Simulado Agente Cultural – Questões Teóricas

O Agente Cultural elabora projetos voltados para o desenvolvimento cultural, considerando as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. As atribuições são: Fornece instrumentação para a implementação de planos de desenvolvimento e de inserção de bens culturais; Incentiva a elaboração, implementação e gerenciamento de projetos culturais nas áreas de letras, artes e ciências humanas;
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos para a função de Agente Cultural.

Questão 1

“O ensino da arte constituirá componente curricular ___________, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos". "A arte é um patrimônio cultural da humanidade, e todo ser humano tem _________ a esse saber.”

As lacunas ficam corretamente preenchidas respectivamente por:




Questão 2

O Festival de Inverno da UFMG é também conhecido como Festival de Inverno de Ouro Preto, por ter tido suas primeiras edições nesta cidade, desde 1967. São afirmações verdadeiras acerca desse Festival, EXCETO:




Questão 3

O Motim de Vila Rica, ocorrido em 1720, na Capitania de Minas Gerais, foi deflagrado contra a implantação das Casas de Fundição em Vila Rica, Vila Real do Sabará, Vila do Príncipe e São João Del-Rei. A revolta, liderada por mineradores, foi brutalmente reprimida pelo governador da capitania, o Conde de Assumar. Um dos líderes do movimento foi preso e enforcado e teve o corpo esquartejado e arrastado por um cavalo pelas ruas de Vila Rica. Numa pintura, o artista acadêmico Antônio Parreiras (1869-1937) representou o julgamento desse líder, apresentando-o de forma altiva e desafiadora em relação às autoridades portuguesas. A importância desse minerador, líder do movimento, é tão grande, que o Motim de Vila Rica é também conhecido como:




Questão 4

A cidade de Ouro Preto:




Questão 5

Em 2007, o Grupo Memória Arquitetura, considerando que o centro histórico de Ouro Preto é muito conhecido, divulgado e estudado, porém a área rural, com um acervo enorme de bens culturais, é desconhecida e pouco protegida, fez o “Inventário das Festas Religiosas dos Distritos de Ouro Preto”. A pesquisa registrou 25 festas em 12 distritos e 10 povoados de Ouro Preto. Qual festa, listada abaixo, NÃO está entre elas:




Questão 6

O Plano Nacional de Cultura visa ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem às seguintes metas, EXCETO uma. Assinale-a:




Questão 7

São museus de Ouro Preto:




Questão 8

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu e morreu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, por volta de 1730-1814, tendo construído uma rica obra artística que engloba diversos objetos religiosos na cidade. As obras citadas abaixo são de sua autoria. Assinale a que NÃO está localizada na cidade de Ouro Preto:




Questão 9

Entre os participantes da Conjuração Mineira, havia três poetas. Qual poeta citado abaixo NÃO participou do movimento de 1789?




Questão 10

Uma questão central no debate acerca da cultura é a necessidade de se universalizar o acesso dos brasileiros à produção cultural, bem como sua inserção no mundo dos espaços de disseminação da arte e da cultura. Avalie então, se, sob esse enfoque, as propostas de ações a seguir são importantes:

I - Incentivar a formação e a manutenção de grupos e organizações coletivas de pesquisa, produção e difusão das artes e expressões culturais, especialmente em locais habitados por comunidades afro-brasileiras, indígenas e de outros grupos marginalizados.
II - Estimular atividades de capacitação de índios, grupos artísticos populares, afro-brasileiros e quilombolas e outras comunidades marginalizadas, para a elaboração, proposição e execução de projetos culturais.
III - Incentivar e fomentar a realização de festivais, feiras, festas, mostras, semanas, apresentações, encontros e programas itinerantes de produção artística e cultural. Estimular a difusão de conteúdos relacionados a esses eventos nas emissoras de radiodifusão e na indústria editorial.
IV - Fomentar os circuitos artísticos e culturais de rua, com destaque para o teatro e a dança. Promover mostras municipais, estaduais e regionais dessa produção, assegurando espaço para os grupos e coletivos estudantis e amadores.
V - Apoiar a execução pública e ao vivo da música popular, erudita e de concerto. Estimular a inclusão de obras de autores brasileiros nas apresentações de bandas, corais, orquestras e outros grupos.
VI - Estabelecer programas de estímulo ao acesso de crianças e jovens aos bens culturais de suas comunidades, por meio da oferta de transporte, descontos e ingressos gratuitos e a realização de atividades pelas escolas, como oficinas, visitas a museus, excursões ao cinema e ao teatro.

Estão corretas as ações:




Tempo de simulado:

Comentar Simulado