Simulado Agente Cultural – Questões Teóricas

O Agente Cultural elabora projetos voltados para o desenvolvimento cultural, considerando as etapas de pré-produção, produção e pós-produção. As atribuições são: Fornece instrumentação para a implementação de planos de desenvolvimento e de inserção de bens culturais; Incentiva a elaboração, implementação e gerenciamento de projetos culturais nas áreas de letras, artes e ciências humanas;
Simulado preparado com questões especificas de Provas que caíram em Concursos Públicos para a função de Agente Cultural.

Questão 1

O Festival de Inverno da UFMG é também conhecido como Festival de Inverno de Ouro Preto, por ter tido suas primeiras edições nesta cidade, desde 1967. São afirmações verdadeiras acerca desse Festival, EXCETO:

Questão 2

Em 2011, Ouro Preto completou 300 anos. Fundada a 8 de julho de 1711, pelo governador da recém-criada Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, ela recebeu, na época, o nome de:

Questão 3

O Motim de Vila Rica, ocorrido em 1720, na Capitania de Minas Gerais, foi deflagrado contra a implantação das Casas de Fundição em Vila Rica, Vila Real do Sabará, Vila do Príncipe e São João Del-Rei. A revolta, liderada por mineradores, foi brutalmente reprimida pelo governador da capitania, o Conde de Assumar. Um dos líderes do movimento foi preso e enforcado e teve o corpo esquartejado e arrastado por um cavalo pelas ruas de Vila Rica. Numa pintura, o artista acadêmico Antônio Parreiras (1869-1937) representou o julgamento desse líder, apresentando-o de forma altiva e desafiadora em relação às autoridades portuguesas. A importância desse minerador, líder do movimento, é tão grande, que o Motim de Vila Rica é também conhecido como:

Questão 4

Ana Mãe Barbosa desenvolveu, na década de 1980, sua proposta triangular para o ensino de arte, que se apóia em três abordagens par a construção do conhecimento em arte. São elas:

Questão 5

Avalie se as atividades a seguir são consideradas artísticas:

I - Pintura.
II - Escultura.
III - Arquitetura.
IV - Música.
V - Teatro.
VI - Dança.
VII - Cinema.
VIII - Fotografia.

São de fato consideradas formas de expressão artística:

Questão 6

A Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matozinhos, destaque nas festividades de Ouro Preto desde 1932, já teve a alcunha de Banda do Amarelão, pela tonalidade de seu uniforme caqui. Atualmente, ela é conhecida pela população da cidade como banda

Questão 7

O Plano Nacional de Cultura visa ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem às seguintes metas, EXCETO uma. Assinale-a:

Questão 8

Em 2007, o Grupo Memória Arquitetura, considerando que o centro histórico de Ouro Preto é muito conhecido, divulgado e estudado, porém a área rural, com um acervo enorme de bens culturais, é desconhecida e pouco protegida, fez o “Inventário das Festas Religiosas dos Distritos de Ouro Preto”. A pesquisa registrou 25 festas em 12 distritos e 10 povoados de Ouro Preto. Qual festa, listada abaixo, NÃO está entre elas:

Questão 9

Surgido na Conjuração Mineira de 1789, Tiradentes é um dos heróis mais lembrados pela população brasileira. Sua importância está registrada em diversas linguagens artísticas, como a literatura, a escultura e a pintura. São exemplos de obras que perpetuam o mito Tiradentes, EXCETO:

Questão 10

O mecanismo através do qual o Ministério da Cultura pode conceder prêmios, apoiar a realização de intercâmbios culturais e outros programas divulgados por edital, apoiar propostas que não se enquadrem em programas específicos, mas que tenham afinidade com as políticas públicas e relevância para o contexto onde irão se realizar (demanda espontânea) é o:

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *