivas, orientando a prática dessas atividades. Instruir atletas sobre os princípios e regras inerentes a cada uma das modalidades esportivas e encarregar-se do preparo físico dos atletas, entre outras. Preparamos algumas questões sobre o tema que caíram em Concursos Públicos, confira.

Questão 1

De acordo com Melo Neto (2013), o esporte também pode se apresentar como um produto institucional. Assinale abaixo a opção INCORRETA quanto às principais características do esporte como produto institucional.

Questão 2

Com um conjunto de atividades que visam aumentar, melhorar e ampliar a oferta do esporte como produto a torcedores e praticantes, Melo Neto (2013) afirma que o marketing esportivo assume características inovadoras como:

I - A dimensão lucrativa.

II - A dimensão emocional.

III - A dimensão funcional.

IV - A dimensão de serviços.

Marque a opção correta.

Questão 3

As atividades lúdicas estão ligadas a diferentes tipos de capacidades e movimentos decorrentes da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e circulações. Assinale a alternativa onde se encontra os três pontos de vista que podem ser analisados através da coordenação motora:

Questão 4

Segundo Santos et al (2023), o desmaio é definido como uma perda de consciência súbita e breve ocasionada principalmente pela privação temporária de oxigênio ou outro componente metabólico no cérebro. Analise os itens a respeito da providência a tomar diante desse caso.

I - Verificar a responsividade da vítima, checar se ela está respirando e disponibilizar álcool ou similar para aspirar.

II - Manter a vítima em local arejado, afastar os curiosos e afrouxar as roupas da vítima.

III - Deitar a vítima em uma superfície plana, de barriga pra cima e elevar as pernas aproximadamente 30 graus em relação ao restante do corpo.

IV - Lateralizar a cabeça da vítima com colar cervical e ligar para o serviço de emergência - SAMU 192 - se a vítima não retornar a consciência em até 10 minutos.

É correto afirmar que:

Questão 5

Soares et al (1992) expõem e discutem questões teórico-metodológicas da Educação Física, tomando-a como disciplina escolar que trata temas da cultura corporal. Nesse sentido, é correto afirmar que o esporte:

Questão 6

De acordo com o Código de Ética, são deveres e responsabilidades dos profissionais de Educação Física:

I. Manter-se atualizado a respeito dos conhecimentos técnicos, científicos e culturais, no sentido de prestar o melhor serviço e contribuir para o desenvolvimento da profissão.
II. Orientar seu cliente, apenas verbalmente, nunca por escrito, quanto ao seu estado e às atividades ou exercícios recomendados.
III. Assegurar a seus clientes um serviço profissional seguro, competente e atualizado, livre de danos decorrentes de imprudência ou negligência, exceto por imperícia, utilizando todo seu conhecimento, sua habilidade e sua experiência.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 7

No Handebol, as balizas devem ser colocadas no centro de cada linha de fundo, onde devem estar firmemente fixadas ao solo, ou às paredes atrás delas. Quais são as medidas interiores de Altura e Largura das balizas?

Questão 8

De acordo com as regras oficiais do Basquetebol, o MARCADOR E SEU AUXILIAR têm como função:

Questão 9

Segundo o Decreto nº 7.984/2013, analisar os itens abaixo:

I. A prática desportiva formal é regulada por normas nacionais e internacionais e por regras de prática desportiva de cada modalidade, aceitas pelas respectivas entidades nacionais de administração do desporto.
II. A prática desportiva não formal é caracterizada pela liberdade lúdica de seus praticantes.

Questão 10

Em conformidade com a Lei nº 9.615/1998, analisar os itens abaixo:

I. Considera-se competição profissional aquela promovida para obter renda e disputada por atletas profissionais, cuja remuneração decorra de contrato de trabalho desportivo.
II. Atletas e entidades de prática desportiva são livres para organizar a atividade profissional, qualquer que seja sua modalidade, respeitados os termos da Lei.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *