Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Psicopedagogo – Questões Teóricas

Simulado Psicopedagogo – Questões Teóricas

O psicopedagogo é um profissional que atua em diversos campos como escola, saúde e empresas. Ele está onde há relações sociais e, portanto, aprendizagem. O piscopedagogo auxiliará o grupo observando sua movimentação, com funcionam, como lidam com suas frustrações, como reagem ao erro etc.
Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

“A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara Federal, aprovou
proposta que inclui no Código Penal o crime de intimidação vexatória (ou bullying).
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Assis do Couto (PT-PR), ao Projeto de Lei 1011/11,
do deputado Fábio Faria (PSD-RN). O projeto original falava em intimidação escolar, porém o relator
considera o termo intimidação vexatória mais abrangente.”

(Fonte: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias - acessado em 07/11/20160).

Segundo a proposta, podemos afirmar que não é correta a alternativa:




Questão 2

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as estratégias seguintes e aponte a alternativa correta.

( ) Desenvolver indicadores específicos de avaliação da qualidade da educação especial, bem como da qualidade da educação bilíngue para surdos.
( ) Disponibilizar os espaços físicos existentes para projetos extracurriculares ou realização de atividades culturais e esportivas, sob monitoramento de profissional especializado.
( ) Realizar pesquisa sobre a situação da infância e a demanda reprimida, na faixa etária de 0 (zero) a 3 (três) anos no município de Itapema.
( ) Selecionar, certificar e divulgar tecnologias educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras em prol da alfabetização.
( ) Estabelecer programa para formação de professores, especialmente nas áreas de Física, Química e Matemática.




Questão 3

Leia o texto e assinale a alternativa verdadeira.
“Os fundamentos que orientam a Nação brasileira estão definidos constitucionalmente no artigo 1º da Constituição Federal, que trata dos princípios fundamentais da cidadania e da dignidade da pessoa humana, do pluralismo político, dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Nessas bases, assentam-se os objetivos nacionais e, por consequência, o projeto educacional brasileiro:

1. construir uma sociedade livre, justa e solidária;
2. garantir o desenvolvimento nacional;
3. erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
4. promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica – disponível em http://portal.mec.gov.br)




Questão 4

No que tange a Intervenções Psicopedagógicas no processo de ensino-aprendizagem, aponte alternativa verdadeira em relação aos itens.

I - “O psicopedagogo pode identificar fatores psicológicos, neurológicos, fonoaudiólogos, psicomotores, que poderão intervir na relação professor-aluno, família-escola”.
II - “O trabalho preventivo do psicopedagogo pretende evitar os problemas da aprendizagem, utilizando-se da investigação mais apreciada nesse processo global junto a instituição escolar, de seus processos didáticos e metodológicos etc.”
III - “A psicopedagogia procura estudar, explicar, diagnosticar e tratar dos problemas de aprendizagem, levando-se em consideração todos os aspectos formativos na vida do individuo.”
IV - O psicopedagogo “deve ter conhecimentos multidisciplinares, pois em um processo de avaliação diagnóstica, é necessário estabelecer e interpretar dados em várias áreas, dentre elas: auditiva e visual, motora, intelectual, cognitiva e emocional.”.




Questão 5

“A opção epistemológica do conhecimento é baseada na teoria sociointeracionista, fundamentada na teoria de Vygotsky, entre outras. Essa opção considera o conhecimento como uma representação de mundo” (A CONSTRUÇÃO INTERATIVA DO CONHECIMENTO - Prof. Vasco P. Moretto).
O autor resume essa visão em três ideias fundamentais:

I- Devemos supor a existência de um mundo exterior independente do observador, para levar em conta a atividade daquele que observa.
II- A realidade é construída (inventada) pelo sujeito cognoscente; ela não é um dado pronto para ser descoberto.
III- Os conhecimentos não são uma descrição da realidade dada, mas uma representação que dela construímos; construção esta cuja função é adaptativa, isto é, permite ao indivíduo prever regularidades e assim viver num mundo de limitações, representado pelo mundo das coisas.

Assinale a alternativa correta, segundo o pensamento do autor:




Questão 6

Marque a alternativa que completa corretamente o texto:
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determina que, observadas as normas do respectivo sistema de ensino e de acordo com as diretrizes, os objetivos, as metas e as estratégias de implementação estabelecidos no Plano Nacional de Educação, a carga horária mínima anual no ensino médio deverá ser progressivamente ampliada para




Questão 7

A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação infantil e do ensino fundamental, sendo sua prática facultativa ao aluno:

i- que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;
II- maior de quarenta e cinco anos de idade;
III- que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;
IV- amparado pelo Decreto-Lei nº 1.044/1969;
V- que tenha prole.

Não é correto o que se afirma




Questão 8

Leia o texto a seguir e, segundo o pensamento da autora, marque a alternativa correta.

“O contexto educacional em nosso país trás uma realidade ampla e polêmica quando falamos em
educação de qualidade e avaliação da aprendizagem, levando a uma reflexão de caráter argumentativo
propostos em nossas escolas de que ensinar é fácil, difícil é o aprender e saber avaliar.”

(AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS DIAS ATUAIS – Veronice da Silva Guedes, disponível em
http://www.revistaacademicaonline.com/products/avaliacao-da-aprendizagem-nos-dias-atuais).

I - “A Avaliação é um componente básico do processo de ensino, que tem por objetivo verificar e qualificar os resultados obtidos no decorrer desse processo. Suas características refletem a unidade dos objetivos, conteúdos e métodos utilizados pelo professor, bem como auxilia no desenvolvimento de capacidades e habilidades do educador e educando, possibilitando a revisão do plano de ensino, refletindo valores e expectativas do professor em relação aos alunos.”
II - “A avaliação também tem três funções pedagógicas: a função didática, a função de diagnóstico e a função de controle.”
III - “A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes.”
IV - “É formativa toda a avaliação que ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, que participa da regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo.”




Questão 9

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos (2014/2024). O Plano estabelece quatro grupos de metas. O primeiro grupo contempla metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais.
As alternativas apontam as metas do primeiro grupo, mas uma está incorreta, identifique-a.




Questão 10

À luz da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, analise as assertivas e assinale a correta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado