Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Orientar e controlar a produção de kits destinados as análises bioquímicas, microbiológicas e sorológicas destinadas as analises clinicas, imunológicas e aos bancos de sangue. A produção de produtos sorológicos destinados as análises clinicas, biológicas imunológicas e aos bancos de órgãos.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

“Durante os últimos anos o processo de implantação e consolidação do Sistema único de Saúde-SUS, desde sua concepção na Constituição Federal, em 1988, vem sendo objeto de inúmeros instrumentos normativos, como forma de regulamentar esse sistema e colocar em prática os objetivos, diretrizes e princípios do mesmo.”

Disponível em: https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/14614/natale-souza/
susprincipios-diretrizes-e-gestao.

Os princípios e diretrizes do SUS, dispostos na Constituição Federal e na Lei nº 8.080 de 19 de setembro de1990, estabelecem que a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) seja fundamentada na distribuição de competências entre:

Questão 2

O plaquetograma inclui a contagem de plaquetas, determinação de VPM (volume plaquetário médio), PDW (amplitude de variação de tamanho das plaquetas e PCT (plaquetócrito), na maioria dos contadores automatizados e pode sofrer interferências, principalmente no processo pré-analítico. Porém, em alguns casos, também ocorrem erros espúrios nas contagens automatizadas devido a condições do próprio paciente. Sobre os possíveis interferentes na contagem de plaquetas do hemograma automatizado, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 3

"Infecção Hospitalar é qualquer infecção adquirida após a internação do paciente e se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. As infecções hospitalares, segundo estimativas consideradas otimistas, matam mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil".

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034
71671978000200182.

Segundo o manual do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH, os tipos de precauções foram divididos conforme as necessidades de cada paciente, cada microrganismo, sendo que cada classe tem seus cuidados específicos que devem ser tomados, para que seja evitado o aumento da infecção hospitalar, sobre essas precauções pode-se afirmar:

Questão 4

A técnica de hemaglutinação é utilizada na determinação do grupo sanguíneo ABO entre doadores e receptores de sangue. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que indivíduos pertencentes ao grupo sanguíneo

Questão 5

Recentemente foi lançada, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, a decisão sobre o uso do jejum para dosagens laboratoriais dos testes que fazem parte do perfil lipídico, utilizados na avaliação diagnóstica de doenças cardiovasculares, que conduziu às novas orientações para uso do jejum nas dosagens laboratoriais pelas SBPC/ML e SBAC.
Quanto à dosagem desses parâmetros, é CORRETO afirmar que

Questão 6

Assinale a alternativa que lista CORRETAMENTE os princípios do SUS.

Questão 7

Com relação à RDC, nº 302 de 2005, publicada pela ANVISA, que regulamenta as atividades de Laboratório Clínico, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 8

As micoses causadas por fungos dimórficos, que apresentam comprometimento pulmonar, são

Questão 9

A automação na realização do hemograma trouxe maior segurança e agilidade na liberação de resultados. Mesmo assim, é necessário ficar atento aos possíveis erros que podem ocorrer na determinação de alguns parâmetros do hemograma automatizado. Sobre erros na determinação do Eritrograma, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 10

O trato urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. A pelve renal, os ureteres, a bexiga e a uretra são revestidas por um epitélio altamente especializado e único. Tem a característica única de formar uma barreira contra a urina tóxica, prevenindo escapes, e também tem a capacidade de se contrair e se expandir, acompanhando a função fisiológica normal do trato urinário.
Esse epitélio denomina-se de

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *