Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Agente Cultural – Questões Teóricas

Simulado Agente Cultural – Questões Teóricas

O Agente Cultural elabora projetos voltados para o desenvolvimento cultural, considerando as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. As atribuições são: Fornece instrumentação para a implementação de planos de desenvolvimento e de inserção de bens culturais; Incentiva a elaboração, implementação e gerenciamento de projetos culturais nas áreas de letras, artes e ciências humanas;
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos para a função de Agente Cultural.

Questão 1

Leia as afirmativas sobre Ouro Preto:

I. Em 5 de setembro de 2011, Ouro Preto comemorou 31 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade.
II. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1980.
III. A cidade histórica foi a primeira no Brasil a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Sobre as três afirmativas acima, assinale a afirmação correta:




Questão 2

Por meio de incentivos fiscais, titulares de iniciativas que não se enquadram nos programas do Ministério da Cultura e nas políticas públicas traçadas em determinado período, mas que têm consistência e relevância para competir no mercado, podem buscar apoio junto a _________ e ___________, que por sua vez terão benefícios fiscais sobre o valor incentivado. As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:




Questão 3

Um importante mecanismo de apoio à cultura é dado a Lei no 8313 de 1991, que instituiu o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa Lei é conhecida como a Lei:




Questão 4

Um evento idealizado pelo guitarrista Toninho Horta e realizado em Ouro Preto, no ano de 1986, trouxe à cidade músicos, artistas e estudiosos de todo o Brasil, que ofereceram à população grande variedade de shows, oficinas e cursos, durante todo o mês de julho. Assinale o nome deste evento:




Questão 5

Entre os participantes da Conjuração Mineira, havia três poetas. Qual poeta citado abaixo NÃO participou do movimento de 1789?




Questão 6

Onde se localiza, em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência?




Questão 7

Um episódio marcante na história de Ouro Preto, então chamada Vila Rica, foi a Conjuração Mineira de 1789, desencadeada pelos fatores listados abaixo, EXCETO:




Questão 8

O Motim de Vila Rica, ocorrido em 1720, na Capitania de Minas Gerais, foi deflagrado contra a implantação das Casas de Fundição em Vila Rica, Vila Real do Sabará, Vila do Príncipe e São João Del-Rei. A revolta, liderada por mineradores, foi brutalmente reprimida pelo governador da capitania, o Conde de Assumar. Um dos líderes do movimento foi preso e enforcado e teve o corpo esquartejado e arrastado por um cavalo pelas ruas de Vila Rica. Numa pintura, o artista acadêmico Antônio Parreiras (1869-1937) representou o julgamento desse líder, apresentando-o de forma altiva e desafiadora em relação às autoridades portuguesas. A importância desse minerador, líder do movimento, é tão grande, que o Motim de Vila Rica é também conhecido como:




Questão 9

Avalie se as seguintes atividades podem ser consideradas projetos culturais e artísticos, para fins de aplicação de recursos do FICART, de acordo com a Lei no 8313 de 23 de dezembro de 199:

I - Produção comercial de vídeos.
II - Produção comercial de espetáculos teatrais.
III - Produção comercial de espetáculos musicais.
IV - Construção de espaço destinado a atividades com objetivos culturais, de propriedade de entidades sem fins lucrativos.
V - Construção de espaços destinados à prática de cultos religiosos.

Podem de fato ser considerados projetos culturais e artísticos:




Questão 10

A Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matozinhos, destaque nas festividades de Ouro Preto desde 1932, já teve a alcunha de Banda do Amarelão, pela tonalidade de seu uniforme caqui. Atualmente, ela é conhecida pela população da cidade como banda




Tempo de simulado:

Comentar Simulado