Página Inicial » Ensino Médio » Simulado Assistente de Laboratório – Questões Teóricas

Simulado Assistente de Laboratório – Questões Teóricas

Entre suas funções estão: auxiliar na limpeza e esterilização dos equipamentos e bancadas de trabalho; auxiliar na execução dos serviços de laboratório, através da preparação dos materiais; receber, preparar e distribuir materiais destinados às atividades do laboratório e para análise entre outras.
Confira e responda ao simulado com questões específicas do cargo.

Questão 1

Processo de eliminação ou destruição completa de todas as formas de vida microbiana, executado por meio de processos físicos ou químicos. Assinale a alternativa que descreve o nome desse processo e o equipamento destinado ao seu uso respectivamente.




Questão 2

De acordo com resolução CONAMA Nº 430/2011, que dispõe sobre as condições e os padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução nº 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA, para o lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários, algumas condições e padrões deverão ser seguidos, sendo um desses, a medida do pH. Assinale a alternativa que corresponde a medida de pH adequado para emissão direta de efluentes de acordo com essa resolução.




Questão 3

Alguns procedimentos básicos de ordem geral devem ser implantados pelos responsáveis do laboratório e seguidos pelos usuários. Assinale a alternativa incorreta em relação a esses procedimentos.




Questão 4

Alguns ensaios são frequentemente conduzidos e campo devido ao curto prazo requerido pela análise, sendo a determinação do cloro residual um desses ensaios. Existem três tipos de determinação de cloro residual na água tratada (livre, total e combinado).
Quanto ao cloro residual, assinale a alternativa incorreta.




Questão 5

O gás de maior relevância para o meio aquático é, sem dúvida alguma, o oxigênio, já que dele dependem todos os organismos aeróbios que habitam o corpo d’água. Assinale a alternativa que descreve o termo correto para a referência de ausência de oxigênio em um ambiente aquático.




Questão 6

Assinale a alternativa que não corresponde aos critérios de potabilidade da água segundo a Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.




Questão 7

Ao medirmos um objeto, podemos relacioná-lo com grandezas diferentes como massa e volume. Se o consumidor utiliza 1200 ml (mililitros) de água por dia, assinale a alternativa que corresponde a esse valor em litros, volume e massa respectivamente.




Questão 8

As variações nos teores de oxigênio dissolvido estão associadas aos processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem nos corpos d’água. Para a manutenção da vida aquática aeróbica, são necessários teores mínimos de oxigênio dissolvido. Assinale a alternativa que corresponde ao teor mínimo de oxigênio exigido por cada organismo.




Questão 9

Um protocolo de análise química precisa incluir todos os procedimentos para preparo e manuseio de reagentes, onde acondicioná-los e manuseá-los e sob que forma. Assinale a alternativa incorreta em relação ao manuseio adequado de produtos químicos.




Questão 10

Locais de difícil acesso e próximos a pontes, estradas movimentadas e locais de tráfego intenso de máquinas etc, podem aumentar a probabilidade de acidentes, muitas vezes evitáveis. Assinale a alternativa que corresponde a medidas de segurança que devem ser tomadas no caso de coleta em regiões com muita vegetação, nas quais o acesso aos pontos de coleta é realizado por meio de trilhas.




Tempo de simulado:

Comentar Simulado