Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Orientar e controlar a produção de kits destinados as análises bioquímicas, microbiológicas e sorológicas destinadas as analises clinicas, imunológicas e aos bancos de sangue. A produção de produtos sorológicos destinados as análises clinicas, biológicas imunológicas e aos bancos de órgãos.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

Na realização do teste não treponemico de VDRL (Veneral Diseases Research Laboratory) para o diagnóstico da sífilis, poderá ser observado o fenômeno de prozona. Esse fenômeno ocorrerá quando existir uma relação desproporcional entre a quantidade de antígenos e anticorpos durante a realização do ensaio e será capaz de gerar um resultado falso-negativo ao exame.
Na execução do ensaio, o analista poderá detectar a presença do efeito prozona ao realizar a




Questão 2

Os carboidratos são a principal fonte de energia da maioria dos organismos vivos. O diabetes é uma doença crônica, crescente na sociedade urbana, resultante de distúrbios no metabolismo de carboidratos. A hiperglicemia é a expressão dessa doença. Sobre o aspecto laboratorial desse distúrbio, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 3

A análise química dos leucócitos pelas tiras reativas oferece um meio mais padronizado para a detecção dos leucócitos. Uma vantagem do teste químico é a de também ser capaz de detectar leucócitos que foram lisados, os quais não aparecem no exame microscópico.
O que a reação para leucócitos nas tiras reagentes pode detectar?




Questão 4

“Segundo definição da Anvisa, efeito adverso ou reação adversa (RAM) é qualquer resposta a um medicamento que seja prejudicial, não intencional, e que ocorra nas doses normalmente utilizadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico e tratamento de doenças, ou para a modificação de uma função fisiológica.”

Assinale a opção correta a respeito da RAM.




Questão 5

“As boas práticas de armazenamento dos medicamentos são indispensáveis para a preservação de todo e qualquer fármaco de natureza perecível. Manter a estabilidade dos medicamentos durante sua produção, distribuição e armazenamento é fundamental para garantir sua eficácia, reduzir perdas e por fim controlar problemas na saúde.”

Disponível em:
https://sensorweb.com.br/as-boas-praticas-no-armazenamento-de
medicamentos/.

De acordo com as boas práticas de armazenamento de medicamentos, pode-se afirmar:




Questão 6

A infecção pelo nematódeo Enterobius vermicularisé é muito comum em todo o mundo, sendo mais frequentemente observada durante a primeira infância. Sua transmissão ocorre pela ingestão de água, alimentos, poeira ou pelo contato com objetos contaminados levados à boca. Assinale a alternativa que contém, respectivamente, o método de escolha para o diagnóstico dessa infecção e a forma parasitária a ser detectada.




Questão 7

A automação na realização do hemograma trouxe maior segurança e agilidade na liberação de resultados. Mesmo assim, é necessário ficar atento aos possíveis erros que podem ocorrer na determinação de alguns parâmetros do hemograma automatizado. Sobre erros na determinação do Eritrograma, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 8

As micoses causadas por fungos dimórficos, que apresentam comprometimento pulmonar, são




Questão 9

A técnica de hemaglutinação é utilizada na determinação do grupo sanguíneo ABO entre doadores e receptores de sangue. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que indivíduos pertencentes ao grupo sanguíneo




Questão 10

“Durante os últimos anos o processo de implantação e consolidação do Sistema único de Saúde-SUS, desde sua concepção na Constituição Federal, em 1988, vem sendo objeto de inúmeros instrumentos normativos, como forma de regulamentar esse sistema e colocar em prática os objetivos, diretrizes e princípios do mesmo.”

Disponível em: https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/14614/natale-souza/
susprincipios-diretrizes-e-gestao.

Os princípios e diretrizes do SUS, dispostos na Constituição Federal e na Lei nº 8.080 de 19 de setembro de1990, estabelecem que a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) seja fundamentada na distribuição de competências entre:




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta