Simulado Psicopedagogo – Questões Teóricas

O psicopedagogo é um profissional que atua em diversos campos como escola, saúde e empresas. Ele está onde há relações sociais e, portanto, aprendizagem. O piscopedagogo auxiliará o grupo observando sua movimentação, com funcionam, como lidam com suas frustrações, como reagem ao erro etc.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Leia o texto a seguir e, segundo o pensamento da autora, marque a alternativa correta.

“O contexto educacional em nosso país trás uma realidade ampla e polêmica quando falamos em
educação de qualidade e avaliação da aprendizagem, levando a uma reflexão de caráter argumentativo
propostos em nossas escolas de que ensinar é fácil, difícil é o aprender e saber avaliar.”

(AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS DIAS ATUAIS – Veronice da Silva Guedes, disponível em
http://www.revistaacademicaonline.com/products/avaliacao-da-aprendizagem-nos-dias-atuais).

I - “A Avaliação é um componente básico do processo de ensino, que tem por objetivo verificar e qualificar os resultados obtidos no decorrer desse processo. Suas características refletem a unidade dos objetivos, conteúdos e métodos utilizados pelo professor, bem como auxilia no desenvolvimento de capacidades e habilidades do educador e educando, possibilitando a revisão do plano de ensino, refletindo valores e expectativas do professor em relação aos alunos.”
II - “A avaliação também tem três funções pedagógicas: a função didática, a função de diagnóstico e a função de controle.”
III - “A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes.”
IV - “É formativa toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.”

Questão 2

O momento de diagnóstico para o psicopedagogo dará o suporte necessário para realizar os encaminhamentos necessários e interversões, segundo o autor Weiss, qual sequência diagnóstica devemos seguir?

Questão 3

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens do texto a seguir e marque a alternativa correta.

“O equilíbrio entre teoria e prática na abordagem curricular da formação para o trabalho. Isto implica o rompimento com a ideia de que o cidadão comum não pode participar e não tem acesso ao movimento científico e tecnológico. A instauração do novo modo de produção do conhecimento articula-se em torno do aumento da capacidade da sociedade como um todo para produzir e utilizar ciência e tecnologia, o que implica um maior compartilhamento do conhecimento e uma “reinvenção” das relações educativas”

(DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - Olgamir Francisco de Carvalho; Caetana Juracy Rezende Silva).

A instauração do novo modo de produção do conhecimento passa necessariamente por:

( ) Mudança dos modelos teóricos e pragmáticos na formação profissional;
( ) Mudança de abordagens didáticas no ensino;
( ) Mudança das relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade;
( ) Mudança do modo de abordagem dos campos de conhecimento;
( ) A percepção sobre a pluralidade do locus de formação;
( ) Mudança das representações entre ciência e tecnologia;
( ) Mudança na compreensão da função social da ciência e da tecnologia.

Questão 4

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as estratégias seguintes e aponte a alternativa correta.

( ) Desenvolver indicadores específicos de avaliação da qualidade da educação especial, bem como da qualidade da educação bilíngue para surdos.
( ) Disponibilizar os espaços físicos existentes para projetos extracurriculares ou realização de atividades culturais e esportivas, sob monitoramento de profissional especializado.
( ) Realizar pesquisa sobre a situação da infância e a demanda reprimida, na faixa etária de 0 (zero) a 3 (três) anos no município de Itapema.
( ) Selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras em prol da alfabetização.
( ) Estabelecer programa para formação de professores, especialmente nas áreas de Física, Química e Matemática.

Questão 5

O autor Jorge Visca, baseia a psicopedagogia numa “epistemologia convergente”, este termo corresponde a:

Questão 6

À luz da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as assertivas e assinale a correta.

Questão 7

“A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara Federal, aprovou
proposta que inclui no Código Penal o crime de intimidação vexatória (ou bullying).
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Assis do Couto (PT-PR), ao Projeto de Lei 1011/11,
do deputado Fábio Faria (PSD-RN). O projeto original falava em intimidação escolar, porém o relator
considera o termo intimidação vexatória mais abrangente.”

(Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias - acessado em 07/11/20160).

Segundo a proposta, podemos afirmar que não é correta a alternativa:

Questão 8

Leia o texto e assinale a alternativa que faz a afirmação correta. Segundo Vygotsky:

I- “O pensamento e a palavra não são ligados por um elo primário, mas, ao longo da evolução do pensamento e da fala, tem início uma conexão entre ambos, que se modifica e se desenvolve.”
II- “Os primeiros balbucios da criança são uma forma de comunicação sem pensamento.”
III- “Nos primeiros meses, na fase pré-intelectual, a função social da fala já é aparente: a criança tenta atrair a atenção do adulto por meio de sons variados.”
IV- “Por volta dos seis anos, a criança possui um pensamento pré-linguístico e uma linguagem pré- intelectual.”
V- “O desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem, pelos instrumentos linguísticos do pensamento e pela experiência sociocultural da criança.”

Questão 9

No que tange a Intervenções Psicopedagógicas no processo de ensino-aprendizagem, aponte alternativa verdadeira em relação aos itens.

I - “O psicopedagogo pode identificar fatores psicológicos, neurológicos, fonoaudiólogos, psicomotores, que poderão intervir na relação professor-aluno, família-escola”.
II - “O trabalho preventivo do psicopedagogo pretende evitar os problemas da aprendizagem, utilizando-se da investigação mais apreciada nesse processo global junto a instituição escolar, de seus processos didáticos e metodológicos etc.”
III - “A psicopedagogia procura estudar, explicar, diagnosticar e tratar dos problemas de aprendizagem, levando-se em consideração todos os aspectos formativos na vida do individuo.”
IV - O psicopedagogo “deve ter conhecimentos multidisciplinares, pois em um processo de avaliação diagnóstica, é necessário estabelecer e interpretar dados em várias áreas, dentre elas: auditiva e visual, motora, intelectual, cognitiva e emocional.”.

Questão 10

Leia as assertivas extraídas do texto CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO: O PAPEL DOS SÍMBOLOS TRADICIONAIS E DOS SÍMBOLOS VIRTUAIS (Mário Sérgio Vasconcelos):

1. Pesquisas e experiências nas áreas da Psicologia, Pedagogia, Neurologia e Sociologia vêm contribuindo para esclarecer vários aspectos sobre as relações entre a inteligência e a imaginação no mundo contemporâneo. Alguns destes aspectos têm implicações pedagógicas e podem orientar práticas que buscam valorizar o desenvolvimento humano.
2. A imaginação e a inteligência humana não são dons naturais de algumas pessoas que se dedicam á produção artística ou científica, mas processos que existem em todas as pessoas, construídos nas interações do indivíduo com o mundo.
3. Os primeiros atos de inteligência e as primeiras imagens mentais de uma pessoa “brotam” tendo por suporte suas estruturas biológicas reflexas e sensoriais, mas somente começam a transformar-se em pensamento e imaginação quando a criança interage com o ambiente físico, as pessoas, a linguagem e a cultura em que vive.
4. A inteligência e a imaginação, aos poucos, vão compondo a função criativa dos seres humanos. É um processo que se reflete na linguagem, nas brincadeiras, nos jogos concretos ou virtuais, nas imitações e nos desenhos reais ou visualizados na TV, computador, tablet, etc.

É correto afirmar que são verdadeiras as assertivas:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *