>

Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Orientar e controlar a produção de kits destinados as análises bioquímicas, microbiológicas e sorológicas destinadas as analises clinicas, imunológicas e aos bancos de sangue. A produção de produtos sorológicos destinados as análises clinicas, biológicas imunológicas e aos bancos de órgãos. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A fase pré-analítica envolve todas as etapas que precedem o ensaio laboratorial, desde a indicação e redação da solicitação do exame até o transporte e a preservação da amostra biológica. Acerca da coleta, do transporte e da preservação de amostras biológicas, assinale a alternativa correta.

Questão 2

Em relação à teoria multicausal da doença, assinalar a alternativa CORRETA:

Questão 3

A implantação da Gestão da Qualidade em laboratórios clínicos é uma exigência legal desde 2005, com a publicação da RDC 302 pela ANVISA. Especificamente para os testes em laboratórios de bioquímica, deve-se implantar o hábito da validação de equipamentos e reagentes antes do uso em amostras de pacientes. Com relação ao gráfico de avaliação dos valores de controles adotados na bioquímica, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 4

Na maioria dos casos, os equipamentos automatizados fornecem resultados acerca do número total de leucócitos e contagem diferencial bastante acurados. No entanto, a contagem diferencial automatizada pode ser prejudicada, ou mesmo não realizada, quando existem populações de células anormais. Além disso, os equipamentos não são capazes de enumerar ou classificar células nem reconhecer anormalidades morfológicas.
Sobre a interpretação e liberação do leucograma automatizado, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 5

A velocidade de hemossedimentação (VHS), quando aumentada, é um teste não específico que pode indicar inflamação no organismo. Assinale a alternativa que apresenta uma condição na qual a VHS pode estar aumentada.

Questão 6

As micoses causadas por fungos dimórficos, que apresentam comprometimento pulmonar, são

Questão 7

Considere as afirmações abaixo em relação à Portaria nº 2.349, de 14 de setembro de 2017, que aprovou a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos elaborada em 2017, pela Comissão de Biossegurança em Saúde (CBS), do Ministério da Saúde.

I - Classe de risco 1 inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios, enquanto a Classe de risco 2 inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.
II - Classe de risco 3 inclui os agentes biológicos que apresentam moderado risco individual e alto risco para a comunidade e para os quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou prevenção.
III- Classe de risco 3 inclui os agentes biológicos com alto risco individual e moderado risco para a comunidade e para os quais não existem usualmente medidas de tratamento ou prevenção.
IV - Classe de risco 4 inclui os agentes biológicos com alto risco individual e para a comunidade. Até o momento, não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes.

Quais estão corretas?

Questão 8

Os microrganismos compreendem um vasto grupo de seres de tamanho microscópico que podem viver em vida livre ou habitar no organismo de hospedeiros, podendo provocar enfermidades. No contexto de microrganismos patogênicos para o homem, as bactérias, parasitas e vírus merecem atenção para temas relacionados à saúde pública com foco no controle e disseminação de doenças.

Considerando-se as características morfofuncionais e patogênicas específicas a cada grupo de microrganismos citados anteriormente, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Bactérias.

(2) Parasitas.

(3) Vírus.

( ) Permitem a distinção estrutural de sua parede celular pela coloração de Gram.

( ) São parasitas intracelulares obrigatórios.

( ) Produzem lipopolissacarídeo (LPS), uma endotoxina responsável por várias características das doenças, como a febre.

( ) Possuem material genético composto por DNA de fita simples ou por RNA de fita simples ou fita dupla.

( ) Apresentam duas formas distintas: protozoários unicelulares e metazoários multicelulares.

Questão 9

No dia 05 de maio de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 786, que estabelece os requisitos técnicos e sanitários para o funcionamento de laboratórios clínicos, postos de coleta, farmácias e outros serviços responsáveis pela realização de exames de análises clínicas (EAC). É de atividade exclusiva do laboratório clínico e do laboratório de anatomia patológica:

Questão 10

O diagnóstico laboratorial da ascaridíase baseia-se na realização de exame parasitológico de fezes. A técnica de eleição para a detecção do Ascaris lumbricoides é o método de Lutz ou Hoffman, Pons e Janer.
Essa técnica se fundamenta na

Tempo de simulado: