Simulado Leiturista – Questões Teóricas

Ele trabalha em ambiente externo no dia a dia. O leiturista é o profissional que faz a leitura do consumo de energia, gás e água nas residências, também já faz a impressão da conta com a medição do consumo e entrega diretamente para o cliente.
Responda as questões e verifique sua pontuação.

Questão 1

Considerando-se a importância da leitura dos hidrômetros e a fatura de água, assinalar a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA:

Questão 2

Considerando-se o sistema de abastecimento de água, sobre a medição e o fornecimento ao usuário, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() Micromedição é a medição da água quando chega ao ponto de consumo, passando por um medidor e ficando, a partir dali, disponível para utilização.
() O aparelho que mede a água chama-se barômetro.
() As instalações hidráulicas que permitem o fornecimento de água ao consumidor chamam-se ramal predial.

Questão 3

Considerando-se o papel do Leiturista nas atividades de saneamento, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() O cargo de Leiturista já foi chamado de Apontador.

() É o Leiturista que busca junto ao usuário do sistema a informação dos consumos, que permite a justa cobrança, formando a arrecadação, a qual é convertida novamente na produção de água com qualidade e quantidade necessárias ao suprimento humano e à manutenção da higiene e saúde.

() O Leiturista representa o SAMAE, ao apresentar-se mensalmente no domicílio do usuário, ouvindo suas reclamações ou indagações, resolvendo-as ou encaminhando a resolução às áreas específicas.

Questão 4

No que diz respeito às características do hidrômetro volumétrico, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() Possui câmaras internas, de capacidade conhecida, que se enchem e se esvaziam, sucessivamente, num processo contínuo, com a passagem de água.
() É bastante impreciso, por isso é pouco utilizado no Brasil.
() Devido à diferença de pressão antes e depois do hidrômetro, a água é forçada a passar, o que provoca o movimento giratório do êmbolo, movimento este que é transmitido ao mecanismo de medição.

Questão 5

Quanto à disposição final, em um sistema de esgotamento sanitário, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() Após o tratamento, os esgotos tratados podem ser lançados a um corpo de água receptor.

() Eventualmente, após o tratamento, os esgotos tratados podem ser aplicados ao solo.

() Os resíduos sólidos resultantes podem ser aplicados ao solo independentemente de sua composição.

Questão 6

Sobre os cavaletes simples com modelos em PVC e polipropileno, analisar os itens abaixo:

I - O modelo em PVC deve possuir conexões em PVC blindadas.
II - No modelo em PVC, o adaptador para ligar o cavalete ao ramal externo será em polipropileno.
III - No modelo em polipropileno o adaptador para ligar o cavalete ao ramal externo será em ferro maleável.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 7

No que diz respeito à medição e aos erros de indicação nos hidrômetros, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

() Hidrômetros taquimétricos devem ser construídos e regulados para registros de volumes com erros permitidos na margem de 5% para mais ou 5% para menos no campo superior de medição.

() Hidrômetros taquimétricos devem ser construídos e regulados para registros de volumes com erros permitidos na margem de 2% para mais ou 2% para menos no campo inferior de medição (baixas vazões).

() Quando mal dimensionados, ou quando passam muito tempo sem sofrer manutenção, os hidrômetros começam a apresentar o que se chama de submedição.

Questão 8

A numeração de hidrômetros segue uma série de determinações normativas. Analisar os itens abaixo supondo-se um hidrômetro com a seguinte numeração: A02L000001:

I - A letra A indica o fabricante do hidrômetro.
II - O número 02 indica o ano de fabricação do hidrômetro, neste caso, 2002.
III - A letra L indica a vazão nominal do hidrômetro.

Está(ão) CORRETO(S):

Questão 9

Considerando-se os tipos de vazão em um hidrômetro, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

Vazão Máxima (Qmax): _______ vazão na qual o hidrômetro é exigido a funcionar num _______ período de tempo, dentro dos seus erros _______ admissíveis, e devendo manter seu desempenho metrológico, quando, posteriormente, voltar a ser empregado dentro de suas condições normais de trabalho. É expressa em _______.

Questão 10

Em relação às caixas de proteção do hidrômetro e seu cavalete, analisar os itens abaixo:

I - A caixa embutida no muro do imóvel deverá ser dotada de portinhola inteiriça ou vazada, com dispositivo para receber cadeado padrão, devendo também permitir que se faça a leitura do hidrômetro sem ter que abrir a portinhola.
II - O cavalete, na parte da tubulação anterior ao hidrômetro, deverá obedecer a um aterramento com profundidade não inferior a 300cm e não superior a 400cm.
III - Quando o imóvel não possuir muro, seja frontal ou lateral, para construir a caixa de forma embutida, deverá ser construída caixa, em alvenaria, com o fim específico de abrigar o(s) hidrômetro(s) e seu(s) respectivo(s) cavalete(s).

Está(ão) CORRETO(S):

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *