Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Orientar e controlar a produção de kits destinados as análises bioquímicas, microbiológicas e sorológicas destinadas as analises clinicas, imunológicas e aos bancos de sangue. A produção de produtos sorológicos destinados as análises clinicas, biológicas imunológicas e aos bancos de órgãos. Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A covid-19 é uma doença infecciosa provocada pelo vírus SARS-CoV2, que já levou a óbito mais de 690 mil pessoas no Brasil. O Boletim Epidemiológico nº 44, publicado pelo Ministério da Saúde em 02/01/2021 (antes do início da vacinação), registrou 195.725 óbitos, ao passo que o Boletim Epidemiológico nº 141, publicado em 03/12/2022, registrou 326 óbitos. Os dados mostram a importância das vacinas desenvolvidas que ajudaram a diminuir os óbitos e as internações no Brasil e no mundo. A respeito das vacinas e suas tecnologias, é CORRETO afirmar que:

Questão 2

A meningite aguda é uma das infecções mais comuns do Sistema Nervoso Central (SNC), sendo bactérias e vírus importantes causas dessa doença. Devido à gravidade dessas infecções, o laboratório deve estar preparado para realizar o diagnóstico de maneira rápida e precisa.
Sobre meningite aguda, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 3

Os carboidratos são a principal fonte de energia da maioria dos organismos vivos. O diabetes é uma doença crônica, crescente na sociedade urbana, resultante de distúrbios no metabolismo de carboidratos. A hiperglicemia é a expressão dessa doença. Sobre o aspecto laboratorial desse distúrbio, assinale a alternativa CORRETA.

Questão 4

O exame de urina é um teste de triagem que pode fornecer informações úteis para o diagnóstico de patologias do trato urinário e da função renal, bem como de outras alterações sistêmicas. Segundo as Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial em relação à realização de exames em urina, avalie as afirmações a seguir.

I - A análise química da urina pode ser realizada através do uso de tiras reagentes e inclui a determinação do pH e a avaliação semiquantitativa de diversos parâmetros, entre eles proteínas, glicose, hemoglobina, corpos cetônicos e esterase leucocitária.
II - Resultados falso-positivos ou falso-negativos são incomuns com o uso de tiras reagentes; sendo assim, um resultado negativo na tira reagente descarta a presença de proteínas na urina.
III- Apesar da microscopia de campo claro ser a mais frequentemente utilizada na análise do sedimento urinário, a microscopia de luz polarizada é de grande utilidade para a identificação de cristais e de elementos que contenham gordura, sendo que os últimos produzem um padrão característico de cruz de Malta.
IV - Dos três tipos principais de células epiteliais que podem ser encontrados na análise do sedimento urinário, as células epiteliais tubulares renais têm um significado clínico maior e estão associadas a dano tubular renal.

Quais estão corretas?

Questão 5

“A anemia é definida por valores de hemoglobina (Hb) no sangue abaixo do normal para idade e gênero. É um dos principais problemas de saúde pública mundial, chegando a afetar mais de um quarto da população do planeta, ou seja, mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo. A metade dos casos é determinada por deficiência de ferro (DF), a deficiência nutricional mais prevalente e negligenciada no mundo, particularmente entre as mulheres e as crianças dos países em desenvolvimento. É também significativamente prevalente nos países industrializados e afeta pessoas de todas as idades em todos os países. ”

Disponível em:
http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2014/dezembro/15/Anemia-por-Defici-
ncia-de-Ferro.pdf.

Na suspeita de anemia por deficiência de ferro (ADF), deve-se solicitar um hemograma completo (com os índices hematimétricos e avaliação de esfregaço periférico) e dosagem de ferritina. Com relação ao resultado POSITIVO para ADF é correto afirmar que:

Questão 6

“A administração de medicamentos deve ser realizada de forma eficiente, segura e responsável. Sem isso, os objetivos da terapia sugerida podem ser comprometidos. Mas existem literalmente centenas de vias de administração de medicamentos possíveis: segundo a Food and Drug Administration (FDA), órgão de controle americano que equivale a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira, existem 111 vias de administração de medicamentos. Embora a FDA reconheça 111 formas de administração de medicamentos, elas podem ser divididas principalmente em: Tópica, Enteral, Parenteral (direta e indireta).”

Disponível em: http://www.espacofarmaceutico.com.br/blog/2017/06/14/conheca-as
principais-vias-de-administracao-de-medicamentos

sa
Assinale a alternativa que indica uma via de administração parenteral direta:

Questão 7

Considere as afirmações abaixo em relação à Portaria nº 2.349, de 14 de setembro de 2017, que aprovou a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos elaborada em 2017, pela Comissão de Biossegurança em Saúde (CBS), do Ministério da Saúde.

I - Classe de risco 1 inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças em pessoas ou animais adultos sadios, enquanto a Classe de risco 2 inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.
II - Classe de risco 3 inclui os agentes biológicos que apresentam moderado risco individual e alto risco para a comunidade e para os quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou prevenção.
III- Classe de risco 3 inclui os agentes biológicos com alto risco individual e moderado risco para a comunidade e para os quais não existem usualmente medidas de tratamento ou prevenção.
IV - Classe de risco 4 inclui os agentes biológicos com alto risco individual e para a comunidade. Até o momento, não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes.

Quais estão corretas?

Questão 8

“Podemos chamar de ética farmacêutica o conjunto de normas de procedimento, valores e condutas profissionais aplicadas às peculiaridades do profissional farmacêutico no exercício das atribuições profissionais e nas relações com a comunidades. ”

Disponível em:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/eticafarmaceutica-e
julgamento-etico/9851

O Código de Ética da Profissão Farmacêutica, instituído pela Resolução nº 417 de 29 de setembro 2004 do Conselho Federal de Farmácia, estabelece que:

Questão 9

A infecção pelo nematódeo Enterobius vermicularisé é muito comum em todo o mundo, sendo mais frequentemente observada durante a primeira infância. Sua transmissão ocorre pela ingestão de água, alimentos, poeira ou pelo contato com objetos contaminados levados à boca. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, o método de escolha para o diagnóstico dessa infecção e a forma parasitária a ser detectada.

Questão 10

A urinálise é um exame prático que permite a avaliação de diversos parâmetros físicos e químicos, relacionados a patologias. Em relação às metodologias de diagnóstico empregadas na análise da urina, analisar os itens abaixo:

I. A análise visual da cor azul da urina pode indicar infecção bacteriana.

II. A técnica das tiras reagentes permite a visualização de cilindros hemáticos.

III. A presença aumentada de células epiteliais tubulares na microscopia do sedimento urinário pode indicar lesão renal.

IV. O urodensímetro permite avaliar a concentração de glicose, cetonas, cristais de oxalato e cilindros céreos na amostra.

Estão CORRETOS:

Tempo de simulado: