Simulado Psicopedagogo – Questões Teóricas

O psicopedagogo é um profissional que atua em diversos campos como escola, saúde e empresas. Ele está onde há relações sociais e, portanto, aprendizagem. O piscopedagogo auxiliará o grupo observando sua movimentação, com funcionam, como lidam com suas frustrações, como reagem ao erro etc. Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

A psicopedagogia é uma área de atuação interdisciplinar que se dedica ao estudo dos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Surgiu a partir dos anos 1960, quando se percebeu a necessidade de compreender e intervir nos problemas relacionados à aprendizagem. Segundo a psicopedagoga argentina Alicia Fernández, "a psicopedagogia nasceu do cruzamento da psicologia com a pedagogia, com a missão de estudar as dificuldades de aprendizagem e fornecer os meios para superá-las".

Qual é a principal diferença entre a psicopedagogia clínica e a institucional?

Questão 2

Leia o texto e assinale a alternativa verdadeira.
“Os fundamentos que orientam a Nação brasileira estão definidos constitucionalmente no artigo 1º da Constituição Federal, que trata dos princípios fundamentais da cidadania e da dignidade da pessoa humana, do pluralismo político, dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Nessas bases, assentam-se os objetivos nacionais e, por consequência, o projeto educacional brasileiro:

1. construir uma sociedade livre, justa e solidária;
2. garantir o desenvolvimento nacional;
3. erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
4. promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica – disponível em http://portal.mec.gov.br)

Questão 3

As provas operatórias são bastante utilizadas durante o diagnóstico psicopedagógico, podemos afirmar que elas avaliam o nível de:

Questão 4

O processo do diagnóstico psicopedagógico envolve fazer o levantamento e a articulação de vários conjuntos de dados, considerando a individualidade de cada sujeito, as queixas e as situações específicas, sendo que alguns conjuntos de dados poderão ter maior relevância do que outros. Contudo, a maior qualidade de validade do diagnóstico se dá diante da relação entre o profissional da psicopedagogia e o sujeito. De acordo com Weiss (1997), consideramos importante o exercício de:

Questão 5

"A intervenção psicopedagógica deve levar em conta as especificidades individuais do sujeito e suas condições de vida." - Jorge Visca

Visca, J. (1992). Cartas a un joven
psicopedagogo. Buenos Aires: Bonum.

A psicopedagogia institucional tem como foco de atuação:

Questão 6

Considerado os princípios da Educação Inclusiva, julgue os itens a seguir:

I.Escola inclusiva é aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos.
II.Escola inclusiva reconhece e respeita a diversidade, respondendo a cada um dos alunos de acordo com suas potencialidades e necessidades.
III.Escola inclusiva tem por característica a plasticidade empática que contempla a diversidade do universo escolar.
IV.Na escola inclusiva o aluno se configura como um ser humano valorado e todos os esforços da comunidade escolar convergem para o desenvolvimento da autonomia e para o acesso efetivo à educação.

Assinale a alternativa CORRETA.

Questão 7

São áreas de intervenção psicopedagógica os processos de ensino e de aprendizagem, a atenção à diversidade, a prevenção e desenvolvimento pessoal e a orientação acadêmica e profissional dos estudantes. Desta forma, de acordo com Igea, B.D.R. (2005), a psicopedagogia pretende sua atuação em qual ou quais âmbitos escolares?

Questão 8

Qual é a definição de dislexia na Psicopedagogia?

Questão 9

O comportamento humano é complexo e multifacetado, e compreendê-lo é essencial para a atuação do psicopedagogo em contextos educacionais. Qual é a abordagem terapêutica mais indicada para o tratamento de transtornos de comportamento em crianças e adolescentes?

Questão 10

Os obstáculos patológicos da aprendizagem, descritos nos estudos de Jorge Visca, são três, quais sejam:

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