Simulado Agente Cultural – Questões Teóricas

O Agente Cultural elabora projetos voltados para o desenvolvimento cultural, considerando as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. As atribuições são: Fornece instrumentação para a implementação de planos de desenvolvimento e de inserção de bens culturais; Incentiva a elaboração, implementação e gerenciamento de projetos culturais nas áreas de letras, artes e ciências humanas;
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos para a função de Agente Cultural.

Questão 1

Avalie se as atividades a seguir são consideradas artísticas:

I - Pintura.
II - Escultura.
III - Arquitetura.
IV - Música.
V - Teatro.
VI - Dança.
VII - Cinema.
VIII - Fotografia.

São de fato consideradas formas de expressão artística:




Questão 2

Uma questão central no debate acerca da cultura é a necessidade de se universalizar o acesso dos brasileiros à produção cultural, bem como sua inserção no mundo dos espaços de disseminação da arte e da cultura. Avalie então, se, sob esse enfoque, as propostas de ações a seguir são importantes:

I - Incentivar a formação e a manutenção de grupos e organizações coletivas de pesquisa, produção e difusão das artes e expressões culturais, especialmente em locais habitados por comunidades afro-brasileiras, indígenas e de outros grupos marginalizados.
II - Estimular atividades de capacitação de índios, grupos artísticos populares, afro-brasileiros e quilombolas e outras comunidades marginalizadas, para a elaboração, proposição e execução de projetos culturais.
III - Incentivar e fomentar a realização de festivais, feiras, festas, mostras, semanas, apresentações, encontros e programas itinerantes de produção artística e cultural. Estimular a difusão de conteúdos relacionados a esses eventos nas emissoras de radiodifusão e na indústria editorial.
IV - Fomentar os circuitos artísticos e culturais de rua, com destaque para o teatro e a dança. Promover mostras municipais, estaduais e regionais dessa produção, assegurando espaço para os grupos e coletivos estudantis e amadores.
V - Apoiar a execução pública e ao vivo da música popular, erudita e de concerto. Estimular a inclusão de obras de autores brasileiros nas apresentações de bandas, corais, orquestras e outros grupos.
VI - Estabelecer programas de estímulo ao acesso de crianças e jovens aos bens culturais de suas comunidades, por meio da oferta de transporte, descontos e ingressos gratuitos e a realização de atividades pelas escolas, como oficinas, visitas a museus, excursões ao cinema e ao teatro.

Estão corretas as ações:




Questão 3

Em 2011, a Prefeitura de Ouro Preto realizou a 10ª edição de um evento que já se consagrou no calendário da cidade, quando Ouro Preto se transforma na capital internacional de determinado gênero musical, com shows de artistas nacionais e internacionais. O nome do evento é:




Questão 4

Em 2011, Ouro Preto completou 300 anos. Fundada a 8 de julho de 1711, pelo governador da recém-criada Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, ela recebeu, na época, o nome de:




Questão 5

Por meio de incentivos fiscais, titulares de iniciativas que não se enquadram nos programas do Ministério da Cultura e nas políticas públicas traçadas em determinado período, mas que têm consistência e relevância para competir no mercado, podem buscar apoio junto a _________ e ___________, que por sua vez terão benefícios fiscais sobre o valor incentivado. As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:




Questão 6

A Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matozinhos, destaque nas festividades de Ouro Preto desde 1932, já teve a alcunha de Banda do Amarelão, pela tonalidade de seu uniforme caqui. Atualmente, ela é conhecida pela população da cidade como banda




Questão 7

Surgido na Conjuração Mineira de 1789, Tiradentes é um dos heróis mais lembrados pela população brasileira. Sua importância está registrada em diversas linguagens artísticas, como a literatura, a escultura e a pintura. São exemplos de obras que perpetuam o mito Tiradentes, EXCETO:




Questão 8

No campo da música erudita do período colonial brasileiro, destaca-se um compositor nascido em Vila Rica. Fagotista, cantor e timbaleiro do Regimento de Dragões, foi colega de Tiradentes. Atuou como regente, na Matriz do Pilar. Pertenceu às irmandades da Boa Morte de Nossa Senhora da Conceição e de São José dos Homens Pardos, e à Ordem dos Mínimos de São Francisco de Paula. De sua produção, restam apenas oito obras identificadas, cinco delas preservadas em manuscritos, e se destacam as Matinas Spiritus Domini (1795), para oito vozes e orquestra de câmara, e a Novena de Nossa Senhora do Pilar (1789) a quatro vozes, violinos, viola, trompas e baixo, em homenagem à padroeira de Ouro Preto. Esse compositor foi:




Questão 9

Ana Mãe Barbosa desenvolveu, na década de 1980, sua proposta triangular para o ensino de arte, que se apóia em três abordagens par a construção do conhecimento em arte. São elas:




Questão 10

Sobre os museus de Ouro Preto, assinale a afirmativa INCORRETA:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta