Simulado Psicopedagogo – Questões Teóricas

O psicopedagogo é um profissional que atua em diversos campos como escola, saúde e empresas. Ele está onde há relações sociais e, portanto, aprendizagem. O piscopedagogo auxiliará o grupo observando sua movimentação, com funcionam, como lidam com suas frustrações, como reagem ao erro etc. Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

A educação matemática é muito importante no processo de aprendizagem, contribuindo, EXCETO:

Questão 2

"A aprendizagem grupal se caracteriza pela interação e a comunicação entre os alunos, a partilha de ideias, os debates e as discussões em torno dos conteúdos propostos pelo professor"

(Coll, 2004, p. 89).

Qual o conceito da Psicopedagogia que se refere ao processo de aprendizagem que ocorre em um ambiente de grupo, com a interação entre os alunos, o professor e o conteúdo?

Questão 3

Seguindo a proposta de Sara Paín, Maria Lúcia Weiss reforça, em suas obras, importantes objetivos da intervenção psicopedagógica, quais sejam:

I. Conseguir que o sujeito seja “autor” de sua própria aprendizagem, tomando posse de seu processo de construção.

II. Conseguir que o paciente atenda às regras sem questioná-las, demonstrando disciplina e ordem.

III. Conseguir uma aprendizagem autônoma em relação à tarefa que vivencia no consultório, junto ao terapeuta.

IV. Possibilitar uma autovalorização, melhorando o seu autoconceito e autoestima que se apresentam rebaixados devido ao fracasso escolar e outras dificuldades.

Quais estão corretos?

Questão 4

"A área de estudo que investiga as relações entre as funções cerebrais e os processos cognitivos e afetivos é conhecida como neuropsicologia. Além disso, essa área de estudo também analisa os efeitos de lesões cerebrais em tais funções." (FONTES, 2014, p. 25).

Na neuropsicologia, as funções cerebrais estão relacionadas com quais processos?

Questão 5

Segundo Alícia Fernandez, pode-se observar uma particular modalidade de aprendizagem em cada indivíduo. É a maneira pessoal de aproximar-se do conhecimento. É como uma matriz, um molde, um esquema de operar que o indivíduo utiliza nas diferentes situações de aprendizagem. Tanto para o diagnóstico como para a orientação aos professores, observar a dinâmica da modalidade de aprendizagem trará subsídios para o planejamento institucional, das aulas e intervenções psicopedagógicas. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 6

“A ideia central na forma de organizar o espaço para a realização de atividades é que as mesmas sejam planejadas de acordo com a faixa etária das crianças, envolvendo atividades lúdicas, que levem em conta as diversas formas de linguagem: música, faz-de-conta, teatro, imitação, dança, desenhos, literatura, etc. Ao organizar o espaço, o educador deve levar em consideração todas as dimensões humanas potencializadoras nas crianças: o imaginário, o artístico, o lúdico, o afetivo e o cognitivo.”

(As Múltiplas Linguagens e a Apropriação do Conhecimento pela Criança na Educação Infantil - Autoras: Charlene Dayane Orioli Nunes e Jani Alves da Silva).

Conforme afirmam as autoras:

1. “A dança e a música representam grande estímulo à criança, aguçando sua sensibilidade, criatividade e desenvolvendo, ao mesmo tempo, a coordenação motora e suas emoções.”
2. “Por meio da manipulação de objetos e materiais artísticos, a criança tem a possibilidade de desenvolver sua criatividade e sua expressividade.”
3. “As brincadeiras de manipulação propiciam à criança a construção da linguagem escrita, bem como ampliar seu conhecimento.”

Sobre o texto, podemos afirmar que:

Questão 7

A devolução psicopedagógica é uma comunicação verbal realizada pelo terapeuta, dos resultados obtidos por meio da investigação que se utilizou do diagnóstico para obter os resultados. Quais sujeitos devem estar presentes no momento desta:

Questão 8

Uma das maiores contribuições de Lev Vygotsky para a educação foi o que ele denominou de zona de desenvolvimento proximal, desta forma assinale a alternativa correta enquanto o significado.

Questão 9

Embora Jorge Visca tenha alertado que sua proposta de sequência diagnóstica não é uma fórmula rígida e inalterável, sua aplicação foi citada como útil e habitual. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo apresenta a sequência correta com base na epistemologia convergente de Jorge Visca?

Questão 10

A Síndrome de Asperger, descrita por Hans Asperger em 1944, é caracterizada por.

Tempo de simulado: