Simulado Leiturista – Questões Teóricas

Ele trabalha em ambiente externo no dia a dia. O leiturista é o profissional que faz a leitura do consumo de energia, gás e água nas residências, também já faz a impressão da conta com a medição do consumo e entrega diretamente para o cliente.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

Em relação às caixas de proteção do hidrômetro e seu cavalete, analisar os itens abaixo:

I - A caixa embutida no muro do imóvel deverá ser dotada de portinhola inteiriça ou vazada, com dispositivo para receber cadeado padrão, devendo também permitir que se faça a leitura do hidrômetro sem ter que abrir a portinhola.
II - O cavalete, na parte da tubulação anterior ao hidrômetro, deverá obedecer a um aterramento com profundidade não inferior a 300cm e não superior a 400cm.
III - Quando o imóvel não possuir muro, seja frontal ou lateral, para construir a caixa de forma embutida, deverá ser construída caixa, em alvenaria, com o fim específico de abrigar o(s) hidrômetro(s) e seu(s) respectivo(s) cavalete(s).

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 2

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O hidrômetro _______________ é aquele cujo mecanismo é acionado pela ação da velocidade da água sobre um órgão móvel, que pode ser uma turbina, uma roda de palhetas, uma hélice etc. Esses hidrômetros são também chamados de hidrômetros de velocidade ou velocimétricos.

Questão 3

No que diz respeito ao posicionamento do cavalete no imóvel, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() Quando o imóvel possui, ou irá possuir muro frontal, recomenda-se que a caixa de proteção do hidrômetro fique paralela ao passeio, sobre o limite do lote e o passeio.

() No caso de não haver muro frontal, a caixa de proteção fica perpendicular ao passeio, instalado sobre o limite do lote e o lote vizinho, sendo que o centro do hidrômetro poderá ficar a uma distância máxima de 400mm do limite frontal do lote.

() No caso de possuir ou não muro frontal, recomendase que a instalação seja feita no lado direito do lote.

Questão 4

No que tange à instalação de hidrômetros, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
() O hidrômetro deve ser instalado na posição horizontal e sem inclinação para os lados.
() Em relação à seta indicadora do sentido de fluxo, a posição de instalação do hidrômetro é indiferente.
() Nos cavaletes, o hidrômetro deve ser lacrado ao conjunto “porca e tubete” em ambos os lados, quando de sua instalação.

Questão 5

Quanto à disposição final, em um sistema de esgotamento sanitário, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() Após o tratamento, os esgotos tratados podem ser lançados a um corpo de água receptor.

() Eventualmente, após o tratamento, os esgotos tratados podem ser aplicados ao solo.

() Os resíduos sólidos resultantes podem ser aplicados ao solo independentemente de sua composição.

Questão 6

Sobre o cavalete simples modelo galvanizado, analisar os itens abaixo:

I - Suas conexões devem ser em ferro maleável galvanizado.
II - Os tubetes e porcas para conexão do hidrômetro devem ser de liga de cobre.
III - A válvula de bloqueio deve ser do tipo válvula de esfera, em liga de cobre.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 7

No que diz respeito à medição e aos erros de indicação nos hidrômetros, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() Hidrômetros taquimétricos devem ser construídos e regulados para registros de volumes com erros permitidos na margem de 5% para mais ou 5% para menos no campo superior de medição.

() Hidrômetros taquimétricos devem ser construídos e regulados para registros de volumes com erros permitidos na margem de 2% para mais ou 2% para menos no campo inferior de medição (baixas vazões).

() Quando mal dimensionados, ou quando passam muito tempo sem sofrer manutenção, os hidrômetros começam a apresentar o que se chama de submedição.

Questão 8

Sobre a distribuição de água tratada, analisar a sentença abaixo:

É o conjunto de tubulações e equipamentos destinados a conduzir a água tratada aos diversos pontos de consumo da comunidade consumidora (1ª parte). É formada, basicamente, por malhas hidráulicas compostas por tubulações de adução, subadução, redes distribuidoras e ramais prediais, que juntos disponibilizam a água tratada na entrada do imóvel do consumidor (2ª parte). Está relacionada somente ao que diz respeito às Estações de Tratamento de Água (ETAs) (3ª parte).

A sentença está:

Questão 9

Considerando-se o sistema de abastecimento de água, sobre a medição e o fornecimento ao usuário, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() Micromedição é a medição da água quando chega ao ponto de consumo, passando por um medidor e ficando, a partir dali, disponível para utilização.
() O aparelho que mede a água chama-se barômetro.
() As instalações hidráulicas que permitem o fornecimento de água ao consumidor chamam-se ramal predial.

Questão 10

Tecnicamente, considerando-se algumas das etapas de um sistema de abastecimento de água, analisar os itens abaixo:

I - Entende-se por obras de captação o conjunto de estruturas e dispositivos construídos junto a um manancial com a finalidade de evitar a retirada de água bruta deste local. Existe apenas uma forma principal de captação, ou seja, captação de águas superficiais.
II - Adução de água bruta é o conjunto de canalizações e equipamentos (por exemplo, estação de bombeamento) destinados a conduzir água desde o ponto de captação até a unidade de tratamento.
III - Tratamento de água é o conjunto de processos físicos e químicos destinados a transformar água bruta, in natura, em água potável, adequando-a ao consumo humano e atendendo aos padrões legais de potabilidade.

Está(ão) CORRETO(S):

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *