Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Assistente de Laboratório – Questões Teóricas

Simulado Assistente de Laboratório – Questões Teóricas

Entre suas funções estão: auxiliar na limpeza e esterilização dos equipamentos e bancadas de trabalho; auxiliar na execução dos serviços de laboratório, através da preparação dos materiais; receber, preparar e distribuir materiais destinados às atividades do laboratório e para análise entre outras.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

As atividades e os ensaios realizados em laboratório expõem diariamente o trabalhador a riscos variados. Dessa forma, além de treinamentos específicos, algumas recomendações fundamentais devem ser observadas visando à prevenção de acidentes. Assinale a alternativa incorreta em relação as medidas de segurança para minimizar riscos em laboratórios.




Questão 2

“Processo de remoção de materiais não desejáveis como sujeira física e/ou orgânica de superfícies e objetos, usualmente feito com água, detergente e açã o mecânica”.

Assinale a alternativa que corresponde ao conceito descrito.




Questão 3

Um protocolo de análise química precisa incluir todos os procedimentos para preparo e manuseio de reagentes, onde acondicioná-los e manuseá-los e sob que forma. Assinale a alternativa incorreta em relação ao manuseio adequado de produtos químicos.




Questão 4

Complete a lacuna da frase abaixo de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, que especifica os requisitos gerais para a competência em realizar ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem, sendo aplicável a todas as organizações que realizam ensaios e/ou calibrações. “Os laboratórios devem demonstrar a sua competência para realizar os ensaios e calibrações para os quais buscam a acreditação por meio de __________________________.”




Questão 5

O gás de maior relevância para o meio aquático é, sem dúvida alguma, o oxigênio, já que dele dependem todos os organismos aeróbios que habitam o corpo d’água. Assinale a alternativa que descreve o termo correto para a referência de ausência de oxigênio em um ambiente aquático.




Questão 6

Com relação aos conceitos de ética, assinale a alternativa incorreta.




Questão 7

Assinale a alternativa que não corresponde aos critérios de potabilidade da água segundo a Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.




Questão 8

Para se tornar adequada para a utilização no laboratório, a água deve passar por purificação para a eliminação dos contaminantes dissolvidos nela, tornando-se água reagente. Existem vários métodos para remoção de impurezas, por isso é necessário recorrer a uma combinação de tecnologias, associando suas vantagens a fim de se obter uma água de alta qualidade. Assinale a alternativa que corresponde à seguinte definição: “processo de separação de partículas contaminantes presentes na água por meio da utilização de um material poroso, como filtros de carvão ativado ou de celulose”.




Questão 9

Vários equipamentos podem ser utilizados na análise de campo, cada qual com uma função especifica visando ao bom trabalho de coleta de amostragem. Assinale a alternativa que descreve o nome do equipamento empregado para coletar amostras que não podem sofrer aeração, como aquelas destinadas aos ensaios de oxigênio dissolvido e sulfetos, e permite coletar amostras superficiais ou subsuperficiais até 30 cm da lâmina d’água.




Questão 10

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“Para o preparo de 1L (litro) de solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) 10M (molar), é necessário adicionar __________ de hidróxido de sódio (NaOH) em 500mL (mililitros) de água destilada e após, completar o volume para 1L (litro) com água destilada.”




Tempo de simulado:

Comentar Simulado