Simulado Agente Comunitário de Saúde – Questões Objetivas

tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde.
Confira e se prepare para fazer Concursos com a gente. Abaixo questões específicas para o cargo.

Questão 1

Para o cumprimento da tarefa de promoção e proteção da saúde, o Sistema Único de Saúde se organiza de acordo com alguns princípios. Leia as alternativas e assinale a alternativa que corresponde a cada um dos princípios em sequência, de acordo com a Lei que regulamenta o SUS.

I. Todos os cidadãos têm direito à consulta, internações e tratamentos nos serviços de saúde, públicos ou privados, contratados pelo gestor do SUS.

II. Garante a oferta necessária aos indivíduos e à coletividade, independente das condições econômicas, da idade, do sexo, do local de moradia, aos serviços e ações de promoção à saúde, de prevenção de doenças, de tratamento e reabilitação.

III. Promove a justiça social canalizando maior atenção aos que mais necessitam, fazendo diferença das necessidades de cada um.

IV. O sistema de saúde se organiza em uma única direção, com um único gestor em cada esfera de governo.

V. Forma de organizar os serviços e ações de saúde de forma a atender as diferentes necessidades de saúde da população.

Questão 2

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), por exemplo diabete mellitus, é uma doença que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina (hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue), e com isso a pessoa adoece. Assinale o fator de risco da doença.

Questão 3

É uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente ao tossir, espirrar ou falar em voz alta. Quando estas gotículas são inaladas por pessoas sadias, provocam a infecção e o risco de desenvolver a doença. Esta doença é prevenida através da vacinação, sendo denominada de:

Questão 4

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, sendo atualmente uma doença mais frequente no Brasil, que atinge a população de todos os Estados, independente da classe social. Tendo a prevenção como principal mecanismo de controle da doença, as principais medidas educativas de interesse da comunidade são:

Questão 5

São consideradas atividades do Agente Comunitário de Saúde, na sua área de atuação, exceto o que consta em qual dos itens seguintes?

I - a utilização de instrumentos para diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade;
II - a promoção de ações de educação para a saúde individual e coletiva;
III - o registro, para fins exclusivos de controle e planejamento das ações de saúde, de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde;
IV - o estímulo à participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde;
V - a realização de visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família;
VI - prevenção e controle de doenças e promoção da saúde.

Questão 6

Para acompanhamento da puérpera e da criança, a Equipe de Atenção Primária à Saúde deverá realizar visita domiciliar na primeira semana após o parto e nascimento.

Questão 7

Atualmente a Dengue é uma das doenças mais frequentes no Brasil, atingindo a população de todos os Estados, independentemente de classe social. Sobre a doença, é INCORRETO afirmar que:

Questão 8

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das principais importâncias do aleitamento materno:

Questão 9

No que se refere ao diagnóstico da comunidade:

1. A coleta de dados é uma das etapas desse diagnóstico.
2. O diagnóstico se compõe de três momentos específicos: levantamento, análise e reflexão dos dados e priorização das necessidades.
3. Identifica os problemas, as causas e consequências e principais características da comunidade.

É verdadeiro o que se afirma

Questão 10

A implementação do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), em substituição ao Sistema de Informação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, trouxe avanços concretos no campo da informação em saúde. Assinale a alternativa incorreta sobre tais características:

Tempo de simulado:

23 comentários

  1. Fiz muitas questões deste simulado, fui aprovada em 1 lugar na minha região, meus agradecimentos, me ajudou muito. Caraguatatuba SP
  2. Fiz muitas questões deste simulado, fui aprovada em 1 lugar na minha região meus agradecimentos, me ajudou muito. Caraguatatuba SP
  3. Olá vou fazer a prova vc sabe me informar se as perguntas são as mesmas ou parecidas do simulado. Estou muito nervosa pois faço vários mas as vezes da branco e erro
    • Cassya, gestantes que fazem pré-natal não são consideradas em situação de risco. É o correto. A questão pede: Situação de risco que podem ser identificadas pelo ACS
  4. fabianamelissaaluara
    esse foi bom.
  5. fabianamelissaaluara
    #QT-1227 nao entendir
  6. #QT-1508 nao e ensino tecnico e ensino medio.
  7. Acertei todas alguém aqui está em grupo de estudos no Whatsapp ACS?
  8. vocês poderiam colocar questões diferentes pois elas repetem muito.Obrigado.
  9. Olá gostei muito do simulado se puder me enviar via email
  10. #QT-1520 gostaria que publicassem mais questões com as leis do Sus.
  11. Ja passei em dois processos seletivo estudando esses simulados. É otimo! Recomendo!
  12. #QT-1227 faltam duas alternativas nas respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *