Simulado Motorista de Ambulância – Questões Teóricas

O motorista de ambulância, tem responsabilidade com a condução de veículo que transporta pacientes e auxilia a equipe no atendimento. As suas atribuições são transportar pacientes ou servidores do município, auxiliar nos primeiros socorros a pacientes dentro da ambulância, bem como locomovê-los nas macas para o interior de hospitais, dirigir o automóvel e cuidar da manutenção do veículo e fazer-lhe pequenos reparos. Faça este simulado para testar seus conhecimentos na área.

Questão 1

Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher o seguinte requisito:




Questão 2

Além das seguintes competências/atribuições do motorista de ambulância, que é conduzir veículo terrestre de urgência destinado ao atendimento e transporte de pacientes, conhecer integralmente o veículo e realizar manutenção básica do mesmo, e conhecer a localização de todos os estabelecimentos de saúde integrados ao sistema assistencial local, outra atribuição é:




Questão 3

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o candidato deverá habilitar-se nas categorias de “A” a “E” obedecida a gradação da categoria pretendida, estão corretos os itens, EXCETO:




Questão 4

O condutor que estiver envolvido em acidente com vítima e não adotar providências no sentido de evitar perigo para o trânsito no local, comete infração:




Questão 5

Acerca da velocidade máxima permitida quando não existir sinalização regulamentadora, é CORRETO afirmar:




Questão 6

Periodicamente, o motorista deve verificar se a pressão dos pneus está de acordo com os valores indicados pelo fabricante. Portanto, o procedimento para aumentar a vida útil desses componentes que influem diretamente no fator de segurança é:




Questão 7

O motor refrigerado a água visa manter sua temperatura em uma faixa ideal de funcionamento. Com o aquecimento desse fluído de arrefecimento, a pressão aumenta, gerando sua necessidade de controle. Quando a pressão interna do sistema atinge um valor acima da calibração da válvula de pressão, esta se abre e libera o vapor para a atmosfera. Esta válvula normalmente fica localizada na




Questão 8

O Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997), em seu artigo 145 diz que: “Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher vários requisitos”. Um deles é:




Questão 9

Compete ao Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, EXCETO:




Questão 10

A resolução nº 525 do CONTRAN estabelece os procedimentos gerais para condutores profissionais, ou seja, condutor que exerce atividade remunerada ao veículo. Os seguintes itens são tratados na resolução, EXCETO:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta