Simulado Bombeiros – Questões Objetivas

Bombeiros são entidades da Proteção Civil cujos membros, são treinados para atuarem em caso de incêndios (florestais ou urbanos/industriais), para resgatar pessoas de acidentes de trânsito, desmoronamentos de edifícios, desastres naturais.
Responda e teste seus conhecimentos nesse simulado que preparamos com questões que caíram em provas de Concursos Públicos.

Questão 1

No julgamento da transgressão podem ser levantadas causas que justifiquem ou circunstâncias que atenuem ou agravem a falta.
Assim, é circunstância atenuante, a/o




Questão 2

É a medida do poder de extinção de um aparelho extintor e está diretamente relacionada à quantidade, tipo e eficiência do agente extintor, além das proporções e da classe do foco.

Essa descrição se refere à




Questão 3

Sobre os aparelhos extintores, é CORRETO afirmar que




Questão 4

Leia o texto a seguir.

Esta manobra é de caráter emergencial e é utilizada quando a vitima está em local que ofereça perigo iminente de morte à mesma ou ao socorrista. São aplicadas em situações extremas tais como: incêndio em veículo, situações de instabilidade da vítima de caráter de transporte imediato com um socorrista e sem equipamento, veículos em despenhadeiros, marquise ou outra estrutura que está em iminência de atingir a vítima e dentre outras. É uma técnica fácil de ser aplicada e muito rápida. Ela quase não oferece estabilização para a vítima, quando comparada a outras extricações. Ela pode ser realizada com um ou dois socorristas.

A descrição acima se refere à/a




Questão 5

Observe as características a seguir.

  • Ambiente ocupado por uma fumaça densa.
  • Devido ao aumento de pressão interna, os gases saem por todas as aberturas, em forma de lufadas.
  • Calor intenso faz com que os combustíveis liberem vapores combustíveis.

Essas características particulares são relativas à seguinte fase de incêndio:




Questão 6

Na ressuscitação cardiopulmonar em adultos, a relação compressão x ventilação, a velocidade da compressão e o afundamento mínimo do tórax são, respectivamente, as seguintes:




Questão 7

Quanto à classificação do comportamento do bombeiro militar, não está contemplado o comportamento




Questão 8

Sobre a questão das penalidades, pode-se afirmar que




Questão 9

A água, agente extintor mais conhecido, NÃO apresenta a seguinte característica:




Questão 10

Correlacione as seguintes colunas:
I. Ponto de ignição
II. Ponto de combustão
III. Ponto de fulgor

( )É a temperatura mínima em que um combustível desprende vapores em quantidade suficiente para que, na presença de uma fonte externa de calor, se inflamem. No entanto, nessa temperatura, a chama não se manterá uma vez que for retirada a fonte de calor.

( )É a temperatura em que um combustível desprende vapores em quantidade suficiente para que, em contato com um comburente, se inflamem e mantenham-se inflamando, independentemente da existência de uma fonte externa de calor.

( )É a temperatura em que um combustível desprende vapores em quantidade suficiente para que, na presença de uma fonte externa de calor, se inflamem e se mantenham inflamando, mesmo na retirada da fonte externa de calor.

Portanto, a sequência correta, lida de cima para baixo,
é a seguinte:




Questão 11

Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que contempla a INCORRETA.




Questão 12

No método START, a vítima classificada como prioridade 2 (Alta) - Urgência não corre risco iminente de vida, mas possui lesões que merecem
atenção. Por isso, deverá ser removida para unidade de saúde tão logo as vítimas com prioridade “1”
tenham sido encaminhadas.

Logo, a cor destinada à vítima dessa triagem é a




Questão 13

É INCORRETO afirmar como manifestação essencial da disciplina de um bombeiro militar, a




Questão 14

No reconhecimento de vítimas de choque elétrico, podem-se encontrar determinadas características, EXCETO a(s) indicada(s) na seguinte alternativa:




Questão 15

Define-se como sendo uma reação química exotérmica que se processa entre um combustível e um comburente, liberando luz e calor, De acordo com o Manual de Bombeiros do Corpo de Bombeiros de Goiás, essa é a definição de




Questão 16

Com o objetivo de se agruparem os incêndios pelas propriedades dos materiais combustíveis e, com isso, tornar mais eficiente a sua extinção, a NFPA elaborou uma classificação de incêndios que se divide em classes e é adotada pela maioria dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Os equipamentos energizados pertencem à seguinte classe de incêndio:




Questão 17

A finalização da combustão ocorre em ambientes cuja oferta de oxigênio no ar é inferior a




Questão 18

De acordo com o Código Estadual de Segurança Contra Incêndio e Pânico, na notificação NÃO deverá conter




Questão 19

Segundo a classificação resultante do julgamento da transgressão, NÃO configura punição a que estão sujeitos os bombeiros militares, a/o




Questão 20

Segundo Regulamento Disciplinar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, a relevação da punição consiste em




Tempo de simulado:

Comentar Simulado