Simulado Agente de Combate a Endemias – Questões Teóricas

Esses profissionais são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas e malária através do reforço das capacidades de intervenção no controlo de vectores associados a infecções, executa programas de vigilância sanitária.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Sr. Otávio, pai de cinco filhos casados, pediu que cada um contribuísse com um prato já pronto para a Ceia de Natal, haja vista que a sua esposa não estava bem de saúde para cozinhar. Assim, a Ceia foi composta por torta de frango, camarão fresco ao forno, peru e salgadinhos. Todos se deliciaram com as comidas maravilhosas. No dia seguinte, contudo, três netos do Sr. Otávio apresentaram diarreia, vômitos e dores abdominais, tendo sido atendidos na urgência do hospital da cidade. O caso foi comunicado ao Serviço de Vigilância Sanitária do Município que, após investigação e análise laboratorial de amostras das comidas, detectou que o camarão estava contaminado por uma bactéria comumente presente nas mãos e na garganta das pessoas, mesmo que elas não estejam doentes. Essa contaminação alimentar pode ser classificada como

Questão 2

Complete corretamente as lacunas de acordo com o disposto na Lei 8.080/90:

Entende-se por vigilância________________________________ um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de __________________________________individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de _________________________________ e controle das doenças ou agravos.

Questão 3

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda a questões.

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens a seguir e marque a alternativa correta. As funções da Secretaria de Vigilância em Saúde incluem, entre outras ações:

( ) coordenação de programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional;
( ) investigação de surtos de doenças;
( ) coordenação da rede nacional de laboratórios de saúde pública;
( ) gestão de sistemas de informação de mortalidade.

Questão 4

Joana, divorciada e mãe de três crianças, sobrevive na Cidade de São Paulo preparando e fornecendo salgadinhos e tortas para lanchonetes. Para isso, consome diariamente grande quantidade de óleo de cozinha, cujo resíduo despejava no esgoto da cozinha até que uma vizinha orientou-a a separar o óleo usado para trocar por sabão biodegradável produzido industrialmente a partir desse óleo. Este processo de transformação do óleo de cozinha usado em sabão biodegradável pode ser caracterizado como

Questão 5

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas sobre o conceito de Vigilância em Saúde:

(__) Vigilância e controle das doenças transmissíveis.
(__) Vigilância e controle das faltas injustificadas dos agentes de saúde.
(__) Vigilância e controle da saúde dos animais domésticos.

Questão 6

A vigilância epidemiológica requer ações que permitam conhecer o comportamento de doenças, como o sarampo, rubéola, meningite, dentre outras, de forma a evitar surtos.
Sobre o sarampo, não é correto o que se afirma na alternativa:

Questão 7

Paulo, 22 anos, cozinheiro em um pequeno restaurante da cidade, era especialista em preparar pratos de comidas caseiras. Certo domingo, logo cedo, Paulo ligou para a dona do restaurante para informar que não poderia ir trabalhar por estar com diarreia. Ela o orientou a tomar um chá de hortelã e, tão logo o seu estado de saúde melhorasse, deveria comparecer ao trabalho, justificando que não havia funcionário para substituí-lo naquele dia. Levando em consideração a situação em questão e as normas de segurança dos alimentos, é correto afirmar que Paulo

Questão 8

Uma idosa, 63 anos, foi ao supermercado para realizar a compra mensal e observou que na prateleira havia um leite líquido em caixa enriquecido com soja. Ela ficou muito interessada naquele produto, pois já ouvira falar que a soja, além de ser rica em proteínas, reduz o colesterol. Para uma escolha consciente, a idosa procurou no rótulo as informações sobre o produto. Constituem informações obrigatórias nos rótulos de todo produto alimentar industrializado:

Questão 9

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Qual alternativa não é correta?

Questão 10

Conforme as Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, do Ministério da Saúde, é considerada idosa a pessoa

Questão 11

O Agente de Combate às Endemias, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado, tem como atribuição o exercício de atividades de

1- Vigilância de doenças;
2- Prevenção e Controle de doenças;
3- Promoção da saúde;
4- Participação em ações que fortaleçam o setor saúde.

Das atividades relacionadas nos itens de 1 a 4, qual não é atribuição do Agente de Combate às Endemias?

Questão 12

Deu entrada no Pronto Socorro Municipal de Belém um jovem, 28 anos de idade, com diagnóstico de dengue, cursando com febre, dores musculares, prostração e sangramento de membranas mucosas. Após o 4º dia da doença, o paciente começou a apresentar aumento dos níveis de hematócrito. O enfermeiro responsável pelo setor, preocupado com a evolução da doença para a forma grave, comunicou ao médico que o paciente estava apresentando os seguintes sinais de alarme, que geralmente precedem o choque:

Questão 13

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Leia as assertivas e marque a incorreta.

Questão 14

A Chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. A respeito desta doença, assinale a alternativa CORRETA:

Questão 15

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda à questão.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é responsável, em âmbito nacional,

I por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis,
II pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis;
III pela saúde ambiental e do trabalhador;
IV pela análise de situação de saúde da população brasileira.

Dos itens relacionados quais são verdadeiros?

Questão 16

O Controle Integrado da Malária, que envolve ações de controle dessa endemia em todos os níveis de atenção à saúde, precisa contar com profissionais de saúde bem capacitados. As Unidades Básicas de Saúde, as Equipes de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias, cada um dentro das suas competências, precisam estar qualificados para:

l - identificar casos suspeitos de malária;
lI - realizar ou providenciar a realização do diagnóstico precoce;
lII - instituir o tratamento adequado e imediato e/ou acompanhá-lo;
lV - desenvolver ações educativas e de mobilização social que possam garantir as medidas de controle individuais e coletivas, com impacto na melhoria das situações identificadas.

(Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Ações de controle de endemias: malária: manual para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002).

Lendo o texto, podemos concluir que é correto o que se afirma nos itens

Questão 17

Marcela, 24 anos, recém-casada, ligou para sua mãe a fim de esclarecer sobre a organização de produtos e alimentos a serem conservados na geladeira: dois pratos de carne crua, um prato de torta de carne preparada e pronta para o consumo, um prato de carne assada de panela semipreparada, um prato de peixe frito semipreparado, uma lasanha semipronta e dois frangos crus. Seguindo as normas de armazenamento e conservação dos alimentos, sua mãe a orientou que acondicionasse os alimentos na geladeira da seguinte forma:

Questão 18

O Secretário de Urbanismo da Cidade de Urucum, com o intuito de organizar a coleta dos resíduos sólidos domiciliares, determinou que a coleta fosse realizada no horário noturno. As donas de casa protestaram contra a ideia, argumentando que a coleta noturna apresenta as seguintes desvantagens:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *