Página Inicial » Ensino Fundamental » Simulado Agente de Combate a Endemias – Questões Teóricas

Simulado Agente de Combate a Endemias – Questões Teóricas

Esses profissionais são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas e malária através do reforço das capacidades de intervenção no controlo de vectores associados a infecções, executa programas de vigilância sanitária.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

O médico da Estratégia de Saúde da Família do Município de Barreirinhas, após o atendimento aos usuários no turno da manhã resolveu preencher as fichas das doenças de notificação compulsória obrigatória e detectou que dentre estas se encontravam 02 fichas de casos suspeitos de malária, com ocorrência na Região extra-Amazônica. Nesta situação, a notificação compulsória imediata da malária deverá ocorrer




Questão 2

Desde 2008, o Brasil é considerado o maior consumidor de agrotóxico do mundo. As quantidades arremessadas nas lavouras correspondem a cerca de 5,2 litros de veneno por habitante ao ano. No entanto, o Brasil representa apenas 5% da área agrícola entre os 20 maiores países produtores agrícolas do mundo, não justificando, portanto, o uso de tanto veneno na agricultura brasileira (www.brasildefato.com.br, 11/01/2013). Sobre os agrotóxicos, é correto afirmar que




Questão 3

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Qual alternativa não é correta?




Questão 4

A Toxoplasmose, também conhecida como “doença do gato”, é causada por um protozoário transmitido aos humanos por meio do consumo de carne de animais mal cozida, seja de bovinos, de suínos ou de cabras. Outro meio da transmissão da doença é a ingestão de oocistos eliminados pelas fezes de gatos infectados. Trata-se de medida de controle dessa doença:




Questão 5

Assinale a alternativa que apresenta um bom hábito alimentar para uma vida saudável:




Questão 6

Gestante, 6º mês de gestação, hipertensão arterial, compareceu ao setor de urgência de uma Unidade Básica de Saúde com suspeita de dengue, apresentando febre, cefaleia e sangramento de pele espontâneo (petéquias), e ausência de sinais de alarme. Com relação ao tratamento da dengue e levando em consideração o estadiamento da doença – grupo B, essa gestante deve ter acompanhamento em




Questão 7

O Agente de Combate às Endemias, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado, tem como atribuição o exercício de atividades de

1- Vigilância de doenças;
2- Prevenção e Controle de doenças;
3- Promoção da saúde;
4- Participação em ações que fortaleçam o setor saúde.

Das atividades relacionadas nos itens de 1 a 4, qual não é atribuição do Agente de Combate às Endemias?




Questão 8

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda à questão.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é responsável, em âmbito nacional,

I por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis,
II pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis;
III pela saúde ambiental e do trabalhador;
IV pela análise de situação de saúde da população brasileira.

Dos itens relacionados quais são verdadeiros?




Questão 9

Sobre notificação compulsória, podemos afirmar:




Questão 10

Marcela, 24 anos, recém-casada, ligou para sua mãe a fim de esclarecer sobre a organização de produtos e alimentos a serem conservados na geladeira: dois pratos de carne crua, um prato de torta de carne preparada e pronta para o consumo, um prato de carne assada de panela semipreparada, um prato de peixe frito semipreparado, uma lasanha semipronta e dois frangos crus. Seguindo as normas de armazenamento e conservação dos alimentos, sua mãe a orientou que acondicionasse os alimentos na geladeira da seguinte forma:




Questão 11

O Controle Integrado da Malária, que envolve ações de controle dessa endemia em todos os níveis de atenção à saúde, precisa contar com profissionais de saúde bem capacitados. As Unidades Básicas de Saúde, as Equipes de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias, cada um dentro das suas competências, precisam estar qualificados para:

l - identificar casos suspeitos de malária;
lI - realizar ou providenciar a realização do diagnóstico precoce;
lII - instituir o tratamento adequado e imediato e/ou acompanhá-lo;
lV - desenvolver ações educativas e de mobilização social que possam garantir as medidas de controle individuais e coletivas, com impacto na melhoria das situações identificadas.

(Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Ações de controle de endemias: malária: manual para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002).

Lendo o texto, podemos concluir que é correto o que se afirma nos itens




Questão 12

Complete corretamente as lacunas de acordo com o disposto na Lei 8.080/90:

Entende-se por vigilância________________________________ um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de __________________________________individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de _________________________________ e controle das doenças ou agravos.




Questão 13

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda a questões.

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens a seguir e marque a alternativa correta. As funções da Secretaria de Vigilância em Saúde incluem, entre outras ações:

( ) coordenação de programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional;
( ) investigação de surtos de doenças;
( ) coordenação da rede nacional de laboratórios de saúde pública;
( ) gestão de sistemas de informação de mortalidade.




Questão 14

Conforme as Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, do Ministério da Saúde, é considerada idosa a pessoa




Questão 15

Saneamento básico é o conjunto básico de medidas que preservam ou ajudam o meio ambiente, a fim de promover a saúde e prevenir doenças. Além de causar odores indesejados, ainda pode ocasionar em algumas doenças, tais como:




Questão 16

Qual é o modo de transmissão mais comum da leptospirose?




Questão 17

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Leia as assertivas e marque a incorreta.




Questão 18

A vigilância epidemiológica requer ações que permitam conhecer o comportamento de doenças, como o sarampo, rubéola, meningite, dentre outras, de forma a evitar surtos.
Sobre o sarampo, não é correto o que se afirma na alternativa:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado