Simulado Agente Cultural – Questões Teóricas

O Agente Cultural elabora projetos voltados para o desenvolvimento cultural, considerando as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. As atribuições são: Fornece instrumentação para a implementação de planos de desenvolvimento e de inserção de bens culturais; Incentiva a elaboração, implementação e gerenciamento de projetos culturais nas áreas de letras, artes e ciências humanas;
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos para a função de Agente Cultural.

Questão 1

São museus de Ouro Preto:

Questão 2

Leia as afirmativas sobre Ouro Preto:

I. Em 5 de setembro de 2011, Ouro Preto comemorou 31 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade.
II. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1980.
III. A cidade histórica foi a primeira no Brasil a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Sobre as três afirmativas acima, assinale a afirmação correta:

Questão 3

Entre os participantes da Conjuração Mineira, havia três poetas. Qual poeta citado abaixo NÃO participou do movimento de 1789?

Questão 4

Sobre os museus de Ouro Preto, assinale a afirmativa INCORRETA:

Questão 5

Um importante mecanismo de apoio à cultura é dado a Lei no 8313 de 1991, que instituiu o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa Lei é conhecida como a Lei:

Questão 6

Em 2011, Ouro Preto completou 300 anos. Fundada a 8 de julho de 1711, pelo governador da recém-criada Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, ela recebeu, na época, o nome de:

Questão 7

Surgido na Conjuração Mineira de 1789, Tiradentes é um dos heróis mais lembrados pela população brasileira. Sua importância está registrada em diversas linguagens artísticas, como a literatura, a escultura e a pintura. São exemplos de obras que perpetuam o mito Tiradentes, EXCETO:

Questão 8

De acordo com pesquisas da Diretoria de Promoção Cultural da Prefeitura de Ouro Preto, a produção artesanal de doces da cidade tem registro de pelo menos dois séculos, começando com a marmelada. No distrito de São Bartolomeu, um dos mais antigos de Ouro Preto, os produtos locais, que incluem a goiabada cascão, receberam o título de primeiro patrimônio imaterial do município. Assim, o modo de fazer os doces está registrado no livro

Questão 9

O mecanismo através do qual o Ministério da Cultura pode conceder prêmios, apoiar a realização de intercâmbios culturais e outros programas divulgados por edital, apoiar propostas que não se enquadrem em programas específicos, mas que tenham afinidade com as políticas públicas e relevância para o contexto onde irão se realizar (demanda espontânea) é o:

Questão 10

“O fato de ser alferes influiu para transformar-me em conspirador, levado a tanto que fui pelas injustiças que sofri, preterido sempre nas promoções a que tinha direito. Uni as minhas frustrações às do povo, que eram maiores, e foi assim que a idéia de libertação tomou conta de mim”. Essa fala, atribuída a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, durante os interrogatórios da Conjuração Mineira de 1789, faz parte do documento conhecido como:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *