Simulado Agente de Combate a Endemias – Questões Teóricas

Esses profissionais são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas e malária através do reforço das capacidades de intervenção no controlo de vectores associados a infecções, executa programas de vigilância sanitária.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

A Chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. A respeito desta doença, assinale a alternativa CORRETA:




Questão 2

Marcela, 24 anos, recém-casada, ligou para sua mãe a fim de esclarecer sobre a organização de produtos e alimentos a serem conservados na geladeira: dois pratos de carne crua, um prato de torta de carne preparada e pronta para o consumo, um prato de carne assada de panela semipreparada, um prato de peixe frito semipreparado, uma lasanha semipronta e dois frangos crus. Seguindo as normas de armazenamento e conservação dos alimentos, sua mãe a orientou que acondicionasse os alimentos na geladeira da seguinte forma:




Questão 3

A vigilância epidemiológica requer ações que permitam conhecer o comportamento de doenças, como o sarampo, rubéola, meningite, dentre outras, de forma a evitar surtos.
Sobre o sarampo, não é correto o que se afirma na alternativa:




Questão 4

Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as afirmações falsas sobre o conceito de Vigilância em Saúde:

(__) Vigilância e controle das doenças transmissíveis.
(__) Vigilância e controle das faltas injustificadas dos agentes de saúde.
(__) Vigilância e controle da saúde dos animais domésticos.




Questão 5

O Controle Integrado da Malária, que envolve ações de controle dessa endemia em todos os níveis de atenção à saúde, precisa contar com profissionais de saúde bem capacitados. As Unidades Básicas de Saúde, as Equipes de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias, cada um dentro das suas competências, precisam estar qualificados para:

l - identificar casos suspeitos de malária;
lI - realizar ou providenciar a realização do diagnóstico precoce;
lII - instituir o tratamento adequado e imediato e/ou acompanhá-lo;
lV - desenvolver ações educativas e de mobilização social que possam garantir as medidas de controle individuais e coletivas, com impacto na melhoria das situações identificadas.

(Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Ações de controle de endemias: malária: manual para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002).

Lendo o texto, podemos concluir que é correto o que se afirma nos itens




Questão 6

Sobre doenças emergentes, é correto afirmar que:




Questão 7

O Agente de Combate às endemias (ACE), em visita domiciliar em sua microárea fora informado pelo morador que o seu cão de estimação, há cinco dias, começou a apresentar comportamento estranho, com excitação e agressividade, alterações do latido e não reconhece o próprio dono. O ACE suspeitou de caso de Raiva. Constituem intervenções, prioritárias, em casos de raiva em caninos e/ou felinos por variantes 1 e 2




Questão 8

Assinale a alternativa que não se refere às atribuições comuns a todos os profissionais das equipes de saúde da Atenção Básica/Saúde da Família:




Questão 9

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Qual alternativa não é correta?




Questão 10

O Agente de Combate às Endemias, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado, tem como atribuição o exercício de atividades de

1- Vigilância de doenças;
2- Prevenção e Controle de doenças;
3- Promoção da saúde;
4- Participação em ações que fortaleçam o setor saúde.

Das atividades relacionadas nos itens de 1 a 4, qual não é atribuição do Agente de Combate às Endemias?




Questão 11

Complete corretamente as lacunas de acordo com o disposto na Lei 8.080/90:

Entende-se por vigilância________________________________ um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de __________________________________individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de _________________________________ e controle das doenças ou agravos.




Questão 12

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda a questões.

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens a seguir e marque a alternativa correta. As funções da Secretaria de Vigilância em Saúde incluem, entre outras ações:

( ) coordenação de programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional;
( ) investigação de surtos de doenças;
( ) coordenação da rede nacional de laboratórios de saúde pública;
( ) gestão de sistemas de informação de mortalidade.




Questão 13

Conforme as Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, do Ministério da Saúde, é considerada idosa a pessoa




Questão 14

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Leia as assertivas e marque a incorreta.




Questão 15

As ações e serviços de saúde são de relevância pública e, com base na Constituição Federal, é correto afirmar que cabe ao Poder Público dispor sobre a sua:




Questão 16

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda à questão.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é responsável, em âmbito nacional,

I por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis,
II pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis;
III pela saúde ambiental e do trabalhador;
IV pela análise de situação de saúde da população brasileira.

Dos itens relacionados quais são verdadeiros?




Questão 17

Sobre a febre amarela:

I- A febre amarela é uma arbovirose, sendo uma causa importante de morbidade e alta letalidade. Ocorre mais nas Américas do Sul e Central, além de alguns países da África.
II- A doença apresenta-se sob duas formas epidemiologicamente distintas: febre amarela silvestre e febre amarela urbana. As diferenças entre elas se referem à localização geográfica, espécie vetorial e tipo de hospedeiro.
III- A transmissão da febre amarela urbana é através da picada do mosquito Aedes aegypti. A prevenção deve ser feita evitando sua disseminação.
IV- Sendo uma vacina viva, alguns grupos etários precisam tomar precauções específicas, como as pessoas com 60 anos ou mais.
V- Em casos que evoluem para a cura, a infecção confere imunidade duradoura. Isso quer dizer que se tem febre amarela uma vez na vida.

A alternativa correta é:




Questão 18

Desde 2008, o Brasil é considerado o maior consumidor de agrotóxico do mundo. As quantidades arremessadas nas lavouras correspondem a cerca de 5,2 litros de veneno por habitante ao ano. No entanto, o Brasil representa apenas 5% da área agrícola entre os 20 maiores países produtores agrícolas do mundo, não justificando, portanto, o uso de tanto veneno na agricultura brasileira (www.brasildefato.com.br, 11/01/2013). Sobre os agrotóxicos, é correto afirmar que




Tempo de simulado:

Comentar Simulado