Simulado Assistente de Babá – Questões Objetivas

É o profissional responsável por cuidar e zelar pelo bem estar de crianças de diversas idades. Uma Babá atua em casas de família ou empresas especializadas no serviço de cuidados e acompanhamento de crianças. Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

Jean Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança. Nesse contexto, associe cada fase às suas características.

Coluna A
1- Sensório-motor
2- Pré-operatório ou simbólico
3- Operatório concreto
4- Operações formais

Coluna B
( ) A criança poderá chegar a conclusões a partir de hipóteses, sem ter necessidade de observação e manipulação reais.
( ) As crianças aprendem sobre o mundo por meio dos seus sentidos e da manipulação de objetos.
( ) Durante esse estágio, as crianças desenvolvem a imaginação e a memória. O pensamento das crianças nessa fase ainda é egocêntrico.
( ) Marca o início do pensamento lógico ou operacional. Isso significa que a criança pode resolver as coisas internamente, em vez de apenas fisicamente.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 2

Sobre as etapas do desenvolvimento da linguagem no primeiro ano de vida, analise as sentenças abaixo:

I. Com 0-2 meses, compreende o seu nome e as diversas palavras do seu cotidiano.
II. Aos 4 meses, o bebê intensifica a vocalização, procura quem está falando, responde, de modo diferenciado, às pessoas e ri alto.
III. Com 8 meses, ele imita sons, reconhece suas vocalizações e combina sílabas, como ―dada‖, ―mama‖, mas não atribui significado.
IV. A partir do primeiro mês de vida, inicia-se a emissão de sons reflexos, produzidos na garganta.
V. Com 3-5 meses, diz três a cinco palavras com significado.

Estão CORRETAS apenas

Questão 3

Sobre o cuidado com as crianças, assinale a alternativa CORRETA

Questão 4

Sobre o desenvolvimento intelectual da criança, relacione a primeira coluna com a segunda.

Primeira coluna
(1) Simbolismo
(2) Egocentrismo
(3) Raciocínio direto (não invertido)
(4) Animismo
(5) Centralização

Segunda coluna
( ) Capacidade de entender orientações na forma direta e dificuldade de entender a forma inversa.
( ) Focalização em um único aspecto ou atributo de um fato ou objeto, sem considerar o todo.
( ) Habilidade mental de representação simbólica de um objeto ou fato.
( ) Atribuição de qualidades humanas a objetos inanimados.
( ) Compreensão do meio somente segundo o próprio referencial.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 5

De acordo com o pesquisador Jaime Zorzi, há seis fatores que são determinantes do desenvolvimento da comunicação infantil. Não corresponde a um fator determinante o que se afirma na alternativa

Questão 6

Sobre o brinquedo, é INCORRETO afirmar que

Questão 7

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação Infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns, EXCETO:

Questão 8

Leia o texto abaixo:

A ___________________ não se refere, apenas, ao crescimento físico; engloba, também, o emocional e mental. A ___________________ resulta em uma mudança no comportamento individual através da vivência. A principal diferença entre a maturação e aprendizagem é que a ___________________vem através da experiência, conhecimento e prática, enquanto a ___________________ vem do próprio indivíduo enquanto ele cresce e se desenvolve.

Assinale a alternativa cujos termos completam, CORRETA e respectivamente, as lacunas.

Questão 9

Piaget defende que o juízo moral não é inato. Assinale a alternativa que apresenta os fatores do desenvolvimento mental que influenciam o desenvolvimento do juízo moral.

Questão 10

Assinale a sentença que NÃO corresponde à definição de Ética.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *