Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Orientar e controlar a produção de kits destinados as análises bioquímicas, microbiológicas e sorológicas destinadas as analises clinicas, imunológicas e aos bancos de sangue. A produção de produtos sorológicos destinados as análises clinicas, biológicas imunológicas e aos bancos de órgãos.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A análise química dos leucócitos pelas tiras reativas oferece um meio mais padronizado para a detecção dos leucócitos. Uma vantagem do teste químico é a de também ser capaz de detectar leucócitos que foram lisados, os quais não aparecem no exame microscópico.
O que a reação para leucócitos nas tiras reagentes pode detectar?

Questão 2

“Os antimicrobianos β-lactâmicos são uma classe ampla de antibióticos, que inclui a penicilina e seus derivados, que possuem agente antibiótico, o núcleo β-lactâmico em sua estrutura molecular. É o mais usado grupo de antibióticos. O mecanismo de ação dos antimicrobianos ß-lactâmicos resulta em parte da sua habilidade de interferir com a síntese do peptideoglicano (responsável pela integridade da parede bacteriana).”

Disponível em:
http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/rm_controle/opas_web/
modulo1/lactamicos2.htm .

Para que ocorra esse mecanismo de ação é necessário que os antimicrobianos β-lactâmicos:

Questão 3

Os carboidratos são a principal fonte de energia da maioria dos organismos vivos. O diabetes é uma doença crônica, crescente na sociedade urbana, resultante de distúrbios no metabolismo de carboidratos. A hiperglicemia é a expressão dessa doença. Sobre o aspecto laboratorial desse distúrbio, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 4

“A administração de medicamentos deve ser realizada de forma eficiente, segura e responsável. Sem isso, os objetivos da terapia sugerida podem ser comprometidos. Mas existem literalmente centenas de vias de administração de medicamentos possíveis: segundo a Food and Drug Administration (FDA), órgão de controle americano que equivale a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira, existem 111 vias de administração de medicamentos. Embora a FDA reconheça 111 formas de administração de medicamentos, elas podem ser divididas principalmente em: Tópica, Enteral, Parenteral (direta e indireta).”

Disponível em: http://www.espacofarmaceutico.com.br/blog/2017/06/14/conheca-as
principais-vias-de-administracao-de-medicamentos

sa
Assinale a alternativa que indica uma via de administração parenteral direta:

Questão 5

Uma das recomendações para evitar erros pré-analíticos durante a coleta é respeitar a sequência de tubos a fim de impedir a contaminação por aditivos nos tubos subsequentes, conforme recomendação da CLSI H3-A6, (Procedures for the Collection of Diagnostic Blood Specimens by Venipunctures).
A esse respeito, assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 6

“As boas práticas de armazenamento dos medicamentos são indispensáveis para a preservação de todo e qualquer fármaco de natureza perecível. Manter a estabilidade dos medicamentos durante sua produção, distribuição e armazenamento é fundamental para garantir sua eficácia, reduzir perdas e por fim controlar problemas na saúde.”

Disponível em:
https://sensorweb.com.br/as-boas-praticas-no-armazenamento-de
medicamentos/.

De acordo com as boas práticas de armazenamento de medicamentos, pode-se afirmar:

Questão 7

As micoses causadas por fungos dimórficos, que apresentam comprometimento pulmonar, são

Questão 8

A implantação da Gestão da Qualidade em laboratórios clínicos é uma exigência legal desde 2005, com a publicação da RDC 302 pela ANVISA. Especificamente para os testes em laboratórios de bioquímica, deve-se implantar o hábito da validação de equipamentos e reagentes antes do uso em amostras de pacientes. Com relação ao gráfico de avaliação dos valores de controles adotados na bioquímica, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 9

A automação na realização do hemograma trouxe maior segurança e agilidade na liberação de resultados. Mesmo assim, é necessário ficar atento aos possíveis erros que podem ocorrer na determinação de alguns parâmetros do hemograma automatizado. Sobre erros na determinação do Eritrograma, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

O diagnóstico laboratorial da ascaridíase baseia-se na realização de exame parasitológico de fezes. A técnica de eleição para a detecção do Ascaris lumbricoides é o método de Lutz ou Hoffman, Pons e Janer.
Essa técnica se fundamenta na

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *