Simulado Bioquímico – Questões Teóricas

Orientar e controlar a produção de kits destinados as análises bioquímicas, microbiológicas e sorológicas destinadas as analises clinicas, imunológicas e aos bancos de sangue. A produção de produtos sorológicos destinados as análises clinicas, biológicas imunológicas e aos bancos de órgãos.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

“A prova tuberculínica é um teste diagnóstico de ILTB que se baseia em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação do PPD por via intradérmica, em que a leitura é realizada 48 a 72 horas após a aplicação, podendo ser estendido até 96 horas. A prova está indicada na investigação da infecção latente pelo M. tuberculosis (ILTB) no adulto e na investigação da infecção latente e de TB doença em crianças. Também, pode ser utilizada em estudos epidemiológicos.”

Disponível em:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/tecnicas_aplicacao_leitura_prova_tuberculini

ca.pdf.

Sobre a prova tuberculínica, assinale a alternativa verdadeira:




Questão 2

“A administração de medicamentos deve ser realizada de forma eficiente, segura e responsável. Sem isso, os objetivos da terapia sugerida podem ser comprometidos. Mas existem literalmente centenas de vias de administração de medicamentos possíveis: segundo a Food and Drug Administration (FDA), órgão de controle americano que equivale a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) brasileira, existem 111 vias de administração de medicamentos. Embora a FDA reconheça 111 formas de administração de medicamentos, elas podem ser divididas principalmente em: Tópica, Enteral, Parenteral (direta e indireta).”

Disponível em: http://www.espacofarmaceutico.com.br/blog/2017/06/14/conheca-as
principais-vias-de-administracao-de-medicamentos

sa
Assinale a alternativa que indica uma via de administração parenteral direta:




Questão 3

Assinale a alternativa que lista CORRETAMENTE os princípios do SUS.




Questão 4

O trato urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga urinária e uretra. A pelve renal, os ureteres, a bexiga e a uretra são revestidas por um epitélio altamente especializado e único. Tem a característica única de formar uma barreira contra a urina tóxica, prevenindo escapes, e também tem a capacidade de se contrair e se expandir, acompanhando a função fisiológica normal do trato urinário.
Esse epitélio denomina-se de




Questão 5

Na maioria dos casos, os equipamentos automatizados fornecem resultados acerca do número total de leucócitos e contagem diferencial bastante acurados. No entanto, a contagem diferencial automatizada pode ser prejudicada, ou mesmo não realizada, quando existem populações de células anormais. Além disso, os equipamentos não são capazes de enumerar ou classificar células nem reconhecer anormalidades morfológicas.
Sobre a interpretação e liberação do leucograma automatizado, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 6

O plaquetograma inclui a contagem de plaquetas, determinação de VPM (volume plaquetário médio), PDW (amplitude de variação de tamanho das plaquetas e PCT (plaquetócrito), na maioria dos contadores automatizados e pode sofrer interferências, principalmente no processo pré-analítico. Porém, em alguns casos, também ocorrem erros espúrios nas contagens automatizadas devido a condições do próprio paciente. Sobre os possíveis interferentes na contagem de plaquetas do hemograma automatizado, assinale a alternativa CORRETA.




Questão 7

“Segundo definição da Anvisa, efeito adverso ou reação adversa (RAM) é qualquer resposta a um medicamento que seja prejudicial, não intencional, e que ocorra nas doses normalmente utilizadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico e tratamento de doenças, ou para a modificação de uma função fisiológica.”

Assinale a opção correta a respeito da RAM.




Questão 8

“As boas práticas de armazenamento dos medicamentos são indispensáveis para a preservação de todo e qualquer fármaco de natureza perecível. Manter a estabilidade dos medicamentos durante sua produção, distribuição e armazenamento é fundamental para garantir sua eficácia, reduzir perdas e por fim controlar problemas na saúde.”

Disponível em:
https://sensorweb.com.br/as-boas-praticas-no-armazenamento-de
medicamentos/.

De acordo com as boas práticas de armazenamento de medicamentos, pode-se afirmar:




Questão 9

"Infecção Hospitalar é qualquer infecção adquirida após a internação do paciente e se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. As infecções hospitalares, segundo estimativas consideradas otimistas, matam mais de 50 mil pessoas por ano no Brasil".

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034
71671978000200182.

Segundo o manual do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH, os tipos de precauções foram divididos conforme as necessidades de cada paciente, cada microrganismo, sendo que cada classe tem seus cuidados específicos que devem ser tomados, para que seja evitado o aumento da infecção hospitalar, sobre essas precauções pode-se afirmar:




Questão 10

“Uma criança de 7 anos fez um exame de fezes. O bioquímico, ao examinar a lâmina dessa criança, achou ovo com duplo envoltório. Casca externa formada por escleroproteínas mostra um espinho lateral em uma matriz granular. Abaixo desta, cercando completamente o miracídio e outras estruturas. A camada logo abaixo da casca do ovo maduro apresenta microfibras inseridas presente um fino envelope de origem celular escamosa, que parece envolvido na regulação do transporte dos antígenos do ovo e outros produtos embrionários para fora e nutrientes para dentro do ambiente onde o miracídio está localizado.”

Disponível em: http://www.ufjf.br/labproteinas/material-de-apoio/esquistossomose/ovo-e
a-formacao-do-granuloma-de-s-mansoni/.

A figura a seguir refere-se ao ovo encontrado pelo bioquimico. O ovo parasitológico presente no exame se refere a:
dda




Tempo de simulado:

Comentar Simulado