Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Agente Operacional – Questões Teóricas

Simulado Agente Operacional – Questões Teóricas

O Agente Operacional. Executa serviços de operação de sistemas e manutenção nos equipamentos, partes componentes dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e nas instalações prediais, bem como desenvolver atividades comerciais de campo.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Sobre a válvula globo tipo gaiola, analise as afirmativas abaixo:

I. Facilidade de remoção das partes internas, pela ausência de roscas, o que facilita bastante a manutenção na própria instalação.
II. Alta estabilidade de operação proporcionada pelo exclusivo sistema de guia do obturador na gaiola, obtendo, dessa forma, uma área de guia da ordem de 30% superior à obtida pela guia superior, mas inferior à válvula globo convencional.
III. Capacidade de vazão da ordem de 80 a 90% maior que a obtida nas válvulas globo convencionais.

Está correto o que se afirma em:




Questão 2

Assinale a alternativa que preenche a lacuna, tendo como base válvulas globo tipo gaiola. O ____________ das partes internas resulta numa frequência natural maior dessas partes, o que faz com que a válvula fique menos susceptível à vibração horizontal do obturador, proporcionando, dessa forma, menos ruído de origem mecânica do que as válvulas globo duplamente guiadas.




Questão 3

Analise as vantagens a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Permite uma montagem e desmontagem rápida.
II. Fornece diferentes métodos de ligação entre bombas, válvulas, tubos, mangueiras e canos.
III. Permite substituirmos conexões soldadas e a interação com sistemas de medição de pressão.

Referem-se à utilização de flange em instalações de saneamento:




Questão 4

Considerando os cuidados com o tratamento da água, assinale a alternativa que apresenta o produto químico utilizado no controle de corrosão.




Questão 5

Um bom sistema de hidro-sanitário predial prevê tubulações de acordo com o tipo de uso. Por exemplo, no caso de vaso sanitário, o ramal de descarga deve ter um diâmetro de aproximadamente 100 mm, ou, em outra unidade de medida, o descrito na alternativa:




Questão 6

Analise os objetivos a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Remover o material sólido.
II. Reduzir a demanda bioquímica de hidrogênio.
III. Exterminar micro-organismos patogênicos.
IV. Reduzir as substâncias químicas indesejáveis.

São objetivos do tratamento dos esgotos domésticos:




Questão 7

As unidades mais comuns utilizadas em projetos d instalação, ampliação e manutenção de rede de água são as descritas a seguir, com exceção de:




Questão 8

Válvulas de controle consistem basicamente em dois conjuntos principais, o corpo e o atuador. O corpo é a parte da válvula que executa a ação de controle permitindo maior ou menor passagem do fluido no seu interior. O conjunto do corpo divide-se basicamente nos seguintes subconjuntos abaixo descritos, com exceção de:




Questão 9

Assinale a alternativa que indica a sequência correta das etapas de um tratamento de água.




Questão 10

Uma determinada tubulação apresenta um diâmetro externo de 2 polegadas e diâmetro interno 12% menor. Sabe-se que a conexão que irá nessa tubulação terá que ter um diâmetro 5% maior que o diâmetro interno da tubulação. Assinale a alternativa que apresente o perímetro aproximado dessa conexão.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado