Simulado Assistente de Laboratório – Questões Teóricas

Entre suas funções estão: auxiliar na limpeza e esterilização dos equipamentos e bancadas de trabalho; auxiliar na execução dos serviços de laboratório, através da preparação dos materiais; receber, preparar e distribuir materiais destinados às atividades do laboratório e para análise entre outras.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Procedimentos de controle de temperatura devem ser realizados para garantir que o sistema adotado para o transporte de amostras seja eficiente. Assinale a alternativa que não corresponde a esses procedimentos.

Questão 2

Para o preparo de uma solução de detergente enzimático 0,5%, é necessário realizar a diluição correta. Assinale a alternativa que descreve o valor correto do detergente enzimático que deverá ser adicionado para o preparo de 1L dessa solução.

Questão 3

Um protocolo de análise química precisa incluir todos os procedimentos para preparo e manuseio de reagentes, onde acondicioná-los e manuseá-los e sob que forma. Assinale a alternativa incorreta em relação ao manuseio adequado de produtos químicos.

Questão 4

Além de fornecer informações sobre a presença de contaminação fecal na água, as análises microbiológicas são úteis para se avaliar a eficácia de métodos de tratamento para determinados grupos de microrganismos. Em relação à coleta microbiológica da água, assinale a alternativa incorreta,

Questão 5

Locais de difícil acesso e próximos a pontes, estradas movimentadas e locais de tráfego intenso de máquinas etc, podem aumentar a probabilidade de acidentes, muitas vezes evitáveis. Assinale a alternativa que corresponde a medidas de segurança que devem ser tomadas no caso de coleta em regiões com muita vegetação, nas quais o acesso aos pontos de coleta é realizado por meio de trilhas.

Questão 6

A ética profissional é baseada nos comportamentos que são adequados para uma boa convivência em um ambiente de trabalho. Assinale a alternativa que não condiz com atitudes éticas no trabalho.

Questão 7

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“Para o preparo de 1L (litro) de solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) 10M (molar), é necessário adicionar __________ de hidróxido de sódio (NaOH) em 500mL (mililitros) de água destilada e após, completar o volume para 1L (litro) com água destilada.”

Questão 8

O método de Winkler (modificado pela azida sódica) ainda é o método mais empregado para a determinação do oxigênio dissolvido. Após realizado o procedimento de coleta e preservação, a amostra deverá ser titulada com a solução de tiossulfato de sódio 0,0125N. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

“O ponto fnal da titulação é dado pelo primeiro
desaparecimento da cor __________ e os resultados
serão expressos em ____________.

Questão 9

A coleta de amostras é, provavelmente, o passo mais importante para a avaliação da área de estudo. De uma maneira geral, a amostragem em rios, riachos e pequenos cursos d’água é feita a montante e a jusante das fontes poluidoras, quando essas existem. Em relação a amostragem de água bruta e sedimentos assinale a alternativa incorreta.

Questão 10

A limpeza da vidraria é realizada mediante o uso de agentes químicos que inicialmente reagem com o resíduo aderido ao material e posteriormente são eliminados pela lavagem, primeiramente em água de torneira e em seguida em água destilada. Assinale a alternativa que corresponde à substância química cuja ação na limpeza relaciona-se à redução da tensão superficial, não é oxidante e favorece a remoção da sujeira.

Tempo de simulado:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *