Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Orientar e controlar a produção de kits destinados as análises bioquímicas, microbiológicas e sorológicas destinadas as analises clinicas, imunológicas e aos bancos de sangue. A produção de produtos sorológicos destinados as análises clinicas, biológicas imunológicas e aos bancos de órgãos.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

“Uma criança de 7 anos fez um exame de fezes. O bioquímico, ao examinar a lâmina dessa criança, achou ovo com duplo envoltório. Casca externa formada por escleroproteínas mostra um espinho lateral em uma matriz granular. Abaixo desta, cercando completamente o miracídio e outras estruturas. A camada logo abaixo da casca do ovo maduro apresenta microfibras inseridas presente um fino envelope de origem celular escamosa, que parece envolvido na regulação do transporte dos antígenos do ovo e outros produtos embrionários para fora e nutrientes para dentro do ambiente onde o miracídio está localizado.”

Disponível em: http://www.ufjf.br/labproteinas/material-de-apoio/esquistossomose/ovo-e
a-formacao-do-granuloma-de-s-mansoni/.

A figura a seguir refere-se ao ovo encontrado pelo bioquimico. O ovo parasitológico presente no exame se refere a:
dda




Questão 2

O diagnóstico laboratorial da ascaridíase baseia-se na realização de exame parasitológico de fezes. A técnica de eleição para a detecção do Ascaris lumbricoides é o método de Lutz ou Hoffman, Pons e Janer.
Essa técnica se fundamenta na




Questão 3

A análise química dos leucócitos pelas tiras reativas oferece um meio mais padronizado para a detecção dos leucócitos. Uma vantagem do teste químico é a de também ser capaz de detectar leucócitos que foram lisados, os quais não aparecem no exame microscópico.
O que a reação para leucócitos nas tiras reagentes pode detectar?




Questão 4

Os carboidratos são a principal fonte de energia da maioria dos organismos vivos. O diabetes é uma doença crônica, crescente na sociedade urbana, resultante de distúrbios no metabolismo de carboidratos. A hiperglicemia é a expressão dessa doença. Sobre o aspecto laboratorial desse distúrbio, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 5

Assinale a alternativa que lista CORRETAMENTE os princípios do SUS.




Questão 6

O trato urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. A pelve renal, os ureteres, a bexiga e a uretra são revestidas por um epitélio altamente especializado e único. Tem a característica única de formar uma barreira contra a urina tóxica, prevenindo escapes, e também tem a capacidade de se contrair e se expandir, acompanhando a função fisiológica normal do trato urinário.
Esse epitélio denomina-se de




Questão 7

“Durante os últimos anos o processo de implantação e consolidação do Sistema único de Saúde-SUS, desde sua concepção na Constituição Federal, em 1988, vem sendo objeto de inúmeros instrumentos normativos, como forma de regulamentar esse sistema e colocar em prática os objetivos, diretrizes e princípios do mesmo.”

Disponível em: https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/14614/natale-souza/
susprincipios-diretrizes-e-gestao.

Os princípios e diretrizes do SUS, dispostos na Constituição Federal e na Lei nº 8.080 de 19 de setembro de1990, estabelecem que a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) seja fundamentada na distribuição de competências entre:




Questão 8

As micoses causadas por fungos dimórficos, que apresentam comprometimento pulmonar, são




Questão 9

A infecção pelo nematódeo Enterobius vermicularisé é muito comum em todo o mundo, sendo mais frequentemente observada durante a primeira infância. Sua transmissão ocorre pela ingestão de água, alimentos, poeira ou pelo contato com objetos contaminados levados à boca. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, o método de escolha para o diagnóstico dessa infecção e a forma parasitária a ser detectada.




Questão 10

Existem vários fatores interferentes nos exames realizados em amostras de sangue, desde o momento da coleta, incluindo a preparação das amostras até o processamento analítico propriamente dito. Tempo de contato do soro ou plasma com as células, existência de hemólise em graus variados, temperatura incorreta de armazenamento de amostra são alguns dos possíveis interferentes. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado