Simulado Psicopedagogo – Questões Teóricas

O psicopedagogo é um profissional que atua em diversos campos como escola, saúde e empresas. Ele está onde há relações sociais e, portanto, aprendizagem. O piscopedagogo auxiliará o grupo observando sua movimentação, com funcionam, como lidam com suas frustrações, como reagem ao erro etc.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Marque a alternativa que completa corretamente o texto:
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determina que, observadas as normas do respectivo sistema de ensino e de acordo com as diretrizes, os objetivos, as metas e as estratégias de implementação estabelecidos no Plano Nacional de Educação, a carga horária mínima anual no ensino médio deverá ser progressivamente ampliada para




Questão 2

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens do texto a seguir e marque a alternativa correta.

“O equilíbrio entre teoria e prática na abordagem curricular da formação para o trabalho. Isto implica o rompimento com a ideia de que o cidadão comum não pode participar e não tem acesso ao movimento científico e tecnológico. A instauração do novo modo de produção do conhecimento articula-se em torno do aumento da capacidade da sociedade como um todo para produzir e utilizar ciência e tecnologia, o que implica um maior compartilhamento do conhecimento e uma “reinvenção” das relações educativas”

(DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - Olgamir Francisco de Carvalho; Caetana Juracy Rezende Silva).

A instauração do novo modo de produção do conhecimento passa necessariamente por:

( ) Mudança dos modelos teóricos e pragmáticos na formação profissional;
( ) Mudança de abordagens didáticas no ensino;
( ) Mudança das relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade;
( ) Mudança do modo de abordagem dos campos de conhecimento;
( ) A percepção sobre a pluralidade do locus de formação;
( ) Mudança das representações entre ciência e tecnologia;
( ) Mudança na compreensão da função social da ciência e da tecnologia.




Questão 3

Leia o texto e assinale a alternativa que faz a afirmação correta. Segundo Vygotsky:

I- “O pensamento e a palavra não são ligados por um elo primário, mas, ao longo da evolução do pensamento e da fala, tem início uma conexão entre ambos, que se modifica e se desenvolve.”
II- “Os primeiros balbucios da criança são uma forma de comunicação sem pensamento.”
III- “Nos primeiros meses, na fase pré-intelectual, a função social da fala já é aparente: a criança tenta atrair a atenção do adulto por meio de sons variados.”
IV- “Por volta dos seis anos, a criança possui um pensamento pré-linguístico e uma linguagem pré- intelectual.”
V- “O desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, pelos instrumentos linguísticos do pensamento e pela experiência sociocultural da criança.”




Questão 4

O momento de diagnóstico para o psicopedagogo dará o suporte necessário para realizar os encaminhamentos necessários e interversões, segundo o autor Weiss, qual sequência diagnóstica devemos seguir?




Questão 5

“A ideia central na forma de organizar o espaço para a realização de atividades é que as mesmas sejam planejadas de acordo com a faixa etária das crianças, envolvendo atividades lúdicas, que levem em conta as diversas formas de linguagem: música, faz-de-conta, teatro, imitação, dança, desenhos, literatura, etc. Ao organizar o espaço, o educador deve levar em consideração todas as dimensões humanas potencializadoras nas crianças: o imaginário, o artístico, o lúdico, o afetivo e o cognitivo.”

(As Múltiplas Linguagens e a Apropriação do Conhecimento pela Criança na Educação Infantil - Autoras: Charlene Dayane Orioli Nunes e Jani Alves da Silva).

Conforme afirmam as autoras:

1. “A dança e a música representam grande estímulo à criança, aguçando sua sensibilidade, criatividade e desenvolvendo, ao mesmo tempo, a coordenação motora e suas emoções.”
2. “Por meio da manipulação de objetos e materiais artísticos, a criança tem a possibilidade de desenvolver sua criatividade e sua expressividade.”
3. “As brincadeiras de manipulação propiciam à criança a construção da linguagem escrita, bem como ampliar seu conhecimento.”

Sobre o texto, podemos afirmar que:




Questão 6

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as estratégias seguintes e aponte a alternativa correta.

( ) Desenvolver indicadores específicos de avaliação da qualidade da educação especial, bem como da qualidade da educação bilíngue para surdos.
( ) Disponibilizar os espaços físicos existentes para projetos extracurriculares ou realização de atividades culturais e esportivas, sob monitoramento de profissional especializado.
( ) Realizar pesquisa sobre a situação da infância e a demanda reprimida, na faixa etária de 0 (zero) a 3 (três) anos no município de Itapema.
( ) Selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras em prol da alfabetização.
( ) Estabelecer programa para formação de professores, especialmente nas áreas de Física, Química e Matemática.




Questão 7

A devolução psicopedagógica é uma comunicação verbal realizada pelo terapeuta, dos resultados obtidos por meio da investigação que se utilizou do diagnóstico para obter os resultados. Quais sujeitos devem estar presentes no momento desta:




Questão 8

As provas operatórias são bastante utilizadas durante o diagnóstico psicopedagógico, podemos afirmar que elas avaliam o nível de:




Questão 9

A psicopedagogia chegou ao Brasil aproximadamente na década de 70, entre os percussores deste estudo podemos destacar como um dos maiores contribuintes a (o):




Questão 10

O autor Jorge Visca, baseia a psicopedagogia numa “epistemologia convergente”, este termo corresponde a:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado