Simulado Agente de Combate a Endemias – Questões Teóricas

Esses profissionais são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas e malária através do reforço das capacidades de intervenção no controlo de vectores associados a infecções, executa programas de vigilância sanitária. Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou a existência de três casos de malária em Goiânia e apesar da cidade não ser considerada uma área de contato, o órgão apura se existe algum foco da doença na região sudeste da capital, uma vez que todos os contaminados moram nesta região. A malária é transmitida pelo mosquito Anófeles, que é muito parecido com o pernilongo (g1.globo.com/goias, em 21/10/2014). No sentido de controlar a doença em Goiânia, a Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS solicitou a medição dos indicadores entomológicos começando pela Densidade anofélica, a qual se refere à

Questão 2

Uma idosa, 63 anos, foi ao supermercado para realizar a compra mensal e observou que na prateleira havia um leite líquido em caixa enriquecido com soja. Ela ficou muito interessada naquele produto, pois já ouvira falar que a soja, além de ser rica em proteínas, reduz o colesterol. Para uma escolha consciente, a idosa procurou no rótulo as informações sobre o produto. Constituem informações obrigatórias nos rótulos de todo produto alimentar industrializado:

Questão 3

O reforço com a vacina COVID-19 bivalente é recomendado para todas as pessoas a partir dos

Questão 4

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda à questão.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é responsável, em âmbito nacional,

I por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis,
II pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis;
III pela saúde ambiental e do trabalhador;
IV pela análise de situação de saúde da população brasileira.

Dos itens relacionados quais são verdadeiros?

Questão 5

No Brasil, a malária detém grande importância epidemiológica devido a sua gravidade e alto poder de disseminação, principalmente em áreas de clima favorável ao vetor da doença. Causada por protozoários do gênero Plasmodium, seus sintomas são caracterizados de acordo com a espécie de parasito infectante. Sobre o parasito causador da doença é correto afirmar que:

Questão 6

Acerca dos acidentes com escorpiões, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O escorpião-amarelo (T. serrulatus), representa a espécie de maior preocupação em função da ampla distribuição em todas as macrorregiões do país e do maior potencial de gravidade do envenenamento.

( ) Um acidente escorpiônico cujas manifestações clínicas limitam-se a dor e parestesia local é classificado como leve .

( ) Deve-se fazer a limpeza do local com álcool a 70% e aplicar compressas geladas a cada 30 minutos.

As afirmativas são, respectivamente,

Questão 7

Para que o tratamento da Hanseníse Multibacilar seja considerado concluído o paciente precisa completar

Questão 8

ADoença de Chagas é transmitida para seres humanos pelo Trypanosoma cruzi por meio de um vetor, os triatomíneos, e a transmissibilidade é dada de forma transfusional, gestação, transplante de órgãos, alimentos contaminados ou de forma acidental. Sobre o vetor e a transmissão da Doença de Chagas é correto afirmar que:

Questão 9

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue. Seu ciclo de vida é dividido em 4 fases: Ovo, larva, pupa e mosquito. Seus ovos medem, aproximadamente, 1mm de comprimento e contorno alongado e fusiforme. São depositados pela fêmea, individualmente, nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouro, próximo à superfície da água. No momento da postura os ovos são brancos, mas, rapidamente, adquirem a cor negra brilhante. Uma vez completado o desenvolvimento embrionário, qual o período máximo que os ovos podem levar para eclodir:

Questão 10

A leptospirose é uma doença infectocontagiosa de ocorrência mundial, causada por uma bactéria chamada Leptospira, que é transmitida por animais de diferentes espécies (roedores, suínos, caninos, bovinos) para os seres humanos. Esse microorganismo pode sobreviver nos rins dos animais infectados sem provocar nenhum sintoma e, no meio ambiente, depois de ter sido excretado pela urina.
Assinale a alternativa INCORRETA:

Tempo de simulado: