Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Orientar e controlar a produção de kits destinados as análises bioquímicas, microbiológicas e sorológicas destinadas as analises clinicas, imunológicas e aos bancos de sangue. A produção de produtos sorológicos destinados as análises clinicas, biológicas imunológicas e aos bancos de órgãos.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

"Infecção Hospitalar é qualquer infecção adquirida após a internação do paciente e se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. As infecções hospitalares, segundo estimativas consideradas otimistas, matam mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil".

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034
71671978000200182.

Segundo o manual do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH, os tipos de precauções foram divididos conforme as necessidades de cada paciente, cada microrganismo, sendo que cada classe tem seus cuidados específicos que devem ser tomados, para que seja evitado o aumento da infecção hospitalar, sobre essas precauções pode-se afirmar:

Questão 2

Uma das recomendações para evitar erros pré-analíticos durante a coleta é respeitar a sequência de tubos a fim de impedir a contaminação por aditivos nos tubos subsequentes, conforme recomendação da CLSI H3-A6, (Procedures for the Collection of Diagnostic Blood Specimens by Venipunctures).
A esse respeito, assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 3

As hematúrias são achados comuns nos exames de urina de rotina e nem sempre são sinais de doenças. A presença de hematúria associada a outras alterações urinárias, especialmente a proteinúria, sugere comprometimento do trato urinário e necessidade de investigação. O dismorfismo eritrocitário, como indicativo do local do sangramento, é de grande importância para definir se a hemorragia é glomerular ou não glomerular e, assim, definir a conduta médica.
O dismorfismo eritrocitário está associado à

Questão 4

Existem vários fatores interferentes nos exames realizados em amostras de sangue, desde o momento da coleta, incluindo a preparação das amostras até o processamento analítico propriamente dito. Tempo de contato do soro ou plasma com as células, existência de hemólise em graus variados, temperatura incorreta de armazenamento de amostra são alguns dos possíveis interferentes. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 5

Em condições normais, quase toda a glicose filtrada pelos glomérulos renais é reabsorvida. Caso os níveis sanguíneos de glicose se elevem, como no diabetes mellitus, aparece glicose na urina.
O nível sanguíneo, que excede a capacidade de reabsorção tubular da glicose, chamado limiar renal, encontra-se

Questão 6

“A prova tuberculínica é um teste diagnóstico de ILTB que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD por via intradérmica, em que a leitura é realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo ser estendido até 96 horas. A prova está indicada na investigação da infecção latente pelo M. tuberculosis (ILTB) no adulto e na investigação da infecção latente e de TB doença em crianças. Também, pode ser utilizada em estudos epidemiológicos.”

Disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/tecnicas_aplicacao_leitura_prova_tuberculini

ca.pdf.

Sobre a prova tuberculínica, assinale a alternativa verdadeira:

Questão 7

Os carboidratos são a principal fonte de energia da maioria dos organismos vivos. O diabetes é uma doença crônica, crescente na sociedade urbana, resultante de distúrbios no metabolismo de carboidratos. A hiperglicemia é a expressão dessa doença. Sobre o aspecto laboratorial desse distúrbio, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 8

Assinale a alternativa que lista CORRETAMENTE os princípios do SUS.

Questão 9

A técnica de hemaglutinação é utilizada na determinação do grupo sanguíneo ABO entre doadores e receptores de sangue. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que indivíduos pertencentes ao grupo sanguíneo

Questão 10

As micoses causadas por fungos dimórficos, que apresentam comprometimento pulmonar, são

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *