Simulado Agente Cultural – Questões Teóricas

O Agente Cultural elabora projetos voltados para o desenvolvimento cultural, considerando as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. As atribuições são: Fornece instrumentação para a implementação de planos de desenvolvimento e de inserção de bens culturais; Incentiva a elaboração, implementação e gerenciamento de projetos culturais nas áreas de letras, artes e ciências humanas;
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos para a função de Agente Cultural.

Questão 1

Leia as afirmativas sobre Ouro Preto:

I. Em 5 de setembro de 2011, Ouro Preto comemorou 31 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade.
II. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 1980.
III. A cidade histórica foi a primeira no Brasil a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Sobre as três afirmativas acima, assinale a afirmação correta:

Questão 2

Um episódio marcante na história de Ouro Preto, então chamada Vila Rica, foi a Conjuração Mineira de 1789, desencadeada pelos fatores listados abaixo, EXCETO:

Questão 3

Uma questão central no debate acerca da cultura é a necessidade de se universalizar o acesso dos brasileiros à produção cultural, bem como sua inserção no mundo dos espaços de disseminação da arte e da cultura. Avalie então, se, sob esse enfoque, as propostas de ações a seguir são importantes:

I - Incentivar a formação e a manutenção de grupos e organizações coletivas de pesquisa, produção e difusão das artes e expressões culturais, especialmente em locais habitados por comunidades afro-brasileiras, indígenas e de outros grupos marginalizados.
II - Estimular atividades de capacitação de índios, grupos artísticos populares, afro-brasileiros e quilombolas e outras comunidades marginalizadas, para a elaboração, proposição e execução de projetos culturais.
III - Incentivar e fomentar a realização de festivais, feiras, festas, mostras, semanas, apresentações, encontros e programas itinerantes de produção artística e cultural. Estimular a difusão de conteúdos relacionados a esses eventos nas emissoras de radiodifusão e na indústria editorial.
IV - Fomentar os circuitos artísticos e culturais de rua, com destaque para o teatro e a dança. Promover mostras municipais, estaduais e regionais dessa produção, assegurando espaço para os grupos e coletivos estudantis e amadores.
V - Apoiar a execução pública e ao vivo da música popular, erudita e de concerto. Estimular a inclusão de obras de autores brasileiros nas apresentações de bandas, corais, orquestras e outros grupos.
VI - Estabelecer programas de estímulo ao acesso de crianças e jovens aos bens culturais de suas comunidades, por meio da oferta de transporte, descontos e ingressos gratuitos e a realização de atividades pelas escolas, como oficinas, visitas a museus, excursões ao cinema e ao teatro.

Estão corretas as ações:

Questão 4

Um evento idealizado pelo guitarrista Toninho Horta e realizado em Ouro Preto, no ano de 1986, trouxe à cidade músicos, artistas e estudiosos de todo o Brasil, que ofereceram à população grande variedade de shows, oficinas e cursos, durante todo o mês de julho. Assinale o nome deste evento:

Questão 5

Onde se localiza, em Ouro Preto, o Museu da Inconfidência?

Questão 6

A Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matozinhos, destaque nas festividades de Ouro Preto desde 1932, já teve a alcunha de Banda do Amarelão, pela tonalidade de seu uniforme caqui. Atualmente, ela é conhecida pela população da cidade como banda

Questão 7

Avalie se as seguintes atividades podem ser consideradas projetos culturais e artísticos, para fins de aplicação de recursos do FICART, de acordo com a Lei no 8313 de 23 de dezembro de 199:

I - Produção comercial de vídeos.
II - Produção comercial de espetáculos teatrais.
III - Produção comercial de espetáculos musicais.
IV - Construção de espaço destinado a atividades com objetivos culturais, de propriedade de entidades sem fins lucrativos.
V - Construção de espaços destinados à prática de cultos religiosos.

Podem de fato ser considerados projetos culturais e artísticos:

Questão 8

De acordo com pesquisas da Diretoria de Promoção Cultural da Prefeitura de Ouro Preto, a produção artesanal de doces da cidade tem registro de pelo menos dois séculos, começando com a marmelada. No distrito de São Bartolomeu, um dos mais antigos de Ouro Preto, os produtos locais, que incluem a goiabada cascão, receberam o título de primeiro patrimônio imaterial do município. Assim, o modo de fazer os doces está registrado no livro

Questão 9

“O ensino da arte constituirá componente curricular ___________, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos". "A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem _________ a esse saber.”

As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:

Questão 10

O Festival de Inverno da UFMG é também conhecido como Festival de Inverno de Ouro Preto, por ter tido suas primeiras edições nesta cidade, desde 1967. São afirmações verdadeiras acerca desse Festival, EXCETO:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *