Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Agente Cultural – Questões Teóricas

Simulado Agente Cultural – Questões Teóricas

O Agente Cultural elabora projetos voltados para o desenvolvimento cultural, considerando as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. As atribuições são: Fornece instrumentação para a implementação de planos de desenvolvimento e de inserção de bens culturais; Incentiva a elaboração, implementação e gerenciamento de projetos culturais nas áreas de letras, artes e ciências humanas;
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos para a função de Agente Cultural.

Questão 1

O Plano Nacional de Cultura visa ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem às seguintes metas, EXCETO uma. Assinale-a:




Questão 2

Entre os participantes da Conjuração Mineira, havia três poetas. Qual poeta citado abaixo NÃO participou do movimento de 1789?




Questão 3

Ana Mãe Barbosa desenvolveu, na década de 1980, sua proposta triangular para o ensino de arte, que se apóia em três abordagens par a construção do conhecimento em arte. São elas:




Questão 4

Um evento idealizado pelo guitarrista Toninho Horta e realizado em Ouro Preto, no ano de 1986, trouxe à cidade músicos, artistas e estudiosos de todo o Brasil, que ofereceram à população grande variedade de shows, oficinas e cursos, durante todo o mês de julho. Assinale o nome deste evento:




Questão 5

De acordo com pesquisas da Diretoria de Promoção Cultural da Prefeitura de Ouro Preto, a produção artesanal de doces da cidade tem registro de pelo menos dois séculos, começando com a marmelada. No distrito de São Bartolomeu, um dos mais antigos de Ouro Preto, os produtos locais, que incluem a goiabada cascão, receberam o título de primeiro patrimônio imaterial do município. Assim, o modo de fazer os doces está registrado no livro




Questão 6

Um episódio marcante na história de Ouro Preto, então chamada Vila Rica, foi a Conjuração Mineira de 1789, desencadeada pelos fatores listados abaixo, EXCETO:




Questão 7

Em 2007, o Grupo Memória Arquitetura, considerando que o centro histórico de Ouro Preto é muito conhecido, divulgado e estudado, porém a área rural, com um acervo enorme de bens culturais, é desconhecida e pouco protegida, fez o “Inventário das Festas Religiosas dos Distritos de Ouro Preto”. A pesquisa registrou 25 festas em 12 distritos e 10 povoados de Ouro Preto. Qual festa, listada abaixo, NÃO está entre elas:




Questão 8

No final de 2004 os museus de Ouro Preto se reuniram e instituíram o Fórum de Museus de Ouro Preto, instância de articulação e representação destes museus, transformado pela Prefeitura e Câmara Municipal, pela lei 305/06, em:




Questão 9

Por meio de incentivos fiscais, titulares de iniciativas que não se enquadram nos programas do Ministério da Cultura e nas políticas públicas traçadas em determinado período, mas que têm consistência e relevância para competir no mercado, podem buscar apoio junto a _________ e ___________, que por sua vez terão benefícios fiscais sobre o valor incentivado. As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:




Questão 10

Um importante mecanismo de apoio à cultura é dado a Lei no 8313 de 1991, que instituiu o PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura. Essa Lei é conhecida como a Lei:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado