Simulado Agente Cultural – Questões Teóricas

O Agente Cultural elabora projetos voltados para o desenvolvimento cultural, considerando as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. As atribuições são: Fornece instrumentação para a implementação de planos de desenvolvimento e de inserção de bens culturais; Incentiva a elaboração, implementação e gerenciamento de projetos culturais nas áreas de letras, artes e ciências humanas;
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos para a função de Agente Cultural.

Questão 1

No final de 2004 os museus de Ouro Preto se reuniram e instituíram o Fórum de Museus de Ouro Preto, instância de articulação e representação destes museus, transformado pela Prefeitura e Câmara Municipal, pela lei 305/06, em:

Questão 2

Surgido na Conjuração Mineira de 1789, Tiradentes é um dos heróis mais lembrados pela população brasileira. Sua importância está registrada em diversas linguagens artísticas, como a literatura, a escultura e a pintura. São exemplos de obras que perpetuam o mito Tiradentes, EXCETO:

Questão 3

O mecanismo através do qual o Ministério da Cultura pode conceder prêmios, apoiar a realização de intercâmbios culturais e outros programas divulgados por edital, apoiar propostas que não se enquadrem em programas específicos, mas que tenham afinidade com as políticas públicas e relevância para o contexto onde irão se realizar (demanda espontânea) é o:

Questão 4

Um importante mecanismo de apoio à cultura é dado a Lei no 8313 de 1991, que instituiu o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa Lei é conhecida como a Lei:

Questão 5

Avalie se as atividades a seguir são consideradas artísticas:

I - Pintura.
II - Escultura.
III - Arquitetura.
IV - Música.
V - Teatro.
VI - Dança.
VII - Cinema.
VIII - Fotografia.

São de fato consideradas formas de expressão artística:

Questão 6

Sobre os museus de Ouro Preto, assinale a afirmativa INCORRETA:

Questão 7

De acordo com pesquisas da Diretoria de Promoção Cultural da Prefeitura de Ouro Preto, a produção artesanal de doces da cidade tem registro de pelo menos dois séculos, começando com a marmelada. No distrito de São Bartolomeu, um dos mais antigos de Ouro Preto, os produtos locais, que incluem a goiabada cascão, receberam o título de primeiro patrimônio imaterial do município. Assim, o modo de fazer os doces está registrado no livro

Questão 8

Um episódio marcante na história de Ouro Preto, então chamada Vila Rica, foi a Conjuração Mineira de 1789, desencadeada pelos fatores listados abaixo, EXCETO:

Questão 9

Uma questão central no debate acerca da cultura é a necessidade de se universalizar o acesso dos brasileiros à produção cultural, bem como sua inserção no mundo dos espaços de disseminação da arte e da cultura. Avalie então, se, sob esse enfoque, as propostas de ações a seguir são importantes:

I - Incentivar a formação e a manutenção de grupos e organizações coletivas de pesquisa, produção e difusão das artes e expressões culturais, especialmente em locais habitados por comunidades afro-brasileiras, indígenas e de outros grupos marginalizados.
II - Estimular atividades de capacitação de índios, grupos artísticos populares, afro-brasileiros e quilombolas e outras comunidades marginalizadas, para a elaboração, proposição e execução de projetos culturais.
III - Incentivar e fomentar a realização de festivais, feiras, festas, mostras, semanas, apresentações, encontros e programas itinerantes de produção artística e cultural. Estimular a difusão de conteúdos relacionados a esses eventos nas emissoras de radiodifusão e na indústria editorial.
IV - Fomentar os circuitos artísticos e culturais de rua, com destaque para o teatro e a dança. Promover mostras municipais, estaduais e regionais dessa produção, assegurando espaço para os grupos e coletivos estudantis e amadores.
V - Apoiar a execução pública e ao vivo da música popular, erudita e de concerto. Estimular a inclusão de obras de autores brasileiros nas apresentações de bandas, corais, orquestras e outros grupos.
VI - Estabelecer programas de estímulo ao acesso de crianças e jovens aos bens culturais de suas comunidades, por meio da oferta de transporte, descontos e ingressos gratuitos e a realização de atividades pelas escolas, como oficinas, visitas a museus, excursões ao cinema e ao teatro.

Estão corretas as ações:

Questão 10

Avalie se constituem bens culturais brasileiros os itens a seguir:

I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Estão corretos os itens:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *