Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Orientar e controlar a produção de kits destinados as análises bioquímicas, microbiológicas e sorológicas destinadas as analises clinicas, imunológicas e aos bancos de sangue. A produção de produtos sorológicos destinados as análises clinicas, biológicas imunológicas e aos bancos de órgãos. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A covid-19 é uma doença infecciosa provocada pelo vírus SARS-CoV2, que já levou a óbito mais de 690 mil pessoas no Brasil. O Boletim Epidemiológico nº 44, publicado pelo Ministério da Saúde em 02/01/2021 (antes do início da vacinação), registrou 195.725 óbitos, ao passo que o Boletim Epidemiológico nº 141, publicado em 03/12/2022, registrou 326 óbitos. Os dados mostram a importância das vacinas desenvolvidas que ajudaram a diminuir os óbitos e as internações no Brasil e no mundo. A respeito das vacinas e suas tecnologias, é CORRETO afirmar que:

Questão 2

Assinale a alternativa que lista CORRETAMENTE os princípios do SUS.

Questão 3

A infecção pelo nematódeo Enterobius vermicularisé é muito comum em todo o mundo, sendo mais frequentemente observada durante a primeira infância. Sua transmissão ocorre pela ingestão de água, alimentos, poeira ou pelo contato com objetos contaminados levados à boca. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, o método de escolha para o diagnóstico dessa infecção e a forma parasitária a ser detectada.

Questão 4

Nos estudos epidemiológicos, são utilizados basicamente dois tipos de medidas, as de frequência e as de associação ou de efeito. Considerando-se os dois tipos de medidas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) De frequência.

(2) De associação ou de efeito.

( ) Essas medidas retratam a magnitude da relação estatística entre as variáveis de exposição e o desfecho em estudo.

( ) São as escolhidas quando se quer avaliar a ocorrência de determinados desfechos ou eventos em populações específicas.

( ) É obtida a partir da realização de estudos epidemiológicos do tipo experimentais, como ensaios clínicos randomizados (ECR) e observacionais.

( ) Nos delineamentos de estudos de coorte, uma medida geralmente utilizada é o risco relativo.

Questão 5

“A anemia é definida por valores de hemoglobina (Hb) no sangue abaixo do normal para idade e gênero. É um dos principais problemas de saúde pública mundial, chegando a afetar mais de um quarto da população do planeta, ou seja, mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. A metade dos casos é determinada por deficiência de ferro (DF), a deficiência nutricional mais prevalente e negligenciada no mundo, particularmente entre as mulheres e as crianças dos países em desenvolvimento. É também significativamente prevalente nos países industrializados e afeta pessoas de todas as idades em todos os países. ”

Disponível em:
http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/dezembro/15/Anemia-por-Defici-
ncia-de-Ferro.pdf.

Na suspeita de anemia por deficiência de ferro (ADF), deve-se solicitar um hemograma completo (com os índices hematimétricos e avaliação de esfregaço periférico) e dosagem de ferritina. Com relação ao resultado POSITIVO para ADF é correto afirmar que:

Questão 6

“Uma criança de 7 anos fez um exame de fezes. O bioquímico, ao examinar a lâmina dessa criança, achou ovo com duplo envoltório. Casca externa formada por escleroproteínas mostra um espinho lateral em uma matriz granular. Abaixo desta, cercando completamente o miracídio e outras estruturas. A camada logo abaixo da casca do ovo maduro apresenta microfibras inseridas presente um fino envelope de origem celular escamosa, que parece envolvido na regulação do transporte dos antígenos do ovo e outros produtos embrionários para fora e nutrientes para dentro do ambiente onde o miracídio está localizado.”

Disponível em: http://www.ufjf.br/labproteinas/material-de-apoio/esquistossomose/ovo-e
a-formacao-do-granuloma-de-s-mansoni/.

A figura a seguir refere-se ao ovo encontrado pelo bioquimico. O ovo parasitológico presente no exame se refere a:
dda

Questão 7

Os eletrólitos exercem um papel importante na manutenção da homeostase no organismo. Em termos fisiológicos, os eletrólitos devem ser considerados em conjunto, uma vez que as células necessitam de uma combinação específica de ânions e cátions para funcionarem de forma eficaz.
Sobre os eletrólitos, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 8

A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia, e seu diagnóstico laboratorial é realizado utilizando-se testes simples e rotineiramente disponíveis nos laboratórios clínicos. Nesse sentido, são achados característicos no diagnóstico da anemia ferropriva

Questão 9

Qual dos seguintes compostos é considerado um ácido nucleico e está envolvido na síntese de proteínas?

Questão 10

De acordo com o Manual Técnico para o diagnóstico de sífilis, descrito pelo Ministério da Saúde e aprovado pela portaria nº 2.012, de 19 de outubro de 2016, assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) Entre as metodologias treponêmicas estão teste de anticorpos treponêmicos fluorescentes com absorção (FTA-Abs), ensaio imunossorvente ligado à enzima (ELISA) e Venereal Disease Research Laboratory (VDRL).
( ) A microscopia de campo escuro não é recomendada para material de lesões orais, pois a cavidade oral é frequentemente colonizada por outras espiroquetas que podem confundir o diagnóstico de sífilis.
( ) A fim de evitar resultados falso-negativos devido ao fenômeno de prozona, é fundamental que, ao se realizar qualquer teste qualitativo não treponêmico, a amostra sempre seja testada pura e na diluição 1:8. O fenômeno de prozona não ocorre nos testes treponêmicos.
( ) Os testes não treponêmicos detectam anticorpos anticardiolipina, que não são específicos para os antígenos do Treponema pallidum. Desse modo, os testes treponêmicos devem ser utilizados para o monitoramento da resposta ao tratamento.
( ) A persistência de resultados reagentes nos testes treponêmicos e/ou reagentes com baixa titulação nos testes não treponêmicos, após o tratamento correto para sífilis, caracteriza a cicatriz ou memória sorológica, sem que isso indique infecção.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *