Página Inicial » Ensino Superior » Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Orientar e controlar a produção de kits destinados as análises bioquímicas, microbiológicas e sorológicas destinadas as analises clinicas, imunológicas e aos bancos de sangue. A produção de produtos sorológicos destinados as análises clinicas, biológicas imunológicas e aos bancos de órgãos.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

As bactérias anaeróbias representam o grupo mais numeroso de microrganismos da microbiota humana, podendo, sob determinadas circunstâncias, atuar como patógenos, cursando com patologias graves e potencialmente fatais. Devido à sua natureza fastidiosa, os anaeróbios necessitam de técnicas microbiológicas apropriadas, que levem em consideração suas características particulares: colheita, transporte e processamento apropriados; crescimento cultural lento e laborioso; testes de sensibilidade aos antimicrobianos realizados em circunstâncias precisas. Considerando que, sobretudo para os anaeróbios de interesse clínico e mais virulentos (Ex. Fusobacterium e Bacteroides), o oxigênio é um fator limitante para seu crescimento, como seriam classificados esses microrganismos?




Questão 2

A infecção pelo nematódeo Enterobius vermicularisé é muito comum em todo o mundo, sendo mais frequentemente observada durante a primeira infância. Sua transmissão ocorre pela ingestão de água, alimentos, poeira ou pelo contato com objetos contaminados levados à boca. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, o método de escolha para o diagnóstico dessa infecção e a forma parasitária a ser detectada.




Questão 3

A análise química dos leucócitos pelas tiras reativas oferece um meio mais padronizado para a detecção dos leucócitos. Uma vantagem do teste químico é a de também ser capaz de detectar leucócitos que foram lisados, os quais não aparecem no exame microscópico.
O que a reação para leucócitos nas tiras reagentes pode detectar?




Questão 4

Os carboidratos são a principal fonte de energia da maioria dos organismos vivos. O diabetes é uma doença crônica, crescente na sociedade urbana, resultante de distúrbios no metabolismo de carboidratos. A hiperglicemia é a expressão dessa doença. Sobre o aspecto laboratorial desse distúrbio, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

A automação na realização do hemograma trouxe maior segurança e agilidade na liberação de resultados. Mesmo assim, é necessário ficar atento aos possíveis erros que podem ocorrer na determinação de alguns parâmetros do hemograma automatizado. Sobre erros na determinação do Eritrograma, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

Recentemente foi lançada, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, a decisão sobre o uso do jejum para dosagens laboratoriais dos testes que fazem parte do perfil lipídico, utilizados na avaliação diagnóstica de doenças cardiovasculares, que conduziu às novas orientações para uso do jejum nas dosagens laboratoriais pelas SBPC/ML e SBAC.
Quanto à dosagem desses parâmetros, é CORRETO afirmar que




Questão 7

O diagnóstico laboratorial da ascaridíase baseia-se na realização de exame parasitológico de fezes. A técnica de eleição para a detecção do Ascaris lumbricoides é o método de Lutz ou Hoffman, Pons e Janer.
Essa técnica se fundamenta na




Questão 8

As hematúrias são achados comuns nos exames de urina de rotina e nem sempre são sinais de doenças. A presença de hematúria associada a outras alterações urinárias, especialmente a proteinúria, sugere comprometimento do trato urinário e necessidade de investigação. O dismorfismo eritrocitário, como indicativo do local do sangramento, é de grande importância para definir se a hemorragia é glomerular ou não glomerular e, assim, definir a conduta médica.
O dismorfismo eritrocitário está associado à




Questão 9

A implantação da Gestão da Qualidade em laboratórios clínicos é uma exigência legal desde 2005, com a publicação da RDC 302 pela ANVISA. Especificamente para os testes em laboratórios de bioquímica, deve-se implantar o hábito da validação de equipamentos e reagentes antes do uso em amostras de pacientes. Com relação ao gráfico de avaliação dos valores de controles adotados na bioquímica, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 10

As micoses causadas por fungos dimórficos, que apresentam comprometimento pulmonar, são




Tempo de simulado:

Comentar Simulado