Simulado Agente de Combate a Endemias – Questões Teóricas

Esses profissionais são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas e malária através do reforço das capacidades de intervenção no controlo de vectores associados a infecções, executa programas de vigilância sanitária. Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Uma zoonose causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que leva ao óbito praticamente 100% dos pacientes contaminados. A respeito desta doença, assinale a alternativa CORRETA:

Questão 2

O médico da Estratégia de Saúde da Família do Município de Barreirinhas, após o atendimento aos usuários no turno da manhã resolveu preencher as fichas das doenças de notificação compulsória obrigatória e detectou que dentre estas se encontravam 02 fichas de casos suspeitos de malária, com ocorrência na Região extra-Amazônica. Nesta situação, a notificação compulsória imediata da malária deverá ocorrer

Questão 3

Conforme as Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, do Ministério da Saúde, é considerada idosa a pessoa

Questão 4

O Controle Integrado da Malária, que envolve ações de controle dessa endemia em todos os níveis de atenção à saúde, precisa contar com profissionais de saúde bem capacitados. As Unidades Básicas de Saúde, as Equipes de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias, cada um dentro das suas competências, precisam estar qualificados para:

l - identificar casos suspeitos de malária;
lI - realizar ou providenciar a realização do diagnóstico precoce;
lII - instituir o tratamento adequado e imediato e/ou acompanhá-lo;
lV - desenvolver ações educativas e de mobilização social que possam garantir as medidas de controle individuais e coletivas, com impacto na melhoria das situações identificadas.

(Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Ações de controle de endemias: malária: manual para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002).

Lendo o texto, podemos concluir que é correto o que se afirma nos itens

Questão 5

Com base nas disposições legais acerca das atividades do Agente de Combate a Endemias, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Uma das atividades típicas do Agente de Combate às Endemias, em sua área geográfica de atuação é a realização de ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e coleta de reservatórios de doenças.

( ) O Agente de Combate às Endemias poderá participar, mediante treinamento adequado, da execução, da coordenação ou da supervisão das ações de vigilância epidemiológica e ambiental.

( ) Entre as atividades dos Agentes de Combate a Endemias está desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde.

As afirmativas são, respectivamente,

Questão 6

No local de trabalho, você identifica que uma pessoa apresenta sinais de desmaio, como palidez e tontura. Nesse caso, entre as seguintes, a ação de primeiros socorros mais apropriada para ajudar a evitar o desmaio é:

Questão 7

Caracterizada como uma doença febril aguda, não contagiosa, a Febre Amarela tem como principal vetor na transmissão urbana o Aedes aegypti. Além de vetor transmissor da Malária, os mosquitos além de vetores, são também reservatórios do vírus. Sobre a cadeia de transmissão da Malária é correto afirmar que:

Questão 8

A exposição ao vírus da raiva ocorre por meio de acidentes causados por animais contaminados; esses acidentes podem ser classificados como leves e graves.

São classificadas(os) como acidente leve:

Questão 9

Um Agente de Combate a Endemias que manipula inseticidas e os equipamentos necessários à sua aplicação está mais exposto a riscos

Questão 10

A febre amarela é uma doença febril aguda causada pelo vírus Flavivírus, conhecido como vírus da febre amarela, que é transmitido ao homem através de vetores. Após a picada do mosquito infectado, o período de encubação é de:

Tempo de simulado: