Simulado Assistente de Laboratório – Questões Teóricas

Entre suas funções estão: auxiliar na limpeza e esterilização dos equipamentos e bancadas de trabalho; auxiliar na execução dos serviços de laboratório, através da preparação dos materiais; receber, preparar e distribuir materiais destinados às atividades do laboratório e para análise entre outras.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“Para o preparo de 1L (litro) de solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) 10M (molar), é necessário adicionar __________ de hidróxido de sódio (NaOH) em 500mL (mililitros) de água destilada e após, completar o volume para 1L (litro) com água destilada.”




Questão 2

Os procedimentos para coleta de amostra devem levar em consideração as características individuais de cada unidade. No caso de poços freáticos profundos equipados com bomba, a água deve ser bombeada por tempo suficiente para eliminar a água estagnada na tubulação. Assinale a alternativa que descreve, dentre os procedimentos abaixo, aquele que deve ser realizado caso o poço seja clorado.




Questão 3

A coleta de amostras é, provavelmente, o passo mais importante para a avaliação da área de estudo. De uma maneira geral, a amostragem em rios, riachos e pequenos cursos d’água é feita a montante e a jusante das fontes poluidoras, quando essas existem. Em relação a amostragem de água bruta e sedimentos assinale a alternativa incorreta.




Questão 4

O potencial hidrogeniônico (pH) é o cologaritimo da concentração de íons hidrogênio em uma amostra, expresso em mol/L. Em relação ao pH, assinale a alternativa incorreta.




Questão 5

As variações nos teores de oxigênio dissolvido estão associadas aos processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem nos corpos d’água. Para a manutenção da vida aquática aeróbica, são necessários teores mínimos de oxigênio dissolvido. Assinale a alternativa que corresponde ao teor mínimo de oxigênio exigido por cada organismo.




Questão 6

As atividades e os ensaios realizados em laboratório expõem diariamente o trabalhador a riscos variados. Dessa forma, além de treinamentos específicos, algumas recomendações fundamentais devem ser observadas visando à prevenção de acidentes. Assinale a alternativa incorreta em relação as medidas de segurança para minimizar riscos em laboratórios.




Questão 7

Em relação as propriedades da água, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A viscosidade de um líquido caracteriza a sua resistência ao escoamento.
II. Quanto maior a temperatura, menor é a tensão superficial.
III. O calor específico da água pura é igual a 1,0 cal/g ºC.
IV. A concentração dos gases na água depende da chamada pressão parcial do gás e da temperatura.




Questão 8

A resolução CONAMA Nº 357/2005 dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. Assinale a alternativa incorreta quanto as definições de classificação descritas nessa resolução.




Questão 9

A Resolução CONAMA Nº 396, de 3 de abril de 2008, dispõe sobre a classificação e diretrizes ambientais para o enquadramento das águas subterrâneas e dá outras providencias. Para atendimento dessa resolução, as amostragens, as análises e o controle de qualidade para caracterização e monitoramento das águas subterrâneas deverão adotar alguns procedimentos.
Assinale a alternativa que não atende a esta resolução.




Questão 10

A limpeza da vidraria é realizada mediante o uso de agentes químicos que inicialmente reagem com o resíduo aderido ao material e posteriormente são eliminados pela lavagem, primeiramente em água de torneira e em seguida em água destilada. Assinale a alternativa que corresponde à substância química cuja ação na limpeza relaciona-se à redução da tensão superficial, não é oxidante e favorece a remoção da sujeira.




Tempo de simulado:

Deixe uma resposta