Simulado Agente de Combate a Endemias – Questões Teóricas

Esses profissionais são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas e malária através do reforço das capacidades de intervenção no controlo de vectores associados a infecções, executa programas de vigilância sanitária.
Veja e responda esse simulado com questões objetivas para o cargo.

Questão 1

Segundo o Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica constitui um conjunto de ações que permite o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer modificação nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual, e tem como finalidade




Questão 2

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda à questão.

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é responsável, em âmbito nacional,

I por todas as ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis,
II pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis;
III pela saúde ambiental e do trabalhador;
IV pela análise de situação de saúde da população brasileira.

Dos itens relacionados quais são verdadeiros?




Questão 3

Analise as proposições abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) A doença do Zika vírus é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
( ) Os sintomas mais comuns do Zica vírus são febre baixa, dores leves nas articulações, coceira e vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas costumam ter duração de 2 a 7 dias.
( ) O Zica vírus pode ser transmito através de relação sexual de uma pessoa com Zica para os seus parceiros ou parceiras, mesmo que a pessoa infectada não apresente os sintomas da doença.
( ) Uma gestante não pode transmitir o ZKV para o feto durante a gravidez e essa forma de transmissão não está relacionada à ocorrência de microcefalia e outros defeitos cerebrais graves do feto.
( ) O Zica vírus tem uma evolução benigna e demora cerca de quatro dias entre a infecção e a manifestação dos primeiros sintomas.




Questão 4

O agente de endemias detectou que, em sua área de atuação, havia usuários com parasitoses adquiridas pelo contato direto da pele com o solo contaminado por larvas provenientes de fezes de homem doente. Naquela área, as condições para o destino dos dejetos eram precárias, favorecendo o aparecimento de doenças que reduzem a potencialidade do homem para o trabalho. Neste contexto, constituem aspectos de importância econômica, relacionados ao esgotamento sanitário




Questão 5

Uma idosa, 63 anos, foi ao supermercado para realizar a compra mensal e observou que na prateleira havia um leite líquido em caixa enriquecido com soja. Ela ficou muito interessada naquele produto, pois já ouvira falar que a soja, além de ser rica em proteínas, reduz o colesterol. Para uma escolha consciente, a idosa procurou no rótulo as informações sobre o produto. Constituem informações obrigatórias nos rótulos de todo produto alimentar industrializado:




Questão 6

Gestante, 6º mês de gestação, hipertensão arterial, compareceu ao setor de urgência de uma Unidade Básica de Saúde com suspeita de dengue, apresentando febre, cefaleia e sangramento de pele espontâneo (petéquias), e ausência de sinais de alarme. Com relação ao tratamento da dengue e levando em consideração o estadiamento da doença – grupo B, essa gestante deve ter acompanhamento em




Questão 7

Sobre a vigilância em saúde, que tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população, responda a questões.

Atribua V (verdadeiro) ou F (falso) aos itens a seguir e marque a alternativa correta. As funções da Secretaria de Vigilância em Saúde incluem, entre outras ações:

( ) coordenação de programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis de relevância nacional;
( ) investigação de surtos de doenças;
( ) coordenação da rede nacional de laboratórios de saúde pública;
( ) gestão de sistemas de informação de mortalidade.




Questão 8

A hepatite traz um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. É correto afirmar que:




Questão 9

O Controle Integrado da Malária, que envolve ações de controle dessa endemia em todos os níveis de atenção à saúde, precisa contar com profissionais de saúde bem capacitados. As Unidades Básicas de Saúde, as Equipes de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Controle de Endemias, cada um dentro das suas competências, precisam estar qualificados para:

l - identificar casos suspeitos de malária;
lI - realizar ou providenciar a realização do diagnóstico precoce;
lII - instituir o tratamento adequado e imediato e/ou acompanhá-lo;
lV - desenvolver ações educativas e de mobilização social que possam garantir as medidas de controle individuais e coletivas, com impacto na melhoria das situações identificadas.

(Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Ações de controle de endemias: malária: manual para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002).

Lendo o texto, podemos concluir que é correto o que se afirma nos itens




Questão 10

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Leia as assertivas e marque a incorreta.




Questão 11

O Agente de Combate às Endemias, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado, tem como atribuição o exercício de atividades de

1- Vigilância de doenças;
2- Prevenção e Controle de doenças;
3- Promoção da saúde;
4- Participação em ações que fortaleçam o setor saúde.

Das atividades relacionadas nos itens de 1 a 4, qual não é atribuição do Agente de Combate às Endemias?




Questão 12

Conforme as Diretrizes Operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, do Ministério da Saúde, é considerada idosa a pessoa




Questão 13

Com base na Lei Federal 11.350/06, o Agente de Combate às Endemias deverá preencher os seguintes requisitos para o exercício da atividade:

I - haver concluído, com aproveitamento, curso introdutório de formação inicial e continuada.
II - haver concluído o ensino fundamental.

Dos itens acima:




Questão 14

As ações e serviços de saúde são de relevância pública e, com base na Constituição Federal, é correto afirmar que cabe ao Poder Público dispor sobre a sua:




Questão 15

A vigilância epidemiológica requer ações que permitam conhecer o comportamento de doenças, como o sarampo, rubéola, meningite, dentre outras, de forma a evitar surtos.
Sobre o sarampo, não é correto o que se afirma na alternativa:




Questão 16

Paulo, 22 anos, cozinheiro em um pequeno restaurante da cidade, era especialista em preparar pratos de comidas caseiras. Certo domingo, logo cedo, Paulo ligou para a dona do restaurante para informar que não poderia ir trabalhar por estar com diarreia. Ela o orientou a tomar um chá de hortelã e, tão logo o seu estado de saúde melhorasse, deveria comparecer ao trabalho, justificando que não havia funcionário para substituí-lo naquele dia. Levando em consideração a situação em questão e as normas de segurança dos alimentos, é correto afirmar que Paulo




Questão 17

Complete corretamente as lacunas de acordo com o disposto na Lei 8.080/90:

Entende-se por vigilância________________________________ um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de __________________________________individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de _________________________________ e controle das doenças ou agravos.




Questão 18

Responda de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.

Qual alternativa não é correta?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado