Simulado Psicopedagogo – Questões Teóricas

O psicopedagogo é um profissional que atua em diversos campos como escola, saúde e empresas. Ele está onde há relações sociais e, portanto, aprendizagem. O piscopedagogo auxiliará o grupo observando sua movimentação, com funcionam, como lidam com suas frustrações, como reagem ao erro etc.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Leia o texto a seguir e, segundo o pensamento da autora, marque a alternativa correta.

“O contexto educacional em nosso país trás uma realidade ampla e polêmica quando falamos em
educação de qualidade e avaliação da aprendizagem, levando a uma reflexão de caráter argumentativo
propostos em nossas escolas de que ensinar é fácil, difícil é o aprender e saber avaliar.”

(AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS DIAS ATUAIS – Veronice da Silva Guedes, disponível em
http://www.revistaacademicaonline.com/products/avaliacao-da-aprendizagem-nos-dias-atuais).

I - “A Avaliação é um componente básico do processo de ensino, que tem por objetivo verificar e qualificar os resultados obtidos no decorrer desse processo. Suas características refletem a unidade dos objetivos, conteúdos e métodos utilizados pelo professor, bem como auxilia no desenvolvimento de capacidades e habilidades do educador e educando, possibilitando a revisão do plano de ensino, refletindo valores e expectativas do professor em relação aos alunos.”
II - “A avaliação também tem três funções pedagógicas: a função didática, a função de diagnóstico e a função de controle.”
III - “A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes.”
IV - “É formativa toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.”

Questão 2

"Ferramenta Pedagógica que traz informações sobre o conhecimento dos alunos no início de um processo de aprendizagem, sendo possível avaliar quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências". O fragmento descreve um dos principais tipos de avaliação escolar. Assinale a alternativa que corresponde aos princípios abordados no fragmento.

Questão 3

O momento de diagnóstico para o psicopedagogo dará o suporte necessário para realizar os encaminhamentos necessários e interversões, segundo o autor Weiss, qual sequência diagnóstica devemos seguir?

Questão 4

A educação matemática é muito importante no processo de aprendizagem, contribuindo, EXCETO:

Questão 5

Diante do acesso fácil à literatura e sob influência da Argentina, chega no Brasil a Psicopedagogia. Cursos com enfoque psicopedagógico e a Escola de Guatemala com uma visão social e política diante das dificuldades de aprendizagem escolar são criadas e inicia-se assim o trabalho preventivo da área (BOSSA, 2007). Considerando esse cenário brasileiro, estamos falando de qual década?

Questão 6

A intervenção psicopedagógica na escola considera, de acordo com Igea, B.D.R. (2005), as funções de coordenação e estímulo do conjunto das atividades orientadoras dos professores, assim como o aprofundamento ou a ampliação dessas atividades, transformando-se (o trabalho psicopedagógico), dessa forma, numa instância de:

Questão 7

Conforme fundamentos e diretrizes curriculares para a Educação Infantil são princípios norteadores dessa etapa de ensino, EXCETO:

Questão 8

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao pensamento, à linguagem, à alfabetização e ao letramento.

Questão 9

Considerado os princípios da Educação Inclusiva, julgue os itens a seguir:

I.Escola inclusiva é aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos.
II.Escola inclusiva reconhece e respeita a diversidade, respondendo a cada um dos alunos de acordo com suas potencialidades e necessidades.
III.Escola inclusiva tem por característica a plasticidade empática que contempla a diversidade do universo escolar.
IV.Na escola inclusiva o aluno se configura como um ser humano valorado e todos os esforços da comunidade escolar convergem para o desenvolvimento da autonomia e para o acesso efetivo à educação.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

“A ideia central na forma de organizar o espaço para a realização de atividades é que as mesmas sejam planejadas de acordo com a faixa etária das crianças, envolvendo atividades lúdicas, que levem em conta as diversas formas de linguagem: música, faz-de-conta, teatro, imitação, dança, desenhos, literatura, etc. Ao organizar o espaço, o educador deve levar em consideração todas as dimensões humanas potencializadoras nas crianças: o imaginário, o artístico, o lúdico, o afetivo e o cognitivo.”

(As Múltiplas Linguagens e a Apropriação do Conhecimento pela Criança na Educação Infantil - Autoras: Charlene Dayane Orioli Nunes e Jani Alves da Silva).

Conforme afirmam as autoras:

1. “A dança e a música representam grande estímulo à criança, aguçando sua sensibilidade, criatividade e desenvolvendo, ao mesmo tempo, a coordenação motora e suas emoções.”
2. “Por meio da manipulação de objetos e materiais artísticos, a criança tem a possibilidade de desenvolver sua criatividade e sua expressividade.”
3. “As brincadeiras de manipulação propiciam à criança a construção da linguagem escrita, bem como ampliar seu conhecimento.”

Sobre o texto, podemos afirmar que:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *