Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Orientar e controlar a produção de kits destinados as análises bioquímicas, microbiológicas e sorológicas destinadas as analises clinicas, imunológicas e aos bancos de sangue. A produção de produtos sorológicos destinados as análises clinicas, biológicas imunológicas e aos bancos de órgãos.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A infecção pelo nematódeo Enterobius vermicularisé é muito comum em todo o mundo, sendo mais frequentemente observada durante a primeira infância. Sua transmissão ocorre pela ingestão de água, alimentos, poeira ou pelo contato com objetos contaminados levados à boca. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, o método de escolha para o diagnóstico dessa infecção e a forma parasitária a ser detectada.

Questão 2

“A administração de medicamentos deve ser realizada de forma eficiente, segura e responsável. Sem isso, os objetivos da terapia sugerida podem ser comprometidos. Mas existem literalmente centenas de vias de administração de medicamentos possíveis: segundo a Food and Drug Administration (FDA), órgão de controle americano que equivale a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira, existem 111 vias de administração de medicamentos. Embora a FDA reconheça 111 formas de administração de medicamentos, elas podem ser divididas principalmente em: Tópica, Enteral, Parenteral (direta e indireta).”

Disponível em: http://www.espacofarmaceutico.com.br/blog/2017/06/14/conheca-as
principais-vias-de-administracao-de-medicamentos

sa
Assinale a alternativa que indica uma via de administração parenteral direta:

Questão 3

"Infecção Hospitalar é qualquer infecção adquirida após a internação do paciente e se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. As infecções hospitalares, segundo estimativas consideradas otimistas, matam mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil".

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034
71671978000200182.

Segundo o manual do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH, os tipos de precauções foram divididos conforme as necessidades de cada paciente, cada microrganismo, sendo que cada classe tem seus cuidados específicos que devem ser tomados, para que seja evitado o aumento da infecção hospitalar, sobre essas precauções pode-se afirmar:

Questão 4

“As boas práticas de armazenamento dos medicamentos são indispensáveis para a preservação de todo e qualquer fármaco de natureza perecível. Manter a estabilidade dos medicamentos durante sua produção, distribuição e armazenamento é fundamental para garantir sua eficácia, reduzir perdas e por fim controlar problemas na saúde.”

Disponível em:
https://sensorweb.com.br/as-boas-praticas-no-armazenamento-de
medicamentos/.

De acordo com as boas práticas de armazenamento de medicamentos, pode-se afirmar:

Questão 5

Uma das recomendações para evitar erros pré-analíticos durante a coleta é respeitar a sequência de tubos a fim de impedir a contaminação por aditivos nos tubos subsequentes, conforme recomendação da CLSI H3-A6, (Procedures for the Collection of Diagnostic Blood Specimens by Venipunctures).
A esse respeito, assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Questão 6

A análise química dos leucócitos pelas tiras reativas oferece um meio mais padronizado para a detecção dos leucócitos. Uma vantagem do teste químico é a de também ser capaz de detectar leucócitos que foram lisados, os quais não aparecem no exame microscópico.
O que a reação para leucócitos nas tiras reagentes pode detectar?

Questão 7

Recentemente foi lançada, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, a decisão sobre o uso do jejum para dosagens laboratoriais dos testes que fazem parte do perfil lipídico, utilizados na avaliação diagnóstica de doenças cardiovasculares, que conduziu às novas orientações para uso do jejum nas dosagens laboratoriais pelas SBPC/ML e SBAC.
Quanto à dosagem desses parâmetros, é CORRETO afirmar que

Questão 8

A técnica de hemaglutinação é utilizada na determinação do grupo sanguíneo ABO entre doadores e receptores de sangue. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que indivíduos pertencentes ao grupo sanguíneo

Questão 9

As bactérias anaeróbias representam o grupo mais numeroso de microrganismos da microbiota humana, podendo, sob determinadas circunstâncias, atuar como patógenos, cursando com patologias graves e potencialmente fatais. Devido à sua natureza fastidiosa, os anaeróbios necessitam de técnicas microbiológicas apropriadas, que levem em consideração suas características particulares: colheita, transporte e processamento apropriados; crescimento cultural lento e laborioso; testes de sensibilidade aos antimicrobianos realizados em circunstâncias precisas. Considerando que, sobretudo para os anaeróbios de interesse clínico e mais virulentos (Ex. Fusobacterium e Bacteroides), o oxigênio é um fator limitante para seu crescimento, como seriam classificados esses microrganismos?

Questão 10

Os carboidratos são a principal fonte de energia da maioria dos organismos vivos. O diabetes é uma doença crônica, crescente na sociedade urbana, resultante de distúrbios no metabolismo de carboidratos. A hiperglicemia é a expressão dessa doença. Sobre o aspecto laboratorial desse distúrbio, assinale a alternativa CORRETA.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *