Simulado Assistente de Laboratório – Questões Teóricas

Entre suas funções estão: auxiliar na limpeza e esterilização dos equipamentos e bancadas de trabalho; auxiliar na execução dos serviços de laboratório, através da preparação dos materiais; receber, preparar e distribuir materiais destinados às atividades do laboratório e para análise entre outras.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“Para o preparo de 1L (litro) de solução de Hidróxido de Sódio (NaOH) 10M (molar), é necessário adicionar __________ de hidróxido de sódio (NaOH) em 500mL (mililitros) de água destilada e após, completar o volume para 1L (litro) com água destilada.”




Questão 2

De acordo com resolução CONAMA Nº 430/2011, que dispõe sobre as condições e os padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA, para o lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários, algumas condições e padrões deverão ser seguidos, sendo um desses, a medida do pH. Assinale a alternativa que corresponde a medida de pH adequado para emissão direta de efluentes de acordo com essa resolução.




Questão 3

Com relação aos conceitos de ética, assinale a alternativa incorreta.




Questão 4

Em relação as propriedades da água, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A viscosidade de um líquido caracteriza a sua resistência ao escoamento.
II. Quanto maior a temperatura, menor é a tensão superficial.
III. O calor específico da água pura é igual a 1,0 cal/g ºC.
IV. A concentração dos gases na água depende da chamada pressão parcial do gás e da temperatura.




Questão 5

Para a esterilização à seco dos recipientes usados na coleta, devem ser observados os cuidados necessários em função do tipo de recipiente. No caso de recipientes de vidro, eles deverão passar por procedimentos específicos. Assinale a alternativa que corresponde ao procedimento ideal para a esterilização de vidros.




Questão 6

Ao medirmos um objeto, podemos relacioná-lo com grandezas diferentes como massa e volume. Se o consumidor utiliza 1200 ml (mililitros) de água por dia, assinale a alternativa que corresponde a esse valor em litros, volume e massa respectivamente.




Questão 7

Complete a lacuna da frase abaixo de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, que especifica os requisitos gerais para a competência em realizar ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem, sendo aplicável a todas as organizações que realizam ensaios e/ou calibrações. “Os laboratórios devem demonstrar a sua competência para realizar os ensaios e calibrações para os quais buscam a acreditação por meio de __________________________.”




Questão 8

O método de Winkler (modificado pela azida sódica) ainda é o método mais empregado para a determinação do oxigênio dissolvido. Após realizado o procedimento de coleta e preservação, a amostra deverá ser titulada com a solução de tiossulfato de sódio 0,0125N. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

“O ponto fnal da titulação é dado pelo primeiro
desaparecimento da cor __________ e os resultados
serão expressos em ____________.




Questão 9

De acordo com a Resoluções CONAMA Nº 357/2005, assinale a alternativa que corresponde ao conceito “o ensaios realizados para determinar o efeito deletério de agentes físicos ou químicos a diversos organismos visando avaliar o potencial de risco a saúde humana”.




Questão 10

A coleta de amostras é, provavelmente, o passo mais importante para a avaliação da área de estudo. De uma maneira geral, a amostragem em rios, riachos e pequenos cursos d’água é feita a montante e a jusante das fontes poluidoras, quando essas existem. Em relação a amostragem de água bruta e sedimentos assinale a alternativa incorreta.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado