Página Inicial » Ensino Fundamental » Simulado Leiturista – Questões Teóricas

Simulado Leiturista – Questões Teóricas

Ele trabalha em ambiente externo no dia a dia. O leiturista é o profissional que faz a leitura do consumo de energia, gás e água nas residências, também já faz a impressão da conta com a medição do consumo e entrega diretamente para o cliente.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

Considerando-se as informações contidas em uma fatura de água do SAMAE, é CORRETO afirmar que no campo “Grupo/Rota” há:




Questão 2

Tecnicamente, pode-se descrever um sistema de esgotamento sanitário como sendo formado pelas etapas de:

I - Coleta.
II - Afastamento e transporte.
III - Tratamento e disposição final de esgoto sanitário.

Está(ão) CORRETO(S):




Questão 3

No que tange à instalação de hidrômetros, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
() O hidrômetro deve ser instalado na posição horizontal e sem inclinação para os lados.
() Em relação à seta indicadora do sentido de fluxo, a posição de instalação do hidrômetro é indiferente.
() Nos cavaletes, o hidrômetro deve ser lacrado ao conjunto “porca e tubete” em ambos os lados, quando de sua instalação.




Questão 4

No que diz respeito à medição e aos erros de indicação nos hidrômetros, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() Hidrômetros taquimétricos devem ser construídos e regulados para registros de volumes com erros permitidos na margem de 5% para mais ou 5% para menos no campo superior de medição.

() Hidrômetros taquimétricos devem ser construídos e regulados para registros de volumes com erros permitidos na margem de 2% para mais ou 2% para menos no campo inferior de medição (baixas vazões).

() Quando mal dimensionados, ou quando passam muito tempo sem sofrer manutenção, os hidrômetros começam a apresentar o que se chama de submedição.




Questão 5

Quanto à disposição final, em um sistema de esgotamento sanitário, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() Após o tratamento, os esgotos tratados podem ser lançados a um corpo de água receptor.

() Eventualmente, após o tratamento, os esgotos tratados podem ser aplicados ao solo.

() Os resíduos sólidos resultantes podem ser aplicados ao solo independentemente de sua composição.




Questão 6

Considerando-se o papel do Leiturista nas atividades de saneamento, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() O cargo de Leiturista já foi chamado de Apontador.

() É o Leiturista que busca junto ao usuário do sistema a informação dos consumos, que permite a justa cobrança, formando a arrecadação, a qual é convertida novamente na produção de água com qualidade e quantidade necessárias ao suprimento humano e à manutenção da higiene e saúde.

() O Leiturista representa o SAMAE, ao apresentar-se mensalmente no domicílio do usuário, ouvindo suas reclamações ou indagações, resolvendo-as ou encaminhando a resolução às áreas específicas.




Questão 7

Sobre a distribuição de água tratada, analisar a sentença abaixo:

É o conjunto de tubulações e equipamentos destinados a conduzir a água tratada aos diversos pontos de consumo da comunidade consumidora (1ª parte). É formada, basicamente, por malhas hidráulicas compostas por tubulações de adução, subadução, redes distribuidoras e ramais prediais, que juntos disponibilizam a água tratada na entrada do imóvel do consumidor (2ª parte). Está relacionada somente ao que diz respeito às Estações de Tratamento de Água (ETAs) (3ª parte).

A sentença está:




Questão 8

Tecnicamente, considerando-se algumas das etapas de um sistema de abastecimento de água, analisar os itens abaixo:

I - Entende-se por obras de captação o conjunto de estruturas e dispositivos construídos junto a um manancial com a finalidade de evitar a retirada de água bruta deste local. Existe apenas uma forma principal de captação, ou seja, captação de águas superficiais.
II - Adução de água bruta é o conjunto de canalizações e equipamentos (por exemplo, estação de bombeamento) destinados a conduzir água desde o ponto de captação até a unidade de tratamento.
III - Tratamento de água é o conjunto de processos físicos e químicos destinados a transformar água bruta, in natura, em água potável, adequando-a ao consumo humano e atendendo aos padrões legais de potabilidade.

Está(ão) CORRETO(S):




Questão 9

Considerando-se os tipos de vazão em um hidrômetro, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

Vazão Máxima (Qmax): _______ vazão na qual o hidrômetro é exigido a funcionar num _______ período de tempo, dentro dos seus erros _______ admissíveis, e devendo manter seu desempenho metrológico, quando, posteriormente, voltar a ser empregado dentro de suas condições normais de trabalho. É expressa em _______.




Questão 10

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O hidrômetro _______________ é aquele cujo mecanismo é acionado pela ação da velocidade da água sobre um órgão móvel, que pode ser uma turbina, uma roda de palhetas, uma hélice etc. Esses hidrômetros são também chamados de hidrômetros de velocidade ou velocimétricos.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado