Simulado Agente de Combate a Endemias – Questões Teóricas

Esses profissionais são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas e malária através do reforço das capacidades de intervenção no controlo de vectores associados a infecções, executa programas de vigilância sanitária.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Não se refere a uma doença transmissível:

Questão 2

O agente de endemias detectou que, em sua área de atuação, havia usuários com parasitoses adquiridas pelo contato direto da pele com o solo contaminado por larvas provenientes de fezes de homem doente. Naquela área, as condições para o destino dos dejetos eram precárias, favorecendo o aparecimento de doenças que reduzem a potencialidade do homem para o trabalho. Neste contexto, constituem aspectos de importância econômica, relacionados ao esgotamento sanitário

Questão 3

Conforme as Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, do Ministério da Saúde, é considerada idosa a pessoa

Questão 4

A vigilância epidemiológica requer ações que permitam conhecer o comportamento de doenças, como o sarampo, rubéola, meningite, dentre outras, de forma a evitar surtos.
Sobre o sarampo, não é correto o que se afirma na alternativa:

Questão 5

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Qual alternativa não é correta?

Questão 6

O Agente de Combate às Endemias, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado, tem como atribuição o exercício de atividades de

1- Vigilância de doenças;
2- Prevenção e Controle de doenças;
3- Promoção da saúde;
4- Participação em ações que fortaleçam o setor saúde.

Das atividades relacionadas nos itens de 1 a 4, qual não é atribuição do Agente de Combate às Endemias?

Questão 7

A Toxoplasmose, também conhecida como “doença do gato”, é causada por um protozoário transmitido aos humanos por meio do consumo de carne de animais mal cozida, seja de bovinos, de suínos ou de cabras. Outro meio da transmissão da doença é a ingestão de oocistos eliminados pelas fezes de gatos infectados. Trata-se de medida de controle dessa doença:

Questão 8

O Controle Integrado da Malária, que envolve ações de controle dessa endemia em todos os níveis de atenção à saúde, precisa contar com profissionais de saúde bem capacitados. As Unidades Básicas de Saúde, as Equipes de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias, cada um dentro das suas competências, precisam estar qualificados para:

l - identificar casos suspeitos de malária;
lI - realizar ou providenciar a realização do diagnóstico precoce;
lII - instituir o tratamento adequado e imediato e/ou acompanhá-lo;
lV - desenvolver ações educativas e de mobilização social que possam garantir as medidas de controle individuais e coletivas, com impacto na melhoria das situações identificadas.

(Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Ações de controle de endemias: malária: manual para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002).

Lendo o texto, podemos concluir que é correto o que se afirma nos itens

Questão 9

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda a questões.

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens a seguir e marque a alternativa correta. As funções da Secretaria de Vigilância em Saúde incluem, entre outras ações:

( ) coordenação de programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional;
( ) investigação de surtos de doenças;
( ) coordenação da rede nacional de laboratórios de saúde pública;
( ) gestão de sistemas de informação de mortalidade.

Questão 10

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda à questão.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é responsável, em âmbito nacional,

I por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis,
II pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis;
III pela saúde ambiental e do trabalhador;
IV pela análise de situação de saúde da população brasileira.

Dos itens relacionados quais são verdadeiros?

Questão 11

As atribuições do profissional Agente de Combate a Endemias estão regulamentadas pela *LEI 11.350, de 05 de Outubro de 2006:
Art. 4° “O Agente de Combate às Endemias tem como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado”.
Considerando, supracitado, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 12

Assinale a alternativa que não se refere às atribuições comuns a todos os profissionais das equipes de saúde da Atenção Básica/Saúde da Família:

Questão 13

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Leia as assertivas e marque a incorreta.

Questão 14

O Aedes aegypti é um inseto holometabólico, isto é, apresentam metamorfose completa em seu ciclo evolutivo. É correto afirmar, EXCETO:

Questão 15

A Vigilância entomológica, preconizada pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, apresenta como objetivo principal o monitoramento dos índices de infestação por Aedes aegypti. com o intuito de auxiliar na execução das ações apropriadas de eliminação dos criadouros de mosquitos. São ações desse subcomponente

Questão 16

Marcela, 24 anos, recém-casada, ligou para sua mãe a fim de esclarecer sobre a organização de produtos e alimentos a serem conservados na geladeira: dois pratos de carne crua, um prato de torta de carne preparada e pronta para o consumo, um prato de carne assada de panela semipreparada, um prato de peixe frito semipreparado, uma lasanha semipronta e dois frangos crus. Seguindo as normas de armazenamento e conservação dos alimentos, sua mãe a orientou que acondicionasse os alimentos na geladeira da seguinte forma:

Questão 17

A fiscalização da Vigilância Sanitária deve ocorrer em:

I - clubes;
II - escolas;
III - restaurantes.

Dos itens acima:

Questão 18

Segundo o Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica constitui um conjunto de ações que permite o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer modificação nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual, e tem como finalidade

Tempo de simulado:

um comentário

  1. claudiney de souza cruz
    questões de facil entendimento,ajuda muito no desenvolvimento para concurso público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *