>

Simulado Psicopedagogo – Questões Teóricas

O psicopedagogo é um profissional que atua em diversos campos como escola, saúde e empresas. Ele está onde há relações sociais e, portanto, aprendizagem. O piscopedagogo auxiliará o grupo observando sua movimentação, com funcionam, como lidam com suas frustrações, como reagem ao erro etc. Faça o simulado e teste seus conhecimentos!

Questão 1

Em Relação às teorias do desenvolvimento e o processo de aprendizagem, é INCORRETO afirmar que em:

Questão 2

O momento de diagnóstico para o psicopedagogo dará o suporte necessário para realizar os encaminhamentos necessários e interversões, segundo o autor Weiss, qual sequência diagnóstica devemos seguir?

Questão 3

"A avaliação é um processo que nos permite compreender e modificar a realidade que nos cerca." - Lev Vygotsky Qual é o principal objetivo da avaliação psicopedagógica?

Questão 4

Com a necessidade de justificar as desigualdades sociais, concomitante ao surgimento dos problemas de aprendizagem, surge na Europa a psicopedagogia. Segundo Bossa (2007), ao longo do Século XIX, surgiram teorias relacionadas à ciência e a vertentes teóricas que enquadravam o homem dentro do esquema da evolução biológica e que aboliram as linhas divisórias das ciências naturais, humanas e sociais. É correto relacionar essa afirmativa à qual teoria?

Questão 5

Os transtornos de comportamento podem ter origem em diversos fatores, como genética, ambiente familiar, eventos estressantes e até mesmo questões neurológicas. Qual é o transtorno de comportamento caracterizado por desobediência, agressividade, falta de empatia e manipulação?

Questão 6

O processo do diagnóstico psicopedagógico envolve fazer o levantamento e a articulação de vários conjuntos de dados, considerando a individualidade de cada sujeito, as queixas e as situações específicas, sendo que alguns conjuntos de dados poderão ter maior relevância do que outros. Contudo, a maior qualidade de validade do diagnóstico se dá diante da relação entre o profissional da psicopedagogia e o sujeito. De acordo com Weiss (1997), consideramos importante o exercício de:

Questão 7

Diante do acesso fácil à literatura e sob influência da Argentina, chega no Brasil a Psicopedagogia. Cursos com enfoque psicopedagógico e a Escola de Guatemala com uma visão social e política diante das dificuldades de aprendizagem escolar são criadas e inicia-se assim o trabalho preventivo da área (BOSSA, 2007). Considerando esse cenário brasileiro, estamos falando de qual década?

Questão 8

Segundo Nádia Bossa e também outros autores que contribuíram para a sistematização histórica da Psicopedagogia no Brasil, é correto afirmar que:

Questão 9

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos (2014/2024). O Plano estabelece quatro grupos de metas. O primeiro grupo contempla metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais.
As alternativas apontam as metas do primeiro grupo, mas uma está incorreta, identifique-a.

Questão 10

Os obstáculos patológicos da aprendizagem, descritos nos estudos de Jorge Visca, são três, quais sejam:

Tempo de simulado: