Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Orientar e controlar a produção de kits destinados as análises bioquímicas, microbiológicas e sorológicas destinadas as analises clinicas, imunológicas e aos bancos de sangue. A produção de produtos sorológicos destinados as análises clinicas, biológicas imunológicas e aos bancos de órgãos.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

A infecção pelo nematódeo Enterobius vermicularisé é muito comum em todo o mundo, sendo mais frequentemente observada durante a primeira infância. Sua transmissão ocorre pela ingestão de água, alimentos, poeira ou pelo contato com objetos contaminados levados à boca. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, o método de escolha para o diagnóstico dessa infecção e a forma parasitária a ser detectada.




Questão 2

Com relação à RDC, nº 302 de 2005, publicada pela ANVISA, que regulamenta as atividades de Laboratório Clínico, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

Na maioria dos casos, os equipamentos automatizados fornecem resultados acerca do número total de leucócitos e contagem diferencial bastante acurados. No entanto, a contagem diferencial automatizada pode ser prejudicada, ou mesmo não realizada, quando existem populações de células anormais. Além disso, os equipamentos não são capazes de enumerar ou classificar células nem reconhecer anormalidades morfológicas.
Sobre a interpretação e liberação do leucograma automatizado, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 4

A técnica de hemaglutinação é utilizada na determinação do grupo sanguíneo ABO entre doadores e receptores de sangue. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que indivíduos pertencentes ao grupo sanguíneo




Questão 5

Na realização do teste não treponemico de VDRL (Veneral Diseases Research Laboratory) para o diagnóstico da sífilis, poderá ser observado o fenômeno de prozona. Esse fenômeno ocorrerá quando existir uma relação desproporcional entre a quantidade de antígenos e anticorpos durante a realização do ensaio e será capaz de gerar um resultado falso-negativo ao exame.
Na execução do ensaio, o analista poderá detectar a presença do efeito prozona ao realizar a




Questão 6

O diagnóstico laboratorial da ascaridíase baseia-se na realização de exame parasitológico de fezes. A técnica de eleição para a detecção do Ascaris lumbricoides é o método de Lutz ou Hoffman, Pons e Janer.
Essa técnica se fundamenta na




Questão 7

A automação na realização do hemograma trouxe maior segurança e agilidade na liberação de resultados. Mesmo assim, é necessário ficar atento aos possíveis erros que podem ocorrer na determinação de alguns parâmetros do hemograma automatizado. Sobre erros na determinação do Eritrograma, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

Existem vários fatores interferentes nos exames realizados em amostras de sangue, desde o momento da coleta, incluindo a preparação das amostras até o processamento analítico propriamente dito. Tempo de contato do soro ou plasma com as células, existência de hemólise em graus variados, temperatura incorreta de armazenamento de amostra são alguns dos possíveis interferentes. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 9

O trato urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. A pelve renal, os ureteres, a bexiga e a uretra são revestidas por um epitélio altamente especializado e único. Tem a característica única de formar uma barreira contra a urina tóxica, prevenindo escapes, e também tem a capacidade de se contrair e se expandir, acompanhando a função fisiológica normal do trato urinário.
Esse epitélio denomina-se de




Questão 10

A análise química dos leucócitos pelas tiras reativas oferece um meio mais padronizado para a detecção dos leucócitos. Uma vantagem do teste químico é a de também ser capaz de detectar leucócitos que foram lisados, os quais não aparecem no exame microscópico.
O que a reação para leucócitos nas tiras reagentes pode detectar?




Tempo de simulado:

Comentar Simulado