Página Inicial » Ensino Fundamental » Simulado Agente de Combate a Endemias – Questões Teóricas

Simulado Agente de Combate a Endemias – Questões Teóricas

Esses profissionais são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas e malária através do reforço das capacidades de intervenção no controlo de vectores associados a infecções, executa programas de vigilância sanitária.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Sobre a febre amarela:

I- A febre amarela é uma arbovirose, sendo uma causa importante de morbidade e alta letalidade. Ocorre mais nas Américas do Sul e Central, além de alguns países da África.
II- A doença apresenta-se sob duas formas epidemiologicamente distintas: febre amarela silvestre e febre amarela urbana. As diferenças entre elas se referem à localização geográfica, espécie vetorial e tipo de hospedeiro.
III- A transmissão da febre amarela urbana é através da picada do mosquito Aedes aegypti. A prevenção deve ser feita evitando sua disseminação.
IV- Sendo uma vacina viva, alguns grupos etários precisam tomar precauções específicas, como as pessoas com 60 anos ou mais.
V- Em casos que evoluem para a cura, a infecção confere imunidade duradoura. Isso quer dizer que se tem febre amarela uma vez na vida.

A alternativa correta é:




Questão 2

O Agente de Combate às Endemias, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado, tem como atribuição o exercício de atividades de

1- Vigilância de doenças;
2- Prevenção e Controle de doenças;
3- Promoção da saúde;
4- Participação em ações que fortaleçam o setor saúde.

Das atividades relacionadas nos itens de 1 a 4, qual não é atribuição do Agente de Combate às Endemias?




Questão 3

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Leia as assertivas e marque a incorreta.




Questão 4

O Controle Integrado da Malária, que envolve ações de controle dessa endemia em todos os níveis de atenção à saúde, precisa contar com profissionais de saúde bem capacitados. As Unidades Básicas de Saúde, as Equipes de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias, cada um dentro das suas competências, precisam estar qualificados para:

l - identificar casos suspeitos de malária;
lI - realizar ou providenciar a realização do diagnóstico precoce;
lII - instituir o tratamento adequado e imediato e/ou acompanhá-lo;
lV - desenvolver ações educativas e de mobilização social que possam garantir as medidas de controle individuais e coletivas, com impacto na melhoria das situações identificadas.

(Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Ações de controle de endemias: malária: manual para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002).

Lendo o texto, podemos concluir que é correto o que se afirma nos itens




Questão 5

Analise as proposições abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) A doença do Zika vírus é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
( ) Os sintomas mais comuns do Zica vírus são febre baixa, dores leves nas articulações, coceira e vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas costumam ter duração de 2 a 7 dias.
( ) O Zica vírus pode ser transmito através de relação sexual de uma pessoa com Zica para os seus parceiros ou parceiras, mesmo que a pessoa infectada não apresente os sintomas da doença.
( ) Uma gestante não pode transmitir o ZKV para o feto durante a gravidez e essa forma de transmissão não está relacionada à ocorrência de microcefalia e outros defeitos cerebrais graves do feto.
( ) O Zica vírus tem uma evolução benigna e demora cerca de quatro dias entre a infecção e a manifestação dos primeiros sintomas.




Questão 6

Assinale a alternativa que apresenta um bom hábito alimentar para uma vida saudável:




Questão 7

Hantavirose é uma enfermidade aguda, bastante grave, de distribuição universal, provocada por diferentes sorotipos de Hantavirus eliminados nas fezes, urina e saliva de roedores silvestres. Podemos afirmar que o período de incubação é de:




Questão 8

O Secretário de Urbanismo da Cidade de Urucum, com o intuito de organizar a coleta dos resíduos sólidos domiciliares, determinou que a coleta fosse realizada no horário noturno. As donas de casa protestaram contra a ideia, argumentando que a coleta noturna apresenta as seguintes desvantagens:




Questão 9

A vigilância epidemiológica requer ações que permitam conhecer o comportamento de doenças, como o sarampo, rubéola, meningite, dentre outras, de forma a evitar surtos.
Sobre o sarampo, não é correto o que se afirma na alternativa:




Questão 10

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Qual alternativa não é correta?




Questão 11

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda a questões.

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens a seguir e marque a alternativa correta. As funções da Secretaria de Vigilância em Saúde incluem, entre outras ações:

( ) coordenação de programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional;
( ) investigação de surtos de doenças;
( ) coordenação da rede nacional de laboratórios de saúde pública;
( ) gestão de sistemas de informação de mortalidade.




Questão 12

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda à questão.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é responsável, em âmbito nacional,

I por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis,
II pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis;
III pela saúde ambiental e do trabalhador;
IV pela análise de situação de saúde da população brasileira.

Dos itens relacionados quais são verdadeiros?




Questão 13

A febre amarela é uma doença febril aguda causada pelo vírus Flavivírus, conhecido como vírus da febre amarela, que é transmitido ao homem através de vetores. Após a picada do mosquito infectado, o período de encubação é de:




Questão 14

Com base na Lei Federal 11.350/06, o Agente de Combate às Endemias deverá preencher os seguintes requisitos para o exercício da atividade:

I - haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada.
II - haver concluído o ensino fundamental.

Dos itens acima:




Questão 15

As possíveis vias de transmissão das hepatites virais B e C, EXCETO:




Questão 16

O médico da Estratégia de Saúde da Família do Município de Barreirinhas, após o atendimento aos usuários no turno da manhã resolveu preencher as fichas das doenças de notificação compulsória obrigatória e detectou que dentre estas se encontravam 02 fichas de casos suspeitos de malária, com ocorrência na Região extra-Amazônica. Nesta situação, a notificação compulsória imediata da malária deverá ocorrer




Questão 17

O Aedes aegypti é um inseto holometabólico, isto é, apresentam metamorfose completa em seu ciclo evolutivo. É correto afirmar, EXCETO:




Questão 18

Conforme as Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, do Ministério da Saúde, é considerada idosa a pessoa




Tempo de simulado:

Comentar Simulado