Simulado Agente de Combate a Endemias – Questões Teóricas

Esses profissionais são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas e malária através do reforço das capacidades de intervenção no controlo de vectores associados a infecções, executa programas de vigilância sanitária.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Conforme as Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, do Ministério da Saúde, é considerada idosa a pessoa

Questão 2

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Qual alternativa não é correta?

Questão 3

A Diretora de uma escola de ensino fundamental providenciou a compra e instalação de bebedouros e, para garantir a qualidade da água aos alunos, pediu a uma empresa, especialista no ramo, que providenciasse a coleta e análise de amostra da água. Com relação às características químicas, detectou-se a presença de compostos nitrogenados, cuja existência indica

Questão 4

Uma zoonose causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que leva ao óbito praticamente 100% dos pacientes contaminados. A respeito desta doença, assinale a alternativa CORRETA:

Questão 5

O Controle Integrado da Malária, que envolve ações de controle dessa endemia em todos os níveis de atenção à saúde, precisa contar com profissionais de saúde bem capacitados. As Unidades Básicas de Saúde, as Equipes de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias, cada um dentro das suas competências, precisam estar qualificados para:

l - identificar casos suspeitos de malária;
lI - realizar ou providenciar a realização do diagnóstico precoce;
lII - instituir o tratamento adequado e imediato e/ou acompanhá-lo;
lV - desenvolver ações educativas e de mobilização social que possam garantir as medidas de controle individuais e coletivas, com impacto na melhoria das situações identificadas.

(Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Ações de controle de endemias: malária: manual para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002).

Lendo o texto, podemos concluir que é correto o que se afirma nos itens

Questão 6

Complete corretamente as lacunas de acordo com o disposto na Lei 8.080/90:

Entende-se por vigilância________________________________ um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de __________________________________individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de _________________________________ e controle das doenças ou agravos.

Questão 7

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda à questão.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é responsável, em âmbito nacional,

I por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis,
II pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis;
III pela saúde ambiental e do trabalhador;
IV pela análise de situação de saúde da população brasileira.

Dos itens relacionados quais são verdadeiros?

Questão 8

As atribuições do profissional Agente de Combate a Endemias estão regulamentadas pela *LEI 11.350, de 05 de Outubro de 2006:
Art. 4° “O Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado”.
Considerando, supracitado, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 9

Assinale a alternativa que não se refere às atribuições comuns a todos os profissionais das equipes de saúde da Atenção Básica/Saúde da Família:

Questão 10

Sobre notificação compulsória, podemos afirmar:

Questão 11

Moradores da Cidade de Belém informaram à imprensa local que estavam alarmados com a quantidade excessiva de caramujos nas ruas e terrenos baldios da cidade, pois já que esses moluscos estão relacionados com o aparecimento da Esquistossomose, doença conhecida também como “barriga d’água”, e assim pedem providências às autoridades competentes quanto ao controle desses organismos. No Brasil as espécies de caramujos envolvidas na disseminação dessa doença são

Questão 12

O Agente de Combate às Endemias, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado, tem como atribuição o exercício de atividades de

1- Vigilância de doenças;
2- Prevenção e Controle de doenças;
3- Promoção da saúde;
4- Participação em ações que fortaleçam o setor saúde.

Das atividades relacionadas nos itens de 1 a 4, qual não é atribuição do Agente de Combate às Endemias?

Questão 13

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda a questões.

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens a seguir e marque a alternativa correta. As funções da Secretaria de Vigilância em Saúde incluem, entre outras ações:

( ) coordenação de programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional;
( ) investigação de surtos de doenças;
( ) coordenação da rede nacional de laboratórios de saúde pública;
( ) gestão de sistemas de informação de mortalidade.

Questão 14

Hantavirose é uma enfermidade aguda, bastante grave, de distribuição universal, provocada por diferentes sorotipos de Hantavirus eliminados nas fezes, urina e saliva de roedores silvestres. Podemos afirmar que o período de incubação é de:

Questão 15

A vigilância epidemiológica requer ações que permitam conhecer o comportamento de doenças, como o sarampo, rubéola, meningite, dentre outras, de forma a evitar surtos.
Sobre o sarampo, não é correto o que se afirma na alternativa:

Questão 16

A hepatite traz um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. É correto afirmar que:

Questão 17

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Leia as assertivas e marque a incorreta.

Questão 18

Sr. Otávio, pai de cinco filhos casados, pediu que cada um contribuísse com um prato já pronto para a Ceia de Natal, haja vista que a sua esposa não estava bem de saúde para cozinhar. Assim, a Ceia foi composta por torta de frango, camarão fresco ao forno, peru e salgadinhos. Todos se deliciaram com as comidas maravilhosas. No dia seguinte, contudo, três netos do Sr. Otávio apresentaram diarreia, vômitos e dores abdominais, tendo sido atendidos na urgência do hospital da cidade. O caso foi comunicado ao Serviço de Vigilância Sanitária do Município que, após investigação e análise laboratorial de amostras das comidas, detectou que o camarão estava contaminado por uma bactéria comumente presente nas mãos e na garganta das pessoas, mesmo que elas não estejam doentes. Essa contaminação alimentar pode ser classificada como

Tempo de simulado:

3 comentários

  1. claudiney de souza cruz
    questões de facil entendimento,ajuda muito no desenvolvimento para concurso público.
  2. rita de cassia fraga
    As vezes fica difícil o entendimento das questões seguidos pelo nervosismo, e perguntas longas.
  3. Elaine Isaias da Silva
    Gostei dê todas às questões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *