Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Assistente de Babá – Questões Objetivas

Simulado Assistente de Babá – Questões Objetivas

É o profissional responsável por cuidar e zelar pelo bem estar de crianças de diversas idades. Uma Babá atua em casas de família ou empresas especializadas no serviço de cuidados e acompanhamento de crianças.
Responda as questões abaixo e prepare-se para Concursos.

Questão 1

Sobre os cuidados com a alimentação na creche, assinale a alternativa INCORRETA.




Questão 2

Sobre os principais reflexos presentes no recém-nascido, analise as afirmativas abaixo e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) O reflexo de preensão plantar aparece quando o bebê sente um estímulo na planta dos seus pés. Então, recolhe os dedos para baixo, flexionando-os para se agarrar.
( ) Quando o bebê é colocado em pé, com apoio nas axilas, ele ergue uma perna, dando a impressão de estar andando. A isso chamamos de reflexo de marcha automática.
( ) O reflexo de Moro acontece quando o recém-nascido se desloca do centro de gravidade, sentindo-se assustado ou desequilibrado. O bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre os braços e os fecha depois.
( ) O reflexo de sucção consiste na habilidade do recém-nascido em agarrar, com força, qualquer coisa que toque a palma da sua mão.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 3

Jean Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança. Nesse contexto, associe cada fase às suas características.

Coluna A
1- Sensório-motor
2- Pré-operatório ou simbólico
3- Operatório concreto
4- Operações formais

Coluna B
( ) A criança poderá chegar a conclusões a partir de hipóteses, sem ter necessidade de observação e manipulação reais.
( ) As crianças aprendem sobre o mundo por meio dos seus sentidos e da manipulação de objetos.
( ) Durante esse estágio, as crianças desenvolvem a imaginação e a memória. O pensamento das crianças nessa fase ainda é egocêntrico.
( ) Marca o início do pensamento lógico ou operacional. Isso significa que a criança pode resolver as coisas internamente, em vez de apenas fisicamente.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Questão 4

Leia o texto abaixo:

A ___________________ não se refere, apenas, ao crescimento físico; engloba, também, o emocional e mental. A ___________________ resulta em uma mudança no comportamento individual através da vivência. A principal diferença entre a maturação e aprendizagem é que a ___________________vem através da experiência, conhecimento e prática, enquanto a ___________________ vem do próprio indivíduo enquanto ele cresce e se desenvolve.

Assinale a alternativa cujos termos completam, CORRETA e respectivamente, as lacunas.




Questão 5

Para prevenir algumas doenças em crianças em idade escolar, podemos adotar as práticas abaixo citadas, EXCETO:




Questão 6

Assinale a sentença que NÃO corresponde à definição de Ética.




Questão 7

Piaget defende que o juízo moral não é inato. Assinale a alternativa que apresenta os fatores do desenvolvimento mental que influenciam o desenvolvimento do juízo moral.




Questão 8

De acordo com o pesquisador Jaime Zorzi, há seis fatores que são determinantes do desenvolvimento da comunicação infantil. Não corresponde a um fator determinante o que se afirma na alternativa




Questão 9

Segundo Piaget, o lactente vive o estágio sensório-motor, que é um período de comportamento inteligente antes do desenvolvimento da linguagem. Quatro dos seis estágios do período sensório-motor ocorrem no primeiro ano de vida. Sobre esses estágios, é CORRETO afirmar que




Questão 10

Winnicott no desenvolvimento das suas pesquisas teve como foco questões relacionadas ao crescimento emocional do bebê e a relação entre a mãe e o bebê. Relacione as funções da mãe com as suas definições.

1. Preocupação materna primária
2. Holding
3. Handling

A – Refere-se à experiência de entrar em contato com as diversas partes do corpo através das mãos cuidadosas da mãe, facilitando a formação de uma parceria psicossomática. É a maneira como o bebê é tratado, cuidado, manipulado.
B – Caracteriza-se pela maneira como o bebê é sustentado no colo pela sua mãe e é, ao mesmo tempo, uma experiência física e uma vivência simbólica, que significa a firmeza com que é amado e desejado como filho.
C – Caracteriza-se como um estado de verdadeira fusão emocional entre a
mãe com seu bebê, em que ela é o bebê, e o bebê é ela.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado