Simulado Assistente de Laboratório – Questões Teóricas

Entre suas funções estão: auxiliar na limpeza e esterilização dos equipamentos e bancadas de trabalho; auxiliar na execução dos serviços de laboratório, através da preparação dos materiais; receber, preparar e distribuir materiais destinados às atividades do laboratório e para análise entre outras. Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

O método de Winkler (modificado pela azida sódica) ainda é o método mais empregado para a determinação do oxigênio dissolvido. Após realizado o procedimento de coleta e preservação, a amostra deverá ser titulada com a solução de tiossulfato de sódio 0,0125N. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

“O ponto fnal da titulação é dado pelo primeiro
desaparecimento da cor __________ e os resultados
serão expressos em ____________.

Questão 2

A limpeza da vidraria é realizada mediante o uso de agentes químicos que inicialmente reagem com o resíduo aderido ao material e posteriormente são eliminados pela lavagem, primeiramente em água de torneira e em seguida em água destilada. Assinale a alternativa que corresponde à substância química cuja ação na limpeza relaciona-se à redução da tensão superficial, não é oxidante e favorece a remoção da sujeira.

Questão 3

Um protocolo de análise química precisa incluir todos os procedimentos para preparo e manuseio de reagentes, onde acondicioná-los e manuseá-los e sob que forma. Assinale a alternativa incorreta em relação ao manuseio adequado de produtos químicos.

Questão 4

O gás de maior relevância para o meio aquático é, sem dúvida alguma, o oxigênio, já que dele dependem todos os organismos aeróbios que habitam o corpo d’água. Assinale a alternativa que descreve o termo correto para a referência de ausência de oxigênio em um ambiente aquático.

Questão 5

Equipamentos de proteção coletiva (EPCs) são utilizados para minimizar a exposição dos trabalhadores aos riscos e, em caso de acidentes, reduzir suas consequências. Assinale a alternativa que não corresponde a um EPC.

Questão 6

Para a esterilização à seco dos recipientes usados na coleta, devem ser observados os cuidados necessários em função do tipo de recipiente. No caso de recipientes de vidro, eles deverão passar por procedimentos específicos. Assinale a alternativa que corresponde ao procedimento ideal para a esterilização de vidros.

Questão 7

Os recipientes destinados à coleta de amostras para os ensaios microbiológicos, devem ser lavados interna e externamente com uma solução, enxaguados cerca de 10 vezes com água corrente e uma vez final com água destilada ou deionizada. Assinale a alternativa que corresponde à solução indicada para a lavagem desses recipientes.

Questão 8

Os trabalhos de campo são realizados em condições e locais muito variados, podendo resultar em acidentes e alterações nas amostras coletadas comprometendo a qualidade dos ensaios. Para que esses riscos e alterações possam ser reduzidos deve-se alertar e treinar os técnicos envolvidos, informando-os sobre regulamentações em relação ao transporte das amostras coletadas. Assinale a alternativa incorreta em relação ao transporte de amostras e segurança nos trabalhos de campo.

Questão 9

A coleta de amostras é, provavelmente, o passo mais importante para a avaliação da área de estudo. De uma maneira geral, a amostragem em rios, riachos e pequenos cursos d’água é feita a montante e a jusante das fontes poluidoras, quando essas existem. Em relação a amostragem de água bruta e sedimentos assinale a alternativa incorreta.

Questão 10

A água potável deve estar em conformidade com o padrão microbiológico de acordo com a Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta em relação ao padrão de potabilidade da água segundo essa portaria.
I. Quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios.
II. O resultado negativo para coliformes totais das recoletas anula o resultado originalmente positivo no cálculo dos percentuais de amostras com resultado positivo.
III. Quando for identificada média geométrica anual maior ou igual a 1.000 Escherichia coli / 100mL (mililitros), deve-se realizar monitoramento de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. no(s) ponto(s) de captação de água.
IV. Quando houver interpretação duvidosa nas reações típicas dos ensaios analíticos na determinação de coliformes totais e Escherichia coli, deve-se fazer a recoleta.

Tempo de simulado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *